Saiba porque o líder que conhece as dores dos funcionários tem melhor resultado
É sabido que uma pessoa com uma estratégia bem definida pode render muito mais do que uma que esteja sem a clareza do que pode fazer para alcançar seus objetivos, sobretudo no mercado de trabalho.
Sobre isso, o empresário Victor Assis respondeu porque um líder/chefe que conhece essa necessidade em seus colaboradores consegue ter melhor desempenho e extrair melhores resultados.
“É preciso que os empreendedores entendam que ser líder é bem mais assertivo do que ser um chefe. E qual a diferença entre eles? A principal é a forma como o poder de cada um é exercido. Ambos têm poder de decisão e estão à frente de um grupo/equipe. Porém o líder exerce seu papel de forma mais democrática e inspiradora, enquanto que o chefe é mais autocrático, ou seja, onde quem comanda é que tem o poder. Um líder consegue fazer com que os seus liderados performem bem melhor”, disse.
Tocando em um assunto que sempre inspira discussões, a saúde mental, uma dica dada por Victor foi que esse líder busque conhecer as dores do seu funcionário. “Quais são as dificuldades de cada uma? Busque entender, tente se colocar no lugar de cada um, para que você possa se apresentar como uma chance de resolução desse ou daquele problema”, aconselhou.
Ainda segundo Victor, a máxima de que um mal líder adoece os funcionários é pura verdade. Segundo ele, o líder também precisa prezar por sua saúde mental.
“Outro ponto essencial para um líder é primeiro ter conhecimento do setor que ele lidera. Não dá para liderar um setor de criação sem nunca ter criado nada. Sem ter passado por isso. Dou esse conselho porque ser um líder que não consegue fazer com que sua equipe dê resultados também pode ser danoso. Outro ponto que a gente pode destacar, que é até clichê, é a máxima de que conhecimento nunca é demais”, finalizou.
Sobre Victor Assis
O empresário tem experiência no mercado de trabalho: em sua trajetória profissional, já passou por grandes empresas como Bradesco e Edelman. Além de ter uma forte relação com o esporte, já que foi gerente de Marketing do Palmeiras durante seis anos, e esteve envolvido nos projetos que circundam os principais lançamentos da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014. O CEO também investiu na formação acadêmica. Ele passou pelos moldes da Universidade Anhembi Morumbi, pelo curso de gestão de equipe da St. Martin University of the Arts de Londres e do curso de branding da ESPM.
Antes de se tornar um empresário de sucesso a nível nacional, Victor teve seu trabalho em destaque na área do esporte já que participou de diversos projetos em conjunto com grandes marcas, como a Adidas, em uma ação da Copa do Mundo, a PUMA, com o lançamento da camisa do Palmeiras, e a XBOX, em um projeto que viabilizou o primeiro collab de vídeo games e clubes de futebol da história.