Sinduscon Ceará Celebra o Dia Nacional da Construção Social com evento de bem-estar e lazer para trabalhadores e suas famílias 

Uma manhã de prestação de serviços, cuidados com a saúde, aulas de fitdance e pilates, banho de piscina, recreação infantil, sorteio de brindes e um show musical para os trabalhadores da construção civil e suas famílias. Ao todo, 1.396 pessoas foram beneficiadas pela ação que celebrou o Dia Nacional da Construção Social, no SESI da Parangaba, em Fortaleza, neste sábado (19/08).

Entre as diversas ações, destaque para a final da Copa da Construção 2023. Ao longo de três meses,30 times e mais de 530 operários/ atletas e 96 partidas movimentaram o SESI Parangaba todos os sábados. As três equipes vencedoras foram agraciadas com premiação em dinheiro, troféu e medalhas.

Criado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, em parceria com Serviço Social da Indústria Nacional (SESI), o Dia Nacional da Construção Social teve o objetivo de proporcionar acesso à saúde, lazer e qualidade de vida aos trabalhadores da construção, além de sensibilizar os empresários do setor para a importância da responsabilidade social. A edição deste ano teve como tema “Construindo Dias Melhores Juntos”.

José Adailson, que trabalha como ferreiro armador há mais de 10 anos, veio ao evento pela primeira vez, trazendo a esposa e os filhos. “Gostei muito de ter vindo. Está tudo muito organizado. Eu trouxe minha família hoje aqui para comemorar o aniversário da minha esposa. Estamos muito felizes”, afirmou.

O sobrinho de Adailson, Kelvin, de 13 anos, é só alegria. “Aqui é muito legal, estou me divertindo bastante, adorei a piscina, o futebol, a comida, tudo aqui é muito bom”, comemorou.

“A gente realmente precisa de um pouco de lazer para desopilar. Esse momento aqui é simplesmente maravilhoso. Estamos amando a organização e animados com a oportunidade de nos confraternizarmos nesta manhã”, destaca Celina Barreto, esposa de Adriano Paiva, trabalhador da construção civil.

O presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, destacou que o Dia Nacional da Construção Civil foi um momento excepcional para os colaboradores que impulsionam o  mercado com seu trabalho e dedicação. “Este foi um momento não só para reconhecer a valiosa contribuição desses profissionais, mas também para proporcionar um ambiente enriquecedor para celebrar e fortalecer os laços na indústria da construção”, disse.

Prefeitura de Fortaleza construirá reservatório subterrâneo de controle de cheias na Avenida Heráclito Graça

A Prefeitura de Forteza anunciou nesta sexta-feira (18/08), o novo projeto de drenagem que será implantado na Avenida Heráclito Graça, via que historicamente, durante o período chuvoso, sofre com alagamentos devido a obstrução e a insuficiência da galeria de drenagem existente e que abrange os bairros Centro e Aldeota.

Veja a maquete eletrônica da obra

Com conceito inédito na Capital, o novo projeto consiste na construção de um reservatório de controle de cheias, que será implantado sob a avenida, entre as ruas Barão de Aracati e Gonçalves Lêdo. O sistema subterrâneo terá capacidade de armazenamento de 14 mil m³ de água, o equivalente a 13 piscinas olímpicas, cujo volume passará a ser escoado gradativamente e direcionado até o riacho Pajeú. Para auxiliar no escoamento da água pluvial sobre a avenida, serão instaladas grelhas de drenagem ao longo da via, fazendo com que não haja mais pontos de alagamentos na pista.

As intervenções preveem a substituição do pavimento asfáltico por piso em intertravado e a construção de calçadas acessíveis e niveladas, para facilitar o acesso e a travessia de pedestres. O projeto abrange, ainda, a requalificação da Praça Bárbara de Alencar, que passará por reforma em todo o seu espaço.

O edital para execução do projeto foi lançado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) em julho deste ano. As intervenções contam com investimento de aproximadamente R$ 24 milhões e duração de até 10 meses. A expectativa é que as obras tenham início ainda no segundo semestre deste ano, após o fim do processo licitatório e a assinatura do contrato.

Requalificação da Praça Bárbara de Alencar

Localizada ao lado do Ginásio Paulo Sarasate, a Praça Bárbara de Alencar também será reformada. O equipamento receberá novos mobiliários urbanos, como bancos e lixeiras, serviços de pintura na meia-quadra de basquete e novos alambrados, instalação de duas futmesas em concreto, melhoria no piso da academia ao ar livre, ampliação do playground e restauro do monumento existente na praça.

Agosto Lilás: ações de enfrentamento à violência contra mulher no Judiciário cearense são divulgadas em vídeo

O enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher é uma das prioridades do Poder Judiciário cearense. Em comemoração à Campanha “Agosto Lilás”, que tem como objetivo intensificar e divulgar a Lei Maria da Penha no seu mês de criação, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elencou várias ações que tem desenvolvido, ao longo das gestões, para prevenção e o combate à violência contra mulher.  Veja o vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação do Tribunal sobre o assunto.

YouTube player
Fortaleza sediará Ironman 70.3, que nesta edição se torna Campeonato Latinoamericano

Fortaleza receberá este ano o Campeonato-Latinoamericano Ironman 70.3. A competição foi lançada nesta sexta-feira (18/08), em coletiva no Paço Municipal com a presença do prefeito José Sarto. Nesta oitava edição, a prova realizada em Fortaleza ganha status de campeonato latinoamericano do maior circuito de triathlon do mundo, que conta com mais de 260 provas distribuídas pelos cinco continentes. O evento está previsto para ocorrer em 19 de novembro, distribuirá US$ 50 mil, o equivalente a R$ 250 mil, em prêmios para os competidores e deve injetar aproximadamente R$ 16 milhões na economia local. O circuito de Fortaleza compreende 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21.1 km de corrida

O lançamento contou com a participação do empresário Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports, organizador da competição no Brasil, do titular da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), Ozires Pontes, do secretário-executivo do Desenvolvimento Econômico, Erick Vasconcelos e do assessor especial da Secel, Kal Aragão.

“Com esse viés de internacionalização, Fortaleza passa a sediar o Campeonato Latinoamericano Ironman, o que torna a nossa prova uma via de acesso ao ranking mundial. Para a cidade, isso significa que nossa alta temporada já inicia no dia 19 de novembro, com a prova, que tem expectativa de mais de mil competidores profissionais e amadores de vários continentes. Cada participante deve trazer consigo outras pessoas, e a vinda delas tem um impacto direto na economia, injetando entre R$ 14 e 16 milhões na cidade. O Ironman terá um impacto muito positivo para a saúde física e mental, o turismo e a economia de Fortaleza”, afirmou o prefeito José Sarto.

De acordo com o empresário Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports, que organiza a competição no Brasil, a prova realizada em Fortaleza será o último evento de grande porte do calendário do Ironman deste ano, classificando para o mundial do ano que vem, que ocorrerá na Nova Zelândia, e se destaca pelo valor dos prêmios. “É a oitava edição do evento aqui em Fortaleza, e este ano nós teremos a presença de atletas profissionais do mundo inteiro, buscando uma premiação recorde de R$ 250 mil”, ressaltou, acrescentando que as inscrições já estão em andamento. “Nós já temos inscritos quase 900 atletas, devemos beirar 1.200 atletas, o que é um recorde para Fortaleza”.

Segundo o secretário-executivo do Desenvolvimento Econômico, Erick Vasconcelos, a realização da prova afetará todos os segmentos do turismo na cidade e mais de 52 setores da economia serão impactados diretamente. “O atleta que vem para a prova precisa treinar, precisa de transporte, acesso a restaurantes, e a família dele estará aproveitando a praia e a cidade. Quando se trata de um destino turístico como Fortaleza, o atleta tem mais motivos para trazer a família e depois do evento tirar pequenas férias,” descreve.

O secretário de Esporte e Lazer Ozires Pontes destacou que além de gerar renda, contribuindo para o crescimento econômico da cidade, e de promover Fortaleza no cenário mundial de eventos esportivos, o Ironman tem potencial para incentivar novos atletas, contribuindo para o desenvolvimento do esporte na região.

Neymar na Band Ceará: emissora transmite, neste sábado (19), seu primeiro jogo do Campeonato Saudita com exclusividade na TV aberta brasileira

A Band Ceará, canal 20.1, transmite, com exclusividade, neste sábado, a partir das 15h, o primeiro jogo do campeonato saudita de futebol da temporada 2023/2024 na TV Aberta brasileira. A partida será entre Al Hilal e Al Fayha, e pode marcar a estreia do craque brasileiro Neymar pelo Al Hilal, que ainda conta os brasileiros Michael, ex-Flamengo; e Malcom, ex-Corinthians.

Carlo Bastos, diretor geral da Band Ceará, comenta que a emissora sempre foi pioneira no esporte para TV Aberta. “A Band sempre teve veia esportiva, que nos motiva a ser pioneiros, e dessa vez não é diferente. Acompanhamos a mudança do mercado esportivo e vamos passar em TV Aberta o campeonato que mais cresce e atrai atenção atualmente. Craques como Neymar, Cristiano Ronaldo, Benzema, Kanté e outros, estarão toda semana na Band, de graça”, afirmou.

O jogo deste sábado, assim como todos os jogos transmitidos pelo canal, estarão disponíveis também nas diversas plataformas da emissora de forma simultânea e ao vivo, que são o site band.com.br; Bandplay e no YouTube do Esporte Na Band. 

Retrospecto no campeonato

A partida entre Al Hilal e Al Fayha será válida pela segunda rodada do campeonato saudita 2023/2024. Na primeira rodada, o time de Neymar venceu o Abha, fora de casa, por 3 a 1, com um hat-trick (três gols) do brasileiro Malcom. Já o Al Fayha também venceu seu jogo de estreia por 3 a 1. A vitória foi sobre o Al Khaleej.

Super Feirão Guará traz promoções imperdíveis neste fim de semana

Mais uma edição do “Super Feirão Guará” acontece de hoje (18) até domingo (20), realizada pelo Supermercado Guará. Durante o evento, clientes que fizerem compras em uma das 11 lojas físicas do estabelecimento levarão produtos com preços super baixos. Cadastrados no programa de pontos Sou+ Guará conseguem valores ainda menores. A ação não é válida para compras no aplicativo Guará. 

“O final de semana é sempre o período em que o consumidor que passa a semana ocupado, no trabalho, frequenta o supermercado para repôr a dispensa. É pensando nesse consumidor que nós realizamos o Super Feirão, deixando nossas super ofertas para os últimos dias da semana”, comenta Érica Catunda, analista de marketing do Supermercado Guará. 

Confira algumas ofertas:

Arroz Pop, tipo 1, 1kg (branco ou parboilizado) – por 4,69, e 4,19 para clientes Sou+ Guará;

Leite em pó Ninho Forti+, 750g (integral) – por 29,99 e 23,99 para clientes Sou+ Guará;

Filezinho de peito sassami Perdigão, 1Kg – por 13,99 e 11,99 para clientes Sou+ Guará;

Café a vácuo União, 250g, (tradicional ou extraforte) – por 6,99 e 5,99 para clientes Sou+ Guará;

Shampoo + Condicionador Pantene, 175ml – por 22,99 e 18,88 para clientes Sou+ Guará.

Tasso Jereissati participa de Ciclo de Palestras da CDL de Fortaleza

A convite do presidente da CDL de Fortaleza, Assis CavalcanteTasso Jereissati estará na sede da entidade no dia 21 de agosto (segunda-feira), às 18h30, para uma palestra exclusiva para convidados. Na ocasião, o ex-governador e ex-senador fará uma análise detalhada sobre o cenário econômico do Brasil, a partir de sua visão e trajetória política. O encontro faz parte do Ciclo de Palestras, idealizado pela CDL de Fortaleza em 2023, com objetivo de reunir grandes nomes da política para trocar ideias e experiências sobre a economia e o varejo, a exemplo de Ciro Gomes, que foi convidado em junho para também falar sobre a economia do País. A ideia é realizar uma edição do Ciclo de Palestras a cada mês, até o final deste ano.

Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, Tasso Jereissati governou o Estado do Ceará em três gestões, 1987-1990, 1995-1998 e 1999-2002. Foi Senador da República de 2003 a 2011 e de 2014 a 2022. A melhoria dos indicadores de qualidade de vida, como redução da mortalidade infantil, a queda na taxa de analfabetismo, além da industrialização no interior do Ceará, o aumento na expectativa média de vida e a disseminação de serviços básicos são marcas reconhecidas de sua gestão.

Terrazo Shopping promove atividade educativa em celebração ao Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar

Neste sábado (19), o Terrazo Shopping se une à celebração do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, lembrado em todo o Brasil no dia 20 de agosto. Como parte desta iniciativa, o shopping vai sediar uma atividade educativa voltada para a conscientização e ensino da manobra de Reanimação Cardiopulmonar (RCP). A capacitação é uma colaboração com a Liga de Emergência da Universidade Federal do Ceará (UFC) e vai acontecer no piso L1, na praça de eventos localizada em frente à Renner, das 10h às 19h30.

O evento gratuito tem como público principal aqueles que não possuem conhecimento na área médica e desejam aprender sobre reanimação cardiopulmonar. Estudos indicam que a maioria das paradas cardiorrespiratórias que ocorrem fora de ambientes hospitalares acontecem em domicílios. Programas internacionais de Reanimação Cardiopulmonar e desfibrilação externa automática precoce, conduzidos por leigos, têm alcançado taxas de sobrevivência de até 85%, servindo como modelo para aprimorar o manejo da parada cardíaca em diversas comunidades.

A disseminação do conhecimento em Reanimação Cardiopulmonar é de extrema importância, considerando que a cada minuto decorrido após o início de uma parada cardiorrespiratória, a pessoa perde de 7% a 10% de chances de sobrevivência, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. A aplicação da RCP minimiza essa redução, mantendo-a entre 3% e 4% por minuto de Parada Cardiorrespiratória (PCR).

Durante o evento, serão distribuídos materiais informativos, e acadêmicos de Medicina estarão presentes para orientar os participantes sobre os protocolos. Cada participante receberá treinamento individualizado, conduzido por monitores qualificados. O treinamento ocorrerá em três estações: RCP para adultos, uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e RCP para bebês, incluindo simulações em manequins.

O evento também será realizado em outros estados além do Ceará, incluindo Maranhão, Piauí, Bahia, Tocantins, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. A expectativa da organização é capacitar o maior número de pessoas em todo o Brasil.

Sobre o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar

O Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar é uma iniciativa social que visa difundir o conhecimento em Reanimação Cardiopulmonar (RCP), aumentando assim as chances de sobrevivência após uma parada cardiorrespiratória. A primeira edição ocorreu em 2014, em nove cidades do país: São Luís (MA), Palmas (TO), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Alfenas (MG), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Rio Grande (RS). Em 2022, mais de 5 mil pessoas foram capacitadas.

A parada cardiorrespiratória (PCR) envolve uma perda abrupta das funções cardíacas e pulmonares, podendo levar à morte caso não seja revertida. O tratamento empregado nestes casos é a Reanimação Cardiorrespiratória (RCP), uma técnica universalmente reconhecida que combina compressões torácicas e ventilações de resgate, mantendo o paciente em condições propícias para receber suporte avançado e desfibrilação, visando a reversão do quadro.

Serviço:

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar

Data: 19 de agosto (sábado)

De 10h às 19h30Local: Terrazo Shopping (Avenida dos Jardins, 864 – Coaçu / Eusébio (CE)

Palestra debate uso de tecnologia com inteligência artificial para segurança de dados

Os eventos cibernéticos estão constantemente se transformando e os Centros de Operações de Segurança (SOCs) das empresas estão ficando sobrecarregados. Com o objetivo de discutir tecnologias com inteligência artificial para auxiliar os sistemas das organizações, a Lanlink, em parceria com a Palo Alto e Trust Control, promoveu uma palestra para convidados nesta terça-feira (15) no Restaurante Vinhedo Rio&Mar, em Manaus. 

O evento teve como tema “Segurança – Explore o Poder do SOC com IA” e contou com a presença do diretor da Lanlink, Alexandre Mota; do representante da Trust Control, empresa do Grupo Lanlink, Raphael Salgado; do Regional Sales Manager da Palo Alto, Vitor Vale; e dos gerentes de conta da Lanlink, Paulo Monteiro e Gunther Seibert.

João Pessoa estreia espaço com experiências imersivas de arte em 360º

A cidade de João Pessoa, na Paraíba, receberá a partir do dia 27 de agosto o LUZZCO, um projeto com exposições interativas que conectam arte e tecnologia. Com três exposições, o espaço utiliza tecnologia de ponta para criar obras que reagem ao movimento, som e toque das pessoas.

No LUZZCO as paredes, o chão e o público se tornam parte integrante das obras.  “Tudo é tela”, como diz o lema do espaço. “O nome LUZZCO foi escolhido para representar a marca de forma moderna e inovadora. A palavra combina diferentes ideias em uma única representação. A partir da perspectiva de inovação, temos “LUZ CO.”, remetendo à ideia de companhia. Além disso, o som de “LUSCO” leva ao conceito de lusco-fusco, o efeito de luz que vemos no céu durante o entardecer”, explica Jader França, CEO da Luzzco.

O projeto arquitetônico do Luzzco foi inspirado e planejado com poucas intervenções e mobílias e se propõe a privilegiar a experiência, como um espaço extenso, tecnológico e envolvente. “O local tem inspiração no minimalismo industrial com suas instalações expostas e um acabamento mais rústico. A ideia é ser minimalista para destacar as obras”, adianta Cristóvão Cabral, diretor de criação do Galpão Arquitetura e arquiteto que projetou o espaço.

Com aproximadamente 400m², os ambientes do Luzzco se interagem. O layout é composto por recepção, três salas temáticas de exposição e o Grande Salão. “Uma das salas será composta por instalações com interação de ilusão de ótica. Já no Grande Salão acontecerão as grandes exposições com projeção, que ocupa 60% da área total do espaço”, comenta o arquiteto.

Cristovão optou por amplitude e luz baixa para imprimir uma sensação de infinito para todos os ambientes. Além disso, o compromisso com a acessibilidade também é uma prioridade para que todos possam desfrutar da experiência imersiva de arte e cultura.“A arte tem o poder de nos transportar para lugares desconhecidos e ativar todos os nossos sentidos. Creio que a arte imersiva consegue ir mais longe que a “tradicional” criando uma experiência única para o usuário”, disse o arquiteto. 

Além dos ambientes culturais, Luzzco também dispõe de uma lojinha vinculada à recepção e chapelaria com artigos à venda.