Empreendedores brasileiros participam da missão de internacionalização de startups em Lisboa
Sessenta startups brasileiras já estão em Portugal namissão de internacionalização que faz parte do WebSummit Lisboa 2022. De 30 de outubro a 4 de novembro, os empreendedores participarão de atividades que vão incluir visitas técnicas exclusivas, meetups e rodadas de negócios que trarão oportunidades de conexões com os maiores representantes do ecossistema de inovação local. Pela primera vez, o Serpro é responsável por uma das trilhas de aprendizagem da imersão internacional.
Pitchs
O primeiro dia do evento, 30, foi marcado pelo “pitch elevator”, com apresentações de três minutos das startups avaliadas por um especialista em atração de investimentos. O feedback é importante para que as startups melhorem seu desempenho na busca por investidores, tanto no Web Summit, quanto nos encontros agendados com representantes do ecossistema de negócios português.
“Estamos aproveitando o momento para mostrar que podemos impulsionar a expansão das startups tanto no Brasil quanto no exterior. Já identificamos, por exemplo, uma oportunidade de contribuirmos com um dos empreendedores, que oferece um serviço de avalição do compliance de empresas utilizando notas fiscais. Ele pode se beneficiar do serviço de consulta à nota fiscal eletrônica oferecido pelo Sepro” explica Brayam Gonçalves, gerente voltado para o mercado internacional.
A empresa estatal está oferecendo a “Trilha Serpro Booster”, uma oportunidade de capacitação especialmente destinada a empreendedores de TI, que participarão de webinars e terão a oportunidade de receber mentorias técnicas com especialistas. Serão discutidos temas como biometria, segurança da informação, APIs massivas e modelos de negócio escaláveis. É a primeira vez que o Serpro é responsável por uma das trilhas do programa de imersão.
A imersão portuguesa é promovida pela Apex-Brasil e Ministério das Relações Exteriores e conta com a parceria de várias instituições, dentre elas o Serpro e o Sebrae. Essas ações fazem partes do programa de internacionalição da estatal, que pretende contribuir para a expansão de pequenas empresas com potencial de abertura de operações em Portugal e na Europa.
A missão acontece no âmbito de uma das maiores conferências de inovação tecnológica e empreendedorismo do mundo: o Web Summit 2022, evento que já reuniu oradores como Stephen Hawking, Al Gore, o fundador da Blockchain.com, Nicolas Cary, e Craig Federighi, considerado o porta voz de desenvolvimento de software da Apple. Já o encontro de internacionalização das startups tem o objetivo de conectar os brasileiros ao ecossistema de empreendedorismo português, além de atrair investidores de diversos países. Além das 60 startups, foram selecionadas 20 empresas consideradas inovadoras.
Serpro Booster
A atuação na Missão WebSummit Lisboa 2022 faz parte das ações doSerpro Booster, um programa da estatal voltado especialmente para startups, e também do programa de internacionalização da empresa.
O objetivo é apoiar o modelo de inovação das empresas oferecendo créditos para acesso a soluções tecnológicas de administração de dados públicos. Para participar, as startups devem ter um CNPJ constituído e estar vinculadas a uma entidade parceira do ecossistema.