Dinâmica da Nova Economia faz necessário novo modelo de advocacia, diz jurista especialista em negócios

No senso comum, a imagem que se tem de um Advogado é a de um profissional focado principalmente em processos judiciais. Outras vezes imersos apenas em contratos repletos de “juridiquês”. Porém, este é um modelo de trabalho do passado, repleto de premissas limitantes que são rompidas pela Era Digital.

O que mudou? O aumento da conectividade, a transformação tecnológica e a revolução comportamental que vivemos levaram a novas formas de conduzir negócios e possibilitaram o nascimento do que se chama de Nova Economia.

Uma das características mais marcantes da Nova Economia, segundo o advogado especialista em negócios Marcílio Guedes Drummond, é considerar, em primeiro lugar, as necessidades do cliente, o que vem trazendo oportunidades de crescimento para organizações dispostas a inovar e a se adaptar com agilidade.

Neste contexto, segundo ele, os modelos de negócio assumem maior flexibilidade para personalizar soluções conforme as preferências e necessidades dos clientes. Há um rompimento de um modelo de negócios guiado por nicho (por exemplo: Serviços Jurídicos, Indústria, Design) e a ascensão de soluções multidisciplinares guiadas pelas necessidades dos clientes.

“Os serviços jurídicos da Nova Economia usam uma visão mais ampla do Direito, a partir da criação de regras internas para os negócios, criando e documentando processos de trabalho, condutas e controles que auxiliem os clientes a alcançarem os resultados práticos pretendidos. Portanto, não se trata do clássico trabalho jurídico dos processos judiciais, nem dos documentos de difícil leitura e muitas vezes sem aplicação prática”, afirmou.

Para Marcílio, o trabalho da Advocacia da Nova Economia é documentar e ajudar no controle, para serem seguidas as regras internas criadas a partir de boas práticas. Conforme ele, as  ferramentas multidisciplinares utilizadas nestes serviços são: Conhecimento Jurídico, Ciência de Dados, Metodologias Ágeis, Design Thinking e Gestão enxuta.

“Parte deste tipo de trabalho já é um pouco mais comum quando se fala em serviços relacionados à Compliance e Governança, por exemplo, mas não se limitam a isso. Neste contexto e partindo da premissa que Advogar é defender interesses dos clientes, criei uma metodologia única de trabalho que vem fazendo trazendo resultados no mercado”, garantiu.

Em sua Metodologia de Advocacia Empresarial da Nova Economia, Drummond foca em 4 verticais: Segurança; Organização; Comunicação e Crescimento.

“Na vertical segurança o trabalho é focado em processos de trabalho e documentações empresariais, tais como: Memorando de fundadores, Acordo de sócios, Contratos de prestação de serviços, Contratos de Vesting, Contratos de Parceria, Contratos de Investimento, Termos de uso, Contratos de tecnologia e Política de privacidade. Governança da LGPD e Internacionalização de empresas. Há ainda a criação de regras internas de negócios com as melhores práticas do mercado”, disse.

“Na vertical Organização há a padronização da alta qualidade dos negócios, por meio de Processos de Trabalho, Transformação Digital, Modelos de Negócios, Visual Law, Cultura Organizacional e Governança por Princípios. Tudo isso é documentado de forma que viram normas internas do negócio, que devem ser seguidas pelos colaboradores”, adendou.

“Por sua vez, na vertical comunicação, há o diagnóstico das informações mais relevantes do contexto em que cada negócio está inserido, com o desenvolvimento dos melhores padrões de comunicação para ele ser mais forte no mercado. Para isso, trabalha aspectos como Macroambiente, Microambiente, Ambiente Interno, Brand Persona, Jornada do Cliente, História da Marca, Dimensões de Mídia, Algoritmo Humano, Métricas, e criação de diferenciais estratégicos. Tudo isso é documentado e inserido na rotina corporativa como norma interna do negócio, por isso devem ser seguidas por todos os colaboradores envolvidos nestas atividades”, emendou.

“Por fim, na vertente de crescimento, há o diagnóstico de todas as oportunidades de crescimento relacionadas ao negócio, com a elaboração de Estratégias, Objetivos, Planos Táticos e Métodos de Controle relacionados à Processos de Vendas, Projetos de Expansão e Experiência Premium do Cliente. Tudo isso é documentado e inserido na rotina corporativa como norma interna do negócio, por isso devem ser seguidas por todos os colaboradores envolvidos nestas atividades”, completou.

A partir desta metodologia única, Marcílio tem trabalhado diretamente com Startups, Transformação Digital, Governança, bem como todos os tipos de negócio que estão – ou querem estar – inseridos na lógica da Nova Economia, com mais de 70 mil clientes – Empreendedores e os próprios Advogados – em mais de 10 países.

Sobre Marcílio Guedes Drummond

Marcílio Guedes Drummond é Advogado e especialista em Design de Serviços e Produtos pelo M.I.T. – Massachusetts Institute of Technology. É CEO do Marcílio Drummond – Advocacia Empresarial da Nova Economia (atuação em 10 países). É um dos líderes do Legal Hackers no Brasil. Marcílio é também especialista em Inteligência de Negócios, Cultura Analítica, Comunicação Influente e Crescimento de Negócios.  

É um dos primeiros Legal Growth Hackers da América Latina, professor de inovação no direito em países da América Latina (principalmente Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Colômbia), CEO e criador da Edtech “Advogado de Startups Academy” – voltada para desenvolvimento de negócios para Advogados.

Membro de Comissões das OABs MG, MT e SP. Professor de Pós-Graduação na Verbo Jurídico e no CEDIN. Mentor de diversos programas de criação e aceleração de Startups. Professor, Palestrante e autor sobre temas de direito, tecnologia, futurismo, Inovação e empreendedorismo.

Já participou, como autor, coautor ou coordenador, de 14 obras dedicadas à inovação, empreendedorismo, tecnologia, direito, mercado e futurismo (2 delas indicadas pelo STJ). Foi um dos primeiros Heads de Inovação de escritório de advocacia na América Latina (Marcelo Tostes Advogados).

Indicado pela FGV como um dos principais lideres da Inovação Jurídica do Brasil, Marcílio também é sócio e investidor em startups e empresas offline.

Shopping Iguatemi Bosque lança campanha de Dia dos Pais

Significativo para o segundo semestre do comércio cearense, a proximidade do Dia dos Pais já começa a movimentar o Shopping Iguatemi, atraindo mais clientes e proporcionando retornos expressivos aos lojistas. Em alusão ao período, o Iguatemi Bosque lançou, ontem, 01, uma campanha especial para comemorar a data, celebrada no segundo domingo de agosto. A ação consiste em presentear clientes com um kit com seis cervejas Eisenbahn.

Para o superintendente do Iguatemi Bosque, Wellington Oliveira, as datas comemorativas em 2022 são ainda mais especiais. Com a comemoração de 40 anos do Shopping, todas as ações estão sendo desenvolvidas com muito mais atenção. “O Dia dos Pais é uma data muito importante para nós e, neste ano, estamos ainda mais otimistas com as vendas para este período. Esperamos que os nossos clientes aproveitem este presente exclusivo. A Eisenbahn se tornou referência nacional pela qualidade”, pontua.

“Com a retomada, nossa expectativa é que agosto tenha um fluxo e vendas melhor que o ano anterior, incrementando resultados positivos do primeiro semestre de 2022. É um período de movimentação intensa”, finaliza Wellington.

A ação também é válida para compras virtuais, na plataforma do Iguatemi Bosque Digital, ambiente e-commerce do shopping, que conta com lojas de diversos segmentos. Ao todo, serão 9 mil kits distribuídos até o dia 14 de agosto ou enquanto durar o estoque.

Como funciona

Com R$350 reais em compras em todas as lojas do shopping Iguatemi Bosque, os clientes podem cadastrar notas fiscais e ganharem um kit com seis cervejas Eisenbahn – compostos com quatro tipos de cerveja (Pilsen, Unfiltered, Pale Ale e Ipa.). Apenas um brinde pode ser cedido por CPF. O ponto de atendimento está localizado próximo à Zara.

Serviço:

Iguatemi Bosque – Campanha Dia dos Pais

Data: 1 a 14 de agosto

Horário de funcionamento: Segunda a sábado: 10h às 22h / Domingo: 13h às 21h (Lojas) | 10h30 às 22h (Alimentação)

Shopping Benfica promove sessões gratuitas de cinema para crianças e adolescentes de instituições sociais

Ao longo do ano, o Shopping Benfica realiza uma série de ações sociais como forma de contribuir para o bem-estar e inclusão de todos os cearenses. Nesta terça-feira, por exemplo, o empreendimento promove sessões gratuitas nos Cinemas Benfica, voltadas para crianças e adolescentes atendidos por organizações não governamentais, com direito a pipoca e refrigerante.

Às 13h30, tem exibição do filme “DC Liga dos Superpets” para cerca de 45 crianças e cinco acompanhantes da Unidade de Acolhimento Renascer e Recanto da Luz. Já às 13h55, os convidados do Instituto Valentes de Davi, entre 35 crianças e cinco voluntários, vão ter a chance de assistir ao longa “Minions 2: A Origem de Gru”.  

“No Shopping Benfica, a Responsabilidade Social não é apenas um conceito discutido, e sim praticado. Ações, como as sessões especiais nos Cinema Benfica, têm o objetivo de proporcionar um momento de alegria e diversão para essas crianças e adolescentes. Os filmes que serão exibidos foram, inclusive, escolhidos por eles”, destaca Camila Garcia, Gerente de Marketing e Responsabilidade Social do empreendimento.

SERVIÇO

Sessão Especial no Shopping Benfica – Dia 02 de agosto (terça-feira), nos Cinemas Benfica.

13h30 – “DC Liga dos Superpets” – Unidade de Acolhimento Renascer e Recanto da Luz

13h55 – “Minions 2: A Origem de Gru” – Instituto Valentes de Davi

Site: www.shoppingbenfica.com.br. Redes sociais (Facebook e Instagram): @shoppingbenfica. Endereço: Av. Carapinima, 2200, Benfica. Informações: 85 3243.1000

Grupo Coaph Saúde abre seleção para analista de sistema, vendedor líder e vendedores externos

O Grupo Coaph Saúde, Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar, está selecionando profissionais para atuarem como analista de sistema, vendedor líder e vendedor externo, com foco em clientes empresariais e vendas diretas. Veja abaixo o detalhamento de cada oportunidade de trabalho: 

  • Vendedor líder: para se candidatar a vaga é preciso ter conhecimento e experiência em liderar equipe de vendas, busca ativa de clientes alvo, vendas coletivas (para empresas), além de ser dinâmico, comunicativo e flexível, ser habilitado na categoria A e possuir transporte; 

–  Vendedor externo (vendas empresarial): a Cooperativa está buscando profissional com foco em vendas empresariais para compor o quadro da equipe. Os requisitos são: fazer prospecção de clientes, agendamento e visitas nas empresas, além de ter habilitação na categoria A, possuir transporte e ter disponibilidades para viagens; 

  • Analista de sistema: os interessados devem ter nível superior na área de tecnologia, experiência em análise de sistemas de projetos e com banco de dados. É desejável ter conhecimento no sistema RM da TOTVS e em BI, com uso de Frameworks ágeis. 

–  Vendedor externo (vendas internas): esse profissional irá focar em vendas diretas e fará parte da equipe da Unidade Móvel de Vendas (UMV). Os requisitos para concorrer a vaga são: ter foco em ações de vendas e varejo, saber montar stands de vendas, trabalhar bem em equipe, ter disponibilidade para viagens, ser comunicativo e assertivo. 

Os interessados devem enviar o currículo em PDF para rh@coaph.com.br ou para o WhatsApp (85) 99230-5181. 

Mais sobre o Grupo Coaph Saúde

Fundada em 2009, a Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar tem como objetivo apoiar profissionais da saúde, organizando postos de trabalho, oferecendo capacitações e buscando representatividade para a categoria. Inovação e diversificação marcam a trajetória da Coaph, que possui atendimento público e privado, com especialidades médicas, desde emergencistas e clínicos gerais, até neurologistas, traumatologistas, ortopedistas, ginecologistas, obstetras, além de outros profissionais da área da saúde como psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A Cooperativa está presente em sete estados do Brasil: Ceará, São Paulo, Bahia, Amazonas, Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro. Possui 6 unidades distribuídas em Fortaleza, Juazeiro do Norte, São Paulo, Salvador, Manaus e Recife, com um total de mais de 18.000 cooperados e serviços como: home care, APH (Atendimento Pré-Hospitalar) e hospitais próprios.

Conheça mais sobre o Grupo Coaph Saúde ligando para 3039-3030, acessando o site www.coaph.com.br ou acessando as redes sociais @coaphoficial ou www.facebook.com/coaphoficial/.

Shopping Del Paseo lança promoção exclusiva para o Dia dos Pais

Com foco na comemoração do Dia dos Pais, o Shopping Del Paseo preparou uma promoção exclusiva para o período. Intitulada “Meu paizão campeão”, a campanha teve início na sexta-feira (29) e oferece aos clientes a oportunidade de levar para casa uma cerveja artesanal e um copo temático dos times Ceará ou Fortaleza. 

Para participar, os interessados devem apresentar cupons de compra a partir de R$ 400 no Posto de Troca para receber o brinde exclusivo. Os cupons também podem ser cadastrados no app do Del Paseo. As notas fiscais devem ser datadas do período da promoção e é válido um brinde por CPF. A promoção segue até o dia 14 de agosto. O Posto de Troca funciona de segunda a sábado, de 10h às 22h, e aos domingos, de 11h às 21h, no Piso L1. O regulamento completo está disponível no site shoppingdelpaseo.com.br.

“A ideia nesse Dia dos Pais é celebrar a união de gerações por meio da paixão pelo futebol. Pais e filhos dividem, além de laços familiares, felicidades e momentos juntos. Os dois maiores times do Ceará dão cara ao nosso brinde exclusivo e estampam nossa campanha. Além disso, esse ano é mais que especial por conta da Copa do Mundo, e com isso, queremos reacender a paixão pelo futebol”, afirma Eizon Said, superintendente do shopping.

O Shopping Del Paseo espera incrementar as vendas em até 20% e o fluxo também deve crescer em até 20%, em relação a 2021. 

Serviço: Campanha Meu Paizão Campeão do Shopping Del Paseo. De 29 de julho a 14 de agosto. Posto de Troca com funcionamento de segunda a sábado das 11h às 22h e domingo das 12h às 20h no Piso L1. Informações: (85) 3456.5500, @delpaseo e shoppingdelpaseo.com.br

Malbec, principal marca de fragrâncias masculinas amadeiradas do Brasil, lança edição limitada fresca e intensa

Malbec, marca de perfumaria do Boticário que é queridinha por suas fragrâncias amadeiradas, mais uma vez imerge no território dos itens frescos com o lançamento de Malbec Ultra Bleu. A novidade no portfólio traz a força do amadeirado unida a notas ultrarrefrescantes, sendo uma versão mais intensa e marcante do já conhecido Malbec Bleu, que é inspirada na profundidade do oceano.

A fragrância é um fougére amadeirado, tendo notas, como Aquazone®, bergamota Itália e patchouli em sua composição. Ela conta também com uma molécula exclusiva, capturada na essência de um vinho francês envelhecido nas profundezas do mar mediterrâneo, responsável pelo toque intenso e marcante desse lançamento. “Com Malbec Ultra Bleu, nós quisemos trazer uma versão mais intensa, potente e marcante de Malbec Bleu, que hoje já é uma das fragrâncias mais amadas da marca”, explica Diego Costa, Diretor de Perfumaria do Boticário. “Esse lançamento é ideal para quem ama a potência das madeiras de Malbec, mas não abre mão do frescor e da intensidade”.

Malbec acredita que deixa o homem mais atraente ao torná-lo mais confiante, e, por isso, apresenta um portfólio com produtos que acompanham a sua evolução.

A novidade é encontrada em todas as lojas físicas e no e-commerce da marca, no link www.boticario.com.br, além do aplicativo Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos via WhatsApp pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.

Desodorante Colônia Malbec Ultra Bleu – 100 ml
Preço sugerido: R$ 179,90

Uma fragrância que combina a força amadeirada de Malbec com as notas ultrarrefrescantes do vinho francês maturado no fundo do mar mediterrâneo. Uma versão mais intensa e marcante de Malbec Bleu, inspirada na profundidade do oceano.

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Sobre O Boticário 

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada** do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realiza testes em animais.

Amar.elo Saúde Mental lista ações de prevenção ao suicídio no ambiente corporativo

Uma pesquisa divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) apresentou números alarmantes de suícidio no Ceará já em 2022. De janeiro a maio deste ano, 207 pessoas – 171 homens e 36 mulheres – morreram por lesões autoprovocadas intencionais, totalizando 41 vidas perdidas por mês. De acordo com Lorena Soares, psicóloga e cofundadora da Amar.elo, startup especializada em Saúde Mental corporativa, é preciso atenção dos gestores e executivos a esses números, pois o ambiente de trabalho e as relações nele contidas são fatores determinantes para o adoecimento mental que pode resultar no suicídio.

Traços de sofrimento psíquico nas pessoas atuantes na empresa, como mudança brusca de comportamento, choros aparentes, apatia, queda radical de produtividade e picos de humor devem ser observados. “Essas pessoas precisam de acolhimento, escuta ativa e apoio psicológico. É muito importante ações que visem tornar a empresa esse ambiente acolhedor”, alerta Lorena.

O ideal, segundo a especialista, é que as corporações estejam atentas a frequência e intensidade em que os funcionários apresentam esses traços. “É importante que as empresas entendam seu papel fundamental no combate ao suícidio e promovam estratégias para contribuir com pontos de identificação e, consequentemente, promoção de saúde em suas dependências”, defende a psicóloga. 

Algumas ações devem se tornar parte da rotina de trabalho, como legitimar as ideias dos colaboradores, mesmo que não sejam acatadas; manter uma cultura de acolhimento e inclusão entre os grupos de convivência; evitar julgamentos e comparações. “Na hora do cafezinho ou conversas nos corredores, é importante validar o sentimento das pessoas. Comparações devem ser profundamente evitadas, dores ou competências não devem ser comparadas com as de outras pessoas. Não é bacana focar só nos processos de trabalho, mas também na pessoa que está responsável por eles”, observa.

Sobre Amar.elo

A startup Amar.elo Saúde Mental, fruto da parceria com o Hospital Nosso Lar, foi criada em setembro do ano passado e tem como missão tornar o ambiente de trabalho um lugar emocionalmente sustentável. O site da Amar.Elo pode ser acessado por meio do endereço www.amarelosaudemental.com.br.

Sucré comemora 15 anos com mais de 300 pontos de vendas pelo Brasil e mira consolidação no mercado varejista

De um simples café no interior de uma loja de presentes a uma marca de snacks doces e salgados presente em mais de 300 pontos de venda pelo país, a Sucré Brasil comemora 15 anos de fundação unindo qualidade, sabor e propósito. Sob o comando da chef Lia Quinderé, a marca mira a consolidação no mercado do varejo.  Formada na escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu e na escola de cake design Wilton School, em Chicago, nos Estados Unidos, Lia cria receitas evidenciando o seu domínio das técnicas da escola francesa aliada a um olhar para o ingrediente regional. 

“A Sucré nasceu em 2008 como uma confeitaria tipo pâtisserie com base francesa, mas aliada à proposta de trabalhar com ingredientes regionais. Eu entendia que precisávamos usar os nossos ingredientes não só pela viabilidade, mas também por entender que deveria fomentar a economia local e fortalecer a nossa cultura gastronômica. Tudo isso para mostrar que é possível trabalhar com produtos de alta qualidade usando ingredientes locais”, frisou a chef.

Inquieta, Lia começou a produzir doces na cozinha de sua casa em 2006, após concluir a formação em Gastronomia, daí em diante, progrediu numa trajetória de muitas mudanças. “Eu fazia os doces, fotografava e divulgava no Orkut, aproveitando um conhecimento em fotografia que eu já tinha. Daí veio o convite para montar um café dentro da Carpe Diem, uma loja de presentes, e, com o aumento da demanda, precisamos nos mudar algumas vezes até integrar em um só lugar nossa cozinha, loja e escritório”, explicou. 

Com a evolução do negócio e o elevado número de feedbacks positivos da coxinha produzida na loja própria, a decisão de lançar o produto em um ponto de venda ficou mais animadora. A decisão mostrou efetividade, pois a marca Sucré conseguiu espaço e fez da venda para o varejo a principal estratégia de escalabilidade. O sucesso acompanhou outros lançamentos como Sucroc e Melhor que Farofa.

Com a consolidação do mercado cearense, a marca realizou a expansão para outras praças do Nordeste, além de Rio de Janeiro e São Paulo, e mira consolidar sua atuação nelas. Para alinhar as operações, o modelo de negócio de doceria passou por remodelagem para um formato mais perto do consumidor final. O projeto piloto está em fase de lançamento este mês com a expectativa de chegar às mesmas praças que a marca já atua.

“Nós vamos iniciar neste mês de julho uma nova operação, diferente do formato da loja de doceria. É um novo conceito que entendemos que é a forma como teremos de crescer, estar presente em mais lugares, e também de se aproximar mais do que estamos fazendo nas redes de supermercado”, explicou.

Protagonismo feminino nas profissões – Mulheres são maioria na arquitetura cearense

Pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) mostra que, dos mais de 212 mil arquitetos e urbanistas registrados no país, mais de 60% são do sexo feminino. No Ceará não é diferente, elas são maioria e representam 64,7% dos profissionais da categoria ativos. Para o presidente do CAU-CE Lucas Rozzoline, um número significativo e que tem a tendência de aumentar ainda mais nos próximos anos. 

“Nas universidades elas também são maioria. Elas representam cerca de 67% do total de alunos o que é motivo de orgulho para nós que estamos vivenciando o protagonismo feminino que por muito e muito tempo foi dificultado pelo sistema patriarcal que era latente e que, culturalmente, acabou perdurando e refletindo em vários campos da sociedade, incluindo a arquitetura e o urbanismo”, afirma Lucas. 

A arquiteta e urbanista, conselheira do CAU-CE, Denise Sá, destaca a importância e a diferença que as mulheres arquitetas fazem à sociedade. “As cidades, seus espaços e edifícios, historicamente, vêm sendo propostos segundo a ótica e as necessidades masculinas, que não percebem as necessidades e as vulnerabilidades femininas. Sob esta ótica, um planejamento visando atender a inclusão, segurança, resiliência e sustentabilidade torna a cidade segura para todos, sejam homens, mulheres, crianças ou idosos”, conta Denise. 

Dificuldades

Apesar do grande número de mulheres arquitetas, é necessário destacar que elas nem sempre encontram as mesmas condições de acesso, exercício, permanência e ascensão no campo da arquitetura, por isso ainda são timidamente encontradas e reconhecidas. De acordo com o levantamento do CAU-BR, as arquitetas ainda são minorias nos canteiros de obras e como liderança de equipes em projetos maiores relacionados a concursos nacionais e internacionais. A pesquisa aponta que nas premiações, apenas 17% dos prêmios nacionais de projeto foram concedidos a equipes lideradas por mulheres, assim como apenas 17% dos membros do conselho diretor federal são mulheres e 24% no conselho estadual.

“Isso ocorre porque a mulher começou a integrar o mercado de trabalho apenas há poucas décadas e desde então ela vem buscando conquistar o seu espaço. Em Fortaleza, por exemplo, o curso de arquitetura iniciou apenas em 1964, com mulheres na primeira turma. Destas, algumas passaram a integrar o corpo técnico de escritórios já existentes e de órgãos públicos. A verdade é que a mulher sempre esteve presente nos projetos de arquitetura, mas sua presença sempre foi eclipsada por um membro masculino da equipe que obteve maior destaque”.

Dificuldades

Segundo o 1º Diagnóstico de Gênero na Arquitetura e Urbanismo realizado pelo CAU-BR, de julho de 2019 a fevereiro de 2020, as principais dificuldades encontradas pelas mulheres arquitetas e urbanistas são: A discriminação de gênero, associados ao assédio moral e sexual;  grande discrepância salarial entre o homem branco e a mulher negra, tendo o primeiro um ganho 13 vezes maior; além da dificuldade de conciliar a maternidade com a profissão. “Ainda cabe à maioria das mulheres quando são mães o cuidado com os filhos pequenos. Esse quesito acaba por dificultar o ingresso ou o retorno delas ao mercado de trabalho. Muitas até resolvem se dedicar à família e não atuar mais profissionalmente”, afirma a conselheira Denise Sá.

Grupo de trabalho

Sobre esses e outros questionamentos sobre a mulher arquiteta e urbanista que foi formado o Grupo de Trabalho sobre Representatividade da Mulher Arquiteta e Urbanista do Estado do Ceará do CAU/CE. “Uma iniciativa que busca conhecer melhor a mulher arquiteta e urbanista e abrir um espaço de debate sobre como podemos reconhecer e ampliar a participação delas na profissão. Estamos engajados em promover a equidade de gênero em todas as suas instâncias organizacionais pois sabemos e reconhecemos a importância delas para a arquitetura do país”.

Prefeito Sarto celebra 80% de ocupação hoteleira na Capital, que atraiu 400 mil visitantes em julho

Durante a programação do último dia do projeto Férias em Fortaleza, na Praia de Iracema, o prefeito José Sarto celebrou o período de alta estação na Cidade. De acordo com ele, a Capital registrou 80% de ocupação hoteleira, atraindo cerca de 400 mil visitantes neste mês de julho.

Segundo Sarto, a Prefeitura tem investido em iniciativas para tornar Fortaleza cada vez mais convidativa. Entre as iniciativas, ele citou o projeto Férias em Fortaleza, que realizou shows com atrações locais e nacionais no anfiteatro da Beira-Mar e também no Aterrinho. A programação também contou com atividades infantis e agenda cultural em praças, parques, bibliotecas e teatro.

“Neste mês de julho, registramos 80% de ocupação hoteleira, atraindo cerca de 400 mil visitantes. Isso corresponde a um impacto no economia de R$ 1,5 bilhão. O turista vem pra cá, fica um tempo, e a gente quer ele fique mais. Já aumentamos em um dia o tempo de permanência aqui. E estamos trabalhando para que sua permanência ainda se prolongue por mais tempo”, afirmou.

O prefeito citou ainda que, ao longo deste mês, Fortaleza alcançou a marca de 3.500 voos, com uma média diária de 17 mil passageiros.

“Voltamos a ter voos diários para Lisboa, duas vezes por semana para Paris, uma vez por semana para Miami. Em agosto agora, vamos voltar a ter o voo para Buenos Aires e, até o fim do ano, para Madri, Amsterdã e Orlando. Então vamos retornar ao estado pré-pandemia”, comemorou.