Assembleia faz contatos com prefeituras para dar andamento ao projeto “Renda Gera Renda”
Uma representação do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos visitou municípios do Litoral Oeste para acertar os ajustes do Projeto “Renda gera Renda”, a ser promovido pela Assembleia Legislativa em parceria com Universidade Estadual do Ceará (UECE). A secretária executiva do Conselho, Luíza Martins, e a técnica Renata Ladeia, da Célula de Empreendedorismo de Impacto Social da Alece percorreram, durante esta semana, municípios que participarão da primeira etapa. Serão contemplados, inicialmente, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Itapipoca, Amontada e Itarema, com as parcerias acordadas entre a Assembleia, as prefeituras e a UECE, para a oferta dos cursos.
Foram tratadas as regras de seleção das alunas participantes, todas mulheres, como também o coordenador local do treinamento e as instalações que abrigarão as artesãs. É um curso de 160 horas, que tem por objetivo a capacitação das rendeiras que já atuam, como conhecimento de precificação e divulgação das peças produzidas, além da formação de novas rendeiras. O treinamento já está com a grade pronta, após sugestões das rendeiras mais experientes, com apoio de técnicos da Assembleia. A partir das disciplinas, a UECE escolherá os professores. O projeto terá início em março de 2024.
Nas visitas, Luíza e Renata se reuniram com a secretária de Assistência Social de Paracuru, Scarlet Mendes; com a equipe de Paraipaba, formada pela prefeita Ariana Aquino, a secretária de Assistência Social, Gabriela Façanha e a secretária de Governo, Rosiane Pessoa; fizeram uma reunião virtual com Salete Souto, do Olê Rendeiras do Trairi, que estava em uma comunidade distante da sede do município; e uma reunião presencial com a primeira-dama de Itapipoca, Liziany Medeiros e sua equipe. O passo seguinte será visitar municípios do Litoral Lesta.