Censo mostra que Nelson Wilians Advogados tem mais mulheres em cargos de liderança do que a média nacional

Diferente de muitas empresas, o Nelson Wilians Advogados tem um percentual 56,3% de mulheres em cargos de liderança, um índice bem maior do que a média nacional, que é de 38%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados do Nelson Wilians Advogados foram colhidos no Censo em Diversidade, Equidade e Inclusão, realizado pelo escritório de advocacia no final de 2022 e divulgado em fevereiro. O Censo da Diversidade revelou ainda que há mais de 68% de mulheres no quadro de colaboradores do Nelson Wilians Advogados.

Coordenada por Anne Wilians, sócia do Nelson Wilians Advogados (NWADV) e CEO do Instituto Nelson Wilians (INW), e por um comitê de diversidade e inclusão, a pesquisa foi conduzida pela RM Consulting, liderada pela CEO Rachel Maia. O formulário foi direcionado a sócios e sócios-diretores, colaboradores, advogados associados, estagiários, parceiros institucionais e terceirizados espalhados em todo o país.

“Acreditamos que as organizações podem exercer um papel importante para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária”, ressalta Anne Wilians. “Com o mapeamento, poderemos traçar estratégias que visam construir espaços de promoção e valorização das diversidades.”

Ainda de acordo com a pesquisa, 10,4% das pessoas se autodeclaram pertencentes à comunidade LGBTQIAP+, e 1,6% são pessoas com deficiência. Os dados do Censo revelaram também que 37,5% das pessoas se autodeclaram como pretas ou pardas. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho da ONU (OIT), a maioria das empresas (87%) tem em seu discurso termos de diversidade, equidade e inclusão (DE&I), mas apenas 60% colocam esses termos em prática.

“O grande desafio das empresas é transformar esse discurso em prática, e isso o Nelson Wilians Advogados vem fazendo, através de um trabalho contínuo que visa a diversidade, a equidade e a inclusão. Por isso, temos muito a comemorar neste Dia Internacional de Mulher”, destaca o economista Fernando Cavalcanti, vice-presidente do Nelson Wilians Advogados.

A iniciativa do NWADV segue os preceitos e objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para empoderar e promover a inclusão social, econômica e política. “O Censo é uma etapa importante para calibrarmos nossas decisões e nos tornarmos ainda mais assertivos em nossas ações; com isso, contribuiremos para uma cultura jurídica mais diversa, acolhedora e inclusiva”, afirma Nelson Wilians.

Corregedoria-Geral da Justiça e entidades parceiras organizam mutirão de registro civil para mês de maio

Com foco na ampliação ao acesso à documentação básica, a Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará promoverá, na segunda semana do mês de maio, mutirão para emissão de registro civil. Nesta segunda-feira (06/03), a corregedora-geral, desembargadora Maria Edna Martins, se reuniu com representantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec – TJCE), Vara de Registros Públicos de Fortaleza, Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania da Capital e a Associação de Registradores de Pessoas Naturais do Estado (Arpen-CE) para definir estratégias e organizar a força-tarefa.

A ação, direcionada para pessoas socialmente vulneráveis e em situação de rua, faz parte de iniciativa instituída pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), em fevereiro deste ano, por meio do Provimento nº 140/2023, intitulada Semana Nacional do Registro Civil – Registra-se! A norma determina que, durante o mutirão, os cartórios de Registro Civil deverão atender, prioritariamente, às solicitações de emissão de certidão de nascimento.

“Nosso objetivo é unir forças para que a ação seja prolongada e o serviço passe a ser ofertado à população de modo contínuo. Durante a ação, será disponibilizada a documentação civil, como registro de nascimento e casamento. A sociedade também será informada e orientada sobre os direitos que são garantidos para quem tem acesso aos documentos básicos”, explicou a juíza auxiliar da Corregedoria, Ana Kayrena da Silva Freitas.

Também participaram da reunião, as desembargadoras Vanja Fontenele Pontes (supervisora do Nupemec) e Silvia Soares de Sá Nóbrega; o juiz auxiliar da Corregedoria, Gúcio Carvalho Coelho; a juíza titular da 1ª Vara de Registros Públicos da Comarca de Fortaleza, Sônia Meire de Abreu Tranca Calixto; a juíza coordenadora do (Cejusc), Sirley Cintia Pacheco Prudêncio; o defensor Publico e coordenador das Defensorias da Capital, Manfredo Rommel Candido Maciel; a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, Giovana de Melo Araújo; o presidente da Associação de Registradores de Pessoas Naturais do Ceará (Arpen-CE); Vitor Storch de Moraes; o representante da Arpen-CE, Danilo Botelho Almeida Silva; e a gerente de Correição e Apoio as Unidades Extrajudiciais da Corregedoria, Ariadne Fialho Caminha Bret.

CAMINHO DA VISIBILIDADE

O mutirão terá como modelo o projeto “Caminho da Visibilidade” do TJCE, instituído no início de agosto de 2022. A iniciativa considera o acentuado número de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, sem registro de nascimento, impedidas de ingressar em políticas públicas governamentais, inclusive serem atendidas em hospitais e beneficiadas em programas de vacinação, favorecendo a saúde coletiva.

Mulheres lideram e dominam as estratégias na Plurie br. 

A indústria da tecnologia tem sido historicamente dominada por homens e o estudo Female Founders Report 2021, da plataforma Distrito com a Endeavor e a B2Mamy apontou que apenas 4,7% das startups do Brasil são fundadas apenas por mulheres. 
Para a fundadora da Plurie br., Laura Salles, uma das empresas representantes neste seleto número de mulheres, “queremos inspirar a próxima geração de mulheres líderes no mundo da tecnologia e de startups no Brasil’, afirma Salles.
 Neste ano, a líder da Plurie br. juntamente com uma equipe formada por 43 pessoas, entre funcionários e colaboradores sendo mais da metade 23, mulheres está liderando uma mudança no perfil da startup focada em ampliar o uso da tecnologia de inteligência artificial como forma de alavancar carreiras e políticas de ESG dentro de empresas que buscam fazer crescer a presença da diversidade dentro de seus ambientes de trabalho.  
Em 2022, a Plurie br. atuou na área de streaming de conteúdo para empresas e fez uma grande entrada no mercado da Diversidade e Inclusão. “Em nossa plataforma foram registrados 3 mil acessos, com um índice de acompanhamento dos colaboradores acima de 70%, no entanto, essa experiência nos trouxe conhecimento e as empresas, de forma geral, buscam formas de medir e conscientizar”, conclui Laura.De CEOs a CTOs, mulheres estão liderando algumas das empresas mais inovadoras e impactantes do mundo.
 “Estamos empenhados em apoiar as mulheres líderes e esperamos que as histórias que compartilhamos inspirem outras mulheres a seguir seus sonhos e alcançar seus objetivos”.
Plurie.br é uma plataforma de equidade, diversidade e inclusão que oferece soluções que apresentam resultados demográficos em tempo real, índice de maturidade através de gráficos de metas. Atende empresas de 250 a 3 mil colaboradores.
Recentemente a  Plurie br. fechou parceria com a Grant Thornton Brasil, uma das maiores empresas globais de auditoria, consultoria e tributos. O objetivo é a utilização de inteligência artificial no diagnóstico de monitoramento das ações de diversidade e inclusão nas empresas.
Métrica para todesTecnologia exclusiva Plurie br. com o nome de Raio X, a ferramenta identifica em tempo real os índices de diversidade, assim como permite que os gestores da área de diversidade tenham informações constantes sobre a percepção dos colaboradores quanto ao clima da organização, possibilitando que políticas de diversidade atendam de forma assertiva as demandas da organização.
PrêmioO formato da plataforma e toda a representatividade gerada por meio do uso de tecnologia da Plurie br. recebeu o Selo de Inovação da Associação Comercial de São Paulo – ACSP pelo Programa de Impulsionamento de Startups da PATEO76. Em meio a 300 startups a Plurie br. foi a única do setor de diversidade a  receber o prêmio.
Laura SallesFundadora & CEO da Plurie br, uma plataforma de Diversidade, Equidade e Inclusão. É formada em Gestão Hoteleira pelo Senac, SP, Swiss Hotel Management School, na Suíça e especializada em D&I pela Universidade Cornell, EUA. Conta com mais de 9 anos de experiência em liderança de atração e seleção de talentos e operações.

Mais informações:https://www.pluriebr.com/
Biblioteca circulante que estimula a leitura através do intercâmbio de livros segue até final de março em Pacajus

A BiciBiblioteca, projeto que incentiva crianças, jovens e adultos a doarem um livro usado em troca de um novo, segue em Pacajus até março deste ano, estimulando a leitura de forma lúdica e divertida. Aos domingos, por exemplo, estará na Feira Livre, das 8h às 11h, onde qualquer pessoa poderá trocar livros e participar de atividades de contação de história e leitura em voz alta.   

A biblioteca itinerante também passará durante o mês de março por quatro escolas de Pacajus: EEF Aracy Gonzaga da Silva, dias 07 e 21/03; EEF Senador Virgílio de Moraes Fernandes Távora, dias 09 e 23/03; EEF José Augusto Carvalho, dias 14 e 28/03; e EEF Joaquim Nogueira Lopes, dias 16 e 29/03. Todos os livros são acompanhados de uma ficha de leitura em que o estudante poderá indicar o seu personagem preferido e fazer anotações ou desenhos sobre a obra. O fichamento é parte essencial do projeto e busca desenvolver a empatia criando uma conexão com o universo dos outros alunos. 

Democratização da leitura

Idealizado pela FGM Produções Culturais, o projeto busca democratizar o acesso à leitura de uma maneira divertida, diferente e totalmente gratuita, contando com o estímulo que a presença de uma biblioteca em forma de bicicleta traz. Para Fabiana Maugé, diretora da FGM, a BiciBiblioteca não só leva o livro até as crianças, estimulando a leitura, mas incentiva também a interpretação de texto e a escrita. “Ao receber um exemplar, o aluno é orientado a preencher a ficha que acompanha o livro que será doado posteriormente, desta forma, além de fomentar a leitura, incitamos também a escrita. O livro será uma ferramenta de diálogo e interação social”, explica a diretora. 

A BiciBiblioteca é realizada com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa WestRock, empresa produtora de soluções e embalagens sustentáveis de papelão ondulado, apoio da Prefeitura de Pacajus, realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal. 

“As atividades culturais são fundamentais para a construção de uma sociedade igualitária, próspera e com oportunidades e desenvolvimento para todas as pessoas. A WestRock apoia a BiciBiblioteca porque entende a importância de investir em ações com potencial de transformar as comunidades onde atua”, reforça Cynthia Wolgien, diretora de Sustentabilidade e Comunicação da WestRock Brasil.

Sobre a FGM Produções – A FGM é uma produtora com mais de vinte anos de experiência em marketing cultural e atua no desenvolvimento de políticas corporativas de investimentos sociais e culturais, gerenciamento de patrocínios, elaboração e produção de projetos. O foco da empresa é o desenvolvimento de projetos de democratização e ampliação do acesso à cultura. Fazer da cultura um instrumento de transformação social é o princípio que orienta nosso trabalho.

Como os pais podem prosperar na vida financeira e impulsionar os filhos? Especialista explica

De acordo com o terapeuta, contador e advogado Marcos Miranda, em seus atendimentos sobre prosperidade na vida financeira, é perceptível que embora essa frase pareça uma frase de superação dos pais e acolhimento dos filhos, não é bem assim que acontece na prática. 
“A grande maioria dos pais que utilizam essa expressão e a tem como lema para vida, não conseguem assumir posturas adultas na gestão de suas finanças e consequentemente se sentem limitados ou estagnados em prosperar na vida financeira. A conduta desses pais é frequentemente consumista, impulsiva e imediatista, pois querem compensar as frustrações de sua criança interior fornecendo aos filhos tudo que eles pedem, independente da necessidade e sem olhar as consequências. Em decorrência da elevada exigência em compensar o que não tiveram no passado esses pais apresentam também um elevado nível de ansiedade, rigor, tristeza e cobrança de si mesmos”, disse. 
Conforme Marcos, nas condutas pertinentes às finanças se destaca o medo desses pais de arriscar em novos nos negócios, investir dinheiro, se dispor a novas oportunidades e situações similares, isso porque há o temor de perder o que tem e assim não conseguir ofertar aos filhos o que não teve. É um ciclo constante centrado em um comportamento de escassez.
“Essas condutas costumam ser prejudiciais na relação desses pais com o dinheiro e auto realização, porém refletem também em seus filhos. Esses, por sua vez, costumam apresentar dependência e sensação de incapacidade em relação aos pais e a vida. Os filhos que recebem tudo dos pais e se sentem privados em experimentar a autonomia na própria vida tendem a acreditar que não são capazes de conseguir suas próprias conquistas. Se tornam frequentemente pessoas inseguras e com dificuldades em lidar com o dinheiro e prosperar na vida financeira”, explicou. 
Como os pais podem sair dessa dinâmica de compensação?
Uma forma de sair dessa dinâmica de compensação, conforme o contador, é os pais verdadeiramente olharem para a sua criança interior e cuidar das feridas interiores, ofertando à sua criança o que ela não pode ter quando precisou. Então ao invés de eu vou dar aos meus filhos o que não tive, o ideal é que se diga, eu vou me ofertar aquilo que me fez e continua me fazendo falta.
“Contudo, é importante entender esses sentimentos de falta, quando se olha para o passado é comum ver as situações sem entender o que se resultou dela na mente. Se você, por exemplo, passou fome quando criança, é normal acreditar que precisa estocar comida para que não falte nada, porém o que esta por trás dessa conduta não é a fome em si, e sim o medo e a insegurança em faltar algo que você considera que nunca deveria ter faltado. Um pensamento próspero para esse exemplo é você assentir quanto ao seu passado, se responsabilizar sobre ele como um adulto e se comprometer em se cuidar para que a sua vida possa ser diferente e prospera”, contou. 
Segundo Marcos, essa nova postura gera um sentimento de realização na vida e consequentemente prosperidade. As finanças começam a se acertar, as oportunidades que antes não eram vistas parecem estar cada vez mais presentes e o medo do não ter passa a ser olhado como força para ter.

Mercado de moda atacadista tem oportunidades para empreendedorismo feminino e inovação

Promissor para empreendedores, o mercado de moda atacadista no Brasil é composto por uma grande variedade de empresas, desde pequenos fabricantes até grandes marcas internacionais. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), em 2020, o segmento de atacado movimentou cerca de R$38 bilhões no País e representa, junto do setor têxtil e de confecção, 5% do PIB nacional. 

E o empreendedorismo feminino tem expressiva contribuição nos números desse mercado, segundo dados do Sebrae, 45% dos negócios relacionados à moda e beleza são gerenciados por mulheres. De forma geral, a pesquisa aponta que o país tem 9,3 milhões de mulheres à frente do próprio negócio, sendo que 45% delas são chefes de família, responsáveis pela renda familiar. Fato ainda mais acentuado em decorrência da pandemia, impondo uma série de desafios para as mulheres. 

Em um cenário de constante transformação, especialmente com o aumento das vendas online, passando pela maior valorização de marcas locais e retorno da movimentação do comércio pós-pandemia, também surgem oportunidades para quem quer começar o próprio negócio. A empresária Roberta Lopes, que está no mercado atacadista desde 2012, destaca a importância de conhecer o próprio modelo de empreendimento para tomar decisões mais assertivas. “Os custos e despesas vão depender e variar conforme o projeto de cada um, mas os principais a serem pensados no início são: ponto físico, se é locação ou próprio, condomínio, material de limpeza, estoque, logística, contratação de funcionários, divulgação, entre outros”, aponta.

Além da comercialização das peças, Roberta também possui fabricação própria, que envolve outros custos. “Com a terceirização da costura, na fábrica são necessárias mais pessoas do que em uma loja, realizamos o corte e a conferência, e se chegou tudo certinho, segue para a separação dos pedidos e embalagem”. 

Na fabricação própria de t-shirt para vendas de atacado, Roberta Lopes já teve a experiência de ponto físico quando chegou a ter três funcionárias, atualmente, está no mercado online e pretende retornar com a própria loja no novo empreendimento de moda atacadista, Estação Fashion, que está em fase de lançamento no centro de Fortaleza. Entre os desafios do segmento, a empreendedora cita a dinâmica do mercado que exige constante atualização, razão pela qual a fez investir em uma estrutura inovadora, vislumbrando acompanhar as tendências de mercado. 

“O negócio da moda tem a característica de ser muito rápido, as empresas precisam ser ágeis e capazes de se adaptar rapidamente às mudanças nas necessidades e demandas dos consumidores. Hoje você está saindo na frente com um produto e amanhã o concorrente já está fazendo a mesma coisa que você, por isso é importante ficar atento às novas oportunidades e investir em projetos com algum diferencial”, conta Roberta Lopes.  

Para se destacar no mercado, os empreendedores precisam estar constantemente atentos não só às tendências do mercado, mas também às mudanças tecnológicas, a fim de manter-se competitivos e relevantes. Nesse sentido, a fabricante e lojista vê no conceito figital, proposto pelo Estação Fashion, um diferencial para quem atua no setor, já que oferece suporte ao lojista de unir a loja física com a comercialização no meio digital. “A venda online veio para ficar, a gente precisa se adaptar cada vez mais para proporcionar a melhor experiência ao cliente nesses dois ambientes. O sucesso passa também pela localização e estrutura da loja. Temos grande potencial com a revitalização do centro da cidade que tem um comércio pulsante”, finaliza. 

Em fase de comercialização dos espaços para lojistas e fabricantes, o Estação Fashion abre possibilidades de crescimento não só para quem já está no segmento, mas também para quem quer iniciar o próprio negócio, segundo Daniela Branquinho, gerente de marketing do novo empreendimento. “A proposta do Estação é possibilitar aos lojistas uma estrutura diferenciada que vai além do ponto de venda. Dentro do conceito figital, os lojistas também contarão com estrutura que dá suporte ao seu negócio como estúdio para fotografar catálogos e peças para redes sociais, central de distribuição para envio de mercadorias, entre outros espaços que agilizam e melhoram a logística”, sinaliza.   

Sobre o Estação Fashion

Com investimento de R$50 milhões, o Estação Fashion tem como proposta fortalecer o atacado de moda do Ceará com infraestrutura completa. A previsão de início das obras é maio de 2023, com conclusão do empreendimento em 2024. No total, serão cerca de 5 mil empregos gerados de forma direta e indireta. O empreendimento terá praça de alimentação, espaço para eventos, hub de serviços variados para lojistas e clientes, espaços de saúde e beleza, esteiras rolantes e fará também vendas online. Além de estacionamento com capacidade para 500 carros e 30 ônibus. 

A localização privilegiada do Estação Fashion, próximo de pontos históricos e turísticos da capital, e com fácil acesso para quem utiliza transportes individuais, coletivos e rodoviários, ajuda a receber compradores da cidade, do interior cearense e mesmo de outros Estados. Atualmente, o novo mall está em fase de expansão com a comercialização do setor de Praça de Alimentação e do Setor Azul, após a venda de 100% das unidades de box do Setor Laranja.

ibyte está no ranking das melhores empresas para trabalhar no varejo do Brasil

A ibyte, referência no varejo e atacado de eletroeletrônicos e informática, foi eleita a 9ª melhor empresa para trabalhar no Varejo em 2022, na categoria “grandes empresas”, que varia de mil a 9.999 funcionários. O anúncio do ranking aconteceu em fevereiro, durante cerimônia realizada em São Paulo. A premiação foi realizada em parceria com a Consumidor Moderno, e validada pela pesquisa do Great Place To Work (GPTW).

A publicação certifica 40 empresas varejistas com as melhores práticas de gestão de pessoas, a partir de pesquisa feita com os colaboradores. As empresas premiadas são divididas em quatro categorias: “Super Grandes”, “Grandes”, “Médias” e “Pequenas”. 

A gerente de Desenvolvimento Humano da ibyte, Izabela Holanda, destaca que a premiação reflete as ações que a empresa desenvolve no dia a dia junto aos seus colaboradores. “Somos uma das melhores empresas para se trabalhar porque temos um time engajado, que ama o que faz, que tem muita vitalidade, garra e comprometimento e isso faz com que tenhamos um clima organizacional de excelência. Conseguimos equilibrar o foco no resultado e o bem estar das pessoas. Isso nos faz uma empresa diferenciada”, comenta. 

A Área de Desenvolvimento Humano da ibyte realiza diversas ações voltadas para os colaboradores, entre elas: o projeto Mentor, onde o recém contratado é acompanhado durante três meses por um colaborador mais experiente na área em que ele vai atuar; a “Terça do bem estar”, onde toda a empresa pausa as suas atividades por alguns momentos para fazer uma ação de bem estar para o time; entrega de kit bebê para o colaborador que será agraciado com a maternidade ou paternidade; o “Café com Celebridades”, que é uma forma de reconhecer os colaboradores do setor comercial que se destacaram em resultado e competências comportamentais; o “Happy Hour” para celebrar as metas alcançadas; o programa “Voluntários do Bem”, onde os colaboradores têm a oportunidade de servir à comunidade através de projetos conectados com o programa; “Papo Cabeça”, que aborda temas ligados à saúde mental; além da plataforma Moodar, ferramenta que disponibiliza atendimento gratuito com psicólogos e muito mais. 

Carol Trentini estrela campanha dos novos batons líquidos de Make B., do Boticário, que acompanham a mulher em suas diferentes versões

Segundo o Instagram Trends 2023, uma tendência voltada ao segmento de beleza revelou que os consumidores buscam por produtos que expressem a personalidade deles – além disso, procuram reproduzir maquiagens expressivas e experimentais, de forma que se sintam representados. É nesse contexto que o Boticário apresenta o lançamento dos novos batons de Make B., a fim de destacar as diferentes nuances de personalidade que uma mesma pessoa pode ter com suas três texturas diferentes: Mate, Gloss e Diamond.

Para comunicar a novidade, a marca conta com a modelo Caroline Trentini em uma campanha que celebra as diferentes versões, com o conceito “Seja você, você e você”.

Em filme idealizado pela AlmapBBDO e dirigido por Giovanni Bianco, a modelo aparece experimentando os diferentes batons, mostrando as funcionalidades deles e como a acompanham em diferentes produções e momentos. Com o filme, Make B. quer despertar todos os lados de uma única mulher. Assista aqui.

Caroline Trentini foi escolhida para estrelar a campanha, por personificar essa mulher que tem múltiplas facetas – modelo, empresária, mãe de família, influenciadora, personalidade, etc. “Adoro os itens de maquiagem do Boticário e me identifiquei com o conceito de Seja você, você e você, pois, como toda mulher, sei que é preciso ter muitas versões e entendo a importância de ter produtos que consigam me acompanhar em todos os momentos”, diz a modelo.

O filme está no ar, no ambiente digital. Nas redes sociais da marca, Make B. também apresenta a novidade explorando os benefícios dos produtos por meio de conteúdos qualificados com influenciadoras de referência no ramo da beleza, como Janaína Taffarel e Samyra Priscila, trazendo resenhas e suas percepções sobre os lançamentos.

Os lançamentos de Make B. já estão disponíveis em todas as lojas físicas e no e-commerce da marca, no link www.boticario.com.br, além do app do Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.

Shopping Del Paseo apresenta programação voltada para o Dia Internacional da Mulher

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Shopping Del Paseo preparou uma programação especial durante a semana em que se comemora a data e ao longo do mês de março. O objetivo é dar visibilidade e protagonismo às empreendedoras e artistas de Fortaleza.  

Reservado para ocorrer no Piso L1 do empreendimento, a semana inicia com uma exposição de produtos e serviços voltados para as mulheres. Esse espaço interativo é gratuito e fica aberto entre os dias 6 (segunda-feira) e 8 (quarta-feira). 

Já entre os dias 15 à 17, é realizada a Feira Zen com itens e atividades realizados por empreendedoras locais. Além disso, ao longo do mês, todas as sextas e domingos, o Del Paseo Musical é feito em edição especial apenas com artistas femininas. Confira a programação detalhada: 

Levantamento da FCDL e SPC Brasil mostra que o número de cearenses negativados em janeiro de 2023 cresceu 9,57% em relação ao mesmo período do ano anterior

Em janeiro de 2023, no Ceará, o número de negativados cresceu 9,57%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Na região Nordeste, a variação foi de 5,65%. Os números são da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE) e do SPC Brasil, em um levantamento divulgado com exclusividade no “Radar do Varejo Cearense”, publicação mensal com os principais dados econômicos do Estado. O estudo também apontou que o ritmo de crescimento do número de negativados desacelerou na comparação com o fechamento de 2022, quando a variação foi de 16,4%. Na comparação mensal, isto é, entre janeiro de 2023 e o mês anterior, o número de negativados registrou queda de 3,17%. Já o valor médio das dívidas por negativados chegou a 3.479,65 em janeiro de 2022.

De acordo com Freitas Cordeiro, Presidente da FCDL, o panorama da inadimplência no Ceará mostra, em suma, um avanço acima da média nacional na comparação anual, mas com um recuo importante no último mês. “Este cenário de juros em alta requer atenção. É importante que os empresários fiquem atentos aos números em relação à inadimplência ao longo do ano”, afirma.

O mesmo levantamento apontou ainda que 35% dos negativados têm atrasos entre um e três anos, o que reforça a importância do equilíbrio financeiro. Quase metade possuem idade entre 30 e 49 anos, sendo que 25,7% têm entre 30 a 39 anos e 21,6% do total de negativados têm entre 40 a 49 anos. Por gênero, pouco mais da metade (53,8%) desses consumidores são mulheres, enquanto 46,2% são homens. 

O estudo mostrou ainda que mais da metade das dívidas (59,9%) tem bancos como credores. “Esse dado merece atenção, uma vez que essas dívidas, em geral, estão sujeitas a taxas de juros mais elevadas”, pontua Freitas Cordeiro. Em seguida, vem o setor de Água e Luz, credor de 15,5% das dívidas. O comércio aparece como credor de 10,8%.