A equidade salarial e de gênero na pauta da construção civil

Construtora Colmeia tem maior mediana salarial entre mulheres e quer ampliar a participação feminina em cargos de gerência

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 2024, a Construtora Colmeia se destacou pelo esforço de aprimorar sua política de equidade salarial e de gêneros entre seus colaboradores.
Até agosto do ano passado, o salário mediano das mulheres ultrapassava em 25,3% a mediana dos salários pagos aos homens. Já na média salarial, a diferença entre gêneros fica na casa de 1,5%, com uma ligeira vantagem financeira para os homens.

Vale ressaltar que a média é a soma de todos os salários pagos dividido pelo número de colaboradores. A diferença vem do fato de que ainda existem mais colaboradores do gênero masculino na empresa. Além disso, a mediana indica qual é o valor que está exatamente no meio de um conjunto de dados, quando eles estão ordenados.

No primeiro semestre de 2024, os critérios de remuneração e ações para garantir diversidade, registrados pela Colmeia junto ao MTE, incluíam o cumprimento de metas de produção, além do incentivo à proatividade, desenvolvimento de ideias e de sugestões. Entre as realizações implementadas no primeiro semestre de 2024, estão as ações de apoio ao compartilhamento de obrigações familiares para ambos os sexos.
Ao contrário do que acontece na Colmeia, em 2022, as brasileiras recebiam apenas 80,6% do que era pago em salários às pessoas do gênero masculino, segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) Ministério do Trabalho e Emprego.
O CEO da construtora, Otacílio Valente, reconhece os esforços das equipes lideradas por ele e aponta caminhos para serem perseguidos em 2025. Atualmente, 40% dos cargos de liderança na engenharia da Colmeia já é exercido por mulheres.

“Como uma empresa socialmente responsável, muito nos interessa dispor de mais vagas para as mulheres ocuparem, sejam operacionais, de gestão ou sobretudo nas obras. Inclusive, queremos desenvolver treinamentos voltados para elas, pois sabemos que o canteiro ainda é um ambiente predominantemente masculino”, revela Otacílio.

Beach Park e Tapera das Artes realizam parceria que inclui arte, sustentabilidade e inclusão

Nesta terça-feira, 14 de janeiro, o Beach Park vai inaugurar uma exposição temática na Cafeteria da Vila Azul do Mar, destacando instrumentos musicais, obras de arte e utensílios domésticos produzidos por jovens artistas do programa de Capacitação Profissionalizante da Associação Tapera das Artes. A iniciativa é uma extensão da loja física localizada na sede da instituição no sítio histórico de Aquiraz, a primeira capital do Ceará.

A exposição reflete os resultados do Programa de Cultura Profissionalizante da Tapera das Artes, que contribui diretamente com três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. São eles: o ODS 1 (Erradicação da Pobreza), ao gerar emprego e renda; ODS 10 (Redução das Desigualdades), ao criar oportunidades de crescimento profissional; e ODS 12 (Produção e Consumo Responsáveis), ao estimular a reutilização de materiais recicláveis e o consumo consciente. Como adepto do Pacto Global da ONU, a parceria também reforça o compromisso do Beach Park com a responsabilidade social.

O destino turístico tem uma agenda focada em ações ESG há mais de dez anos, promovendo projetos e ações, tanto em seus negócios, como em seu entorno. Esse trabalho consistente faz com que o Beach Park seja certificado pela ISO 14001, por sinal, o único parque aquático do Brasil que detém essa certificação, além de ser uma empresa Lixo Zero (2023/2024), Carbono Neutro (Programa Brasileiro GHG Protocol – 2022) e participante do Pacto Global da ONU no Brasil.

Outro exemplo de trabalho do Beach Park em diferentes frentes ligadas aos ODS é o compromisso com o ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Além de dar preferência para o trabalho de profissionais locais, o Programa Capacita Aquiraz, fruto de uma parceria entre o Beach Park e a Prefeitura de Aquiraz, capacitou centenas de pessoas, possibilitando seu desenvolvimento, engajamento e motivação, oportunizando melhorias nos resultados da organização e na vida profissional dos educandos, gerando trabalhos, emprego e renda para a comunidade de Aquiraz.

Ainda em parceria com a Prefeitura de Aquiraz, somente no ano passado, o Beach Park recebeu três mil crianças estudantes de escolas públicas para dias de lazer no parque aquático. O Aqua Park possui ainda o Selo Empresa Amiga do Autista. Essas ações reforçam o comprometimento com o ODS 3, que visa promover o bem-estar para todos, em todas as idades; o ODS 10, que visa reduzir as desigualdades, e o ODS 17, cujo objetivo é fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Para Raíssa Bisol, gerente de sustentabilidade do Beach Park, a parceria com a Tapera das Artes é mais um exemplo da preocupação do parque com as comunidades do seu entorno, ajudando a promover seu empoderamento através do incentivo à arte e da valorização de seus trabalhos e produções culturais.

A Associação Tapera das Artes, reconhecida por seu impacto social e cultural, também celebra a exposição. “Consideramos essa parceria com o Beach Park, como uma excelente oportunidade para democratizar o acesso às nossas produções artísticas e divulgar nossa missão, que é promover o desenvolvimento humano, inspirar sonhos e contribuir para um mundo mais inclusivo e sustentável por meio da arte”, diz Ritelza Cabral, presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes.

Atividades e imersões artísticas

Na Tapera das Artes, o programa oferece diversas atividades pedagógicas e culturais. A Sede Harmonia, por exemplo, é dedicada à musicalização de crianças e adolescentes, com oficinas de cordas dedilhadas, sopros, piano, canto coral e muito mais. Já a Sede Encantos foca na profissionalização em áreas como luteria tradicional e experimental, cerâmica, artes visuais, artes cênicas e danças populares.

As peças únicas e personalizadas apresentadas na exposição na Vila Azul do Mar são trabalhos produzidos nos ateliês da Sede Encantos. Cada item conta com um QR code que direciona para a página do artesão responsável, com detalhes sobre sua história e trajetória – um diferencial que conecta o público à essência da obra.

Programação cultural

Às terças e quintas, às 17h, grupos artísticos da Tapera das Artes realizam apresentações musicais na exposição, proporcionando uma experiência ao som de música instrumental. Entre os jovens músicos que se apresentam, estão talentos como Antônio Aramins, Bernardo Monteiro, Domingos Daniel, Rodrigo Rodrigues, Vanessa Mendes, Francisca Alane, Eric Ribeiro e Gabriel Lima. A programação complementa a atmosfera acolhedora da Cafeteria, que conta com a assinatura da empresa Três Corações.