Com mais de 60% dos imóveis no Brasil apresentando pendências, empresa cearense aposta em tecnologia para mudar cenário
Readi centraliza processos de regularização de documentação e amplia segurança documental imobiliária para incorporadoras, escritórios e empresas patrimoniais
Somente no primeiro semestre deste ano, a Readi, especializada em regularização documental imobiliária e integrante do Ecossistema SJ, contabilizou mais de 16 mil emissões de documentos e 150 regularizações concluídas. Os números reforçam a crescente demanda por soluções que tragam mais eficiência à gestão patrimonial no Brasil, país onde cerca de 60% dos imóveis apresentam algum tipo de pendência documental, segundo dados do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Para atender a esse cenário, a empresa cearense desenvolveu uma solução híbrida que combina tecnologia e atendimento especializado, centralizando a gestão de prazos e documentos em um único fluxo.
De acordo com Lara Praça, CEO da Readi, a proposta é reduzir a complexidade que envolve a formalização patrimonial, marcada pela necessidade de interação com diferentes órgãos e etapas burocráticas. “Empresas do setor imobiliário, escritórios jurídicos e fundos patrimoniais precisam lidar com prazos, certidões e registros de maneira contínua. Nossa proposta é oferecer um modelo que centralize essa rotina, permitindo maior previsibilidade, agilidade e segurança para os negócios”, destaca.
O portfólio da empresa contempla cinco frentes principais: Imóvel Scanner, que identifica divergências cadastrais e fiscais por meio da análise detalhada da documentação; Regularização de Documentos, voltada para ajustes em registros, escrituras e titularidades; Gestão de Licenças e Alvarás, que tem o objetivo de centralizar o controle das licenças exigidas para a emissão e manutenção do alvará de funcionamento; Doc.Pronto, que consiste na emissão de documentos avulsos; e o Doc.Pronto Due, direcionado a processos de due diligence em operações de compra, venda ou fusão.
Além desses, durante o mês de setembro, a Readi estará lançando o Doc.Pronto Combo, que consiste na emissão de documentos necessários em conjunto em processos administrativos de regularização de imóveis e auditoria imobiliária
Para a CEO, o diferencial da Readi está na combinação entre automação e suporte consultivo. “A tecnologia permite acelerar etapas que antes poderiam levar meses. Ao mesmo tempo, o atendimento especializado assegura que cada caso seja tratado de acordo com sua especificidade, reduzindo riscos e garantindo maior eficiência às empresas que atuam no setor”, complementa Lara Praça.
—
Sobre a Readi
A Readi é uma plataforma digital cearense focada na emissão de certidões e na regularização documental de imóveis. Criada para simplificar processos cartorários e tornar mais acessível a formalização da propriedade imobiliária, a empresa atua com tecnologia para facilitar o acesso à documentação essencial de imóveis em todo o país.
A empresa tem como foco enfrentar o desafio da informalidade no setor, oferecendo soluções digitais para pessoas físicas e jurídicas interessadas em regularizar imóveis ou obter certidões de forma mais eficiente.