Patrocinadores levam espaços imersivos e interativos para a edição de 40 anos da Bienal do Livro Rio
A edição especial de 40 anos da Bienal do Livro Rio, que se tornou patrimônio cultural do Rio e provocou recordes de vendas no primeiro fim de semana, está recheada de experiências e ativações dos patrocinadores. O maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país, que deve receber mais de 600 mil pessoas até o próximo dia 10 de setembro, terá exposição homenageando o educador Paulo Freire, estúdio para a transmissão de lives, circuito com direito a brindes e um espaço com jogos sensoriais, além das mais de 200 horas de programação.
Para Bruno Henrique, gerente de Marketing e Conteúdo da GL events, referência mundial no mercado de eventos e uma das organizadoras da Bienal, as marcas abraçam o festival porque enxergam valor em se associar a um produto que estimula o hábito da leitura para transformar o Brasil.
“Chegamos aos 40 anos de história promovendo reflexões com transversalidade e encantamento, que criam memórias afetivas e geram um impacto positivo em toda a sociedade, transcendendo o próprio evento. Cada visitante tem seu jeito único de sentir as histórias e viver a Bienal, que é uma grande celebração da cultura, levando para a vida esse momento especial – além de livros nas sacolas”, diz Bruno Henrique.
Confirma com alguns destaques que as marcas prepararam para o público:
Shell Brasil – Com a cota Apresenta, a Shell Brasil preparou um espaço instagramável com um livro gigante, com iluminação especial, e o slogan “Energia que vem da gente”, localizado do lado de fora, entre os pavilhões azul e laranja. Além disso, com o apoio da marca, a Bienal tornou-se carbono neutro a partir de créditos de carbono gerados pela preservação da Floresta Amazônica (REDD+) e projetos de geração de energia eólica da Shell.
Itaú – Outro patrocinador Apresenta, o banco privado traz uma exposição homenageando o educador Paulo Freire e apresenta fotos, vídeos, documentos históricos e manuscritos de obras importantes, no Pavilhão Verde.
TikTok – Na programação do estande estão bate-papos autores que são sucesso na plataforma e outros booktokers ; um estúdio para a transmissão de lives e um espaço para o público gerar seus próprios conteúdos #booktokbrasil. Também no pavilhão verde.
Supergasbras – O espaço tem um palco com extensa programação cultural ao longo de todos os dias da Bienal, com shows de música, teatro e mágica. A área interativa tem jogo da memória, plataforma 360º para fazer vídeos – que são enviados via QR code – uma banheira com bolinhas onde as pessoas podem entrar para fazer fotos, um espaço instagramável com uma moldura de foto polaroid e uma máquina para pegar bichinhos de pelúcia. Quem conseguir, leva o bichinho para casa.
Zap – O espaço fará o sorteio de quatro casas de fábulas em 3D: a Casa dos Bruxos, inspirada nas obras de Harry Potter, de J.K Rowling; a Casa Vampiro, inspirada em Drácula, de Bram Stoker, e Crepúsculo, de Stephenie Meyer; a Casa Fábula, inspirada nas fábulas “A Cigarra e a Formiga” e “A Lebre e a Tartaruga”; e O Castelo das Princesas, inspirado no castelo da Disney. O resultado do sorteio será divulgado no dia 10, último dia da Bienal.
O estande, no pavilhão verde, tem ainda um espaço instagramável com uma foto do castelo da Disney, onde o público pode tirar fotos profissionais, que são enviadas via QR code ou por e-mail.
BIC – Logo na entrada, no Pavilhão das Artes, as pessoas encontram um cubo interativo e instagramável para que possam preencher com seus nomes e registrar sua presença o evento. Já no estande da marca, localizado no pavilhão verde, o público encontra um papel gigante com a frase “Tudo começa com papel e BIC”, onde as pessoas podem assinar ou deixar uma mensagem registrada. Quem tirar uma foto e marcar @bicbrasiloficial ganha uma caneta bic intense colorida. O espaço para fotos tem asas em luz neon com a frase “Voe com BIC”.
Prefeitura do Rio – O estande tem um espaço para palestras e contação de histórias. O público pode brincar com jogos feitos pelos alunos do Ginásio Experimental Tecnológico (GET). Há um espaço com jogos sensoriais para pessoas com necessidades especiais e uma maquete do Complexo de Favelas do Caju, feita por estudantes e com sensores que acendem as luzes das casas e estabelecimentos, como escolas e supermercados. O espaço está localizado no pavilhão laranja.
Suzano – A companhia assina a Praça dos Autógrafos, por onde passam os principais nomes da programação oficial, serão distribuídos mais de 3.500 autógrafos, ao longo dos dez dias de evento.
Correios – A marca traz um espaço instagramável com uma bicicleta para lembrar as entregas de cartas no pavilhão das Artes, por onde o público chega à Bienal. Um personagem vestido de Carteiro também circula pelo festival, tirando fotos com visitantes.
Chambril uma marca Sylvamo: estreando na Bienal, o espaço possui uma ativação do papel Chamex que convida o público a fazer uma experiência de fotos e vídeos num ambiente lúdico e divertido. Além disso, o Chamequinho, mascote da marca, tem virado sensação entre os pequenos.