Setembro Amarelo: campanha JUNTOS realiza blitz em shopping neste sábado
Iniciativa da Igreja Batista Central, a campanha JUNTOS promoverá ações de escuta terapêutica, ‘abraços grátis’, música ao vivo, dentre outras atividades a partir das 16h, no Shopping Eusébio. O evento é aberto ao público
Setembro é o mês de valorização da vida e prevenção ao suicídio. E para fortalecer a mensagem de amor e unidade por meio de ações de apoio e cuidados, a Igreja Batista Central (IBC) realizará neste sábado (24) uma blitz no Shopping Eusébio, a partir das 16h. A ação faz parte da campanha JUNTOS – Para que muitos creiam.
Na programação, ‘abraços grátis’, distribuição de rosas, oração, escuta terapêutica com profissionais da área de psicologia, música ao vivo, além de brincadeiras com crianças, panfletagem e flash mob na praça de alimentação. As atividades ocorrerão simultaneamente dentro e fora do shopping.
“Queremos aproveitar esse momento [Setembro Amarelo] justamente para conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde mental e a valorização da vida. O shopping acaba sendo um grande ambiente para isso”, fala o coordenador da Rede de Relacionamento da IBC, Lucas Ferreira.
De acordo com ele, que também é teólogo e pós-graduado em aconselhamento, após enfrentarem o isolamento e a dor da pandemia da Covid-19, as pessoas estão precisando mais de apoio e acolhimento para seguirem firmes em relação às questões da vida. Dessa forma, a campanha JUNTOS surge com o propósito de fortalecer o relacionamento, a comunhão e a evangelização.
“O nosso papel como Igreja é oferecer mais uma opção de apoio para as pessoas que estão buscando encontrar uma solução, um conforto, uma orientação ou até uma razão para viver. Queremos oferecer um momento de afago, uma oportunidade de as pessoas poderem sair um pouco dessa loucura da vida e encontrar outras para uma oração, um abraço, uma escuta terapêutica”, diz.
Situação no mundo
O suicídio é um grave problema de saúde pública global e uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo. Desigualdades sociais e econômicas, emergências de saúde pública, guerra e crise climática estão entre as ameaças estruturais globais à saúde mental.
Segundo dados do recente Relatório Mundial de Saúde Mental: Transformando a Saúde Mental para Todos, da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade, em 2019. Os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade, causando um em cada seis anos vividos com incapacidade.
Pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas evitáveis. A depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia.
Acolher quem precisa de ajuda
Compreender os determinantes sociais e estruturais da saúde mental ajuda a intervir de forma a reduzir riscos. Isso pode gerar resiliência e desmontar barreiras que impedem pessoas com problemas de saúde mental de participarem plenamente da sociedade, uma missão que deve envolver a todos.
“Quando saio desse isolamento e vou para o convívio comunitário, lá encontro pessoas que também sofrem o que sofri. Aquele meu sofrimento perde um pouco de peso porque percebo que não estou sozinho na luta. Tem pessoas que também sofrem como eu sofro. Elas estão vencendo, estão seguindo a vida. Então, eu percebo que também posso seguir”, comenta Lucas sobre a importância de viver em comunidade.
Programação JUNTOS
A campanha JUNTOS iniciou no dia 4 de setembro e segue até o dia 23 de outubro. Dentre as ações, estão o atendimento social, arrecadação e entregas de fraldas e cestas básicas, café da manhã com moradores de rua, atividades lúdicas no Dia das Crianças, mutirão de limpeza de praia, entre outros.
A programação é aberta ao público e também para quem tem interesse em colaborar, seja doando ou fazendo parte da ação. Para o evento deste sábado, a equipe estará a postos a partir das 15h30.
“Quem quiser oferecer algum tipo de apoio e somar com a gente, é só chegar a partir das 15h30 e nós estaremos lá, recebendo as pessoas, dando orientações. Nós estamos convidando a igreja, como todo, e também quem quiser participar junto com a gente. Será muito bem-vindo”, convida Lucas.
Serviço
Blitz no Shopping Eusébio
Dia: 24 de setembro (sábado)
Horário: A partir das 16h
Local: Shopping Eusébio – Av. Eusébio de Queiroz, 1890 (CE-040)
Campanha JUNTOSRealização: Igreja Batista Central
Mais informações: www.ibc.org.br/juntos