Levantamento da YouGov indica Dia dos Pais positivo para segmentos de roupas, calçados, alimentação e eletrônicos

Levantamento da YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado on-line, indica que o Dia dos Pais será positivo para o comércio, pois, de acordo com dados da sua ferramenta Profiles, 64,9% dos brasileiros geralmente dizem que compram presentes para os pais e mães. A porcentagem é maior do que os 60,7% que dão presentes a seus parceiros e também está acima dos 46,3% que costumam comprar coisas para seus amigos. 

Esta intenção pode variar de acordo com a idade e gênero, por exemplo. Em geral, os adultos entre 18 e 24 anos têm uma probabilidade estatisticamente menor de dar presentes aos pais em comparação com a média nacional (36,9% vs. 64,9%); e as mulheres também são estatisticamente mais propensas a comprarem presentes regularmente para os pais e, na verdade, para qualquer outro grupo, do que os homens (68,5% das consumidoras no Brasil vs. 60,7% dos homens). É interessante notar que os brasileiros em relacionamentos sérios (independentemente de estarem vivendo separados, juntos com o parceiro ou já casados) também são estatisticamente mais propensos a dar presentes para seus pais ou mães.

Ainda nos dados do Profiles, as categorias que mais comumente os brasileiros compram para presentear seus pais incluem roupas, calçados e bolsas (81,2%); alimentos e bebidas, como chocolates e vinhos (52,8%); jogos e brinquedos, incluindo videogames (43,5%); e eletrônicos, como tablets e outros dispositivos inteligentes (30,9%). 

Informações da ferramenta que monitora as marcas brasileiras, o YouGov BrandIndex, mostra, ainda, as empresas que podem ter destaque neste Dia dos Pais. Os eletrônicos são o grupo que mais melhorou seu índice de “Consideração” (que reflete quantas pessoas considerariam incluir os produtos de uma marca em sua próxima decisão de compra) nos dias que antecederam o Dia dos Pais. No geral, as 11 empresas de eletrônicos voltadas para o consumidor acompanhadas pela plataforma no Brasil melhoraram seus índices de Consideração em 3 pontos entre 22 de junho e 3 de agosto (os últimos dados disponíveis). Comparando-as, as marcas de vestuário e acessórios subiram 2,8; as de videogames caíram -0,3; e as de chocolate -2,9 pontos.

Em relação às marcas individuais, a Samsung é o player com a principal melhoria na sua classificação de Consideração na categoria de eletrônicos, analisada entre 22 de junho e 3 de agosto entre aqueles que tendem a comprar coisas para seus pais, com um aumento de 6 pontos. A Epic Games (criadora do Fortnite) e a Nike são as marcas de crescimento mais rápido nos nichos de videogames e vestuário e calçados, respectivamente, com aumentos de 4,9 e 14,3 pontos. Embora nenhuma marca de chocolate tenha apresentado melhora em seu indicador de Consideração no período, a Garoto foi a que menos perdeu terreno desde junho.

Redes sociais, comerciais de TV e e-mails de marca impactam estes consumidores

David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov da América Latina, avalia que embora algumas marcas já estejam se destacando claramente como as favoritas para o Dia dos Pais, ainda há tempo para que outros participantes chamem a atenção dos consumidores, desde que prestem atenção aos detalhes certos. “De acordo com o Profiles, embora o primeiro elemento que os brasileiros que dão presentes a seus pais (ou mães) levem em conta ao decidir o que comprar seja a ocasião (72,3%), quase dois terços decidem de acordo com o orçamento, seis em cada 10 consideram a proximidade com a pessoa em questão e os gostos do celebrante”, aponta.

Segundo Eastman, isso significa que as estratégias e campanhas de marketing que abordarem esses pontos teriam uma chance maior de atrair compradores brasileiros para o Dia dos Pais. Nesse contexto, também é importante saber onde anunciar. Entre os consumidores que costumam presentear seus pais (ou mães) no país, o canal em que eles mais percebem mensagens comerciais é a mídia social (62,7%), seguida por comerciais de TV (52,1%) e e-mails de marca (46,9%).

“Também vale a pena observar que um anúncio não significa necessariamente que uma venda será realizada. De fato, nos dados do Profiles, somente a mídia social é igualmente eficaz para atrair a atenção e gerar vendas (43,4%). Em outros canais, as diferenças são significativas. Por exemplo, embora os brasileiros que costumam comprar presentes para seus pais tenham maior probabilidade de serem atraídos por comerciais de TV, os boletins informativos on-line tendem a ser mais bem-sucedidos em convencer os consumidores a concluir a compra (24,7% vs. 24,6%, respectivamente)”, diz. 

Metodologia

YouGov Profiles é baseado em dados coletados continuamente e pesquisas contínuas, em vez de um único questionário limitado. Os dados de perfis para o Brasil são nacionalmente representativos e ponderados por idade, gênero e região. Saiba mais sobre o Profiles.

YouGov BrandIndex coleta dados sobre milhares de marcas todos os dias. As pontuações do Consideração das marcas se baseiam na pergunta: “Se você está pensando em comprar produtos, qual das seguintes marcas você compraria?” e entregue como uma porcentagem. As pontuações são baseadas em uma amostra média de 3167 adultos no Brasil pesquisados ​​entre 12 de maio e 3 de agosto de 2023. Os números são baseados em uma média móvel de seis semanas. Saiba mais sobre o BrandIndex.

Sobre a YouGov

A YouGov é uma multinacional de origem britânica, pioneira em pesquisa de mercado on-line e ferramentas que integram o planejamento e o monitoramento de dados, garantindo informações mais precisas e ágeis de serem acionadas por seus clientes. Presente em cerca de 70 países nas Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia, Ásia-Pacífico e África, a empresa possui uma das maiores redes de pesquisa do mundo. São mais de 24 milhões de membros registrados em seu painel, 800 mil dos quais estão no Brasil. Com dados acumulados ao longo de 20 anos de operação, a YouGov utiliza os chamados “dados vivos” – informações do consumidor continuamente atualizadas, precisas e acionáveis. A missão da empresa é oferecer uma visão incomparável sobre o que o mundo pensa, com soluções inovadoras que ajudam as marcas, proprietários de mídia e agências mais reconhecidas internacionalmente a planejar, ativar e acompanhar melhor suas atividades de marketing. Os dados da YouGov são regularmente referenciados pela imprensa global, sendo a segunda fonte de pesquisa de mercado mais citada no mundo.

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