Idibra automatiza jornada de vendas e aumenta produtividade em 60% com ecossistema TOTVS

Com soluções integradas da TOTVS, construtora cearense otimizou processos do backoffice ao canteiro de obras, ganhando agilidade, controle e escalabilidade
 

A Idibra, construtora cearense com mais de 50 anos de história, transformou sua gestão e impulsionou seus resultados com a adoção de um ecossistema completo de soluções da TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil. Com a parceria, a empresa integrou todas as suas áreas, automatizou processos críticos e alcançou um ganho de 60% na produtividade da jornada de vendas. O resultado do projeto foi tão expressivo que rendeu à empresa uma vaga como finalista do Prêmio TOTVS Brasil que Faz 2025 e o troféu da mesma premiação em 2022, na categoria Construção.

“Nosso propósito é construir imóveis que beneficiem as próximas gerações, e a tecnologia é um pilar para cumprir essa missão com excelência. As soluções da TOTVS nos deram a base para integrar nossas operações, otimizar custos e garantir que a colaboração entre as áreas flua de maneira segura e em tempo real. Essa parceria tem sido decisiva para o crescimento e a evolução do nosso negócio”, afirma Fabíola Coelho, Superintendente Administrativa e Financeira da Idibra.

O principal desafio da Idibra era superar os gargalos de processos manuais e a falta de integração entre os departamentos de engenharia, suprimentos, financeiro e comercial. Em um setor competitivo como o da construção civil, a empresa precisava de um controle de custos mais rigoroso, maior agilidade na tomada de decisões e uma forma de escalar suas operações sem aumentar a complexidade administrativa.

Para endereçar esses desafios, a Idibra adotou um conjunto robusto de tecnologias TOTVS. A gestão é centralizada no ERP TOTVS Backoffice – Linha RM, com módulos que cobrem desde o contábil, fiscal e financeiro até a gestão de imóveis, obras e projetos, e aplicativos como o Meu

Imóvel e o Minha Obra, que dão mais autonomia e agilidade na operação.

A estratégia comercial foi impulsionada com ferramentas digitais de marketing, vendas e relacionamento: RD Station MarketingRD Station CRM e o RD Station Conversas. Enquanto a gestão de pessoas evoluiu com as soluções TOTVS RH Avaliação de Desempenho – Linha Feedz e TOTVS RH Mapeamento Comportamental – Linha Feedz, que dão uma visão mais estratégica da gestão de pessoas. Além da solução TOTVS Assinatura Eletrônica, que permite a formalização de documentos de forma mais ágil e confiável.

Os resultados da transformação digital são concretos. A automação completa do processo de vendas reduziu o tempo de formalização de um contrato de 135 para apenas 54 minutos, resultando em um aumento de 60% na produtividade da equipe e permitindo absorver picos de demanda com agilidade e segurança. No setor de suprimentos, a implantação do Portal do Fornecedor impulsionou a eficiência das cotações em 28%, saltando de uma média de 665 para 851 cotações mensais sem aumento no quadro de pessoal. Essa gestão integrada e em tempo real, visível em dashboards por toda a empresa, solidificou uma cultura de decisões ágeis e baseadas em dados.

“A automação da jornada de vendas, ponta a ponta, foi um divisor de águas. A integração entre o RD Station, o Portal de Imóveis e o ERP eliminou tarefas manuais, reduziu o risco de erros e liberou nossa equipe para focar em atividades estratégicas. No lançamento de um empreendimento de alto padrão, conseguimos processar um volume de contratos inesperado com 60% mais produtividade, sem precisar aumentar a equipe. Esse nível de eficiência era impensável antes”, destaca Fabíola Coelho.

Para o diretor-executivo da TOTVS Nordeste, Paulo Morais, a parceria com a Idibra é um exemplo notável de como a tecnologia pode transformar a construção civil. “Ver a Idibra utilizar nosso ecossistema de forma tão estratégica, integrando gestão, performance de vendas e RH, nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso em oferecer soluções que apoiam as construtoras a inovar e a construir o futuro mais estratégico e de ainda mais sucesso”, comenta.

Para saber mais sobre o portfólio de produtos para o setor de Construção da TOTVS, acesse.

Sobre a TOTVS

Maior empresa de tecnologia do Brasil, a TOTVS cria soluções para potencializar a evolução das pessoas e das empresas.

Com mais de 70 mil clientes no Brasil e em diversos países da América Latina, possui um ecossistema completo de tecnologia baseado em 3 unidades de negócio: TOTVS Gestão, com ERPs, soluções cross e sistemas especializados que garantem mais produtividade, eficiência e governança; RD Station, com ferramentas digitais de marketing, vendas e relacionamento para as empresas impulsionarem seus negócios e crescerem; e TOTVS Techfin, o ERP banking que oferece soluções de crédito B2B e pagamento para ampliar, simplificar e democratizar o acesso das empresas a serviços financeiros.

Nos últimos 5 anos, a TOTVS investiu R$3 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, com destaque para Inteligência Artificial, buscando inovar cada vez mais para ser o trusted advisor de seus clientes. As empresas que movem o país confiam na TOTVS. O Brasil que faz, faz com TOTVS. Saiba mais em: Link.

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