Conexão Unifametro encerra 19ª edição com sucesso de público e recorde de atividades simultâneas

A Conexão Unifametro, uma das maiores semanas acadêmicas do Ceará, finalizou sua 19ª edição na última sexta-feira, 27, após um circuito composto por mais de 300 atividades, entre pesquisa, extensão, responsabilidade social, palestras e demais ações. Ao todo, mais de 4 mil inscritos, entre alunos de ensino médio, graduação, pós-graduação e público externo, marcaram presença nos campi da instituição durante os cinco dias de evento.

O encerramento contou com a animação dos concursos culturais “Solta a Voz” e “No Ritmo”, que visam incentivar a arte e a expressão musical por meio das técnicas de canto e dança. Os vencedores Cícera Zilma, funcionária Unifametro, ganhadora do “Solta Voz”, e Lilian Nicole, do “No ritmo”, levaram para casa o prêmio de R$ 500 oferecido pela instituição. A noite foi concluída com o som do Grupo QDS, que animou e deixou um gostinho de quero mais no público da Conexão.

Em sua 19ª edição, a Conexão Unifametro 2023 teve a incrível interseção entre tecnologia e as profissões como tema. Com mais de 60 horas de uma programação extensa e diversa, entre palestras, aulões, oficinas práticas, júris simulados, feira gastronômica, shows, concursos, jogos, escape room e apresentações de trabalhos acadêmicos, a semana acadêmica ainda contou com a palestra de abertura da influenciadora digital cearense Mila Costa, na terça-feira (24). 

Mila relembrou suas vivências no ambiente acadêmico e no mercado de trabalho, além das estratégias de conteúdo que a fizeram um sucesso nas redes sociais. Para o público da Conexão formado por estudantes de diferentes cursos e áreas do conhecimento, Mila também deu dicas de como aproveitar a plataforma digital para reinventar sua carreira com a produção de conteúdos, independente do assunto abordado.

Nas atividades de desenvolvimento científico, mais de 500 trabalhos acadêmicos foram apresentados, resultando em uma larga produção de conhecimento e cruzamento de informações entre os estudantes das mais variadas instituições de ensino superior inscritos nos encontros científicos. O sucesso da Conexão também se estendeu para as interações nas redes sociais da Unifametro. Durante o evento, mais de 500 stories foram compartilhados e mais de 160 mil contas foram alcançadas.

Foco em tecnologia

Nesse universo tecnológico, a Conexão 2023 também expôs para o público projetos de robótica idealizados pelos estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação, na Arena da Computação. A Arena da Computação contou com videogames montados a partir de placas recicladas, além de projetos em inteligência artificial, como Minecraft com GPT que responde a perguntas feitas pelo público, e a Casa Inteligente, uma simulação de automação residencial, com sistema antifurto que emite som e aciona luzes para qualquer pessoa que chegasse perto.

Outra atração desta edição, o escape room reservou em um só espaço, dividido em salas, diversos desafios e mistérios. Para passar para a próxima sala, os participantes precisavam vencer jogos de conhecimento em equipe, num ambiente de interação entre amigos e espaço físico. 

Serviços

A equipe do Vapt Vupt também esteve à disposição para oferecer serviços especiais de “tira-dúvidas” e agendamentos no campus Carneiro da Cunha, uma oportunidade para os participantes esclarecerem questionamentos sobre serviços públicos, documentação e outras questões relacionadas ao atendimento do Vapt Vupt. 

Dentro da programação, a Unifametro também promoveu, em parceria com o Abrigo São Lázaro, uma feira de adoção responsável de pets, no Horto de Plantas Medicinais do Campus Carneiro da Cunha, local que também virou ponto de coleta de doações de ração para cães e gatos, além de remédios veterinários, para garantir que os animais do abrigo recebam o amor e cuidado que merecem. 

“A Conexão é o maior evento da Unifametro, e mais que um semana pensada especialmente para os nossos alunos, nós preparamos uma programação que mostrou todo o potencial de inovação, tecnologia, produção de conhecimento científico e diversão da Unifametro para o Estado. Ficamos muito felizes com os resultados e já prontos para a 20ª edição”, comemorou Raphaela Eleutério, gerente de Marketing da IES.

Sobre a Unifametro

Com mais de 30 cursos de graduação nas modalidades presencial e online, a Unifametro possui três campi em Fortaleza e unidades em Cascavel, Maracanaú e em Caucaia – uma estrutura completa, com 6 núcleos de atividades e mais de 50 laboratórios. Para mais informações sobre o vestibular, inscrições e financiamento sem juros, consulte o site seja.unifametro.edu.br.

Jardins Open Mall abre temporada de Natal com acender das luzes e novas lojas em novembro

O Jardins Open Mall realiza, na próxima quinta-feira, 9, a partir das 18h, o tradicional acender das luzes de Natal. Com uma das decorações mais mágicas da cidade, o momento representa o início da temporada natalina.

Além da decoração e da gastronomia sofisticada, o Jardins Open Mall traz outras diversas experiências. Neste ano, é possível aproveitar com toda a família durante a temporada natalina uma vasta programação infantil, cabine de fotos, diversos self points e carrinhos motorizados para as crianças. Confira a programação completa no site e nas redes sociais do shopping.

Com o tema “Afeto em cada memória”, o shopping conta com mais uma novidade. “Nós iremos oferecer ensaios fotográficos aos nossos clientes. Sabemos que o Jardins Open Mall faz parte da memória afetiva, pois é o lugar de recordar vivências e boas experiências. Então, é uma forma de agradecer e retribuir o amor que nossos clientes têm pelo Jardins. As vagas são limitadas”, destaca Igor Martins, Diretor do Jardins Open Mall.

Novas lojas
Reforçando o compromisso em trazer sempre o melhor aos clientes, o Jardins Open Mall recebeu a Fave Bikini e a XP Investimentos. Em dezembro, está prevista a reinauguração do Misaki.

Serviço
Jardins Open Mall – Acender das luzes
Endereço:
 Avenida Desembargador Moreira, 1011 – Aldeota
Instagram: @jardinsopenmall
Site: https://jardinsopenmall.com.br/
Horário de funcionamento:
Segunda a sábado: 
09h às 21h.
Domingos: 11h às 21h.

Cidade emaranhada – Fiação aérea polui a cidade e causa acidentes

Em várias ruas de Fortaleza, principalmente nas ruas do Centro e bairros periféricos, é comum olhar para os postes e ver um grande emaranhado de fios. Alguns deles até caem por não conseguirem sustentação junto aos outros cabos. Esse cenário, além de visualmente desorganizado e de poluir a paisagem da cidade, é muito perigoso para todos que transitam próximo e ainda é propício para o aumento de casos de vandalismo e de ações criminosas. 

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), Lucas Rozzoline, explica que o amontoado de fios e cabos expostos sempre foi uma preocupação dos urbanistas planejadores da cidade. Segundo o arquiteto, à medida que a cidade cresce, a quantidade dos fios também aumenta e a situação vai se tornando cada vez mais difícil de ser contornada. 

“A fiação aérea tem um claro impacto ambiental, visual e impacta também na segurança das pessoas. É comum ouvirmos histórias de pessoas que se acidentam por causa de queda de fiação, descargas elétricas e até mesmo de caminhões que passam, derrubam os fios e causam danos para o bairro inteiro”, diz Rozzoline acrescentando que o problema está ligado, inclusive, à arborização urbana, pois as árvores precisam ser constantemente podadas devido à fiação. O presidente reforça que investir em projetos de fiação subterrânea é o melhor caminho. 

De acordo com o Código da Cidade, aprovado em 2019, os fios de distribuição devem ser subterrâneos até 2034. A Praça do Ferreira, a Avenida Monsenhor Tabosa, a Avenida Aguanambi, dentre outras, já contam com fiação subterrânea. No entanto, muitos outros pontos da cidade ainda aguardam essa intervenção subterrânea. 

“Em Jericoacoara, por exemplo, a fiação já é toda subterrânea e temos uma clara redução do impacto visual e o aumento da segurança viária. Temos que trazer isso para toda Fortaleza que, para além da estética, dificultaria os roubos de fios e a ocorrência de acidentes. Precisamos cobrar mais sobre esse assunto e solicitar que os gestores públicos invistam e implantem de maneira mais ágil esse tipo de infraestrutura urbana em toda a capital”, destaca Rozzoline.

Entidade de Inovação Cearense participa do Siará Tech Summit 2023

Evento que propaga mercado e inovação acontece no Centro de Eventos

A Associação Cearense de Inovação – ACI, fará parte do time de palestrantes no Siará Tech Summit, maior ação do mercado de inovação do Norte e Nordeste. O evento acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no Centro de Eventos, com inscrições gratuitas. Serão realizadas mais de 40 palestras, onde são fomentadas expertise do mundo da tecnologia. 

Além das palestras, o espaço contará com vários stands onde o público poderá emergir com a modernização, criando vínculos com a revolução cearense. Marcus Saraiva, presidente da ACI, comenta sobre a importância do evento para novos profissionais. “Buscar novos capacitores de modernização é a nossa missão este ano, como o mercado vem progredindo, o uso de tecnologias é imprescindível para o desenvolvimento de nosso Estado. O futuro está aqui e agora, a inovação é a resposta” finaliza. 

Serviço:

Data: 07 e 08 de novembro

Horário: 14h às 22h 

Local: Centro de Eventos – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE

Inscrições: https://online.evnts.com.br/evento/stssebrae

Sindiônibus é vencedor no Prêmio CNT de Jornalismo

A entidade é vencedora na categoria de Comunicação Setorial, grande novidade desta edição de um dos prêmios mais tradicionais no jornalismo nacional

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) é vencedor na 30ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo, um evento organizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). O Podcast “De Ponto a Ponto” competiu na categoria de Comunicação Setorial, que se concentra especialmente em entidades representativas do setor de transporte em todo o país, sendo uma novidade nesta edição do prêmio.

Lançado em julho de 2023, o material vencedor explora as relações entre as pessoas e o transporte coletivo de uma cidade, bem como o impacto do transporte nas narrativas pessoais da população. Estruturado em cinco episódios, o programa se debruça em diferentes histórias, entre elas a de indivíduos nascidos dentro de transporte coletivos, de famílias cujas tradições se entrelaçam com gerações de motoristas, de entusiastas apaixonados pelos ônibus, conhecidos como “busólogos”, e de motoristas que se destacam ao desempenhar o crucial papel de garantir o deslocamento diário de inúmeras pessoas.

O intuito do material é proporcionar uma abordagem humanizada e próxima da significativa contribuição dos motoristas, bem como das conexões que podem nascer e crescer em um ambiente de transporte coletivo. A etapa final contou com 35 finalistas, sendo 5 na categoria Comunicação Setorial. Entre os aspectos avaliados estavam a relevância para o setor de transporte, influência na vida dos passageiros e na sociedade, qualidade editorial, inovação e atualidade dos temas abordados.

“Registro meu reconhecimento à oportuna iniciativa da CNT e meu orgulho pelo destaque dado ao trabalho da equipe de comunicação do Sindiônibus, que usa a criatividade e o comprometimento para avançar lindamente, superando todas as restrições, inclusive orçamentárias. Nosso podcast é um trabalho primoroso, inovador e muito tocante que recomendo a todos conhecer!” destaca Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus.

O Podcast De Ponto a Ponto está disponível na plataforma de streaming Spotify (https://spotify.link/En8ohB5YFDb).

Jurados da premiação

Fazem parte do corpo de jurados este ano:  Alex Capella, jornalista do Senado Federal; Luiz Megale, jornalista e apresentador da Band; Marina Amaral, diretora da Agência Pública; Milton Jung, âncora da CBN; e Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes.

Conheça a equipe:

Jornalista responsável: Gabriela Moraes

Produção: Marília Florêncio 

Design: Nathália Albuquerque

Edição: Alberto Fernandes

Giz Cozinha Boêmia celebra 5 anos com roda de samba especial ao som de Mestrinho e Nilze Carvalho


O Giz Cozinha Boêmia, referência de sabor e cultura por meia década em Fortaleza, celebra seu 5º aniversário em grande estilo. A programação especial de comemoração promete uma noite inesquecível com entretenimento, comida de primeira e o espírito boêmio que define o espaço.

A casa promove uma roda de samba especial na área externa com Mestrinho e Nilze Carvalho, embalando as principais músicas do ritmo tradicional carioca. A festa acontece no dia 12 de novembro e as reservas antecipadas já estão disponíveis.

Grande talento nacional, Mestrinho já dividiu o palco com artistas consagrados como Gilberto Gil, Hermeto Pascoal e Elba Ramalho, além de Rosa Passos, Antônio Barros e Cecéu, Zélia Duncan, Geraldo Azevedo, Jorge Aragão, Gabriel O Pensador, Paula Toller, Luciana Mello, Diogo Nogueira, Toni Garrido, Margareth Menezes, Elza Soares, Benito di Paula, Zeca Baleiro, entre outros.

Com uma voz potente, a cantora Nilze Carvalho iniciou a carreira no Brasil ainda na infância. Aos 15 anos, a compositora iniciou a carreira internacional fazendo turnês em países como Itália, Espanha, França, Suíça, Holanda, Estados Unidos, Japão, Argentina, China e Austrália. Nilze já cantou e tocou ao lado de grandes nomes da música popular brasileira e internacional, como Dona Ivone Lara, Nei Lopes, Zeca Pagodinho, Wilson Moreira, Moacyr Luz, Zélia Duncan, Mart’nália, Olívia Hime, Fátima Guedes, Zé Menezes, Roberta Sá, Teresa Cristina, Sadao Watanabe, Stefano Bollani, Nicolas Krassik e Hamilton de Holanda.

Sobre o Giz Cozinha Boêmia
O Giz Cozinha Boêmia compõe o portfólio de marcas do HOST Participações. Criado em 2018, o restaurante contempla a brasilidade nos seus espaços, programação e culinária. A “Hora Feliz”, happy hour da casa, e seus almoços à brasileira nos fins de semana são destaques entre os serviços. A boemia é o principal conceito dos ambientes do Giz, garantindo tranquilidade e leveza aos clientes.

O Giz Cozinha Boêmia possui os selos “Restaurant Guru 2019”, uma das principais plataformas de recomendação de restaurantes do mundo, e foi eleito como “Melhor Cozinha Bar 2019/20”, pela Veja Comer & Beber.

Serviço
Giz Cozinha Boêmia – 5 anos (Aniversário)
Local: Rua Professor Dias da Rocha, 579 – Meireles
Data: 12 de novembro
Reservas: 85 9105-5443
Couvert: R$ 25

Últimos dias para participar do Festival Bar em Bar

Até domingo, mais de 60 bares no Ceará oferecem petiscos a preços promocionais, em Fortaleza, Eusébio, Caucaia, Sobral e Cariri

“A alegria tá na mesa” e segue até este domingo, 12, com o tema do Festival Bar em Bar, que acontece em todo o país, reunindo mais de 400 participantes em todo o país. Está é a 17ª edição do evento, que conta com 64 estabelecimentos no Ceará, em Fortaleza, Eusébio, Caucaia, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

A criatividade é obrigatória na elaboração dos pratos, que são vendidos a preços promocionais, como forma de dar destaque à culinária regional e valorizar o ambiente e a gastronomia dos bares. Bolinha de carne com castanha de caju, tacos cearenses, dadinhos de camarão, polvo com camarão flambado, travesseirinhos de carneiro e bolinho de bacurim estão entre as opções. 

O presidente da Abrasel no Ceará, Taiene Righetto, lembra que o evento já possui 17 anos de história e se tornou tradicional no calendário gastronômico dos bares no país. “Para os clientes, o Bar em Bar é a oportunidade de explorar novos locais, desfrutar de momentos de convívio com amigos e, claro, degustar pratos especialmente preparados para o festival a preços especiais”, afirma.

A edição conta com patrocínio da Colorado, Pepsi Black, Ypióca e For You Receptivo, e apoio do Sistema Fecomércio, Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor), Sesc e Senac.

Quem ainda não visitou as casas inscritas no Bar em Bar, pode fazer isto até domingo (12). São estes os participantes: 88 Bier; Armadillo Burger Grill; Armazém da Esquina; Arupemba; Balcone; Bar da Cidade; Bocca Felicce; Bossa 85; Boteco do Cavaco; Boteco do Imprensa; Boteco Maraponga; Boteco Mercado dos Peixes; Brew Barn; Brewstone Pub; Buteco Bohemio Maraponga; Butiquim do Luiz; Cabana Carnes e Pizzas; Carneiro do Diniz; Cervejaria Turatti – Cambeba; Cervejaria Turatti – Kennedy; Cervejaria Turatti – Papicu; Cervejaria Turatti – Varjota; Cowboy Iguatemi; Cowboy RioMar; Dom Street Burguer; Donkey Head Cervejaria; Du Porto Cervejaria; É Sim; Eita Food; Embaixada da Cachaça; Empório Hot Pizzaria; Espetim do Tio; Fazendinha Country Bar; Floresta Bar; Giz Cozinha; Hey Joe; Hoots Gastropub; Kandô Praia; Katavento; Lekker; Lipsfiha; Lug’s; Maori Beach; Maria Severina; Novos Boêmios; Pastel.com; Patuskela; Pinhões Restaurante; Pirata; Prime Restô; Restaurante Dona Carmo; Restaurante Frederico Meireles; Restaurante Mayú; Restaurante Stilo Mineiro; Restô Jardim; Ronco do Mar; Sabbar; Seu Zé Bodega; Sir Fisher; Tasquinha Portuguesa; Teresa e Jorge; Terra Mia; Velas do Cumbuco; Vila Camaleão.

Para conferir os pratos de cada estabelecimento participante, bem como os endereços, acesse: www.barembar.com.br.

Cufa Ceará lança Favela Edutech nesta quinta-feira com a presença do ministro Silvio Almeida

Será lançada nesta quinta-feira, 09, às 14h, a Escola de Formação Tecnológica Favela EduTech. O evento será realizado na sede da Cufa, no Barroso II, e contará com as presenças do Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, e do Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, entre outras autoridades.

“A Favela EduTech foi pensada no intuito de executar projetos de formação tecnológica, no formato didático de cursos de qualificação, com foco estratégico para atender pessoas em territórios marcados pela vulnerabilidade social”, destaca Piqqueno, presidente da Cufa Ceará.

A Favela EduTech também irá incentivar ações que promovam a economia e a renda, fortalecendo o protagonismo social, com iniciativas vinculadas à formação de lideranças, educação financeira e democratização do acesso a tecnologias que têm como foco estratégico desenvolver a economia na base da pirâmide social, com a premissa de que o cidadão é um agente da transformação de seu território.

Sobre a Cufa
Presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, a Central Única das Favelas (Cufa) promove atividades nas áreas de educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, utilizando ferramentas como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, entre outros. Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop por meio de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates e seminários, promovendo a integração e inclusão social.

Entre os principais projetos da instituição destacam-se o Hutúz Rap Festival, maior evento de hip-hop da América Latina; a LIBRA, a Liga Internacional de Basquete de Rua; a Taça das Favelas, maior campeonato de futebol entre favelas do mundo; e o projeto Mães da Favela, que fornece atualmente cestas básicas e vale-gás para as chefes de família. 

Serviço
Data: 9 de novembro de 2023 (quinta-feira)

Horário: 14h

Local: Sede da Cufa (Rua Regina de Fátima, 382, Barroso II, Passaré)

Livraria Leitura inaugura, em novembro, nova unidade no Shopping Iguatemi em Fortaleza

O mix de lojas do Shopping Iguatemi Bosque, em Fortaleza (CE), em breve, contará com uma unidade da Livraria Leitura, maior rede de livrarias físicas do Brasil. São mais de 100 lojas com um extenso portfólio de livros, artigos de papelaria e escritório, presentes, suprimentos de informática, itens da cultura geek e brinquedos. 

Com uma ampla área superior há 1.000m², a nova loja, a quarta unidade na capital cearense, ocupará dois pisos do Shopping e será a 106ª unidade da rede no Brasil, e seguirá o conceito de ser um ponto de encontro para amantes da leitura e da cultura; um diferencial da marca no mercado.

A inauguração, prevista para novembro, segue o plano de expansão da rede que se insere num mercado competitivo, mas que apresenta um cenário promissor. Fundada em 1967, na Galeria do Ouvidor, em Belo Horizonte (MG), a Leitura tem o compromisso de incentivar a leitura e o conhecimento, e proporcionar uma experiência única aos seus clientes, por meio de um atendimento de excelência e produtos de alta qualidade. 

A Leitura investe muito na fidelização dos clientes e desenvolveu o programa Sempre Leitura, no qual o cliente acumula pontos e troca por descontos nas lojas da rede. 

Durante seus 56 anos de atuação, a Leitura tem experimentado um crescimento exponencial de leitores mais jovens, com faixa etária acima de 25 anos com uma distribuição próxima de 55% feminino e 45% masculino. Em 2022, a rede registrou um crescimento de mais de 31% nas vendas de livros, em comparação ao ano anterior e segue com bons números em 2023. 

 Iguatemi Bosque é o shopping oficial do “Play Fortaleza”, um dos maiores eventos de Beach Tennis do Brasil

O Iguatemi Bosque reforça seu compromisso com o esporte ao anunciar seu patrocínio em um dos principais eventos de Beach Tennis do Brasil, “O Play Fortaleza”. O shopping também será ponto de entrega dos kits do evento para os atletas da categoria do Ceará.

“O Shopping Iguatemi Bosque sempre teve um olhar muito especial para a promoção do esporte e da saúde na cidade. Mantemos um calendário de atividades ao longo do ano nesse contexto, como a Corridinha Iguatemi, para crianças, e outros eventos esportivos em parceria com nossas lojas. Estamos felizes em ser o shopping oficial do “Play Fortaleza”, um evento tão aguardado pelos amantes de beach tennis”, destaca Elirdes Costa, gerente de marketing do Shopping Iguatemi Bosque.

O Play Fortaleza terá 10 dias de competição (9 a 18 de novembro), com previsão de centenas de jogos e a participação das 27 federações brasileiras, que disputarão a Copa das Federações. Serão 30 quadras que estarão disponíveis para os participantes, no aterro da avenida Beira-Mar, entre as ruas José Vilar e Tibúrcio Cavalcante, com a construção da Arena O Play.