Pague Menos passa a integrar índice de carbono eficiente da B3 e melhora desempenho climático
A Pague Menos, segunda maior rede de farmácias do Brasil, passou a integrar a carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3, que reúne companhias listadas em destaque pela gestão eficiente das emissões de gases de efeito estufa (GEE), considerando critérios de transparência e desempenho ambiental.
A entrada no ICO2 reflete a consolidação da estratégia de governança climática da companhia, iniciada em 2022, com a realização do primeiro Inventário de Emissões (Escopos 1 e 2) e o estabelecimento de compromissos públicos de redução e compensação de emissões. Desde então, a empresa avançou na elaboração do inventário de Escopo 3, na definição do “Plano de Baixo Carbono” e em ações contínuas de educação ambiental e plantio de mudas.
Até 2025, mais de 15 mil mudas foram plantadas em áreas dos biomas Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal. No mesmo período, a Pague Menos registrou redução de 37% nas emissões diretas (Escopos 1 e 2), resultado, principalmente, da adoção de uma matriz energética mais sustentável. Atualmente, mais de 95% das lojas da rede operam com energia proveniente de fontes renováveis.
O desempenho ambiental da companhia também se refletiu no aumento da pontuação do CDP (Carbon Disclosure Project), uma das principais plataformas globais de reporte e avaliação de dados climáticos, reforçando o nível de maturidade da empresa em transparência e gestão de riscos relacionados às mudanças climáticas.
Para Rosi Puccetti, vice-presidente de Gente, Sustentabilidade e Estratégia da Pague Menos, a inclusão no índice da B3 representa um reconhecimento relevante do trabalho realizado de forma estruturada e contínua. “Para nós, índices e certificações ambientais vão além do reconhecimento, são ferramentas de gestão que comprovam nosso trabalho em prol de um mundo mais justo e com menor impacto ambiental negativo”, afirma.
A companhia projeta novos avanços para os próximos anos, alinhados às normas e exigências mais recentes de reporte de sustentabilidade e clima. “O ano de 2026 será de muito trabalho. Estamos comprometidos em evoluir na forma como reportamos os impactos financeiros dos projetos de sustentabilidade para o nosso negócio, assim como no fortalecimento da gestão dos riscos climáticos mapeados, atendendo às demandas do mercado”, conclui.
Como resultado desse conjunto de iniciativas, a entrada da Pague Menos na carteira do ICO2 da B3 e a evolução na pontuação do CDP posicionam a companhia entre as empresas brasileiras que vêm incorporando, de forma consistente, critérios climáticos à estratégia de negócios, alinhando desempenho ambiental, gestão de riscos e expectativas do mercado.
Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma
A rede de farmácias Pague Menos e Extrafarma está presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Conta com mais de 1.650 lojas, distribuídas em mais de 400 municípios, com 27 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líder nas regiões Norte e Nordeste, a rede é hoje o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de 1.100 unidades de consultórios farmacêuticos em todas as regiões do país.
