CAIXA CULTURAL FORTALEZA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO

A CAIXA Cultural Fortaleza divulga programação para o mês de janeiro. Na agenda, oficinas gratuitas para todos os públicos, encontro sobre ensino e Cultura Geek, vivência para crianças, jovens e adultos, e a exposiçãoWorld Press Photo 2024 chega ao último mês em cartaz com fotografias mundialmente premiadas de fotojornalismo. A programação marca o início das atividades de 2025 na CAIXA Cultural Fortaleza, e ainda em janeiro, novas exposições e espetáculos entram no catálogo. As informações serão divulgadas no site da CAIXA Cultural.

Oficinas, vivências e contação de histórias.

Contos e Encantos: A bicharada e as Fábulas

De forma lúdica e com forte estímulo à imaginação, no mês de janeiro a contação de história será baseadano clássico livro Fábulas, de Félix Samaniego. Os participantes serão envolvidos por narrativas que têm os animais como protagonistas, representando diferentes traços da personalidade humana e trazendo mensagens educativas que atravessam gerações.
 

No domingo (12), o tema é O Rato da Corte e o Rato do Campo, uma abordagem sobre a simplicidade da vida, enquanto dois ratos refletem sobre os perigos e as vantagens de estilos de vida distintos. No domingo (19), O Cervo na Fonte explana sobre a valorização das qualidades próprias e ganha vida com a história de um cervo que descobre o verdadeiro significado da autoaceitação. No último domingo, (26) A Raposa e as Uvas aborda ensinamentos sobre perseverança e o reconhecimento das próprias limitações são trazidos pela raposa que tenta mas não desiste de seus sonhos.
 

As contações acontecem sempre às 16h, indicada para o público infantil.

Pequenos Astronautas

A oficina Celebra o dia do Astronauta, através de uma experiencia multissensorial, convidando as crianças para explorarem o universo através de projeções visuais e sons que simulam o espaço sideral. A experiência traz ainda uma oficina para construção de capacetes espaciais com materiais simples como cola, jornal, EVA e outros adereços. A atividade combina criatividade, aprendizado e diversão em uma experiência imersiva e acontece na quinta-feira (9), às 17h, indicada para crianças de 6 a 12 anos.

O Fotojornalismo e a Mobgrafia

Aos entusiastas de fotografia, a oficina é voltada para quem deseja aprimorar suas habilidades fotográficas utilizando apenas o smartphone. A oficina une lazer, criatividade e aprendizado em um ambiente inspirador. Através de uma abordagem descomplicada, será apresentado aos participantes algumas técnicas essenciais para capturar imagens incríveis, como composição e enquadramento, luz e sombras e como melhorar a qualidade das imagens com ajustes simples no smartphone. A oficina acontece na sexta-feira (10), às 16h, voltada para o público a partir de 16 anos.
 

Caixa de Brincar: Jogos de Tabuleiro

A atividade é uma vivência para grupos familiares, independente de tamanho e composição, e traz um festival de jogos e brincadeiras. Dentre as atrações, destacam-se: Jogos de Tabuleiro: Xadrez, Damas, Uno, Cara a Cara, Quebra-Cabeça, Dominó. A atividade traz também oficina de Criação de Jogos de Damas, onde os participantes podem construir o próprio tabuleiro. Os jogos de RPG de Mesa (Dungeons & Dragons) trazem uma experiência imersiva para os apaixonados por histórias e aventuras épicas. A vivência acontece no sábado (11) e no domingo (12), sempre às 17h, e podem participar grupos familiares.

Estratégias para enxergar o absurdo, a beleza e o real

Oficina com visita mediada na exposição World Press Photo, em cartaz na CAIXA Cultural Fortaleza, em diálogo com as imagens premiadas, abordando os aspectos éticos e estéticos de fotojornalismo contemporânea, a partir de elementos históricos, análises teóricas e trajetórias de fotojornalistas. A atividade será ministrada pela jornalista e fotografa Iana Soares, profissional reconhecida pela sua atuação nas mais diversas pautas de texto e imagem. A oficina acontece na quinta-feira (16), às 17h30, indicada para o público a partir de 16 anos.

Peripécias Circenses

A atividade mergulha no encantador universo do circo, com brincadeiras, técnicas e muita criatividade. As peripécias circenses são uma forma de combinar arte, movimento e diversão, criando experiências enriquecedoras tanto para quem pratica quanto para quem assiste. As atividades circenses oferecem um universo de possibilidades para explorar o corpo, a criatividade e a magia do circo. A oficina estimula a coordenação motora, com rolamentos e acrobacias simples, o trabalho em equipe, e acontece no sábado (18), às 10h, indicada para crianças de 8 a 12 anos.
 

Mágicas em Família

Atividade comemorativa em alusão ao Dia Mundial do Mágico, celebrado em 31 de janeiro, encanta as crianças com truques mágicos usando materiais simples e acessíveis, que podem ser praticados pelos participantes. Além dos encantamentos dos truques de mágica, a atividade estimula o trabalho em equipe e desenvolve habilidades como motricidade fina e criatividade. A oficina será ministrada pelo mágico Jeffy, artista multifacetado, que se dedica à mágica, à arte-educação e à produção cultural. A oficina acontece no sábado (18), às 16h, indicada para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas por responsáveis.

O Toque e as Palavras que Guiam 

A atividade especial destaca a importância da inclusão e acessibilidade para pessoas cegas ou com outro nível de deficiência visual. A oficina propõe uma reflexão sobre o impacto do sistema Braille como meio essencial de comunicação e explora o papel da audiodescrição na acessibilidade de conteúdos visuais.
 

O objetivo é promover o conhecimento sobre a cultura cega e discutir a acessibilidade no cotidiano, além de compreender como a audiodescrição pode ampliar a inclusão de imagens e conteúdos visuais. A experiência inclui ainda atividades práticas, como descrições de imagens e autodescrições. A oficina acontece no domingo (19), às 10h, indicada para público a partir de 12 anos.

Sorrisos em Movimento: Acroflex

A oficina combina práticas circenses e acrobacia de solo, com foco na consciência corporal e na exploração da mobilidade do corpo e tem como objetivo o desenvolvimento da consciência corporal, o fortalecimento muscular e a experimentação de movimentos acrobáticos, sempre respeitando os limites individuais de cada participante. A atividade acontece no domingo (19), às 14h, indicada para o público a partir de 16 anos.

Metodologias de Ensino com a Cultura Geek

A atividade promove abordagens interdisciplinares que integram o universo geek ao ensino formal com foco na animação japonesa Naruto. Durante o evento, os participantes serão convida​dos a refletir sobre liderança e governança, explorar práticas de gamificação, participar de um jogo interativo e de discussões sobre temas como coletividade, valores de paz e cidadania, conectando-os aos conteúdos programáticos da educação. A vivência acontece na quinta-feira (23), às 17h, voltada para educadores.
 

A Isogravura e o Pavão Misterioso

A atividade é inspirada no clássico romance de cordel “O Pavão Misterioso”, de João Melquiades Ferreira, oferecendo uma experiência única de isogravura, técnica adaptada para a criação de gravuras a partir de placas de isopor, unindo literatura e arte de forma divertida e educativa. A oficina permite explorar a tradição da literatura de cordel e da xilogravura, arte tradicional do Nordeste brasileiro. A atividade acontece na sexta-feira (24), às 17h, indicada para crianças entre 6 e 12 anos.
 

Autopercepção e o Desenho em Tirinhas

Oficina destinada ao público que gosta de desenhar e explorar ideias por meio da linguagem visual, aborda as especificidades da linguagem das tirinhas e traz referências de grandes nomes brasileiros como Laerte e Mino, com destaque para obras que dialogam com temas como cultura nordestina, anedotas, música e questões sociais. A atividade apresenta ainda técnicas básicas de desenho e elementos visuais, e permite os participantes criarem as próprias tirinhas. A oficina acontece no sábado (25), às 10h, indicada para o público a partir de 16 anos.
 

Joias da Vida: Arte e Economia na Maturidade

Atividade voltada para idosos, estimula a criatividade, a valorização da cultura afro-brasileira e a conscientização sobre a importância da reutilização de materiais. Os participantes serão convidados a transformar retalhos de tecido, papel e outros materiais em peças de joias únicas e personalizadas. A oficina é uma oportunidade para explorar a própria criatividade e contribuir para um futuro mais sustentável, e acontece no sábado (25) e no domingo (26), às 14h, voltadas para o público a partir de 60 anos.
 

Raízes Para o Futuro

A vivência reflete sobre importância da preservação do meio ambiente e aborda sobre práticas e hábitos sustentáveis, além de despertar a consciência ambiental, estimular a criatividade e o senso de comunidade e promover a aprendizagem sobre práticas sustentáveis no dia a dia. Compõe a atividade também o plantio de mudas de girassóis em vasos criativos, diálogos sobre a importância da reciclagem e a compostagem, e participarão de uma roda de conversa sobre os desafios e as oportunidades de um futuro mais sustentável. A atividade acontece no domingo (26), às 10h, indicada para crianças e adolescente de 6 a 14 anos.

Todas as oficinas e vivências são gratuitas, e as inscrições são realizadas no site da CAIXA Cultural

Exposições:

A mostra World Press Photo 2024 traz uma seleção premiada mundialmente de registros de fotojornalismo e da fotografia documental e promove um passeio de forma mais profunda por histórias e acontecimentos pelo mundo, através das fotos premiadas pela Fundação World Press Photo. Entre os temas destacados na edição de 2024 estão as guerras em Gaza e na Ucrânia, migração, família, demência e meio ambiente. A mostra chega ao último mês em cartaz, e ainda pode ser vista até 26 de janeiro, gratuitamente.

Serviço:

Programa Educativo CAIXA Gente Arteira

CAIXA Cultural Fortaleza

Endereço: Av Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Horários: de terça a sábado, 10h às 20h. Domingos e feriados, 10h às 19h.

InformaçõesSite CAIXA Cultural | Instagram: caixaculturalfortaleza

Bilheteria: (85) 3453-2770

Acesso para pessoas com deficiência

Sine Municipal oferta 1.911 vagas de trabalho em Fortaleza

O Sine Municipal está disponibilizando 1.911 vagas de trabalho em Fortaleza, incluindo Pessoas com Deficiência (PcD) e reabilitados pelo INSS. Mulheres vítimas de violência doméstica também têm atendimento prioritário na busca por emprego. A medida atende a Lei 14.542/23 sancionada pelo Governo Federal, que estabelece a reserva de 10% das vagas para as vítimas. Todas as oportunidades de emprego estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento. Confira as principais oportunidades:

  • Telemarketing/Teleoperador (712)
  • Cumim/Garçom (83)
  • Auxiliar de cozinha (62)
  • Auxiliar de estoque (44)
  • Fiscal de lojas (33)
  • Armazenista (25)
  • Porteiro (23)
  • Ajudante de carga e descarga (22)
  • Operador de lojas (21)

A Prefeitura de Fortaleza realiza atendimento presencial nas unidades do Sine Municipal dos bairros Aldeota, Parquelândia e Siqueira. Estão sendo disponibilizados os serviços de busca de vagas de emprego e habilitação para o seguro-desemprego. A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico disponibiliza atendimento remoto pelo e-mail sinemunicipal@sde.fortaleza.ce.gov.br ou por telefone (85) 3771-6655.

Por meio dos canais de atendimento é possível ter acesso a todas as informações necessárias sobre os benefícios ofertados pelo Sine Municipal, consultoria para elaboração de currículo, assim como prazos, documentações e formas de acesso aos serviços on-line. O trabalhador poderá conversar diretamente com um atendente, enviar documentação e realizar o cadastro do seguro-desemprego no sistema. Já o empregador pode contactar o Sine de Fortaleza por meio do WhatsApp (85) 9.8970-3532 (não recebe ligações) para ofertar vagas de trabalho.

Serviço:
Sine Municipal de Fortaleza
Atendimento: segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h
Sine Municipal Parquelândia – Av. Jovita Feitosa, 1264
Sine Municipal Siqueira – Av. Augusto dos Anjos, 2466
Sine Municipal Aldeota – Av. Santos Dumont, 2500 – loja 17 (entrada pela rua Tibúrcio Cavalcante)

Em todo ovo de galinha há pintinho? Saiba como diferenciar um ovo fértil

Você já se perguntou se todo ovo de galinha tem um pintinho? A dúvida é comum, mas a resposta é simples: nem todo ovo de galinha tem potencial para gerar um pintinho. Os ovos que encontramos nos mercados, por exemplo, são, em sua maioria, não fecundados, ou seja, não têm embrião e são próprios para o consumo. Mas como diferenciá-los?

Segundo Warley Luiz, gerente da unidade de Incubatório da Tijuca Alimentos, a diferença está no processo de produção e nas condições de armazenamento. “Os ovos que consumimos são, na maioria das vezes, produzidos por galinhas que não tiveram contato com os galos. Sem esse contato, a fecundação não ocorre e, portanto, não há pintinho”, explica o especialista.

A presença de embrião só é possível em ovos férteis, aqueles em que a galinha teve contato com o galo antes da postura. Esses ovos, entretanto, não se desenvolvem automaticamente em embriões. Alguns estudos explicam que o ovo fertilizado continua o desenvolvimento do embrião mesmo durante o armazenamento. Esse processo pode ser interrompido se a temperatura ambiente atingir o chamado ‘zero fisiológico’ (temperatura ideial para as condições de manejo e estoque de ovos nas granjas), que, de acordo com o cientista e médico veterinário PMM Mendes, fica entre 21°C e 23°C. Vale lembrar que a temperatura ideal da casca para o desenvolvimento embrionário é de 37,7°C a 38,0°C.

Conforme contextualiza o gerente da unidade de Incubatório existe uma portaria da Secretária de Defesa Agropecuária MAPA n° 1.179/2024 onde é explicado como deve ocorrer a comercialização de ovos seja ele fecundado ou não:

Ovos provenientes de estabelecimentos avícolas de reprodução podem ser utilizados para fins industriais desde que não tenham passado pelo processo de incubação. Ovos férteis não podem ser comercializados para consumo direto, devem passar por processo de industrialização. A industrialização é constituída por etapas destinadas à elaboração dos derivados de ovos, incluindo a pasteurização, desidratação, elaboração de conservas e outros processos sujeitos à aprovação pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA). Além disto deve ser apresentado ao MAPA todo o processo de produção e seus controles envolvendo esta matéria prima e, somente após a aprovação do DIPOA, a mesma poderá ser utilizada.

Para o consumidor, a garantia de um produto seguro está na escolha de marcas confiáveis e certificadas. A empresa precisa seguir padrões rigorosos de qualidade, desde a alimentação das galinhas até o armazenamento e transporte dos ovos.

Credibilidade é a nova influência: O que a estratégia multiplataforma dos famosos pode ensinar sobre a comunicação

De acordo com o relatório Digital 2024: Brazil, produzido por We Are Social e Meltwater, em 2024 86,6% dos brasileiros estavam conectados às redes sociais, ou seja, toda essa parcela da população teve acesso a uma plataforma com bilhões de pessoas que podem consumir seus conteúdos.

Isso gera um problema de credibilidade: Quem fala sobre o que entende e quem fala sobre o que não entende? De acordo com a MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula, a solução está em uma estratégia multiplataforma.

“Muitos acreditam que as mídias tradicionais perderam relevância, mas elas ainda são essenciais para construir credibilidade. Diferente das redes sociais, onde qualquer pessoa pode publicar, as mídias tradicionais têm critérios rigorosos de apuração e publicação”.

“Para um profissional ou criador de conteúdo, ser destacado nesses canais é uma chancela de autoridade, o que não só reforça a qualificação da pessoa no assunto, mas também transfere essa credibilidade para suas redes sociais”, afirma Jennifer.

Virgínia Fonseca e a estratégia multiplataforma

Mesmo para figuras gigantescas como a influencer e empresária Virgínia Fonseca, a cantora Anitta, o jogador Neymar, o humorista Whindersson Nunes, entre outros, que têm milhões de seguidores nas redes sociais, estar presente em mídias tradicionais como a televisão ainda é uma estratégia poderosa.

Com alcance que ultrapassa o de muitos programas de TV, os famosos não precisariam tecnicamente da televisão para alcançar números. Mas então, por que investir nessa presença? 

A resposta é simples: consolidação de marca e credibilidade institucional.

“A televisão, mesmo que muitos a considerem uma mídia menos usada, ainda tem um peso enorme. Estar em um programa de TV mostra que aquele influenciador ou profissional é reconhecido por veículos confiáveis e alcança um público mais amplo”, ressalta Jennifer de Paula.

Sobre Jennifer de Paula

Jennifer de Paula é Pós Graduada com MBA em Marketing e Negócios Interativos, diretora de marketing e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação internacional. Responsável por gestão de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de seguidores nas redes sociais. A especialista é referência no que diz respeito às principais atualizações do mundo digital.