Biblioteca circulante que estimula a leitura através do intercâmbio de livros segue até final de março em Pacajus

A BiciBiblioteca, projeto que incentiva crianças, jovens e adultos a doarem um livro usado em troca de um novo, segue em Pacajus até março deste ano, estimulando a leitura de forma lúdica e divertida. Aos domingos, por exemplo, estará na Feira Livre, das 8h às 11h, onde qualquer pessoa poderá trocar livros e participar de atividades de contação de história e leitura em voz alta.   

A biblioteca itinerante também passará durante o mês de março por quatro escolas de Pacajus: EEF Aracy Gonzaga da Silva, dias 07 e 21/03; EEF Senador Virgílio de Moraes Fernandes Távora, dias 09 e 23/03; EEF José Augusto Carvalho, dias 14 e 28/03; e EEF Joaquim Nogueira Lopes, dias 16 e 29/03. Todos os livros são acompanhados de uma ficha de leitura em que o estudante poderá indicar o seu personagem preferido e fazer anotações ou desenhos sobre a obra. O fichamento é parte essencial do projeto e busca desenvolver a empatia criando uma conexão com o universo dos outros alunos. 

Democratização da leitura

Idealizado pela FGM Produções Culturais, o projeto busca democratizar o acesso à leitura de uma maneira divertida, diferente e totalmente gratuita, contando com o estímulo que a presença de uma biblioteca em forma de bicicleta traz. Para Fabiana Maugé, diretora da FGM, a BiciBiblioteca não só leva o livro até as crianças, estimulando a leitura, mas incentiva também a interpretação de texto e a escrita. “Ao receber um exemplar, o aluno é orientado a preencher a ficha que acompanha o livro que será doado posteriormente, desta forma, além de fomentar a leitura, incitamos também a escrita. O livro será uma ferramenta de diálogo e interação social”, explica a diretora. 

A BiciBiblioteca é realizada com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa WestRock, empresa produtora de soluções e embalagens sustentáveis de papelão ondulado, apoio da Prefeitura de Pacajus, realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal. 

“As atividades culturais são fundamentais para a construção de uma sociedade igualitária, próspera e com oportunidades e desenvolvimento para todas as pessoas. A WestRock apoia a BiciBiblioteca porque entende a importância de investir em ações com potencial de transformar as comunidades onde atua”, reforça Cynthia Wolgien, diretora de Sustentabilidade e Comunicação da WestRock Brasil.

Sobre a FGM Produções – A FGM é uma produtora com mais de vinte anos de experiência em marketing cultural e atua no desenvolvimento de políticas corporativas de investimentos sociais e culturais, gerenciamento de patrocínios, elaboração e produção de projetos. O foco da empresa é o desenvolvimento de projetos de democratização e ampliação do acesso à cultura. Fazer da cultura um instrumento de transformação social é o princípio que orienta nosso trabalho.

Compartilhe nas redes sociais!