Supermercado Pinheiro reforça ações em frentes ambientais, social e de governança
Relatório de Sustentabilidade da rede tem entre os destaques implantação do cupom verde, ações do Instituto Bom Vizinho e estruturação do plano de sucessão
O Supermercado Pinheiro ampliou seu compromisso com o meio ambiente e com comunidades nas quais atua, bem como reforçou ações em prol da ética empresarial ao longo de 2024. O detalhamento das iniciativas está no recém-lançado Relatório de Sustentabilidade da rede. Dentre os destaques estão a implantação do cupom verde, as ações do Instituto Bom Vizinho e a estruturação do plano de sucessão da companhia.
No quesito ambiental, a implantação do Cupom Verde substituiu cupons fiscais físicos por digitais, evitando a emissão de 1841 quilos de CO2 na atmosfera. Além disso, o Supermercado Pinheiro reciclou 500 mil toneladas de plástico e papelão em suas lojas e Centro de Distribuição. A logística reversa também trouxe impactos positivos ao funcionar de maneira integrada às entregas. Após abastecer as lojas do interior, os caminhões aproveitavam a viagem de retorno para passar por fornecedores próximos, coletando novos produtos. Essa ação resultou na economia de mais de 45.000 litros de combustível e evitou a emissão de 96.000 quilos de CO2.
Ao longo do ano, o Instituto Bom Vizinho, abraço social do Supermercado Pinheiro, seguiu realizando um trabalho de transformação social junto a mais de 100 família do bairro Paupina, em Fortaleza. A instituição ofertou aulas de reforço escolar, informática e música para crianças. Outro ponto alto foi a doação de mais de 100 cadeiras de rodas.
Os pequenos também foram beneficiados em ações do supermercado, como o projeto Escola Vai ao Cinema, que chegou a marca de 350 mil crianças beneficiadas em 2024. O Supermercado Pinheiro também seguiu como empresa certificada e parceira do Great Place To Work (GPTW).
Houve ainda avanços na governança, com a estruturação do plano de sucessão para garantir a sustentabilidade da companhia. Nesse sentido, regras claras, bem como mecanismos de valorização do desenvolvimento profissional, foram definidas com foco na gestão de riscos e na transparência junto aos conselhos e comitês estratégicos.
“Ao longo de mais de três décadas, nosso propósito inicial cresceu. O slogan ‘O Bom Vizinho’ tornou-se reflexo da essência da empresa. Muito antes da popularização do conceito de ESG, o Supermercado Pinheiro já incorporava práticas sustentáveis em suas operações, demonstrando que a responsabilidade ambiental e social sempre esteve incorporada à missão da empresa. Juntos, somos agentes de transformação capazes de construir um mundo no qual a sustentabilidade e o bem-estar de todos sejam prioridades inabaláveis”, destaca Honório Pinheiro, presidente do Supermercado Pinheiro.
Sobre o Supermercado Pinheiro
Há 33 anos atendendo ao mercado cearense, o Supermercado Pinheiro é uma das maiores redes varejistas locais. Mantém um total de 23 lojas, um centro de distribuição, 13 salas de cinema, seis parques infantis, um shopping center e uma arena multiesportiva, nos municípios de Fortaleza, Acaraú, Aquiraz, Aracati, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maranguape, Sobral, Quixeramobim, Quixadá, Tianguá e Cruz.
Confira mais no site http://www.supermercadopinheiro.com.br e @supermercadopinheirooficial no Instagram.