Estácio Ceará recebe encontro de ex-alunos do Marista Cearense em prédio histórico

O prédio centenário que abrigava o Colégio Marista no Centro de Fortaleza, e que atualmente é sede do Centro Universitário Estácio Ceará, recebe no próximo sábado, 26 de agosto, às 17h30, a ConfraMarista 2023 – 110 anos de história Marista no Ceará. O evento é realizado desde 2017 e este ano chega a sua sexta edição. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site:https://doity.com.br/conframarista2023

A ideia do evento é relembrar momentos vividos no colégio Marista Cearense e proporcionar aos participantes uma volta ao passado. Dando abertura ao evento o público poderá conferir a apresentação musical da Banda Zona Proibida, formada por ex-alunos. Em seguida, o cantor e compositor cearense, Edinho Vilas Boas apresenta seu repertório.  Logo em seguida subirá ao palco, a cantora e compositora Yane Caracas, que passeia por todos os gêneros musicais.

“Para nós é uma honra fazermos parte deste momento e recebermos em nossa Unidade Centro, os alunos Maristas que estudaram aqui. É um convite para reviver, por algumas horas, a vida escolar no prédio tombado pelo patrimônio estadual”, disse o reitor do Centro Universitário Estácio do Ceará, Josué Viana.

SERVIÇO
ConfraMarista 2023 na Estácio Ceará, neste sábado, 26 de agosto
Local: Av Duque de Caxias, 101 – Centro
Horário: 17h30
Os ingressos podem ser adquiridos pelo site:
https://doity.com.br/conframarista2023

Instituto Aço Cearense realiza ação social para 90 crianças do projeto Favela 3D Ceará 

Como parte dos objetivos do Grupo Aço Cearense está o desenvolvimento social, cultural e econômico das comunidades onde as suas empresas atuam. Baseado nesses princípios, o Grupo criou o Instituto Aço Cearense (IAC) que desenvolve um importante trabalho na área social, com iniciativas voltadas para o esporte, empreendedorismo e assistência a crianças, jovens e idosos. A próxima ação social realizada será uma manhã de brincadeiras, cinema e lanche para 90 crianças pertencentes ao Projeto Favela 3D Ceará, organizado pelas ONGs Gerando Falcões e Pensando Bem, com o apoio financeiro do Grupo. A ação será realizada no dia 26/08, a partir das 10h, em um shopping de Fortaleza. 

“O trabalho desenvolvido pelo Instituto vai além do aporte financeiro para entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, a entidade também apoia campanhas com diversas ações para promover a saúde e a solidariedade, como arrecadação de roupas, produtos de higiene pessoal, alimentos e brinquedos que são doados para a comunidade. Essa ação de sábado será voltada para 90 crianças do Projeto Favela 3D Ceará, que terão acesso a transporte, cinema, lanche e lazer, uma manhã diferente e inédita para elas. Para a realização dessa ação o Instituto comprou 90 tickets da Associação Peter Pan, colaborando com a Campanha McDia Feliz, uma iniciativa em prol das crianças com câncer”, destaca Luciana Rabelo, coordenadora do Instituto Aço Cearense. 

Saiba mais sobre o Projeto Favela 3D Ceará 

Organizado pelas ONGs Gerando Falcões e Pensando Bem, o Projeto Favela 3D Ceará visa à construção de ações voltadas para o urbanismo social e a superação da pobreza da Favela do Inferninho, localizada no bairro Quintino Cunha, que em breve será o Beco do Céu. A proposta é erradicar a pobreza de maneira sistemática, trabalhando com base em uma mandala de impacto que contempla diferentes áreas, como: moradia, saúde, educação, cidadania, cultura, primeira infância, meio ambiente, geração de renda, esporte e lazer. 

Para contribuir com o projeto, os interessados devem acessar o link: https://doe.gerandofalcoes.com/favela3d-inferninho/p e escolher o valor que deseja doar. Em caso de dúvidas, entrar em contato através do e-mail: thiago.ssilva@gerandofalcoes.com.

Serviço 

IAC Solidário, apoiando a Campanha da Associação Peter pan

Data: 26 de agosto de 2023

Horário: 10h

Local: North Shopping Jockey (Av. Lineu Machado, 419 – Jóquei Clube, Fortaleza)

Observação das majestosas baleias jubartes: a temporada está a todo vapor em Prado-BA!

As águas do litoral de Prado, na Bahia, estão vibrantes e cheias de vida, pois a tão aguardada temporada das baleias jubarte está em pleno vapor! Os amantes da natureza e entusiastas da vida marinha têm agora a oportunidade imperdível de testemunhar a grandiosidade dessas criaturas majestosas enquanto elas fazem sua jornada anual pela região.

De acordo com o Instituto Baleia Jubarte, estima-se que a população das jubartes brasileiras seja de aproximadamente 20 mil animais. Com quase 16 metros de comprimento e 40 toneladas. O turismo de observação de baleias (whale watching) cresce em todo o planeta como consequência direta do fim das atividades de caça e do aumento gradual da população de jubartes.

A melhor época do ano é agora!

A temporada de reprodução das baleias jubarte é um fenômeno natural que ocorre todo ano, de junho a novembro, sendo ela um dos momentos mais esperados pelos turistas. 

A cidade de Prado está se transformando em um verdadeiro santuário de baleias jubarte, proporcionando uma experiência única para moradores e visitantes. Este destino é um dos melhores lugares do mundo para ver as baleias jubarte, localizado no litoral sul da Bahia, na região conhecida como Costa das Baleias. 

Escolha os melhores locais para aproveitar a temporada

Além do Prado, os encantadores destinos de Cumuruxatiba e Corumbau também oferecem uma visão privilegiada da migração das jubartes. Cada local tem sua própria magia e atrações características, garantindo uma experiência memorável a todos os visitantes, desde os curiosos de primeira viagem até os observadores experientes. 

A observação dos animais só pode ser feita de barco, por meio de passeios oferecidos pelas agências de turismo local. As embarcações partem de Prado, Cumuruxatiba e Corumbau.

Diretoria da Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) toma posse oficialmente

A Diretoria da Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) tomará posse oficialmente no próximo dia 30 (quarta-feira), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em solenidade marcada para às 19 horas. Na ocasião, serão empossados os coordenadores da AJE. O objetivo dos dirigentes é seguir com as metas traçadas no início do mandato, especialmente com a ampliação do número de associados (que atualmente está na marca de 300), o crescente incentivo à capacitação e formação de lideranças empresariais e a aproximação com os diversos setores produtivos do Estado, com destaque para o industrial.

Junto com a solenidade de posse, a Diretoria da AJE vai prestar homenagens a empresários de grande expressão: Tasso Jereissati e Ivens Dias Branco Júnior. Tasso é ex-senador e ex-governador do Ceará e comanda a Jereissati Participações, holding com participação em diversos segmentos, como shopping centers, alimentício, imobiliário, entre outros. Ivens Dias Branco Júnior é presidente do Grupo M.Dias Branco, uma das maiores fabricantes de alimentos do Brasil, e integrante da lista “500 personalidades mais influentes da América Latina em 2022”, divulgada pela Bloomberg Línea.

“Este é um momento histórico da Associação, é um desafio muito grande que fomos incumbidos de atender, de ampliar nosso quadro de associados, realizar mais eventos, melhorar nossa estrutura, com a recente inauguração da nossa nova sede, para que a AJE Fortaleza chegue ainda mais longe, muito além dos seus 34 anos. Podemos contribuir muito com a economia cearense, com capacitação e formação dessa juventude empreendedora”, comenta David Macedo, Coordenador Geral da AJE Fortaleza.

Diretoria
A Diretoria da Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) é formada por David Macedo (Coordenador Geral), Tiago Garcia G. Lima (Coordenador Financeiro), Germano Botelho Belchior Filho (Coordenador de Estudos e Pesquisas), Rafael Pamplona e Souza (Coordenador Integração), Raphaela Assunção Felício (Coordenadora de Eventos), Lucas de Melo Oliveira (Coordenador Des. Sustentável), Lucas Braga Santos (Coordenador de Comunicação), Bárbara L. de Albuquerque C. Santos (Coordenadora de Intercâmbio) e Leonardo Amaral (Representante junto à Fajece).

Assembleia Legislativa entrega projetos estratégicos para o desenvolvimento sustentável do estado do Ceará ao Governo do estado

A secretária Executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do estado do Ceará, Luiza Martins, visitou hoje, 25, pela manhã, acompanhada da equipe da Trends e da assessoria do deputado Davi de Raimundão, presidente do Conselho de Altos Estudos, a Secretária do Planejamento e Gestão do estado do Ceará, Sandra Olimpio.
Na ocasião, foi feita a entrega do primeiro documento produzido na segunda fase do Move Ceará, onde as mais de 1500 demandas colhidas junto a 11 setores econômicos, envolvendo 14 macroregiões do estado, na primeira fase do Move Ceará, foram transformadas em projetos estratégicos para o desenvolvimento sustentável do estado.
“Essas demandas foram transformadas em mais de 300 projetos estruturantes e estratégicos para o estado e essa é uma grande contribuição que a Assembleia Legislativa dá à Seplag para a construção do plano plurianual”, explica. Os projetos envolvem as regiões do Cariri, Centro Sul, Grande Fortaleza, Litoral Leste, Litoral Norte, Litoral Oeste/Vale do Curu, Maciço de Baturité, Serra da Ibiapaba, Sertão Central, Sertão de Canindé, Sertão de Crateús, Sertão dos Inhamuns, Sertão de Sobral e Vale do Jaguaribe.

Ecomac Nordeste prova a força do setor de materiais de construção da Região


O setor de materiais de construção provou sua força, com a realização do 4º Ecomac Nordeste. Desta vez, o congresso aconteceu em Pernambuco, reunindo um público de aproximadamente mil pessoas, entre expositores, empresários, autoridades e visitantes. “Foi um evento histórico, que teve uma ótima avaliação por parte de organizadores, patrocinadores, lojistas, atacadistas e parceiros do setor, que estiveram presentes e puderam contemplar uma grande programação”, avaliou Carlito Lira, o idealizador do evento, que também é Vice-Presidente da Anamaco e da Acomac Ceará. “O evento superou as expectativas e contribuiu para o aquecimento do setor de materiais de construção e do próprio turismo de negócios, fortalecendo a economia local”, reforçou Alberto Lucena, presidente da Acomac Pernambuco e anfitrião do Congresso.

Na programação do Ecomac, realizado no Hotel Vila Galé, em Cabo de Santo Agostinho, houve palestras do ex-ministro e economista Maílson da Nóbrega, e do presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, além de shows musicais com artistas regionais. “Outro destaque foi a Vila MatCon, arena que reuniu os expositores, com produtos e serviços em estandes bem elaborados, fortalecendo parcerias e gerando negócios”, disse Carlinhos da Tupan, embaixador do evento em Pernambuco.

Eventos

O próximo evento de destaque no segmento de materiais de construção no Nordeste será a Expoconstruir, considerada uma das principais feiras regionais do Brasil, marcada para 4 a 7 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Neste ano, a novidade será a primeira edição do Prêmio Destaques do MatCon Nordeste, que acontecerá durante a cerimônia de abertura da Expoconstruir, com a presença do Governador do Ceará, Elmano de Freitas. “A partir de agora, vamos homenagear anualmente empresários que investem no setor, em cada um dos Estados do Nordeste”, antecipou Carlito Lira, presidente da Expoconstruir. “A feira vai envolver todo o ecossistema da construção do Norte e Nordeste, quando indústrias e parceiros do setor terão como público-alvo  lojistas, home center, atacadistas e a construção civil”, detalhou Carlito Lira. 

Outro evento que promete movimentar o segmento neste segundo semestre é a 8ª edição do Prêmio Destaques do Ano Acomac Ceará, que vai reconhecer a atuação de empresários e integrantes do setor de materiais de construção e da sociedade cearense. “Teremos também as escolhas do Homenageado do Setor, a Personalidade do Ano (multissetorial), o Destaque Público do ano e a Menção Honrosa à Indústria. Vamos premiar as empresas que mais se destacaram nas suas respectivas categorias: home center, lojas da Região Metropolitada de Fortaleza e das regiões Norte e Sul do interior do Estado, atacadistas e varejos especializados, através de votação das indústrias fornecedoras. Também serão homenageadas as representações comerciais que mais se destacaram, em votação dos lojistas”, detalhou Lavanery Wanderley, presidente da Acomac-CE.

O Ecomac Nordeste teve o apoio de 25 indústrias patrocinadoras, além de importantes apoios institucionais, como a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiep), Sebrae, Anamaco, Abramat e Governo de Pernambuco.

Karsten participa do Febratex Summit com palestra sobre Lixo Zero 

Mais uma vez a Karsten se destaca no setor têxtil, além de ser a primeira empresa de cama, mesa e banho no Brasil a ter o Certificado Lixo Zero, a empresa participou nesta semana da 2ª Febratex Summit, uma das principais feiras têxteis na América Latina, em Blumenau. “Lixo Zero: Um caminho para potencializar a sustentabilidade do seu negócio” foi o tema da apresentação da analista de ESG da Karsten, Sara Quevedo, que contou como foi a jornada para alcançar a certificação, as principais mudanças realizadas e desafios.

O convite para participar da feira veio durante as adaptações da empresa às boas práticas de sustentabilidade, que a levou ao reconhecimento. O certificado foi concedido depois de se enquadrar às normas de ESG – Governança ambiental, social e corporativa – com sucesso. “Esta é uma oportunidade para mostrar a rotina da empresa com relação à sustentabilidade. Compartilhamos nosso case de sucesso e mostramos que a empresa se preocupa com o tema e desenvolve projetos para avançar com nossa agenda de sustentabilidade”, afirma Sara Quevedo. 

O Febratex Summit é um evento internacional de conteúdo e conexões para negócios sustentáveis e inovadores da Feira Febratex, promovido pelo Febratex Group e Way2tex, nos dias 23 e 24 de agosto, na Vila Germânica. A 2ª edição da feira levou ao público conteúdo com foco nas trilhas de conhecimento sobre Business, Inovação e Sustentabilidade, e também apresentou empresas e startups que desenvolvem soluções inovadoras e sustentáveis para toda a cadeia de valor da indústria têxtil. 

Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os esforços da Karsten representam um compromisso sério com um futuro preocupado com a preservação da natureza. A empresa tem consciência de que a sustentabilidade abrange diversas dimensões e atua como o desenvolvimento de  outros projetos, como a parceria com o Clube dos Anjos, um grupo de senhoras da comunidade local que transforma doações de retalhos e aviamentos obsoletos em mantas feitas com técnica de patchwork. A empresa ainda realiza o empréstimo das máquinas de costura para o grupo, trabalha com a construção de hortas em escolas e creches locais, e investe fortemente em educação ambiental por meio de mutirões de limpeza, semanas do meio ambiente, visitas técnicas a centros de reciclagem e outras atividades que promovem a conscientização ambiental. 

STF tem cinco votos para descriminalizar porte de maconha para consumo

O Supremo Tribunal Federal (STF) contabilizou nesta quinta-feira, 24, cinco votos pela descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal.

Apesar dos votos proferidos, um pedido de vista (mais tempo para analisar o caso) feito pelo ministro André Mendonça suspendeu o julgamento, Não há data para retomada. 

O placar do julgamento é de 5 votos a 1 para a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. O plenário é formado por 11 ministros.

Conforme os votos proferidos até o momento, há maioria de seis votos para fixar uma quantidade da maconha para caracterizar uso pessoal, e não tráfico de drogas, deve ficar entre 25 e 60 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas de cannabis. A quantidade será definida quando o julgamento for finalizado. 

Os cinco votos pela descriminalização foram proferidos pelos ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e a presidente, Rosa Weber

O ministro Cristiano Zanin votou contra a descriminalização, mas defendeu a fixação de uma quantidade máxima de maconha para separar criminalmente usuários e traficantes.

Votos

Os votos de Rosa Weber e Cristiano Zanin foram os destaques da sessão de hoje. 

A ministra decidiu adiantar o voto sobre a questão após Mendonça pedir a suspensão do julgamento. Em setembro, Rosa vai se aposentar ao completar 75 anos e não deve participar da retomada do julgamento.

A presidente disse que a manutenção da criminalização do porte é desproporcional e atinge a vida privada dos usuários. Além disso, a ministra citou que a criminalização provoca o encarceramento de pessoas vulneráveis. Os argumentos também foram citados pelos demais ministros.

“As nossas prisões estão cheias de meninos e meninas, geralmente negros, pardos e, na imensa maioria, está lá em função do tráfico”, afirmou.

A presidente também ressaltou que a decisão da Corte não está estimulando o consumo de drogas.

“Penso que o STF pode ajudar nessa solução, sem prejuízo na atuação do Congresso. Quem despenalizou para o usuário foi o Congresso, em 2006. Se mantém apenas a criminalização. O Supremo daria um passo no sentindo de descriminalizar quando se trata de uso próprio”, completou. 

O único voto divergente foi proferido pelo ministro Cristiano Zanin. Apesar de reconhecer que o atual sistema penal é falho e não aplica a despenalização para pessoas pobres, negras e de baixa escolarização, Zanin disse que a descriminalização apresenta “problemas jurídicos” e pode agravar o combate às drogas.

Contudo, o ministro votou para fixar a quantidade de 25 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas de cannabis para configurar a situação de uso pessoal em apreensões policiais.

Entenda

O Supremo julga a constitucionalidade do Artigo 28 da Lei das Drogas (Lei 11.343/2006). Para diferenciar usuários e traficantes, a norma prevê penas alternativas de prestação de serviços à comunidade, advertência sobre os efeitos das drogas e comparecimento obrigatório a curso educativo para quem adquirir, transportar ou portar drogas para consumo pessoal.

A lei deixou de prever a pena de prisão, mas manteve a criminalização. Dessa forma, usuários de drogas ainda são alvos de inquérito policial e processos judiciais que buscam o cumprimento das penas alternativas.

No caso concreto que motivou o julgamento, a defesa de um condenado pede que o porte de maconha para uso próprio deixe de ser considerado crime.  O acusado foi detido com três gramas de maconha.

Ouvidoria do Poder Judiciário realiza na próxima segunda-feira audiência pública na Comarca de Iguatu

A Comarca de Iguatu sediará, nesta segunda-feira dia 28/08/2023, audiência pública promovida pela Ouvidoria-Geral do Poder Judiciário. O encontro ocorrerá entre 14h às 16h, no Fórum Desembargador Boanerges de Queiroz Facó, localizado na rua José Amaro, S/N, bairro: Bugi.

Os objetivos da audiência são: prestar esclarecimentos à população e permitir a manifestação dos interessados, identificar as demandas sociais no tocante a atuação do Judiciário Estadual, para envidar esforços na resolução das postulações apresentadas, através da formulação de planejamento institucional, assegurando a observância dos direitos e garantias constitucionais do cidadão de acesso à Justiça.

A audiência contemplará as comarcas da 2ª Zona Judiciária, que abrange as Comarcas: de Iguatu (sede), Quixelô, Acopiara, Catarina, Jucás, Cariús, Saboeiro, Icó, Orós, Umari, Baixio, Ipaumirim e Cedro; bem como a 14ª Zona Judiciária, formada pelas Comarcas de Tauá (sede), Quiterianópolis, Parambu, Arneiroz e Aiuaba.

CONVIDADOS

A sessão contará com a presença do público em geral e estão convidados a participar: magistrados, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que atuam nas referidas comarcas, prefeitos, procuradores-gerais dos municípios, presidentes das Câmaras Municipais, além de lideranças da sociedade civil organizada.

COMO PARTICIPAR

Cada expositor terá cinco minutos para sua manifestação de forma oral ou por escrito.

As inscrições para as manifestações poderão ser feitas até 72 (setenta e duas) horas antes do evento, pelo e-mail: ouvidoriageral@tjce.jus.br

Para acessar link da sala virtual clique AQUI.

Edital nº 1/2023, publicado no Diário da Justiça do dia 31 de julho. Acesse AQUI o documento.

Instituto Centec oferta 863 vagas em cursos profissionalizantes

Por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), está com inscrições abertas para cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC), a partir desta sexta-feira (25). Ao todo, são ofertadas 863 vagas distribuídas nas mais diversas áreas, em 17 municípios do estado.

As aulas com início nos dias 02 e 04 de setembro, abrem inscrições nesta sexta-feira (25/08), a partir das 8h. Já as aulas, com início dia 11/09, as inscrições só estarão abertas a partir do dia 30/08 (quarta-feira), até formação de turma. As aulas são presenciais e possuem carga horária de 164h, todos os alunos aprovados recebem certificado. 

Os cursos acontecem nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) de 17 municípios do estado: Acaraú, Barbalha, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Fortim, Granja, Horizonte, Jucás, Limoeiro do Norte, Mauriti, Maracanaú, Maranguape, Missão Velha, Quixeré, São Benedito e Viçosa do Ceará. 

Para ingresso nos cursos, o aluno deve se dirigir à sede de um dos CVTs das cidades listadas, portando documentação completa e comprovante de cadastro dos programas sociais, para quem possui o cadastro. Todos os cursos do Instituto Centec priorizam pessoas que moram no Ceará, tenham a partir de 16 anos, e estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

Diversas áreas de atuação compõem a grade curricular dos cursos como: Recepcionista, Costureiro, Produção Cultural, Design, Manutenção e Mecânica, Auxiliar de Contabilidade, Produção e Gestão de Eventos, entre outros. 

SERVIÇO:

Instituto Centec oferta 863 vagas em cursos profissionalizantes

Inscrições: 25/08 (sexta-feira) — aulas com início nos dias 02 e 04 de setembro;

30/08 (quarta-feira) — aulas com início dia 11/09.