M. Dias Branco adota 800 hectares da Reserva Natural Serra das Almas

A M. Dias Branco, companhia alimentícia do Ceará, adotou 800 hectares da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), Unidade de Conservação (UC) de 6.285,38 hectares localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). A adoção foi realizada por meio da campanha “Adote a Reserva”, iniciativa da Associação Caatinga, entidade não governamental sem fins lucrativos, que atua desde 1998 na conservação das terras, florestas e águas da Caatinga.

A Associação Caatinga gere e conserva a RNSA desde 2000; assim sendo, com os 800 hectares adotados, a M. Dias Branco contribui para a proteção da área, que resguarda quatro nascentes, espécies ameaçadas de extinção e, além disso, contribui para a manutenção de serviços ambientais e ecossistêmicos da região, como mitigação dos efeitos do aquecimento global e segurança hídrica para mais de 40 comunidades rurais.  

Em 2019, a empresa já havia adotado 50 hectares da RNSA como projeto piloto. Assim sendo, a soma das duas áreas adotadas (850 hectares) promove, anualmente, o sequestro de 2.960 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera, um dos principais gases potencializadores do aquecimento global. 

Para Thays Garcia, coordenadora de Sustentabilidade da M. Dias Branco, a adoção da Reserva Natural Serra das Almas é um importante passo na proteção da biodiversidade. “A Caatinga é um bioma que corresponde a cerca de 70% da região Nordeste, onde temos 60% de nossas unidades fabris”, conta.

A executiva também explica que a adoção da reserva fortalece o compromisso da companhia alimentícia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Os ODS abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, como pobreza, igualdade de gênero, aquecimento global, educação, saúde e etc. O propósito é alcançar as 17 metas até 2030.

Daniel Fernandes Costa, Coordenador Geral da Associação Caatinga, afirma que ações de conservação do bioma podem e devem ser estimuladas em conjunto com instituições e empresas privadas. “A parceria com a M. Dias Branco é estratégica, demonstrando na prática o compromisso socioambiental da companhia, que há muito tempo contribui com o fortalecimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga”.

Para finalizar,  Daniella Patrícia, Gerente de Sustentabilidade Ambiental da M. Dias Branco, afirma que “a parceria com a Associação Caatinga tem relação direta com as ações de combate às mudanças climáticas devido aos projetos destinados à conservação das terras e áreas naturais, restauração florestal, proteção da biodiversidade, educação ambiental e tecnologias sustentáveis, que envolvem a população local”. A executiva ressalta que as ações e resultados da Associação Caatinga têm grande importância para as estratégias de sustentabilidade da M. Dias Branco.

CIEE realiza evento sobre lavagem de dinheiro no mundo digital

Na próxima quinta-feira, 30/06, às 9h, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE e o Instituto dos Advogados de São Paulo (IESP) realizarão o seminário “Ativos Digitais e Lavagem de Dinheiro”, que abordará como a tecnologia e novas formas de investimento podem ser afetados pela corrupção. Participarão do debate Ricardo Melantonio, diretor Jurídico e Compliance do CIEE; Helena Regina Lobo da Costa, advogada e professora Associada da Faculdade de Direito da USP; Pierpaolo Cruz Bottini, advogado e professor da Faculdade de Direito da USP; e Renato de Mello Jorge Silveira, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

O evento será realizado no Teatro CIEE, no Bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, e terá transmissão gratuita através do canal oficial do CIEE no YouTube.

Serviço

Seminário Ativos Digitais e Lavagem de Dinheiro

Dia e horário: 30/06, quinta-feira, às 9h

Gratuito

Em clima de festa junina, Yozenn Sorvete Saudável lança o novo sabor Coco Queimado

Embalada pelos aromas dos ingredientes e quitutes tradicionais de São João, a Yozenn Sorvete Saudável acaba de lançar o sabor Coco Queimado. A novidade, que está disponível por tempo limitado, é zero açúcar e 100% natural.

Sempre alinhada com as tendências do setor, a marca aposta constantemente em novos sabores para atrair cada vez mais o público cearense. “Nessa época de São João, nada melhor do que oferecer um sabor que é tradicional no Nordeste, feito com ingredientes naturais e de alta qualidade”, destaca o diretor da Yozenn, Caio Nogueira.    

O novo sabor está disponível em todas as unidades da Yozenn em Fortaleza, incluindo o quiosque na nova Avenida Beira Mar, número B3.

Serviço:    

Avenida Senador Virgílio Távora, 264, Meireles      
Horário: de segunda a domingo: de 10h às 22h      

Shopping Iguatemi – Praça de Alimentação 2º Piso      
Horário: de segunda a sábado: 10h às 22. Domingo: 10h30 às 22h      

RioMar Fortaleza – Praça de Alimentação 3º Piso      
Horário: de segunda a sábado: 10h às 22h. Domingo:10h30 às 22h      

Shopping Del Paseo – Praça de Alimentação 3º Piso
Horário: de segunda a sábado: 10h às 22h. Domingo: 11h às 21h

Avenida Beira Mar – Quiosque B3
Horário: de segunda a domingo: 16h às 22h

I’Music adota Pix como forma de pagamento dos ingressos

O festival I’Music anunciou nova forma de pagamento para compra dos ingressos e, agora, o público pode comprar pagando via Pix. Com maior praticidade, o formato está disponível para compras na loja do evento no Iguatemi, com funcionamento de segunda a sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, de 13h às 21h. Para maiores informações, acesse linktr.ee/iguatemibosque.

I’Music 2022

A noite de abertura (1º de julho) da edição comemorativa de 40 anos do Shopping promete encantar o público com a apresentação de Caetano Veloso, ícone da cultura nacional e parte da história do empreendimento com o show de aniversário de 25 anos do Iguatemi, realizado no ano de 2007, e da cantora Roberta Sá, uma das principais vozes da música nacional contemporânea.

O evento segue nos dias 2 e 3 de julho com shows de grandes nomes da MPB e do rock nacional. No sábado, sobe ao palco Os Paralamas do Sucesso, Frejat, Biquini Cavadão e um show especial de Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobos. Já no domingo, quem se apresenta é Vanessa da Mata, Jorge Ben Jor e o I’Music recebe, com exclusividade, a turnê de sucesso internacional “Irmãos”, estrelada por Alexandre Pires e Seu Jorge.

Em sua 4º edição, o festival espera receber cerca de 40 mil pessoas para prestigiar os shows – 10 mil a mais que nas edições anteriores. O I’Music 2022 abre a temporada de férias da capital, que é um dos destinos mais procurados do país nesse período.

Serviço

Festival I’Music

Onde: Shopping Iguatemi Bosque

Quando: 1º, 2 e 3 de julho

Bilheteria virtual: https://bilheteriavirtual.com.br/imusic

Vendas disponíveis na Loja I’Music, no piso térreo, próximo ao Outback.

Festival Halleluya inicia vendas do lounge e inaugura loja no shopping Iguatemi Bosque

Com data marcada para acontecer de 20 a 24 de julho, em Fortaleza, o Festival Halleluya tem entrada gratuita, mas disponibiliza também um espaço exclusivo para quem optar por mais conforto durante o evento. O Lounge fica em um ambiente na frente do palco Alive, com cadeiras individuais, mesas para quatro pessoas, além de banheiro, lanchonete e estacionamento privativo. 


Para quem optar pelo espaço, as vendas já iniciaram. As reservas podem ser feitas on-line através do site https://efolia.com.br/ingressos/1711/halleluya_2022 ou presencialmente na Halleluya Store, inaugurada na última sexta-feira, dia 17 de junho, no piso L3 do Iguatemi Bosque, em mais uma edição de parceria com o shopping. A abertura contou com a presença de alguns missionários da Comunidade Shalom, membros da organização do festival e alguns parceiros. 

Na loja oficial, além do lounge, é possível adquirir os produtos oficiais do festival halleluya, dentre eles, camisas, sacolas, bonés e botons, bem como livros e outros produtos da Comunidade Shalom. Além da loja no shopping, o Festival Halleluya tem um espaço no Shalom da Paz, da Comunidade Católica Shalom. Lá também é possível adquirir todos os produtos oficiais.

Como festival gratuito para toda a sociedade, construído e mantido pelo serviço voluntário de missionários e pessoas engajadas na Comunidade Shalom, a campanha Você faz o Halleluya lançada neste ano, enfatiza que o festival tem um rosto: o seu! A organização do Festival reforça que o serviço, a intercessão e a doação de cada um tornam possível este evento. Saiba como contribuir clicando aqui.
https://www.festivalhalleluya.com/vc-faz

Serviço

Festival Halleluya inicia vendas do lounge e inaugura loja no shopping Iguatemi Bosque 
Onde: Piso L3. Av. Washington Soares, 85 – Edson Queiroz, Fortaleza.Compra lounge: https://efolia.com.br/ingressos/1711/halleluya_2022Mais informações: https://www.festivalhalleluya.com/

A cada três idosos, um está propenso a quedas; fisioterapeuta lista cuidados

Quedas na terceira idade são eventos comuns, mas que exigem bastante cuidados. O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Ministério da Saúde (Into) indica que um a cada três indivíduos com mais de 65 anos estão propensos a sofrer pelo menos uma queda – e, desse número, um em cada vinte podem ter fratura ou necessitar de internação. A pesquisa também revela que, dentre os mais velhos, com 80 anos ou acima, 40% caem a cada ano. Em 24 de junho, o calendário brasileiro celebra o Dia Nacional de Prevenção à Queda de Idosos e a fisioterapeuta Thais Teles, coordenadora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Fametro (Unifametro), lista cuidados para evitar quedas.

De acordo com a fisioterapeuta, os acidentes são ainda mais comuns na terceira idade pelo processo natural de enfraquecimento gradativo dos músculos. “A partir dos 30 anos de idade começamos a perder massa muscular e passamos por um processo de atrofiamento dos músculos. Isso é ainda mais visível e acentuado a partir dos 60 anos. Numa situação de tropeço, os idosos estão mais propensos a cair porque o músculo já perdeu a capacidade de resposta reflexa de contração”, explica Thais.

Entre os idosos, as quedas podem acarretar, facilmente, fraturas no punho, costelas e fêmur, além de possíveis traumatismos. Para evitar quedas em casa, a profissional indica um planejamento ambiental, retirar tapetes e objetos da residência que atrapalham o deslocamento do idoso e aumentam o risco de quedas. 

“É igualmente importante estimular a movimentação do corpo da pessoa idosa, trabalhar uma fisioterapia de reabilitação ou, se o idoso for mais ativo, a prática de atividades físicas. O uso de calçados mais adequados e até a utilização de dispositivos de auxílio à marcha como bengalas, dependendo do processo de envelhecimento do idoso, também são opções”, indica a fisioterapeuta.

Além dos danos físicos, a queda pode provocar danos psicológicos prejudiciais à reabilitação do idoso. Sobre esse processo, Thais afirma que pode ser lento por conta da sensibilização da resposta motora, causada pelo medo de cair novamente ou até por um quadro depressivo desenvolvido após o evento. “A fisioterapia, nesse contexto, é extremamente importante na reabilitação motora, da marcha, do equilíbrio e da coordenação”, enfatizou.

Sobre o curso de Fisioterapia da Unifametro 

Com nota 5 na avaliação do MEC (nota máxima), o curso de Fisioterapia da Unifametro conta com uma estrutura completa e docentes qualificados com atuação no mercado. A graduação objetiva formar bacharéis com competências e habilidades para atenção à saúde funcional em Fisioterapia, além de tomada de decisões, administração e gerenciamento, liderança, comunicação e educação permanente, desenvolvendo ações de promoção à saúde e prevenção de doenças; proteção, cura e reabilitação de indivíduos. Com duração de 10 semestres, o curso é ofertado nos campi de Fortaleza, Cascavel e Maracanaú, nas modalidades presencial e semipresencial, e nos turnos manhã e noite.

Audiência Pública discute venda da Lubnor na Câmara dos vereadores dia 27

A Câmara Municipal de Fortaleza realiza na próxima segunda-feira, 27 de junho, a partir das 9 horas, uma audiência pública para debater a importância da manutenção da refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor) e dos ativos da Petrobras em Fortaleza.

Os vereadores de Fortaleza tem o poder de barrar a venda do terreno da Lubnor, por isso os petroleiros devem estar presentes para mostrar um movimento forte em defesa da Lubnor aos parlamentares.

Foram convidados para a audiência o prefeito municipal de Fortaleza, José Sarto; representantes da Lubnor; Conselho Administrativo da Petrobras, secretarias municipais e estaduais, Sindipetro, CUT e CTB-CE. A audiência será presidida pelo vereador Guilherme Sampaio.

A audiência acontece durante o período estipulado pelo juiz de direito Mantovanni Colares Cavalcante, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, que determinou a intimação da Petrobrás e da Prefeitura de Fortaleza a apresentarem explanações de fato e de direito a respeito do pedido liminar que requer a suspensão da venda de imóveis de propriedade do Município de Fortaleza nos quais está localizada a Lubnor. Findado o prazo, o juiz analisará a postulação quanto à tutela de urgência.

“A Lubnor é a maior arrecadadora de ICMS do estado e também a maior fornecedora de asfalto do Nordeste. Sua privatização terá os mesmos efeitos indesejados que estamos assistindo com a venda de outras subsidiárias da Petrobras, com efeitos sobre a economia local. Além disso, está sendo feita de forma ilegal, incluindo terrenos públicos sem autorização. Esperamos que essa audiência traga esclarecimentos e reforce a defesa da Lubnor como parte do parque produtivo da Petrobras no Ceará “, falou o vereador.

Ação Popular

A Ação Popular foi movida por Guilherme Sampaio, em conjunto com o presidente do Sindicato dos Petroleiros do Ceará (Sindipetro CE/PI), Iran Gonçalves Vieira Filho e o petroleiro Francisco Carlos Oriá Fernandes, visando invalidar a venda da refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste – Lubnor, por considerarem ato lesivo ao patrimônio público, uma vez que a operação incluiu terrenos da Prefeitura de Fortaleza, sem a autorização legal exigida nesses casos.

Segundo a escritura pública referida nos autos, a empresa se encontra parcialmente instalada em terrenos públicos, de propriedade do Município de Fortaleza, que tiveram a concessão de uso à Petrobrás legitimada por Lei Municipal, à título gratuito, por prazo indeterminado, condicionado ao uso da área tão somente para o exercício das atividades de refino.

Em se tratando de imóvel de propriedade da municipalidade, nos termos do art. 33 da Lei Orgânica do Município de Fortaleza, a alienação somente poderá se concretizar após a devida autorização pela Câmara Municipal, razão pela qual foi requerida, liminarmente, a suspensão da venda dos imóveis de propriedade do Município de Fortaleza nos quais está localizada a refinaria Lubnor.

Fecomércio discute criação de Conselho Empresarial para o setor de Serviços financeiros

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio) iniciou, nesta quinta-feira (23), os diálogos para a criação de um Conselho Empresarial de Serviços Financeiros. O tema fez parte da agenda do presidente em exercício Cid Alves, que recebeu Geldo Machado, presidente do Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil dos Estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte (Sinfac), num aceno ao segmento que vem se destacando nos últimos anos.

Câmaras Setoriais ou Conselhos Empresariais são formados por empresas de mesmo segmento e de interesse setorial, deliberando assuntos importantes para categoria, como no caso da proposta levada pelo Sinfac. As empresas representadas pelo sindicato vão de bancos e fundo de recebíveis às fintechs e empresas de crédito.

“A Fecomércio tem uma grande abrangência, além de uma série de serviços prestados ao nosso Estado. Nós, como sindicato, já deveríamos ter a Federação como parceira. Agora, temos uma oportunidade de trabalharmos juntos”, contou Geldo Machado.

Os Conselhos Empresariais se reúnem nas dependências da Fecomércio, se beneficiam da estrutura, do corpo jurídico, do Sistema e dos benefícios do Sesc, Senac e Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC).

Atualmente existem quatro Conselhos Empresariais em atividades: de Turismo e Hospitalidade; Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento; Políticas Públicas e Tributação e o Conselho Empresarial de Alimentos.

“Passado o período de pandemia, a Fecomércio, com seus Conselhos Empresariais, estão retomando os trabalhos. A volta da normalidade é para todos, dos conselhos formados àqueles que ainda vão ser. Estamos voltando com naturalidade e normalidade em prol do desenvolvimento da categoria do comércio do estado do Ceará”, explica o presidente da Fecomércio, Cid Alves.

IX Festival Internacional de Folclore do Ceará abre inscrições para grupos de projeção folclórica

Depois de dois anos sem ocorrer de forma presencial, devido à pandemia de COVID19, o Festival Internacional de Folclore do Ceará (FIFOLC) chega à sua 9ª edição este ano, com o retorno do público e de forma itinerante. A edição deste ano ocorre de 16 a 19 de novembro contemplando os municípios de Caucaia, Fortaleza, Paracuru e Trairi.

Para participar da 9ª edição do Festival, os grupos de projeção folclórica cearenses, nacionais e internacionais devem realizar suas inscrições pelo site do Festival até o dia 22 de julho, mediante preenchimento da Ficha de Inscrição que consta na página.

Com uma programação plural e diversa, este ano o FIFOLC traz apresentações artísticas, formações, vivências, oficinas e seminário que ocorrem de forma híbrida nos três municípios. Além disso, serão desenvolvidas ações com aspectos educativos, sociais e econômicos (do simbólico para as formas de sobrevivência).

Ao todo, em sua 9ª edição o Festival Internacional de Folclore do Ceará recebe 14 Grupos de Dança de Projeção Folclórica, sendo 13 (treze) grupos cearenses, nacionais e de etnia (participação presencial) e 01 (um) grupo internacional (participação virtual).

Serviço:

Inscrições abertas para IX Festival Internacional de Folclore do Ceará

Até 22 de julho.

Público: Grupos de Projeção Folclórica

Onde?: https://www.festivaldefolcloredoceara.com.br/  (mediante preenchimento de ficha de inscrição)

Cursos de graduação da Facine estão com matrículas abertas para o segundo semestre

Cursos de graduação da Facine, instituição de ensino superior integrada ao Grupo Mrh, estão com matrículas abertas para o segundo semestre de 2022. Com certificação do MEC, os cursos incluem diversas áreas do conhecimento, como Direito, Ciências Contábeis, Gestão Financeira, Gestão em Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos.  

As matrículas de novos alunos podem ser realizadas até o dia 9 de setembro. Para os veteranos, a inscrição é feita antecipadamente, a partir do dia 6 de julho, com prazo no dia 5 de agosto. O período letivo tem início no dia 8 de agosto. As inscrições podem ser realizadas por meio do link facine.edu.br/graduacao ou pelo telefone (85) 98170.6464.

O ingresso é feito por meio da nota do Enem, vestibular online e agendado, além de transferências de outras faculdades. A Facine também oferta modalidades de bolsas e subsídios, de acordo com a necessidade e desempenho dos alunos no vestibular. 

“Na Facine, os alunos têm à disposição um corpo de professores, mestres e doutores de extrema qualificação e ampla experiência de mercado. Além disso, temos vínculo com a Saraiva Educação e o Google For Education, duas grandes plataformas digitais para garantir uma formação completa aos nossos futuros profissionais”, destaca Iara Andrade, diretora geral do Grupo Mrh.

Mais informações

Site: facine.edu.br/graduacao

Telefone: (85) 98170.6464 ou (85) 3025-9770

Cursos ofertados: Direito, Ciências Contábeis, Gestão Financeira, Gestão em Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos.