B3 lança o site Bora Investir para ajudar novos investidores pessoa física em suas decisões financeiras
A B3 lança hoje o Bora Investir, um site desenvolvido em parceria com o Estadão Blue Studio, núcleo de produção de conteúdo de alta performance do Estadão e a Buildbox, especialista em soluções digitais. O lançamento vai oferecer conteúdo sobre investimentos e ajudar na jornada financeira dos mais de 19 milhões de pessoas físicas que já aplicam em bolsa – renda variável e renda fixa. A plataforma também foi desenvolvida para auxiliar os demais brasileiros que têm interesse em iniciar no mundo dos investimentos e estão à procura de informações de qualidade para tomarem suas decisões.
+ Confira aqui o B3 Bora Investir, o novo site da bolsa para auxiliar o investidor pessoa física
O site traz conteúdos em diversos formatos: textos, infográficos, vídeos e podcasts, e uma de suas principais novidades é a ferramenta exclusiva de comparação de investimentos desenvolvida a partir de dados da B3. Chamada de A Grana do Vizinho, essa funcionalidade permite a qualquer pessoa ver como é a composição da carteira da média dos investidores na bolsa. Os dados permitem ao usuário entender como investem pessoas com o perfil sociodemográfico semelhante ao seu. As informações são agregadas e tratadas com base nas regras da LGPD.
O B3 Bora Investir tem também como propósito reunir, a partir de curadoria, conteúdos de influenciadores, parceiros e clientes da bolsa (como corretoras, bancos e outras instituições financeiras), e, dessa maneira, fomentar a educação financeira e o desenvolvimento do mercado de capitais.
“Vivemos a chegada de um grande número de novos investidores e é papel da B3, como a bolsa do Brasil, estar próxima dessas pessoas, oferecer informação de qualidade e com credibilidade para apoiarmos o crescimento e desenvolvimento da nossa economia e do mercado de capitais. O site que lançamos agora é parte dessa visão e do nosso compromisso de ampliar a oferta de educação financeira”, afirma Ana Buchaim, diretora-executiva de Pessoas, Comunicação, Marketing, Sustentabilidade e Investimento Social da B3.
Com expertise em produção de conteúdo e performance digital, o Estadão Blue Studio montou uma equipe multidisciplinar dedicada para o projeto. Para Paulo Pessoa, diretor comercial do Estadão, a plataforma foi pensada para ser a principal fonte de informação para o público-alvo. “Aportamos no projeto nossa principal fortaleza: a produção de conteúdo de qualidade, de alta performance com a credibilidade do Estadão, refletindo a estratégia da B3. Desta forma, conseguiremos construir rapidamente uma audiência qualificada, o que colocará o B3 Bora Investir em uma posição de destaque no mercado”, complementa Pessoa.
Os conteúdos do novo site têm linguagem adaptada para explicar o mercado de uma maneira mais leve e didática, passando por dúvidas sobre tipos de investimento, como começar a investir, como organizar as finanças, além de acompanhar cotações do mercado e da cobertura das principais notícias diárias que podem impactar o bolso do investidor.
“Temos lançado mão de diversas iniciativas para ampliar o número de pessoas buscando alternativas de investimentos. O B3 Bora Investir faz parte desse grande esforço para estar cada vez mais próximo do investidor individual. A nova área do investidor e as iniciativas da B3 Educação, em conjunto com nossos clientes, foram passos importantes. Agora, ampliaremos nosso alcance com este novo site. O que queremos é ajudar e participar da formação financeira do brasileiro, que é o presente e o futuro do mercado de capitais brasileiro”, afirma Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoa Física.
O Bora Investir complementa o conjunto de fontes de informações e de educação financeira que a B3 já oferece e se soma aos esforços realizados pelos demais integrantes do mercado brasileiro. Atualmente, os investidores que quiserem se aprofundar nos temas financeiros, inclusive para além de bolsa de valores, já têm à disposição um hub que oferece cursos gratuitos no endereço: https://edu.b3.com.br. Para informações mais técnicas, o site oficial da bolsa também disponibiliza dados regulatórios e de produtos. Já as redes sociais da bolsa (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn e plataformas de podcast), onde há variedade de conteúdos e linguagem, também podem ajudar investidores iniciantes e experientes.
A Grana do Vizinho
Trimestralmente, a B3 divulga um trabalho sobre a evolução dos investimentos realizados em renda variável e renda fixa. A partir desses dados, que consolidam por exemplo, valor médio de investimento, faixa etária dos investidores, novos CPFs, entre outros, a B3 criou A Grana do Vizinho. Se você é, por exemplo, uma mulher, de 30 anos, do norte do país, pode incluir seus dados no B3 Bora Investir e conhecerá como outras pessoas com essas características estão posicionadas tanto em renda fixa quanto em renda variável.
Como o site está organizado
O B3 Bora Investir está dividido em três seções: Notícias, Objetivos Financeiros e Tipos de Investimento. Em Notícias, o usuário encontra os principais temas do dia, mas sempre a partir de um olhar explicativo e contextual. Informações sobre empresas e ESG também estão nessa área, ajudando o investidor a acompanhar o dia a dia do mercado.
Em Objetivos Financeiros serão ofertados conteúdos que auxiliem a audiência a organizar suas finanças e outros que o ajudem a investir melhor, a partir dos seus objetivos e de acordo com seu perfil de risco. Já em Tipos de Investimento haverá informação sobre produtos de renda fixa (Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA, entre outros) e de renda variável (ações, BDRs, ETFs, criptoativos etc.)
Sobre a B3
A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil.
Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Chicago, Londres, Singapura e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.
B3. Com o mercado, para o futuro.
Sobre o Estadão
Há 147 anos, o Estadão defende que o livre acesso à informação é uma ferramenta de transformação social.
O Estado de S. Paulo é o mais tradicional dos jornais do Brasil em circulação. Sob o nome original A Província de S. Paulo, a primeira edição foi veiculada em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império. O jornal cresceu e deu origem ao Grupo Estado – responsável pelo lançamento de diversas frentes comunicacionais.
Conhecida como empresa jornalística com muita credibilidade com os leitores e o mercado publicitário, a marca Estadão está presente em diversas plataformas para entregar cada vez mais conteúdo e informação de qualidade aos diferentes públicos e seguidores, com uma audiência que soma mais de 25 milhões de pessoas.
Em maio de 2021, o Estadão foi reconhecido como um dos principais jornais líder em circulação impressa no Brasil, em comparação a seus principais concorrentes, segundo dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC).
Sobre a Buildbox
A Buildbox é uma consultoria, empresa filha da Unicamp, que vem há 10 anos transformando negócios de grandes empresas através de soluções digitais. Fundamentada em processos ágeis, alta tecnologia, design centrado no usuário e metodologia orientada a resultados, conduz lado a lado com seus clientes iniciativas de transformação digital de ponta a ponta, sendo de fato um Full Digital Partner.
Ao longo de sua trajetória, já realizou centenas de projetos para grandes nomes dos setores industrial, imobiliário, mídia, saúde, finanças, logística e entretenimento. Do assessment estratégico e cultural para inovação, à descoberta e desenvolvimento de novos produtos digitais, soluções em Cloud Computing e Data Science.
O reconhecimento do sucesso solidificou parcerias estratégicas nos últimos anos, sendo oficializada como parceira de tecnologia do Instituto de Computação da Unicamp e do Recod.ai, um dos maiores hubs de inteligência artificial da América Latina.