Gastrônoma ensina receita prática e deliciosa de pizza na frigideira

A pizza é, sem dúvidas, um das comidas mais saborosas, hoje, disseminada no território brasileiro, é atualmente um elemento fundamental da gastronomia italiana, mas este saboroso prato não nasceu na Itália, como muitos imaginam, a docente do curso de Gastronomia do UniFanor Wyden, Vivian Teixeira, explica a origem desse prato e ensina uma receita prática de pizza na frigideira.

A docente lembra que a pizza chegou no Brasil no século XIX, trazida pelos imigrantes italianos. Segundo os historiadores, os egípcios já tinham o costume de misturar trigo e água em uma massa, que era assada sobre pedras ou tijolos quentes. Com o passar dos anos e incrementos culturais dos povos, ela foi sendo aperfeiçoada.

A gastrônoma explica que para o italiano a massa de pizza “Deve ter o sabor de pão fermentado. Por isso ela deve ser feita com fermentação natural e assada em forno a lenha. A massa tem que ser aberta a mão, para ter uma espessura de borda específica, cerca de dois centímetros. Já a espessura do centro da massa  deve ser de no máximo meio centímetro. A cobertura deve ser discreta. Até porque quem tem que ser “rainha” é massa, né?”, brinca Teixeira

Outra curiosidade que a docente do UniFanor explica é que o hábito de comer com garfo e faca é cultural, do brasileiro, “Acabamos adaptando e fazendo pizza um pouco diferente dos italianos: com muita cobertura, os mais diversos sabores, tamanhos, e até acrescentando recheio nas bordas.”,  afirma a Gastrônoma 

Do jeito italiano ou brasileiro, a pizza é uma paixão nacional! Vamos à receita:

Massa

Ingredientes:

100g de farinha de trigo

3g de sal

5g de amido de milho

50ml de água

Modo de preparo: Misturar os secos, e incorporar a água morna. Trabalhar a massa durante uns 5 minutos até ficar lisa e macia. Colocar um pano úmido sobre a massa, e deixar descansar por 20 min. Enquanto isso, fazer o molho.

Molho de tomate

Ingredientes:

3 tomates italianos

1 pitada de Sal

Pimenta-do-reino a gosto

30 ml de Azeite de oliva.

Modo de preparo: Cortar o tomate em pedaços e levar para o liquidificador. Temperar com sal, pimenta e azeite.

Quando a massa estiver descansada, fazer um rolinho, cortar em duas porções iguais, e abrir cada uma delas com um rolo, tentando dar o formato redondo. Colocar sobre uma frigideira quente. Se subir bolhas, furar. Quando dourar bem de um lado, virar e acrescentar um pouco do molho. Acrescentar o recheio de sua preferência (sugestão: queijo muçarela e tomate-cereja), tampar a frigideira para o queijo derreter e finalizar com manjericão.

Compartilhe nas redes sociais!