Rodrigo Nogueira assume a presidência do Conselho Municipal de Trabalho

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (20/01), no auditório da Unidade de Atendimento do Desenvolvimento Econômico, na Aldeota, o secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Rodrigo Nogueira, tomou posse como novo presidente do Conselho Municipal de Trabalho (Comut). Eleito pelos representantes das bancadas dos trabalhadores, empregadores e poder público, a presidência do Comut é trocada a cada ano por meio de votação e exercida em sistema de rodízio.
O Comut é um órgão deliberativo e classista em nível municipal, criado pela Lei n° 8094, de 25 de novembro de 1997, por iniciativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza, e alterado pela Lei n° 8959, de 08 de agosto de 2005. O colegiado é composto por 18 instituições e tem como função propor, acompanhar e fiscalizar as ações necessárias para desenvolver o mercado de trabalho local, criar empregos e favorecer ações oriundas dos programas do Sine Municipal.

“Quero agradecer a oportunidade de estar à frente do Conselho Municipal do Trabalho, é uma honra fazer parte deste novo momento. Espero que juntos, possamos nos qualificar ainda mais e trazer resultados importantes para a nossa cidade. Hoje, em Fortaleza, temos uma política perene de qualificação profissional, gerencial e crédito orientado, são mais de 37.500 pessoas qualificadas ao mercado de trabalho, trazendo para a cidade, a liderança do Norte e Nordeste na geração de empregos”, discursou Rodrigo no ato da posse. 

Rodrigo Nogueira Diogo de Siqueira
É formado em administração de empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) com MBA em finanças pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi diretor administrativo-financeiro da Construtora Waldyr Diogo LTDA (2002-2017) e coordenador especial de PPPs e Concessões da Prefeitura de Fortaleza de (2017-2020). Desde janeiro de 2021 atua como Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico.

Shopping Iguatemi Bosque realiza programação gratuita no I’XP

Para fazer a alegria dos jovens, o Shopping Iguatemi Bosque realiza, nos dias 21, 22, 28 e 29 de janeiro, uma programação especial no I’XP. Buscando atingir diferentes grupos, expandir suas atividades inovadoras e conectar os clientes às tendências do momento, o I’XP é voltado para o entretenimento do público jovem. Com acesso gratuito e com um conceito inovador de diversão, o Iguatemi Experience disponibiliza jogos, espaços instagramáveis, eventos, conectividade e experiências únicas para aproveitar com os amigos. O I’XP está localizado ao lado da Bel Cosméticos, no piso superior (L3).

No sábado (21) e domingo (22), de 14h às 20h, máquinas de jogos retrô estarão no ambiente. Também no sábado, de 18h às 19h e 19h30 às 20h30, haverá oficina de Pixels. Com vagas limitadas, a participação na oficina necessita de inscrição prévia, por meio do link disponível na bio do Instagram @iguatemifortaleza.

Já no dia 28 de janeiro, de 14h às 21h, o espaço contará com jogos de tabuleiro especiais. No dia 29, de 14h às 20h, o I’XP promoverá sessões gratuitas de Karaokê.

No local, painéis coloridos chamam a atenção por fazer referência aos jogos mais famosos do mundo. O projeto do espaço também é composto por formatos geométricos, pensado para o conforto e a conexão das pessoas. O local possui tomadas e Wi-fi com acesso livre à internet para conectar notebooks e celulares. Para quem curte uma boa playlist, músicas de artistas queridos das plataformas de streaming embalam o ambiente. Além dos jogos, o Iguatemi Experience possui ações interativas, fazendo com que o público se divirta de diferentes maneiras nos espaços instagramáveis e diferenciados.

Serviço

Programação I’XP – Sábado (21)

14h às 20h – Máquinas de Jogos Retrô

18h às 19h – Oficina de Pixels

19h30 às 20h30 – Oficina de Pixels

Programação I’XP – Domingo (22)

14h às 20h – Máquinas de Jogos Retrô

Programação I’XP – Sábado (28)

14h às 21h – Jogos de Tabuleiro Especial – Balboas Hobby Games

Programação I’XP – Domingo (29)

14h às 20h – Karaokê

Entrada gratuita

Helena Barbosa assume a superintendência do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Complexo Cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura informa que Helena Barbosa assume a superintendência do centro de arte e cultura. O anúncio, realizado nesta sexta-feira (20), acontece após reunião entre a secretária da Cultura, Luisa Cela, e a presidenta do IDM, Rachel Gadelha. Ao longo das próximas semanas, a nova superintendente irá compor agendas de trabalho e de planejamento, mas já aponta que o pensamento que fortalece as políticas para as artes, a diversidade e a cidadania cultural serão princípios norteadores da gestão. A gestora cultural traz no seu currículo uma experiência de 10 anos de gestão pública no Ceará e 15 anos de cena artística.

 “Entendo que é oportuno e urgente se apropriar das tecnologias que viabilizam as inúmeras poéticas da cena, e, na mesma proporção, dominar as técnicas e estratégias institucionais direcionadas para os desafios do território que assenta as ações do CDMAC. É chegado o tempo de regar e arar a terra para receber a primavera.” afirma a nova gestora.

Sobre Helena Barbosa

Helena Barbosa é gestora cultural, produtora e pesquisadora. Graduada em Ciências Sociais (UFC) com pesquisa nas áreas da Antropologia Visual, Cultural e Política; Especialista em Gestão e Políticas Culturais (Itaú Cultural/Universidade de Girona); Especialista em Gestão Cultural Contemporânea: da ampliação de repertório à construção de equipes colaborativas (Itaú Cultural/Instituto Singularidades).

Autora do livro “Se essa rua fosse minha: narrativas verbais e visuais do Vicente Pinzón” e da pesquisa “Entre a espada e o encantamento: o uso do índice de convivência intercultural” no Instituto Dragão do Mar. Na gestão pública, foi coordenadora dos Pontos de Cultura na Secult Ceará (2013), gerente de Ação Cultural no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (2017), Diretora de Formação e Criação no Instituto Ecoa (2019), assessora do Gabinete da Secult Ceará (2021) e gestora executiva no Centro Cultural Porto Dragão, equipamento da Secult Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).