Como realizar um planejamento tributário em 2025 

O planejamento tributário deve ser estruturado levando em conta a atual situação fiscal do país e as mudanças recentes na legislação com uma nova reforma tributária que entrará em vigor progressivamente a partir de 2026.

A implementação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) substituirão tributos como PIS, Cofins, ICMS e ISS. As pequenas empresas poderão optar por regimes diferenciados de recolhimento. Isso impactará diretamente o planejamento tributário das empresas, exigindo uma análise detalhada dos regimes mais vantajosos (SIMPLIFICADO ou NORMAL) com base na possibilidade de créditos fiscais e na redução de obrigações acessórias.

As empresas que usufruem de benefícios fiscais devem revisar suas operações para garantir a conformidade e avaliar se esses incentivos ainda se aplicam e alinhar seu planejamento às novas diretrizes econômicas para maximizar benefícios tributários e otimização de investimentos.

Segundo o IGBE, aproximadamente 95% das empresas no Brasil acabam pagando impostos indevidos, que podem ocorrer de diversas formas, como o recolhimento de tributos indevidos, a duplicidade de pagamentos de impostos ou o pagamento de valores maiores, o que de fato deveria ter sido recolhidos.

Para garantir um planejamento eficiente e evitar descontentamentos financeiros, é fundamental adotar novas estratégias que se adequem às necessidades da empresa, aliadas a uma gestão financeira rigorosa, com o objetivo de prevenir falhas e prejuízos fiscais.

Saiba mais sobre a Dominus 

O Grupo Dominus, com mais de 21 anos de atuação no mercado, é reconhecido por sua excelência em Auditoria, Contabilidade, Consultoria e Recursos Humanos. A empresa oferece serviços personalizados para negócios de pequeno, médio e grande porte, atuando em diversos setores. Com uma equipe altamente qualificada, o Grupo Dominus se dedica a promover a conformidade e a eficiência operacional, garantindo soluções estratégicas e ajustadas às necessidades específicas de cada cliente.

Compartilhe nas redes sociais!