Primeiro dia de triagem do projeto Defensoria em Movimento começa nesta quinta-feira (17)
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) iniciou nesta quinta-feira (17), o primeiro dia de triagem do Projeto Defensoria em Movimento no Conjunto Tancredo Neves, em Fortaleza. Até esta sexta-feira (18.11) a equipe de colaboradores da instituição estará na Associação dos Moradores do bairro (rua Beija-flor, nº 155, Jardim das Oliveiras) orientando sobre a documentação necessária para o atendimento com os defensores.
No sábado (19.11), será o dia D para o atendimento dos casos agendados pela triagem. Poderão ser realizados atendimentos ligados a inventário, divórcio consensual, partilha de bens, regulamentação de visitas e guarda dos filhos, entre outros. Além disso, os moradores do bairro podem solicitar acompanhamentos processuais em questões criminais, de família, direito do consumidor, saúde, idoso, infância e juventude e execução penal. Tudo acontecerá somente no período da manhã, de 9h ao meio-dia.
Maria Emiliana Rodrigues da Silva, 40 anos, dona de casa, estava na sede da Associação e soube dos atendimentos por meio do carro de som que está passando no bairro. “Quero ver como está o processo que estou respondendo e entrar com a ação de divórcio para me separar de vez do meu ex-companheiro”, destaca.
Já a moradora Viviane Ferreira da Silva, de 43 anos, recebeu a documentação para dar entrada em uma ação de curatela dos pais, de 86 e 81 anos. “Vi nas redes da Associação a divulgação do evento e trouxe uma parte da minha documentação. Sei que aqui vou receber as orientações, porque preciso oficializar esses cuidados. Somos oito filhos, mas só eu fico nessa correria de cuidar dos nossos pais, que já são idosos e têm problemas de saúde. Então, espero que dê tudo certo”, pontuou a dona de casa.
Ao todo, cerca de 20 pessoas buscaram o atendimento na triagem neste primeiro dia. “Percebemos sempre que o primeiro dia é uma movimentação mais tímida, mas estamos com grande expectativa para os próximos dias. Estamos com um carro de som divulgando no bairro essa nossa atuação, reforçando com a imprensa e nas nossas redes sociais para que o público tome conhecimento que o projeto está aqui no Conjunto Tancredo Neves”, pontuou a defensora pública Lia Felismino, assessora de Relacionamento Institucional da DPCE.