Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece promove ação de mobilização no Dia Nacional da Saúde

Em alusão ao Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), em parceria com o Comitê de Responsabilidade Social (CRS), o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), a 1ª Companhia do Batalhão de Prevenção Institucional (1ª CIA/BPI) e a Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce), realiza uma programação especial voltada para o bem-estar dos servidores, deputados, funcionários terceirizados e visitantes da Casa. A ação acontece hoje, 05, das 9h às 13h, no Hall do Plenário 13 de Maio.

Com o tema “Saúde é Prioridade – Cuidar de si é um ato de cidadania”, a iniciativa disponibilizará ao público orientações e serviços de saúde, como testes rápidos de glicemia e hepatite, aferição de pressão arterial, vacinação, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), promovidos pelas 12 células do DSAS: Acupuntura, Análises Clínicas, Clínica Médica, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Psicopedagogia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Já o Ciadi promoverá ações de sensibilização sobre Inclusão e Neurodiversidade, com painel interativo de “Mitos e Verdades”, distribuição de folders informativos, oficina lúdica com jogos pedagógicos e espaço sensorial, destacando sua contribuição para a saúde, o desenvolvimento e a inclusão. O CRS realizará atividades de alongamento corporal, oficina sobre aplicação da saúde ambiental e dinâmicas interativas sobre nutrição e saúde mental.

A Assalce participará com a divulgação dos projetos voltados ao bem-estar dos servidores e das oficinas da Escola de Artes, Coral Assalce, Casulo Bem-estar e Clube do Cérebro. As iniciativas promovem saúde mental, integração e estímulo cognitivo, contribuindo para um envelhecimento ativo e com qualidade de vida. A programação conta ainda com a participação da 1ª Companhia do Batalhão de Prevenção Institucional, que realizará a demonstração de técnicas de reanimação cardiopulmonar em manequins.

MOBILIZAÇÃO

Segundo a articuladora de Gestão e Planejamento da Alece, Ana Alice Falcão, essa ação de mobilização reforça o compromisso do presidente Romeu Aldigueri e da primeira-dama Tainah Marinho em promover a saúde integral, incentivar hábitos saudáveis e a conscientização ambiental no legislativo cearense. “A programação foi pensada de forma multidisciplinar, buscando atender às diferentes dimensões do cuidado físico, mental, emocional e social dos servidores da Casa, além da importância de estimularmos práticas sustentáveis no cotidiano.”

Ana Alice destaca ainda que “o evento alusivo ao Dia Nacional da Saúde é um chamado para que as pessoas se cuidem mais e uma oportunidade de se informarem sobre os serviços disponíveis no DSAS, bem como sobre as ações promovidas pelo Ciadi, pelo Comitê de Responsabilidade Social e pela 1ª Companhia do Batalhão de Prevenção Institucional, além dos projetos desenvolvidos pela Assalce”.

“A saúde é um conceito bem mais amplo do que apenas não estar doente. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, afirma que ser saudável é ter um estado de completo bem-estar físico, mental e social. É com esse enfoque que o Dia Nacional da Saúde se torna uma ótima oportunidade para debater sobre o que é necessário para que as pessoas possam ter saúde em plenitude, bem como para promover ações que contribuam para o bem-estar geral”, comenta o diretor do DSAS, Luis Edson Sales.

O diretor também afirma que muitas pessoas negligenciam os cuidados necessários com a própria saúde quando não fazem exames preventivos periódicos, uma vez que não sentem nenhum desconforto nem têm comorbidades. “É essa falsa sensação de segurança que impede a identificação precoce de inúmeros problemas de saúde que podem se agravar com o tempo, como as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), que incluem diabetes, hipertensão, AVC e câncer. É por isso que é importante não deixar o pior acontecer, mas evitá-lo na medida do possível. A consulta ao médico e os exames de rotina, mesmo quando tudo parece estar bem, precisam se tornar um hábito”, alerta.

Serviço:

Dia Nacional da Saúde na Alece
Data: 5 de agosto (Terça-feira)
Horário: 9h às 13h
Local: Hall do Plenário 13 de Maio
Aberto a servidores, deputados, funcionários terceirizados e visitantes da Casa.

Compartilhe nas redes sociais!