Projeto Costurando o Futuro abre inscrições para capacitação de profissionais de costura

Capacitar profissionais e organizá-los em grupos produtivos que devem planejar, produzir e vender produtos ou serviços de forma compartilhada. Esse é o objetivo do projeto de inclusão produtiva Costurando o Futuro – Empreendimentos Solidários, realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR). A ideia é estruturar empreendimentos solidários em ateliês de costura em vários bairros de Fortaleza, organizados como grupos produtivos com base nos princípios da Economia Solidária.

Em 10 ateliês localizados em diversos bairros da capital cearense, os profissionais de costura passarão por seminários, oficinas e vivências para estruturar os empreendimentos econômicos solidários. Em seguida, serão capacitados em cursos e oficinas de formação gerencial, em conteúdos como: Gestão do  Marketing, Gestão de  Compras e Estoques, Finanças Solidárias, Educação Popular, Desenvolvimento  do Produto e Formação do Preço. Haverá entrega de certificado aos concludentes.

Para o coordenador do Costurando o Futuro – Empreendimentos Solidários, Josbertini Clementino, o diferencial do projeto é “a possibilidade de profissionais de costura terem a oportunidade de formarem empreendimentos econômicos solidários por meio de capacitações, cursos e consultorias que vão proporcionar mais conhecimentos, acesso a recursos e habilidades empreendedoras. É uma iniciativa que transforma vidas, fortalece a economia local e busca a autonomia financeira dos participantes do projeto”.

“Este é um projeto surpreendente. Várias pessoas mudaram suas vidas e já são mais de 20 mil que passaram pelos nossos ateliês. Nosso planejamento é fechar o ano de 2023 com 15 unidades e, junto com isso, já fizemos parcerias para formar consultorias e cooperativas nos ateliês para que os usuários possam vender seus produtos diretamente para o consumidor final e aumentar seus lucros”, enfatiza o secretário o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

O projeto de inclusão produtiva é voltado para profissionais de costura, realizado pela Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), financiado pela CAF e executado com o apoio da Fundação Demócrito Rocha. Os ateliês ficam localizados nos bairros: Conjunto Ceará, Bom Jardim, José Walter, Jangurussu, Canindezinho, Vila União, Vila Velha, Barra do Ceará, Cristo Redentor e Vicente Pinzon.

Serviço:
Empreendimentos Econômicos Solidários – Projeto Costurando o Futuro
Inscrições pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdPuKPeJW7lBoZ3XTAgk7hQfCWrKOUhk-44JdfYLT_zLyfEXw/viewform

Mais informações: Whatsapp: (85) 98739-3052

Livraria Leitura inaugura, em novembro, nova unidade no Shopping Iguatemi em Fortaleza

O mix de lojas do Shopping Iguatemi Bosque, em Fortaleza (CE), em breve, contará com uma unidade da Livraria Leitura, maior rede de livrarias físicas do Brasil. São mais de 100 lojas com um extenso portfólio de livros, artigos de papelaria e escritório, presentes, suprimentos de informática, itens da cultura geek e ampla variedade de brinquedos.
Com uma ampla área de 1.027m², a nova loja, a quarta unidade na capital cearense, ocupará dois pisos do Shopping e será a 105ª unidade da rede no Brasil, e seguirá o conceito de ser um ponto de encontro para amantes da leitura e da cultura, um diferencial da marca no mercado.

A inauguração, prevista para novembro, segue o plano de expansão da rede que se insere num mercado competitivo, mas que apresenta um cenário promissor. Fundada em 1967, na Galeria do Ouvidor, em Belo Horizonte (MG), a Leitura tem o compromisso de incentivar a leitura e o conhecimento, e proporcionar uma experiência única aos seus clientes, por meio de um atendimento de excelência e produtos de alta qualidade.

A Leitura investe muito na fidelização dos clientes e desenvolveu o programa Sempre Leitura, no qual o cliente acumula pontos e troca por descontos nas lojas da rede.
Durante seus 56 anos de atuação, a Leitura tem experimentado um crescimento exponencial de leitores mais jovens, com faixa etária acima de 25 anos com uma distribuição próxima de 55% feminino e 45% masculino. Em 2022, a rede registrou um crescimento de mais de 31% nas vendas de livros, em comparação ao ano anterior.

Fortaleza Brazil Stone Fair terá a renomada arquiteta Miriam Runge, referência em neuroarquitetura, entre as palestrantes

A sétima edição da Fortaleza Brazil Stone Fair (FBSF), feira de rochas ornamentais que acontecerá no Centro de Eventos de Fortaleza, entre os dias 8 e 10 de novembro, terá entre as palestrantes a arquiteta e urbanista Miriam Runge, especialista em neuroarquitetura, técnica que consiste na aplicação de princípios fundamentais de neurociência em projetos arquitetônicos e seus processos.

A neurociência vem sendo utilizada em diferentes áreas de negócios, entre elas a arquitetura, com o intuito de criar ambientes que promovam a felicidade e o bem-estar, entre outros índices subjetivos. Além dos tradicionais parâmetros técnicos de legislação, ergonomia e conforto ambiental, a técnica trabalha com as emoções. “A busca por ambientes mais assertivos e relações verdadeiramente melhores do ser humano com o ambiente que o cerca é o objetivo da neuroarquitetura”, explica Miriam Runge.

A arquiteta fará uma palestra sobre “Design biofílico e as rochas” no segundo dia de evento (9), às 17h. O Design biofílico é uma técnica que visa incorporar elementos naturais aos ambientes. As rochas são muito utilizadas neste cenário por unir beleza, sofisticação, exclusividade e durabilidade. Durante o evento, Miriam Runge ainda lançará o livro de sua autoria “Tampos e Pedras”.

A Fortaleza Brazil Stone Fair (FBSF) irá apresentar as principais novidades do setor de rochas ornamentais e revestimentos, mostrando todo potencial da cadeia produtiva de mármores e granitos cearenses e aumentando a sinergia entre arquitetos, engenheiros, construtores, decoradores e designers, principalmente. “Vamos mostrar para o mundo as belezas das rochas cearenses e fomentar ainda mais a economia local”, destaca Carlos Rubens Alencar, presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran), organizador do evento.

O Ceará é o terceiro maior exportador de rochas ornamentais do Brasil, com cerca de R$200 milhões exportados em 2022. O Estado também é o principal fornecedor de matéria prima bruta para o Espírito Santo, principal exportador brasileiro, com volumes que correspondem a aproximadamente R$250 milhões anualmente.

A FBSF 2023 é uma realização do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran); com a parceria do IEL, Sesi, Senai, Fiec, CNI e Sebrae; apoio institucional do Ibro, Crea e CAU e promoção da Ikone.

Poder Judiciário homenageia colaboradores(as) por meio da Semana do Servidor

Nesta segunda-feira, 23, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) dá início à Semana do Servidor, em alusão ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. Serão cinco dias de palestras, oficinas, vivências, aulas práticas, diversas atividades lúdicas, culturais e interativas, além de vários serviços de saúde e bem-estar. Para ver a programação completa, acesse AQUI.

A abertura da iniciativa contará com apresentação da filósofa, psicanalista e poeta Viviane Mosé, com a palestra magna “Harmonizando o Trabalho e a Vida Pessoal: A Jornada para uma Carreira Satisfatória e uma Vida Plena”. O evento ocorrerá às 9h, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), e contará com a presença do presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes.

Ao longo da semana, a programação vai oferecer momentos de aprendizado, reflexão e interação. O objetivo é contribuir para uma maior qualidade de vida pessoal e profissional. No estacionamento do Fórum Clóvis Beviláqua serão montadas mesas ao ar livre, para a venda de lanches e refeições, música ambiente, apresentações musicais e atividades interativas.

Também haverá a oferta de terapias alternativas, como aromaterapia, acupuntura, ventosaterapia, gua sha (massagem facial com pedras naturais) e auriculoterapia. Essas práticas utilizam técnicas naturais e holísticas que auxiliam na integração entre corpo, mente e emoções.

Câmara deve votar taxação para super-ricos nesta semana

Com a previsão de arrecadar R$ 20 bilhões em 2024, e até R$ 54 bilhões até 2026, a taxação dos investimentos da parcela mais rica da população deverá ser votada nesta terça-feira, 24, na Câmara dos Deputados. Desde o último dia 14, o projeto de lei em regime de urgência tranca a pauta na Casa.

O relator da proposta, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), tenta fechar um acordo com a bancada ruralista sobre o aumento no número de cotistas nos Fiagros, fundos de investimento em cadeias agroindustriais. O parlamentar estava ainda definindo como ocorrerá o parcelamento do Imposto de Renda sobre fundos exclusivos e uma eventual equiparação de alíquotas entre esses fundos e as offshores (investimentos em empresas no exterior).

Pedro Paulo também tentou incluir uma solução intermediária para o fim dos juros sobre capital próprio (JCP), proposto por outra medida provisória. No entanto, a proposta não prosperou por falta de acordo no Parlamento.

O governo queria ter votado o texto na semana passada. No entanto, três partidos – PL, PP e União Brasil – pediram a manutenção do acordo para votação no dia 24, após o retorno do presidente da Câmara, Arthur Lira, de uma viagem oficial à China e à Índia.

Originalmente, o projeto de lei tratava apenas da taxação das offshores. No entanto, Lira incorporou ao texto uma medida provisória editada no fim de agosto, e ainda em validade, que muda a tributação de Imposto de Renda em fundos exclusivos. O procedimento é igual ao que ocorreu com a medida provisória do Programa Desenrola, apensada ao projeto de lei que regulamenta a taxa do rotativo do cartão de crédito, aprovado no início do mês.

Reforço de caixa

O governo precisa reforçar o caixa para compensar o aumento do limite de isenção da tabela do Imposto de Renda, sancionada nesta segunda-feira (28) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O dinheiro também é importante para cumprir a meta de zerar o déficit primário em 2024, conforme estipulado pelo novo arcabouço fiscal, aprovado no fim de agosto pelo Congresso.

Instrumentos personalizados de investimentos, com um único cotista, os fundos exclusivos exigem pelo menos R$ 10 milhões de entrada e taxa de manutenção de R$ 150 mil por ano. Hoje apenas 2,5 mil brasileiros aplicam nesses fundos, que acumulam patrimônio de R$ 756,8 bilhões e respondem por 12,3% da indústria de fundos no país.

Atualmente, os fundos exclusivos pagam Imposto de Renda (IR), mas apenas no momento do resgate e com tabela regressiva – quanto mais tempo de aplicação, menor o imposto. O governo quer igualar os fundos exclusivos aos demais fundos de investimento, com cobrança semestral de IR, conhecida como come-cotas. Além disso, quem antecipar o pagamento do imposto pegará alíquotas mais baixas.

Quanto à taxação das offshores, o governo quer instituir a tributação de trusts, instrumentos pelos quais os investidores entregam os bens para terceiros administrarem. Atualmente, os recursos no exterior são tributados apenas e se o capital retorna ao Brasil. O governo estima em pouco mais de R$ 1 trilhão (pouco mais de US$ 200 bilhões) o valor aplicado por pessoas físicas no exterior.

Confira as propostas do relator

Fundos exclusivos

•    Instrumento: originalmente era medida provisória, mas texto foi incorporado a projeto de lei;

•    Como é: tributação apenas no momento do resgate do investimento;

•    Tributação: alíquota de 15% (fundos de curto prazo) ou de 22,5% (fundos de longo prazo) de Imposto de Renda sobre os rendimentos uma vez a cada semestre por meio do mecanismo chamado come-cotas a partir do ano que vem. Fundos com maiores prazos de aplicação têm alíquotas mais baixas por causa da tabela regressiva de Imposto de Renda;

•    Atualização antecipada: quem optar por começar a quitar o come-cotas em 2023 pagará 6% sobre o estoque dos rendimentos (tudo o que rendeu até 2023). O governo propôs dois modelos de pagamento

       –    6% para quem parcelar em quatro vezes, com a primeira prestação a partir de dezembro. Na medida provisória, o governo tinha proposto alíquota de 10% nessa situação;

       –    15% para quem parcelar em 24 vezes (dois anos), com primeira prestação a partir de maio de 2024.

Offshore e trusts

•    Instrumento: projeto de lei;

•    Como é: recursos investidos em offshores, empresas no exterior que abrigam fundos de investimentos, só pagam 15% de Imposto de Renda sobre ganho de capital se voltarem ao Brasil;

•    Tributação: cobrança anual de rendimentos a partir de 2024, com alíquotas progressivas de 0% a 22,5%, mesmo se dinheiro ficar no exterior. Cobrança ocorrerá da seguinte forma

       –    isenção sobre parcela anual dos rendimentos até R$ 6 mil;

       –    15% sobre parcela anual dos rendimentos entre R$ 6.000,01 e R$ 50 mil;

       –    22,5% sobre parcela anual dos rendimentos acima de R$ 50 mil.

•    Apuração: lucros das offshores serão apurados até 31 de dezembro de cada ano

•    Forma de cobrança: tributação dos trusts, relação jurídica em que dono do patrimônio transfere bens para terceiros administrarem.

•    Como funcionam os trusts: atualmente, legislação brasileira não trata dessa modalidade de investimento, usada para reduzir o pagamento de tributos por meio de elisão fiscal (brechas na legislação) e facilitar distribuição de heranças em vida;

•    Variação cambial: lucro com alta do dólar não será tributado em duas situações

       –    variação cambial de depósitos em conta corrente ou em cartão de crédito ou débito no exterior, desde que os depósitos não sejam remunerados;

       –    variação cambial de moeda estrangeira para vendas de moeda de até US$ 5 mil por ano.

Agência Brasil

TJCE anuncia realização de concurso público para juiz em 2024

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, anunciou a realização de concurso público de juiz substituto para o próximo ano. A medida foi aprovada à unanimidade durante sessão do Pleno ocorrida nesta quinta-feira (19/10).

Na ocasião, foi definida a comissão que ficará responsável por organizar e aferir o total de vagas a ser ofertado, considerando o reposicionamento final do último certame. Os integrantes são os desembargadores Heráclito Vieira de Sousa Neto (presidente da comissão); José Tarcílio Souza da Silva, Tereza Neumann Duarte Chaves e Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves, como membros titulares. Já os desembargadores Carlos Alberto Mendes Forte e Jane Ruth Maia de Queiroga serão os membros suplentes.

Também deverá ser solicitada a indicação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Ceará (OAB-CE), e da Procuradoria-Geral de Justiça do Ceará.

A medida levou em consideração sugestão da Assessoria de Articulação Interna do TJCE, que verificou a existência de 53 cargos vagos de juízes na estrutura do TJCE.

CONVOCAÇÃO

Na última terça-feira (17/10), o Judiciário cearense convocou 19 aprovados(as) no Concurso Público para Provimento do Cargo de Juiz(as) Substituto(as) do Tribunal de Justiça do Ceará. A lista de convocados consta no Edital nº 265/2023. Clique AQUI para ver a relação dos candidatos. A solenidade de posse está marcada para 12 de janeiro de 2024, às 10h, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

Concurso nacional unificado: número de vagas sobe para 6.640

O Concurso Nacional Unificado, coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), terá, ao todo, 6.640 vagas. O número aumentou depois que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) resolveu aderir à iniciativa, com a abertura de concorrência para 50 vagas ao cargo de pesquisador-tecnologista em informações e avaliações educacionais.

Com a adesão do Inep, 21 órgãos e entidades ligadas ao governo federal participarão do novo modelo.

Conforme o Decreto 11.722/2023, o concurso nacional será realizado em um modo conjunto para seleção de candidatos a cargos públicos efetivos, de órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, além de autarquias e fundações federais.

Neste modelo inédito no Brasil, as aprovas serão aplicadas simultaneamente, em 179 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal. A escolha das localidades considerou a densidade populacional, o raio de influência microrregional de cidades médias e grandes e as facilidades de acesso entre elas.

De acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o novo modelo democratiza o acesso ao serviço público. “A gente tem certeza que, ao fazer em mais cidades, o Estado brasileiro vai ter mais diversidade, vai captar pessoas excelentes, vai descobrir pessoas que, infelizmente, não têm recursos suficientes para viajar, mas que são pessoas maravilhosas para estar dentro do serviço público brasileiro”.

Com o novo modelo, inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governo federal pretende promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do concurso.

Cronograma

A publicação do edital do Concurso Nacional Unificado, no Diário Oficial da União, está prevista para até 20 de dezembro.

No momento da inscrição, os interessados deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis no concurso. Depois desta escolha, o candidato deverá indicar seu cargo/carreira, por ordem de preferência entre as vagas disponíveis, no bloco escolhido.

 Já a prova deve ser aplicada em 25 de fevereiro de 2024. Neste dia, serão realizadas as provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos; provas específicas e dissertativas, por área de atuação governamental.

Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até abril do próximo ano. Em seguida, entre os próximos junho e julho, o ministério planeja o início dos cursos de formação.

Parceria inédita: Estácio Ceará inaugura Clínica Escola de Enfermagem com o apoio da Prefeitura de Fortaleza e oferece atendimentos gratuitos à comunidade

A Estácio Ceará, firma parceria inédita com a Prefeitura de Fortaleza e inaugura no próximo dia 23 de outubro a Clínica Escola de Enfermagem na Unidade Via Corpvs. Esta nova instalação funcionará como uma extensão das Regionais  II e VI, acolhendo pacientes encaminhados da região. Os serviços oferecidos abrangem uma ampla gama de cuidados de saúde, incluindo pré-natal, prevenção do câncer ginecológico, exames de Papanicolau, prevenção do câncer de mama, vacinação em geral, orientações e ordenha para aleitamento materno, saúde mental, orientações sobre hipertensão e diabetes, puericultura, planejamento familiar e contraceptivos, retirada de pontos de cesariana e curativos em geral.  As inscrições já estão abertas por meio do link:  https://forms.office.com/r/P5Sv4kzauA

“Estamos empenhados em fornecer cuidados de saúde de alta qualidade e acessíveis à comunidade, contribuindo para a melhoria do bem-estar de todos”, explica a responsável técnica pela Clínica de Enfermagem da Estácio, Rochelle Torquato.A previsão é que sejam realizados 200 atendimentos semestralmente, com a participação de 200 alunos e alunas em um formato de rodízio nas disciplinas de Ensino Clínico em Saúde Coletiva e Saúde Mental, bem como Ensino Clínico em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.

A Clínica funcionará mediante agendamento, de segunda a sexta-feira, e estará localizada na Rua Eliseu Uchôa Beco, 600, com entrada também pela Rua Dona Federalina Augusto Lima, SN, no bairro Guararapes.

Jovens são os mais afetados com a obesidade – Especialistas explicam os motivos

Em outubro, celebramos o Dia Nacional de Combate à Obesidade. No Brasil, de acordo com a pesquisa Covitel 2023, foi constatado que jovens com idades entre 18 e 24 anos estão sofrendo com um aumento alarmante de diagnósticos de obesidade, com um aumento de 90% em comparação ao ano anterior. O endocrinologista e professor do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Rogério Couras, expressa sua preocupação com esse crescimento, que é predominantemente resultado do estilo de vida pouco saudável adotado pelos jovens, bem como de comportamentos prejudiciais que se desenvolvem desde a infância, frequentemente devido à permissividade dos pais.

“A obesidade é um somatório da herança genética com fatores ambientais. Infelizmente, a maioria da população mais jovem não se preocupa com as consequências, principalmente aqueles que têm maus hábitos. A conta um dia chega, e ela pode ser muito cara, pois a obesidade causa muitos prejuízos para a vida das pessoas, principalmente relacionados à saúde”, comenta o especialista. 

Segundo ele, a falta de atividade física regular, o consumo desenfreado de fast foods, são os principais aspectos que explicam o cenário atual da obesidade entre os mais jovens. Operíodo de isolamento social causado pela pandemia contribuiu também para que os jovens ficassem mais sedentários, passando mais tempo em frente às telas, consumissem mais bebidas alcóolicas e mais alimentos industrializados e ultraprocessados. “Interessante é que estudos mostram que a obesidade pode ser uma das responsáveis pelo quadro de transtorno de ansiedade e depressão, que, em certas pessoas, agravam o quadro de compulsão alimentar”, completa.

Alimentação

O crescimento da obesidade no Brasil também é motivo de preocupação para a classe de nutricionistas.  “Como se trata de uma condição crônica e multifatorial, é importante que compreendamos que ela é produto de um conjunto amplo de fatores que vão desde a questão da alimentação, da atividade física até questões relacionadas a fatores psíquicos e sociais”, alerta o coordenador do curso do UniRuy Wyden, Anderson Carvalho. 

De acordo com o nutricionista, a abordagem profissional deve envolver um conjunto de condutas que afaste o estigma causado pela gordofobia, trabalhando a aceitação do corpo (e sua dinâmica de oscilação) como um elemento da vida, mas também o uso de ferramentas terapêuticas para controle do peso e fatores associados, onde se incluem as mudanças alimentares, sejam elas induzidas por planos alimentares mais controlados ou processos de educação alimentar e nutricional. “A ideia é que os hábitos alimentares sejam articulados com estilos de vida mais saudáveis, como a prática regular de atividade física supervisionada, uma relação mais harmoniosa entre tempo de tela e fora das telas e interações sociais presenciais com amigos e família, como o compartilhamento de refeições e o lazer”, conclui Carvalho.

Consequências

Ainda de acordo com a pesquisa, 8,2% dos jovens brasileiros de 18 a 24 anos diagnosticados com obesidade têm hipertensão e 2,2% já têm diabetes. “São as duas doenças mais comuns que são consequências da obesidade. A prevenção é fundamental para a saúde a longo prazo. Buscar perder peso de forma saudável, aderindo a um estilo de vida saudável, é o melhor caminho para reduzir significativamente os riscos”, finaliza Dr. Rogério.

CEO da JM Negócios Internacionais, Augusto Fernandes, participa da Brazil Wind Power

O CEO da JM Negócios Internacionais, Augusto Fernandes, marcou presença na Brazil Wind Power, o principal congresso do setor eólico na América Latina, realizado em setembro em São Paulo. Com um público de 6.500 participantes, o evento reuniu executivos de grandes marcas, autoridades públicas, representantes de entidades do setor e diversos outros profissionais ligados à cadeia eólica.

Durante sua participação no evento, Augusto esteve envolvido em vários painéis e visitou os stands de empresas expositoras, permitindo-lhe uma visão detalhada das iniciativas globais voltadas para a geração sustentável de energia. Além disso, ele observou de perto os esforços das empresas para atender à crescente demanda de energia eólica e seu fornecimento às residências.

O Brasil é reconhecido como um dos países com maior potencial para a energia eólica no mundo. No ano anterior, o país alcançou um recorde na instalação de capacidade eólica, com mais de 4 gigawatts (GW), posicionando-se como o terceiro maior mercado do setor, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, de acordo com dados do GWEC.

No decorrer do evento, Augusto também participou de discussões fundamentais sobre o potencial da energia eólica em diferentes contextos, abrangendo terra e mar. Tópicos essenciais, como demanda energética, incentivos, hidrogênio verde e outros temas prioritários deste novo ciclo político, econômico e de mercado no Brasil, estiveram em pauta. 

Estima-se que a energia eólica poderá representar entre 12% e 22% da demanda global de energia até 2050. Um estudo realizado pela consultoria McKinsey demonstra que o Brasil possui um potencial de investimento de US$ 200 bilhões até 2050, destinados a novas linhas de transmissão, unidades de produção de energia eólica e infraestruturas associadas, incluindo terminais portuários, dutos e armazenagem.

Augusto Fernandes destacou a importância de participar de eventos como a Brazil Wind Power. “Em um mundo cada vez mais interconectado, é essencial que uma empresa de despacho aduaneiro esteja presente nessas discussões, pois as mudanças e avanços na indústria energética têm um impacto direto em nossos clientes e em como conduzimos nossos negócios. Estar na vanguarda dessas transformações nos permite oferecer serviços de alta qualidade e estar preparados para atender às necessidades crescentes e complexas do comércio internacional”, explica.

Sobre a JM Negócios Internacionais
A JM Negócios Internacionais atua desde 2004, representando empresas de exportação e importação e atuando como agente logístico. Compõe hoje o ranking das maiores e melhores empresas de despacho aduaneiro do Nordeste, buscando a melhor interação entre os diversos modais e operações diferenciadas. Com certificação ISO 9001, a JM já atuou no despacho de produtos das áreas farmacêutica, varejo, tintas, bebidas, cargas-projetos, energias renováveis, entre outros.