Contas de Água e Energia – Custos Elevados dos Condomínios

A elevação das tarifas de água e energia, dentre outros itens importantes, é um dos grandes problemas para os cidadãos brasileiros e, como não poderia deixar de ser, são também despesas que afetam significativamente os custos mensais dos condomínios. Estratégias para reduzir consumos e gastos com água e energia passaram a ser preocupação constante dos síndicos que fazem a gestão condominial desses empreendimentos.

O diretor do Grupo Viper, Flávio Patrício, destaca a importância do consumo consciente. “As contas de água e de energia elétrica correspondem a um percentual significativo da provisão de despesas mensais de um condomínio. O desperdício de água, seja por descuido ou por vazamento oculto, pode impactar significativamente nas despesas mensais, assim como a utilização pouco racional da energia elétrica das áreas comuns e dos equipamentos do empreendimento. As mudanças de hábitos devem ser coletivas e o síndico têm papel importante na conscientização e no estímulo aos moradores, de modo que todos abracem a causa do consumo consciente. Também é papel do síndico o trabalho de fiscalização, atuando ainda no gerenciamento e na verificação de eventuais problemas, como, por exemplo, vazamentos e luzes acesas desnecessariamente”.

Flávio Patrício salienta que os síndicos precisam ficar atentos às manutenções para evitar possíveis desperdícios. “Em edificações com idades maiores que 30 anos, talvez seja necessário a revisão toda a instalação elétrica, inclusive com a substituição de fios e cabos elétricos, visando aumentar a segurança daquelas instalações e a redução do consumo de energia no condomínio. Com relação ao consumo de água, é importante a vistoria dos hidrômetros, visando a detecção de vazamentos, providenciar a manutenção de registros e torneiras, reduzir o uso de mangueiras e implementar ações junto aos moradores para de modo a expandir os serviços de manutenção preventiva para as instalações das unidades habitacionais que compõem o condomínio. As bacias sanitárias dos banheiros são locais onde é muito comum o aparecimento de vazamentos”, enfatiza. 

Algumas ações simples podem fazer uma grande diferença na conta de energia elétrica mensal, ao longo do tempo. Podemos citar a substituição de lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas de LED, instalação de sensores de luzes em locais estratégicos com as garagens e corredores. Sempre que possível, favoreça a iluminação natural em ambientes como o hall social, salão de festas, salão de jogos, deixando as janelas, cortinas e persianas abertas. No salão de festas, verifique o estado de geladeiras, freezers, ventiladores, condicionadores de ar ou qualquer outro equipamento.

Compartilhe nas redes sociais!