Programa do NAMI acolhe adolescentes com TEA em serviço multidisciplinar
De acordo com dados do órgão de saúde Centers for Disease Control and Prevention (CDC), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) atinge em torno de 1% a 2% da população mundial. No Brasil, as estimativas apontam que cerca de 2 milhões de pessoas possuem essa condição.
Apesar dos números relevantes, parte significativa desses indivíduos não possui acesso a um tratamento adequado. Nesse contexto, o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Universidade de Fortaleza — mantida pela Fundação Edson Queiroz —, promove diversas iniciativas que visam o cuidado às pessoas com TEA.
Exemplo disso é o Programa de Inclusão Sócio-Educacional (PROISE), que está em funcionamento há mais de 10 anos. Voltado ao atendimento de crianças de dois a seis anos, o serviço multidisciplinar conta com a atuação de terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas e psicólogas.
Em abril deste ano, o NAMI deu um novo passo. Entrou em funcionamento no Núcleo o Preparando para a Vida, programa que amplia o atendimento interdisciplinar do PROISE para adolescentes de 10 a 16 anos.
Sobre o programa
O Preparando para a Vida tem como objetivo acolher jovens que estão em busca de cuidado e tratamento adequado para a faixa etária. A ideia é preparar os adolescentes para se desprender da identidade infantil e se inserir em uma nova etapa, com habilidades mais complexas.
De acordo com Ísis Falcão, responsável técnica do programa, a iniciativa nasceu como forma de responder a uma demanda preocupante e crescente: muitas famílias se encontram com adolescentes que não possuem oportunidades de tratamento para desenvolver progressos significativos.
Hoje, a equipe do Preparando para a Vida conta com profissionais das áreas de psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. A partir de uma ampla avaliação, os participantes recebem um plano de tratamento individualizado com base na Abordagem Centrada na Família e no cliente.
As intervenções acontecem em grupos temáticos e acompanhamentos individuais. Os módulos de acompanhamento são baseados em assuntos que englobam temáticas como autonomia, independência, habilidades sociais, comunicação, expressividade, desempenho motor, sensorial e cognitivo.
“O programa tem um modelo totalmente direcionado para autonomia e independência. Nossa proposta está inteiramente pautada na inclusão social do nosso cliente. É um projeto no qual levamos em consideração a singularidade de cada pessoa. A tendência é influenciar outras instituições a tomarem a mesma iniciativa” — Ísis Falcão, responsável técnica do Preparando para a Vida
Além da competência técnica da equipe, a iniciativa dispõe do universo de possibilidades que a estrutura do campus viabiliza. Nele, é possível desenvolver atividades em diversos equipamentos: Videoteca, Biblioteca, Teatro, Ginásio Poliesportivo, cozinhas industriais, auditórios e um Centro de Convivência com lojas, restaurantes e farmácia. Assim, os pacientes são treinados para entrar em contato com os desafios comuns do cotidiano.
Experiência transformadora
Transformar vidas, tanto dos jovens com TEA quanto de seus familiares. Esse é um dos grandes objetivos do projeto. Verônica Jales já consegue vivenciar essa realidade. Ela é mãe da jovem Ysis Jales, 14 anos, que ingressou no programa em junho.
Segundo Verônica, a decisão de inscrever a filha no Preparando para a Vida se deu pelas diversas oportunidades que a iniciativa poderia proporcionar. “A ideia do projeto me encantou. De primeira, já imaginei o quanto a estrutura da Unifor poderia agregar na vida dela”, afirma.
Ysis Jales, participante do Preparando para a Vida, com os seus pais (Foto: Acervo pessoal)
Agora, após algumas semanas desde que Ysis ingressou no projeto, Verônica ressalta que algumas melhorias já são notórias: “Em menos de um mês, já notei uma grande diferença. Ela vinha tendo alguns problemas com ansiedade e agora não tem mais. Além disso, ela vem interagindo mais com os colegas e procurando novas amizades. Ela está realmente muito animada e feliz”.
Equipe do projeto
- Ariana Benevides (Terapeuta ocupacional)
Formação em Transtorno do Espectro Autista na Adolescência e Vida Adulta; especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA (ABA); capacitação para Avaliação e Tratamento em Dificuldades e/ou Seletividade Alimentar; capacitação em Segurança em Crises Agressivas (SCA).
- Eduarda Rabelo (Psicóloga)
Formação em Psicologia Hospitalar; formação em ABA e Estratégias Naturalistas; especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade; especialista em Terapia Cognitiva Comportamental.
- Juliana Santos (Fonoaudióloga)
Especialista em Neurociências e Reabilitação; certificação PECS; certificação PROMPT (Prompt for Restructuring Oral Muscular Phonetic Targets); capacitação em ABA; bandagem Elástica – Método Therapy Taping.
Inscrições abertas
O cadastro para o programa está aberto! Vale ressaltar que esse é um serviço particular, mas que apresenta opções viáveis. Os familiares podem escolher pacotes mensais que mais se adequam a sua realidade financeira. Os interessados devem preencher os dados e a equipe entrará em contato para agendar uma avaliação com a família e o adolescente.
Cadastre-se no “Preparando para a Vida” aqui
Serviço
Programa Preparando para a Vida
Local: Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI)
Mais informações: preparandoparaavida@gmail.com | (85) 9.9230-3372
Ingresso: Cadastre-se aqui