Saiba como liderar um time de alta performance

Ter um time engajado, com as competências técnicas necessárias para o negócio e ajudar no desenvolvimento da empresa, é um grande desejo dos empreendedores. Embora, liderar não seja tarefa fácil, porque vai muito além de mandar e desmandar. É muito importante que os gestores acompanhem o dia a dia, e tenham a habilidade de motivar, influenciar e inspirar pessoas.

A liderança não pode ser confundida com hierarquia, personalidade e gerência.   Nesse contexto, liderar é o processo de influenciar pessoas, maximizando seus esforços e qualidades, em prol de um objetivo comum.” Um bom gestor alcança resultados por meio da gestão do trabalho dos outros e isso envolve formar e capacitar líderes eficientes. Sem um time capacitado, o empreendimento fica limitado tanto geograficamente, quanto em complexidade. E sem liderança não é possível ter crescimento”, destaca Cilene Noman, especialista em Gestão de Negócios e Master Coach. 

Além disso, mais do que só se preocupar com os resultados e lucros da empresa, é fundamental fornecer um ambiente saudável para o desenvolvimento pessoal e profissional dos membros da equipe. “As instituições que têm como foco único os resultados e a produtividade, geralmente, são frágeis entre as pessoas, com altas taxas de turnover e altas demandas com desligamentos, contratações e treinamentos”, explica a Master Coach.

Principais funções das lideranças

  • Selecionar as pessoas colaboradoras da equipe;
  • Estruturar o trabalho da equipe;
  • Promover a capacitação e o desenvolvimento de pessoas colaboradoras;
  • Liderar e impulsionar a equipe;
  • Manter a motivação e o engajamento no trabalho;
  • Fazer avaliação de desempenho das pessoas;
  • Fazer o reconhecimento profissional de todas as pessoas.

Também é necessário ressaltar que liderança não é o que você faz, mas como você faz. “Conhecer bem as pessoas e o negócio, ajuda a aperfeiçoar e orientar os envoltos da melhor maneira rumo ao sucesso de uma estratégia. Saber também diferenciar aquele que executa as tarefas e recompensar quem ajudou a garantir o trunfo ajuda a manter as pessoas motivadas e focadas”, comenta Cilene. 

Fonte: Cilene Noman, especialista em Gestão de Negócios e Trainer Comportamental. @nomandho – www.nomandho.com.br

Compartilhe nas redes sociais!