Etapa final do 25º Festejo Ceará Junino segue em ritmo de festa em Aracati

Apresentações das quadrilhas finalistas, feira de artesanato e comidas típicas movimentam a cidade durante a programação do São João do Ceará.

A cidade de Aracati continua respirando cultura e tradição com a programação da grande final do 20º Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas, parte do 25º Festejo Ceará Junino. Realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e da Secretaria do Turismo, em parceria com a Prefeitura de Aracati, o evento tem atraído moradores e turistas para uma verdadeira festa de manifestações culturais.

Na noite da última sexta-feira (18), o quadrilhódromo montado no município recebeu a apresentação da quadrilha Paixão Junina, de Aracati, e das seis finalistas do certame, representantes de seus municípios: Estrela do Luar (Sobral), Festeja Siará (Quixeré), Ceará Junino (Fortaleza), Fiapo de Trapo (Cascavel), Flor do Algodão (Pedra Branca) e Fogo Jovem (Itapipoca). As performances iniciaram por volta das 18h30 e seguiram até a madrugada de sábado, emocionando o público presente com enredos criativos e coreografias impecáveis.

As temáticas apresentadas pelas quadrilhas finalistas trouxeram importantes reflexões sociais e narrativas cheias de simbologia. A Estrela do Luar abriu a disputa com o enredo “Maria Santíssima do Juazeiro”, que resgata a história da beata Maria de Araújo, figura marginalizada pela igreja católica da época após relatos de um suposto milagre eucarístico. A quadrilha emocionou a todos ao retratar o preconceito vivido por uma mulher preta, pobre e sem instrução, segundo as descrições históricas.

Na sequência, a Festeja Siará apresentou o tema “Não vos deixeis cair”, voltado à saúde mental. A quadrilha encenou uma crise de ansiedade e provocou empatia no público ao abordar o sofrimento silencioso de muitas pessoas. Ao final, houve uma homenagem ao mestre Raimundo Claudino Amaral, atuante na cultura junina desde os anos 1970, que foi ovacionado ao surgir no centro da arena. A frase repetida pelos brincantes, “O São João me salva todos os dias”, emocionou a todos nesta surpresa digna de final de campeonato.

A quadrilha Ceará Junino trouxe ao palco um espetáculo vibrante sobre a discografia da cantora Elba Ramalho, com brilho, ritmo e um repertório cativante. Já a Fiapo de Trapo encantou com o enredo “O Divino com o Riso”, inspirado no universo circense, com figurinos lúdicos e uma performance marcada por forte cadência e energia contagiante.

A Flor do Algodão seguiu com o tema “O Ouro Branco do Sertão”, abordando a importância econômica e cultural das plantações de algodão no Nordeste. E, encerrando o segundo dia da competição, a quadrilha Fogo Jovem trouxe a temática “Do Barro ao Brilho”, com referências às botinas e aos tesouros escondidos da cultura sertaneja.

Do quadrilhódromo às barracas que aquecem a economia e fortalecem os laços culturais

O Festejo Ceará Junino, no entanto, vai além das apresentações de quadrilhas. No espaço do evento, em Aracati, o público também encontra barracas com comidas típicas, produtos artesanais e uma decoração temática exposta em um grande arraial. Para quem trabalha no local, como a cozinheira Francisca Oliveira, que há mais de 15 anos vende iguarias juninas, o evento representa uma ótima oportunidade. “Esse tipo de festa ajuda muito a gente. Estou vendendo mais do que em outros meses. A cidade está cheia e o povo quer comer bem”, comentou satisfeita.

A cenografia também é um atrativo à parte. Bandeirinhas coloridas no teto do quadrilhódromo oratórios com santos e santas no estilo barroco e estruturas ornamentadas encantam habitantes e visitantes. A moradora Ana Luiza Mendes, de 62 anos, expressou seu entusiasmo: “Fico encantada com a decoração e com as apresentações das quadrilhas. É muito bom poder prestigiar um evento tão cultural como esse”, declarou visivelmente emocionada.

Fechando o São João do Ceará, a programação do 25º Festejo Ceará Junino segue até este domingo (20), quando será revelada a grande campeã da edição 2025. O evento faz parte das políticas públicas de Patrimônio Cultura e Memória e reafirma o compromisso do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, com a valorização das tradições populares e o fortalecimento da economia criativa local.

PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES DAS QUADRILHAS JUNINAS

Final do 25º São João do Ceará
Local: Praça da Matriz – Rua Dragão do Mar, Aracati – CE
Data: 17 a 20 de julho (quinta a domingo com entrada gratuita)

Sábado (19/07)
18h – Folia do Sertão
19h – Sol Nascente
20h – Junina Evolução
21h – Cheiro da Terra
22h – Junina Cearense
23h – Flor do Mandacaru
00h – Esperança

Domingo (20/07)
18h – Emoção Junina
19h – Flor de Coroatá
20h – Nação Nordestina
21h – Junina Babaçu
22h – Arriba Saia

Compartilhe nas redes sociais!