Em evento virtual e gratuito, Amar.elo debate saúde mental corporativa na próxima segunda

Segurança psicológica nas empresas e desafios para o RH são temas de debate da startup cearense Amar.elo Saúde Mental no Fortes Summit, na próxima segunda (20), às 10h. O CEO da organização Aleks Mesquita participa da conversa ao lado de Socorro Silveira, psicóloga e diretora do Desenvolvimento Organizacional da Fortes Tecnologia, e de Fábio Sartorio, fundador do Grupo Sartori Desenvolvimento Humano. Interessados podem se inscrever através do site fortestecnologia.com.br.

Maior evento de tecnologia contábil e empresarial da América Latina, o Fortes Summit será realizado de forma virtual e gratuita até terça (21) com uma programação repleta de palestras que contemplam temas das áreas de gestão. No momento da Amar.elo, os participantes ficam por dentro do impacto da saúde mental no presente e futuro das empresas, além de muitos insights sobre cuidados com os colaboradores.

Amar.elo e Fortes

Como uma das empresas associadas ao Grupo Fortes Tecnologia, a Amar.elo Saúde Mental colabora com soluções e capacitação em segurança emocional junto a Fortes Tecnologia para Gestão de Pessoas, empresa do Grupo que oferece solução completa e digital para automatizar a experiência dos colaboradores, com foco nas melhores tomadas de decisões do RH. 

Criada em setembro de 2021, como fruto da parceria com o Hospital Nosso Lar, a startup Amar.elo é uma plataforma que torna as empresas mais produtivas, eficientes e sustentáveis emocionalmente, por meio de sessões de terapia on-line, pesquisas e da promoção da psicoeducação. O site da Amar.elo pode ser acessado por meio do endereço www.amarelosaudemental.com.br.

Serviço

Fortes Summit

Palestra sobre Segurança Psicológica nas empresas e os desafios para o RH

Quando: segunda-feira, 20 de junho

Horário: às 10h

Incrições: fortestecnologia.com.br

Itapipoca ganhará uma sala pública de cinema

Itapipoca, localizada a 342 quilômetros da capital cearense, será contemplada com uma sala pública de cinema. A iniciativa integra as ações do programa Cine +: cultura, educação e sustentabilidade e consiste em democratizar a arte a partir da construção de salas cinematográficas em municípios de até 250 mil habitantes. A ação é da Quitanda Soluções Criativas, em parceria com a Enel, poder público, e outros importantes colaboradores.

A sala, com capacidade para 100 lugares, trará uma programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados principalmente aos direitos humanos e à educação. Para além de exibição cinematográfica, o local será um espaço multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e apresentações das mais diversas linguagens artísticas, e uma área de conveniência externa, com banheiros, lanchonetes e pipoqueira.

O programa também promoverá uma capacitação técnica e artística para 10 jovens do município, que serão formados em Exibição Cinematográfica Independente.

O espaço foi viabilizado para garantir o acesso de todos, com rampas, piso tátil, guarda corpo e sinalização para favorecer o livre deslocamento.

O mais novo espaço de lazer e cultura da cidade será construído na rua Dom Aureliano Matos, ao lado da Biblioteca Pública Rita Aguiar Barbosa, em frente à praça Perilo Teixeira, no Centro da Cidade. O prédio já foi sede da delegacia de Itapipoca. A previsão de entrega é outubro deste ano.

Segundo Viana Júnior, secretário executivo da Cultura de Itapipoca, o município é carente de equipamentos culturais públicos. “Somos o maior município da região do Litoral Oeste e Vale do Curu, uma das cidades mais produtivas do Ceará em se tratando de produção artística, com diversidade cultural rica, mas que, assim como a região, não dispomos de estruturas físicas onde difundir e garantir o acesso à arte e cultura para a população, inclusive as produções artísticas e culturais produzidas nos territórios. O projeto Cine+ será o primeiro equipamento cultural de difusão artística público do município, um equipamento que impactará não só no território de Itapipoca, mas em toda a região. Itapipoca é uma cidade que produz, há muitos anos, obras audiovisuais com um vasto repertório, mas por falta de equipamentos e estrutura, não é potencializado na cidade. O cinema irá suprir uma lacuna histórica e necessária na cidade e região, potencializando as produções locais, capacitando os agentes culturais e democratizado a arte e cultura no interior cearense”, enfatizou.

O Cine + é uma realização da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Marco Zero, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapipoca, produção executiva da Cinco Elementos e apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Agradecimento: Enel.

Sobre a Quitanda Soluções Criativas
Com escritórios no Rio de Janeiro e no Ceará, a Quitanda Soluções Criativas atua como um negócio de alto impacto para o desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. Há 15 anos, a agência e produtora cultural vem impactando o setor de forma ampla, partindo da criação, da execução, da formação, até a produção cultural e caminhando em direção à difusão artística.

Sobre a Enel Distribuição Ceará


A Enel Distribuição Ceará fornece energia elétrica nos 184 municípios do Estado do Ceará, em uma área de 149 mil quilômetros quadrados. A Companhia conta com uma base comercial de aproximadamente 4,38 milhões de unidades consumidoras, envolvendo uma população de cerca de 9,2 milhões de habitantes. É a terceira maior distribuidora do Nordeste em volume distribuído.

Shopping Benfica lança livro-depoimento de uma mãe sobre o diagnóstico de autismo do filho nesta sexta-feira

Preconceitos, tratamento, histórias e relatos do cotidiano de uma mãe sobre o diagnóstico de autismo de seu filho são descritos no livro “O autismo em minha vida: relatos de uma mãe atípica que aprende mais do que ensina”, da editora Premius. De autoria da pedagoga e pós-graduanda em Neuropsicopedagogia, Kátia Miranda. O livro será lançado nesta sexta-feira, dia 17 de junho, às 19h, no Shopping Benfica (2º piso).

Narrado em primeira pessoa, o livro conta diversos momentos de Kátia, de sua história de vida até a chegada de seu filho, que está no Transtorno do Espectro Autista (TEA). A autora também traz assuntos relacionados tanto à questão profissional quanto à busca por tratamentos adequados. “Abordo sobre as dificuldades para descobrir o diagnóstico e terapias adequadas. Há relatos do cotidiano que enfrentamos, do preconceito que está enraizado e do capacitismo em várias situações e em vários ambientes”, comenta.

Ao tornar-se mãe de uma criança autista, a autora Kátia Miranda, graduada em Pedagogia e em Matemática, pós-graduada em Ensino de Matemática e pós-graduanda em Neuropsicopedagogia, deu uma pausa no trabalho que tinha há 9 anos em Itaitinga. Porém, continuou exercendo o ofício da pedagogia com seu filho Oziel, que possui 11 anos de idade. Após sentir e vivenciar muitas situações de preconceito e capacitismo com seu filho, Kátia tornou-se ativista da causa autista, passando a ajudar outras mães e professores por meio de seu aprendizado e trocando experiências.

“A partir da minha experiência, eu busco ajudar outras famílias a aceitarem o diagnóstico, a entender que a criança possui características diferentes, que precisa de adaptações e que é preciso que a gente lute por eles, pois a sociedade, muitas vezes, fecha as portas. Auxilio também a saberem exigir os direitos dos seus filhos, pois quando você sabe dos direitos, consegue ajudar melhor. A inclusão começa na família”, pontua.

Ainda de acordo com a autora, é preciso naturalizar o autismo por ser algo invisível e que, a partir do momento que se tem o diagnóstico, passa a se tornar visível. Assim, é preciso buscar meios para inserir essas pessoas na sociedade, para que elas possam estar em vários ambientes.

Espaço de arte e cultura

O Shopping Benfica reserva, desde sua fundação, em 1999, espaços para a promoção da arte em suas diversas expressões. Dessa forma, o público sempre irá encontrar no local possibilidades de prestigiar, de forma gratuita, exposições de fotografias, pinturas, xilogravuras, esculturas, além de eventos gratuitos de literatura e formação cidadã.

SERVIÇO

Lançamento do livro “O Autismo em minha vida: relatos de uma mãe atípica que aprende mais do que ensina”

Autora: Kátia Miranda

Editora: Premius

Data: 17 de junho (sexta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Shopping Benfica (End: Av. Carapinima, 2200 – Benfica – Fortaleza/CE) – Área de Eventos (2º piso).

Valor do livro: R$ 25,00.

Primeiro dia do Festival Mel, Chorinho e Cachaça tem grande público e movimenta a Serra da Ibiapaba

Após dois anos de paralisação em virtude da pandemia de COVID-19, o já consolidado Festival Nacional Mel, Chorinho e Cachaça retomou suas atividades, nesta quinta-feira (16), com grande presença de público em diversos pontos da cidade de Viçosa do Ceará, na região da Serra da Ibiapaba. O município foi totalmente preparado para receber turistas de todo o país para experimentarem o clima serrano da cidade e conhecerem mais da cadeia produtiva do mel e da cachaça. São dezenas de produtores expondo seus produtos e mostrando o potencial econômico da região. 

“Não temos palavras para descrever o que foi esse primeiro dia de festival. Depois de dois anos sem realizar o evento, a emoção foi e está sendo muito grande. O Festival, além de trazer grandes atrações musicais, tem ficado bastante conhecido pelas oportunidades que tem gerado para a economia local, fortalecendo a produção no município e de regiões vizinhas à cidade de Viçosa do Ceará”,  celebra Fernando Elpídio, diretor do projeto.

Segundo Elpídio, a ocupação hoteleira da cidade foi totalmente preenchida, aquecendo a economia local. Com temperatura média de 18o, Viçosa do Ceará é um dos destinos mais procurados por turistas e visitantes. 

“Esse festival é um grande impulso para que o produtor produza cada vez mais e melhor, visando o turismo, também. Nossa cadeia produtiva precisa de incentivos como esse para que a nossa economia se fortaleça e se modernize para atender a demanda”, disse Edilberto Carneiro, produtor de frutas há quatro anos na região da Ibiapaba.

Roberta Fiuza, Grupo Cordas que Falam e Carlinhos Patriolino são algumas das atrações desta sexta-feira. O encerramento do evento acontece neste sábado com a apresentação inédita do grupo demônios da garoa junto com a cantora Sandra de Sá.

O FESTIVAL

O 10º Festival Nacional Mel, Chorinho & Cachaça de Viçosa do Ceará é uma ação cultural gratuita que integra a gastronomia regional, atividades de lazer e negócios da Ibiapaba. O primeiro Festival foi realizado em abril de 2007. De 2008 a 2010 o projeto fortaleceu a sua imagem, sendo conhecido em várias regiões do Brasil, principalmente devido ao processo seletivo para compor a programação musical por meio de inscrições de grupos e instrumentais. A média de público a cada edição é de, aproximadamente, 30 mil pessoas circulando durante os três dias de festival, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará e do Sebrae Ceará. O evento é gratuito e presencial, com programação musical, gastronômica e de negócios distribuída nas praças Matriz e Praça Felipe Camarão, além do Complexo Turístico Igreja do Céu.

Serviço

10º Festival Nacional Mel, Chorinho e Cachaça

Dias 16, 17 e 18 de junho de 2022

Local: Viçosa do Ceará – Serra da Ibiapaba

Evento gratuito e presencial

Saiba toda a programação em: http://novaletra.com.br/melchorinhoecachaca/

Redes sociais: @melchorinhoecachaca

Corredores Digitais realiza Pitch Day com startups da edição 2021

Na última terça-feira, 14, as startups do Programa Corredores Digitais, Hub de Inovação do Governo do Ceará, participaram do Pitch Day. A programação aconteceu durante todo o dia em formato online e contou com apresentações de pitch para um grupo de representantes do ecossistema.

Entre os convidados para compor as bancas, estavam: Helaindo Júnior (Coordenador de Programas de Inovação AmbevTech), Luiza Luth (Community Builder na FCJ Venture Builder), Júlia Barreto (Coordenadora de Comunidades na ABStartup), Gabriela de Aquino (Analista Técnica do Sebrae/CE), Tati Betat (Diretora Executiva da FUNDETEC/URCA), Jeferson Boes (Head na HUB Engenharia e Incorporações), Ana Carla (Coordenadora do Curso de Administração na Unifamentro), Flavio Neves (Fundador e Editor-Chefe do Rapadura Tech) e Elizangela Andrade (Articuladora Sebrae Cariri).

As startups foram avaliadas e receberam notas. As soluções que se saírem melhor garantem uma vaga para o Demoday, onde terão a oportunidade de apresentar seus negócios e celebrar o final da jornada 2021. Participaram: Arqué, Straloo, Unin, Galpãotec, Tradu, Concretizando os sonhos, Conexão Maciço, Ecocamping Lumiar, Ecoceara, Portal Emprega Mais/ Descubra.app, 7time, Conect, Direito, Kiplay, Minilabs, Iceberg, Smartgears, E-correção, PlantEdu, Meu Fornecedor, Carreira HUB, Lista Green, Panfletou, Pet-B, Pomtal, Senescare, Cities, Finanças com Juli, G.I.M, S-Mapio e Seu Traço Artístico. A lista dos finalistas será divulgada nesta segunda-feira (20) que irão se apresentar no Demoday, dia 30 de junho.

Sobre o Corredores Digitais

O Corredores Digitais é um Hub de Inovação do Governo do Estado do Ceará, realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, que promove o desenvolvimento de negócios do começo à geração de seus resultados. Apoiamos empreendedores com startups em várias fases de maturidade, levamos conteúdo prático de qualidade e atual, possibilitamos conexões. Além de oferecer acesso a benefícios, como: mentorias, vantagens de empresas parceiras, serviços individualizados, capacitação e networking.

Shoppings da Ancar no Ceará realizam o São João Xodó da Gente

São João é cultura, tradição e, para quem curte as festas juninas, uma das melhores épocas do ano. Depois de dois anos sem comemorar o São João devido à pandemia, os shoppings do grupo Ancar no Ceará – North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping – retornam com uma programação focada na tradição.

Quermesse 

No North Shopping Jóquei e no North Shopping Fortaleza serão realizados três dias de quermesses com shows, quadrilhas, comidas típicas e muita alegria. Uma cidade cenográfica será montada para abrigar todas as atividades com muito forró como trilha sonora, além de comidas típicas para o público se deliciar. No North Shopping Maracanaú e no Via Sul Shopping, haverá atrações e uma programação musical especial durante todo o mês de junho. Todos os shoppings contarão com exposição de trajes juninos. 

“O conceito do nosso São João abraça o regionalismo, potencializando o sentimento de reconhecimento e de pertencimento, é o Xodó da Gente. O público está com saudade de ver apresentação de quadrilha, de saborear as comidas típicas, de viver a época junina. Vamos levar tudo isso aos frequentadores dos nossos shoppings. Nas quermesses, a expectativa de público é de 2 mil pessoas por dia, em cada shopping. Além do ponto da praça de alimentação, teremos barraquinhas de comidas típicas nos espaços temáticos”, declara Sara Dantas, Gerente de Marketing da rede Ancar Ivanhoe no Ceará.

A programação completa também poderá ser consultada nas redes sociais dos shoppings. 

Programação

Via Sul Shopping 

Dias 17,18, 24 e 25 de junho

17h às 18h30 – Quadrilha itinerante

18h30 às 20h30 – Forró pé de serra e Xote

North Shopping Maracanaú

17/06 a 30/06 – Exposição de trajes contando a história das festas juninas de Maracanaú

19/06 – Brincadeiras juninas (infantil) e cortejo pelo mall com a banda Cantakids em parceria com o Clubinho do Mar. (resgate via APP do shopping), das 18h às 20h

22/06 – Apresentação de quadrilha (20h) – Praça de Alimentação

23/06 – Apresentação musical temática (18h) e quadrilha (20h) na Praça de Alimentação

24/06 – Apresentação de quadrilha (20h) – Praça de Alimentação

North Shopping Jóquei 

Quermesse 

Dias 24, 25 e 26 de junho

Horário: Sexta das 17h às 22h e Sábado e Domingo das 16 às 22h

North Shopping Fortaleza 

Quermesse 

Dias: 1, 2 e 3 de julho

Horário: Sexta das 17h às 22h e Sábado e Domingo das 16 às 22h

Fake news são entraves para o bom funcionamento da gestão pública

A popularização e o acesso facilitado aos meios de comunicação fizeram o conceito de fake news ganhar forma e concentrar sua atuação em um dos campos bastante férteis para se proliferar: o meio político. As notícias fraudulentas, além de trazerem um conteúdo que não condiz com a realidade, favorecem a desinformação e conseguem ter mais repercussão na sociedade do que as verdadeiras.

De acordo com o Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual, mídias, entretenimento e novas tecnologias da OAB/CE, Roberto Reial, no campo das políticas públicas, as fake news impõem aos gestores o desafio de combatê-las, zelando pela eficiência e pelas evidências científicas nas decisões.  

“Esse cenário leva gestores de políticas ao desafio de, não apenas informar corretamente, mas combater a desinformação. Os profissionais da gestão pública devem entender que há um inegável potencial de mobilização e de conscientização por meio das redes sociais. Com isso, podem pensar em como trabalhar com esses espaços a favor das pessoas, captando anseios, dúvidas, queixas e suas diferentes percepções sobre as políticas públicas”, afirma Roberto Reial.

Ele será um dos convidados a compor o painel sobre Estratégias de Comunicação durante o X Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2022, que acontece nos dias 22 e 23 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, falando sobre “O impacto das fake news, suas consequências na imagem da Prefeitura e a visão jurídica”.

Além de Roberto Reial, o painel recebe Leurinbergue Lima, Diretor Norte Nordeste do Clube de Profissionais de Marketing Político (CAMP) e Fabner Utida, Consultor na Venpar, Cientista social que atua na área de Comunicação com ênfase em Marketing Político, Eleitoral e Governamental, que abordam, ainda, os Fundamentos Científicos da Comunicação Política-Governamental e A importância das redes sociais e o impacto nas gestões municipais. A mediação é de Camila Coutinho, Sócia da Nexum Marketing e Resultados e Professora convidada nos cursos de MBA da UNIFOR.

Sobre o Seminário

Com o tema “10 anos contribuindo para o fortalecimento da gestão municipal”, o evento vai reunir especialistas para compartilhar experiências, conhecimentos, soluções e cases de sucesso com o objetivo de auxiliar os gestores municipais no exercício de suas responsabilidades e obrigações.  

O seminário, uma realização da Prática Eventos, conta com o apoio institucional do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e do Instituto Rui Barbosa (IRB) e promoção da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE) e Instituto Future. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo site www.seminarioprefeitosce.com.br.

Parangaba É Show anima programação infantil do final de semana

Os finais de semana de junho continuam bastante animados no Shopping Parangaba, com a programação infantil “Parangaba É Show”. A atração é dividida em sessões com diversas atividades para as crianças e suas famílias. O evento ocorre no próximo dia 18 e em todos os sábados deste mês e conta com personagens já conhecidos das crianças.

As crianças poderão participar de momentos lúdicos como jogos de boliche, corrida de sacos, basquete, dardos, música, concurso de dança, quiz, e muito mais; das 16 até as 19h. Todo o programa de entretenimento é conduzido pela Cia. Mix da Alegria, em parceria com o shopping.

Festas Juninas

Durante o mês de junho, o Palhaço Matraca e seus parceiros conduzem momentos relacionados aos festejos de São João. Neste sábado haverá a oficina “Confeccionando um joguinho de pescaria”, onde as crianças aprenderão a fazer peixinhos e varas de pescar.

Serviço:

Evento: Parangaba É Show;

Local: Shopping Parangaba – Piso L2;

Data: 18 de junho;

Evento Gratuito.

Caixa começa a pagar parcela de junho do Auxílio Brasil
Programa Auxílio Brasil

A Caixa começa a pagar hoje, 17, a parcela de junho do Auxílio Brasil. Hoje recebem os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com final 1. O valor mínimo do benefício é de R$ 400. As datas seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões de famílias foram incluídas no Auxílio Brasil.

Auxílio Gás

O Auxílio Gás também é pago hoje às famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 1. Com valor de R$ 53 em junho, o benefício segue o calendário regular de pagamentos do Auxílio Brasil.

Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias, até o fim de 2026, com o pagamento de 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, conforme valor calculado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) nos últimos seis meses. Pago a cada dois meses, o Auxílio Gás tem orçamento de R$ 1,9 bilhão para este ano.

Só pode fazer parte do programa quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga um emprego ou tenha um filho que se destaque em competições esportivas ou em competições científicas e acadêmicas.

Podem receber o benefício as famílias com renda per capita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e aquelas com renda per capita de até R$ 200, consideradas em condição de pobreza.

(Agência Brasil)

GRANDES DEBATES DE JUNHO DISCUTE AS “DESIGUALDADES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: CAMINHOS PARA O ENFRENTAMENTO”

A desigualdade educacional no Brasil se agravou com a pandemia do Covid-19, atingindo principalmente a população negra, pobre e, principalmente, das regiões Norte e Nordeste. O abandono escolar, influenciado pela implementação do ensino remoto e das diferenças de materiais ofertados para o ensino público – e até privado – foi uma das consequências dessa disparidade que se faz presente na educação brasileira. Essa realidade e os desafios para seu enfrentamento serão discutidos no “Grandes Debates – Parlamento Protagonista” deste mês de junho. As convidadas são a socióloga, doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Neca Setubal, e a doutora em Filosofia e História da Educação pela PUC de São Paulo, Sofia Lerche, com mediação do jornalista Ruy Lima. O debate será exibido em 21 de junho, às 21h, pela TV Assembleia, Rádio Assembleia e Redes Sociais da Casa.

Antes da pandemia, os dados sobre a desigualdade educacional e o abandono escolar já eram preocupantes. É o que indica um mapeamento realizado em 2019 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Claro, sobre reprovação, abandono escolar e distorção em relação à idade-série. Focando na questão do abandono escolar, o levantamento aponta que 623.187 estudantes das redes municipal e estadual do país abandonaram a escola. Deste total, 329.058 se declararam pretos, pardos e indígenas. Os maiores índices de abandono foram registrados nas regiões Norte e Nordeste.

A pandemia deu margem para o sistema educacional de o país aumentar as disparidades raciais, sociais e locais, Um dos problemas estruturais dessa situação é a falta de acesso a Internet para assistir as aulas online, que gerou um dos maiores problemas, o abandono escolar. A mudança para o ensino remoto era a única opção para os alunos continuarem estudando, seguros do vírus. Porém, um em cada quatro brasileiros não têm acesso à internet, representando cerca de 46 milhões de pessoas, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC), de 2018, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para Sofia Lerche, políticas públicas educacionais de enfrentamento das desigualdades na oferta de serviços à população em idade escolar são as únicas alternativas para mitigar os efeitos da tragédia coletiva que se abateu sobre o mundo e o País. “Nesse processo, é essencial a cooperação e a solidariedade entre todos os envolvidos para não negar a crianças e jovens as perspectivas de futuro”, comenta. Para Neca Setubal, o Brasil tem um “trágico” retrocesso educacional na pandemia. “O número de matrículas em 2021 é significativamente menor do que os dos anos anteriores da pandemia. O número de jovens que não trabalham e nem estudam é acima de 20%. É dramática essa situação”, afirmou. A especialista critica que não houve uma política nacional coordenada para fazer frente a esses problemas.

As convidadas do debate para conversar sobre o tema são:

Neca Setubal – Maria Alice “Neca” Setubal é socióloga, doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). É autora de vários livros, artigos e resenhas. Foi Coordenadora de Educação para América Latina e Caribe pelo Unicef. Atualmente é presidente do Conselho de Administração Fundação Tide Setubal, comentarista na CNN e articulista da Folha de São Paulo.

Sofia Lerche – é doutora em Filosofia e História da Educação pela PUC de São Paulo, com pós-doutorado pela Universidad Nacional de Educacion a Distancia (UNED) da Espanha. É professora titular do Programa de pós-graduação em Educação (PPGE) da UECE, pesquisadora do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e de Políticas Educacionais (DPGE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e líder do Grupo de Pesquisa Politica Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA) do CNPq.