Tecnologia e banco de dados on-line garantem agilidade na identificação e rastreio do comportamento do consumidor

Consciente do valor das pesquisas para embasar estratégias de comunicação no mercado de mídia brasileiro, a YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado on-line, apresenta uma solução inovadora: o Plan & Track. Esse sistema analítico inédito permite que os usuários manipulem pontos de dados (“data points”) para compreender o comportamento do consumidor, criar públicos-alvo, orientar estratégias e investimentos. Isso evidencia a importância das pesquisas de mercado como aliadas fundamentais das empresas na tomada de decisões estratégicas, conferindo-lhes uma vantagem competitiva.

O Plan & Track, certificado pelo CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão), entidade que atua como Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, monitora diariamente os resultados das ações de comunicação. Como sugere o nome em inglês, integra o planejamento com o monitoramento das marcas, potencializando as informações e tornando a pesquisa muito mais eficiente. Através de 16 indicadores de desempenho, incluindo awareness, consideração, intenção de compra, buzz e satisfação, a YouGov rastreia insights comportamentais colhidos diariamente por mais de dez anos no Brasil.

Essa inovação, já amplamente utilizada em outros países, é a combinação de duas soluções consolidadas e robustas: o YouGov Profiles (Plan) com 115 mil entrevistas realizadas anualmente no Brasil, tornando-o o maior conjunto de dados de audiência no mercado brasileiro hoje, que oferece às marcas, agências e mídias a capacidade de criar retratos detalhados de seus públicos-alvo, monitorar hábitos de compra, comportamento, consumo de mídia, tendências e muito mais nas 11 regiões metropolitanas e no Brasil inteiro; e o BrandIndex (Track), um sistema diário de medição da percepção do público em relação às marcas.

“Isso é um recurso valioso, que permite uma infinidade de análises, comparações e cenários, proporcionando uma orientação muito mais clara para as ações de marketing implementadas pelas empresas”, afirma David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina. 

Para ilustrar o poder de detalhamento e rastreamento, ele acrescenta: “se houver um aumento ou uma queda em qualquer KPI, é possível facilmente analisar as pessoas por trás do movimento e entender o que elas fazem, pensam e sentem para ajudar a explicar porque a agulha se moveu”. Eastman ressalta que, ao longo de mais de 10 anos de pesquisas diárias nos principais mercados da América Latina, incluindo o Brasil, eles acumularam dados históricos que fornecem uma visão única sobre a evolução do consumidor brasileiro. Ele enfatiza: “Isso é ouro!”. 

No Brasil, onde a YouGov está presente desde 2021, a meta é intensificar o acompanhamento de mais de 650 marcas em 19 setores de bens e serviços, especialmente nas áreas de Saúde, Varejo, Turismo e Esporte.

Um case com uma das principais agências do mercado brasileiro, a Galeria, pioneira no uso do sistema, demonstra a capacidade do Plan & Track, conforme explicado pelo diretor de Pesquisa e Insights de Mídia, Boaventura Junior. “O Plan & Track ampliou nossa capacidade de estudar e identificar o comportamento dos consumidores a partir de suas percepções sobre as marcas, por meio de um monitoramento contínuo de 16 KPIs diferentes”, afirma. Além disso, ele acrescenta: “Isso nos permite trabalhar com clusters com base nessas relações (lembrança, consideração, recomendação das marcas) e otimizar nossas estratégias e planejamentos de mídia de ponta a ponta, desde o recebimento do briefing até a mensuração do sucesso em relação ao desempenho da marca”.

—-

Sobre a YouGov

A YouGov é uma multinacional de origem britânica, pioneira em pesquisa de mercado on-line e ferramentas que integram o planejamento e o monitoramento de dados, garantindo informações mais precisas e ágeis de serem acionadas por seus clientes. Presente em cerca de 70 países nas Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia, Ásia-Pacífico e África, a empresa possui uma das maiores redes de pesquisa do mundo. São mais de 24 milhões de membros registrados em seu painel. Com dados acumulados ao longo de 20 anos de operação, a YouGov utiliza os chamados “dados vivos” – informações do consumidor continuamente atualizadas, precisas e acionáveis. A missão da empresa é oferecer uma visão incomparável sobre o que o mundo pensa, com soluções inovadoras que ajudam as marcas, proprietários de mídia e agências mais reconhecidas internacionalmente a planejar, ativar e acompanhar melhor suas atividades de marketing. Os dados da YouGov são regularmente referenciados pela imprensa global, sendo a segunda fonte de pesquisa de mercado mais citada no mundo.

Compartilhe nas redes sociais!