Feira Agroecológica no Cocó, neste sábado, comercializará produtos orgânicos provenientes de unidades prisionais

Na manhã do próximo sábado, 6 de agosto, frutas, verduras, legumes e hortaliças vão colorir, mais uma vez, a Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó. Neste dia, acontece mais uma edição quinzenal da Feira Agroecológica no Parque. Uma realização da Fundação Cultural, Educacional, Popular, em Defesa do Meio Ambiente (Cepema) e da Rede EcoCeará, que conta com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). Como novidade deste sábado, acontece o lançamento da comercialização de produtos orgânicos e artesanatos provenientes da Unidade Prisional de Sobral e da Unidade Irmã Imelda Lima Pontes, em Aquiraz.

A iniciativa é resultado de uma parceria inédita entre SEMA, a Secretaria de Administração Penitenciaria (SAP) e a Fundação Cepema. Segundo o secretário Artur Bruno, que estará presente junto com o titular da SAP, Mauro Albuquerque, a ideia é “desenvolver um projeto piloto na expectativa de capacitar a população recolhida no sistema prisional, em boas práticas de produção agrícola, agroecologia, gastronomia e produção artesanal, dentre outras. O entendimento é que o processo de ressocialização passa também pela vivência com o meio ambiente”. Para Mauro Albuquerque, “isso é resultado de uma profunda transformação de concepção de gerência do sistema prisional, que antes era classificado como ‘uma escola do crime’, agora é uma escola de capacitação, uma escola de novidades. Queremos que todas as unidades tenham sua horta, com produtos totalmente orgânicos, capacitando nossos detentos e servindo à sociedade”.

De acordo com a assistente social Ilana Ferro, diretora da Unidade Prisional Irmã Imelda, desde 2019, o Sistema Prisional do Ceará vivencia novos momentos no tratamento às pessoas privadas de liberdade. “Atualmente, realizamos diversas ações que buscam fortalecer o processo de ressocialização dos internos e a nossa mais nova conquista é a parceria com a SEMA e a Cepema”, disse. “É algo inédito no país, quiça no mundo, pessoas que vivem em regime fechado estejam produzindo alimentos livre de agrotóxicos, de excelente qualidade e, principalmente, fortalecendo o meio ambiente e colaborando com o processo de ressocialização dos mesmos”, encerra.

SERVIÇO

Lançamento da comercialização de produtos orgânicos e artesanatos provenientes da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes e da Unidade Prisional de Sobral

Dia: 6 de agosto de 2022 (Sábado)

Hora: 9h

Local: Área Adahil Barreto do Parque Estadual do Cocó

Endereço: Rua Major Virgílio Borba, 177 – Dionísio Torres, Fortaleza

Compartilhe nas redes sociais!