FM 93 em festa: rádio celebra 47 anos com ação em avenidas de Fortaleza

A rádio FM 93, rádio que faz parte do Sistema Verdes Mares (SVM), comemora aniversário de 47 anos hoje, 24. Para marcar esta ocasião especial, a rádio está realizando uma série de ações e ativações ao longo deste final de semana em áreas movimentadas da cidade de Fortaleza, incluindo as avenidas Heráclito Graça, Bezerra de Menezes, Godofredo Maciel e Leste Oeste, com distribuição de brindes. 

Além disso, será veiculada uma campanha institucional como parte das festividades que inclui VT, banners, anúncio, mídia nos terminais de ônibus da cidade e publicações especiais nas redes sociais. 

“O objetivo principal é estreitar ainda mais os laços com a nossa audiência, enfatizando o compromisso refletido no slogan da rádio ‘Sempre ao seu lado’”, afirma o diretor de programação, Fábio Ambrósio. 

“A interação constante com os ouvintes gera uma relação muito próxima e a programação musical é vibrante. Por isso que a 93 é a cara da frequência FM de Fortaleza, uma referência histórica que se fortalece a cada dia e seguimos com o propósito de entregar uma ótima experiência radiofônica aos ouvintes”, destaca o coordenador de programação Kléber Dias. 

Em carta ao presidente Lula, Abrasel manifesta apoio à retomada do horário de verão

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) enviou, na última sexta-feira, 22, uma carta ao presidente Lula, ao ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin e ao ministro do Turismo, Celso Sabino, manifestando o apoio à retomada do horário de verão e apresentando os benefícios que a decisão traria ao setor de bares e restaurantes e a toda a economia do país.

O documento reitera que a adoção do horário de verão gera impacto direto no faturamento dos bares e restaurantes, com crescimento no faturamento entre 10% e 15%. No momento em que o setor ainda se recupera dos prejuízos causados pela pandemia, a implementação da medida beneficiaria um setor que gera renda direta para mais de 7 milhões de brasileiros e tem cerca de 1,5 milhão de empreendimentos no país.

A Abrasel ainda destaca que a medida movimentará a economia, principalmente no comércio e no turismo, uma vez que os turistas tendem a aproveitar melhor os destinos, estendendo suas atividades até mais tarde.

“O retorno do horário de verão proporcionaria mais tempo de luz natural durante os dias, o que favorece o consumo e a frequência de clientes nos estabelecimentos, além de trazer mais movimento e segurança às cidades de um modo geral. Além disso, seria favorável para todo o país, afinal contribui para a economia de energia e reduz custos operacionais nas empresas, mesmo que não estejamos no momento com risco de desabastecimento”, afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

Em consonância ao pleito da Abrasel, o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, também acredita que a medida traz inúmeros benefícios para o comércio e para toda a sociedade. “Essa decisão visa não só economizar energia, mas contribui para melhorar a economia, gerar mais desenvolvimento e, consequentemente, mais emprego e renda. Essa uma hora a mais cria oportunidades para as pessoas aproveitarem melhor o dia, estimulando o turismo de lazer e compras. Mais de 70 países também utilizam o horário de verão, o que reforça a influência positiva dessa medida”.

Saiba mais

Em nota divulgada nesta semana, o Ministério de Minas e Energia disse que não há necessidade, até o momento, de adotar o horário de verão no Brasil – suspenso desde 2019.

No fim do ano passado, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez uma enquete em uma rede social questionando sobre a volta do horário de verão. Na ocasião, 66,2% dos votantes se mostraram favoráveis, enquanto 33,8% disseram ser conta. 2,3 milhões de pessoas participaram da votação informal.

Fetrans realiza arrecadação de leite e alimentos não perecíveis para crianças e adolescentes atendidos pelo Lar Amigos de Jesus

De 1º de setembro a 09 de outubro, a Federação dos Transportes (Fetrans) realizará campanha para arrecadar alimentos não perecíveis e leite em pó em prol do Lar Amigos de Jesus, instituição que há 14 anos acolhe crianças e adolescentes com câncer e outras enfermidades oriundos de municípios do Ceará e de outros estados do Brasil que necessitam realizar um tratamento de saúde nos hospitais de Fortaleza e não contam com residência e/ou familiares na capital cearense. A arrecadação faz parte do projeto “Ônibus Encantado”, da Fetrans, que está em sua 13ª edição, tem como objetivo ajudar instituições de Fortaleza que beneficiem crianças em situação de vulnerabilidade, com campanhas anuais de doações. Neste ano, as pessoas interessadas em contribuir com a ação devem entregar os donativos na sede da Fetrans e do SEST SENAT Fortaleza, localizada na Rua Dona Leopoldina, nº 1050 – Centro.

Além de incentivar a solidariedade durante a campanha, a Fetrans, juntamente com o SEST SENAT Fortaleza, irá realizar, no dia 10 de outubro, em alusão ao mês das crianças, uma tarde com diversas atividades lúdicas, incluindo um cinema infantil e uma ação educativa sobre saúde bucal, para crianças atendidas pelo Lar Amigos de Jesus. Os participantes também ganharão lanche e um kit de cuidados bucais.

Na ocasião, a Fetrans ainda disponibilizará um ônibus para fazer o transporte dos participantes e fará a entrega das doações arrecadadas durante a campanha. Para engajar ainda mais pessoas na ação, alunos do SENAT participarão de uma gincana que visa impulsionar ainda mais as doações.

Serviço
13ª edição do Projeto Ônibus Encantado 2023 – Arrecadação de Alimentos Não Perecíveis e Leite para o Lar Amigos de Jesus

Período: 01 de setembro a 09 de outubro
Ponto de arrecadação: Sede do Sistema FETRANS/SEST SENAT – Rua Dona Leopoldina, 1050 – Centro
Horário de Funcionamento: 8h às 18h

Mega Feirão de Novos e Seminovos Grupo Newland continua até domingo (24) no Terrazo Shopping

O Mega Feirão de Novos e Seminovos Grupo Newland está em pleno andamento, proporcionando aos visitantes a oportunidade de adquirir veículos de qualidade a preços vantajosos. O evento ocorre no estacionamento descoberto, em frente à praça de eventos principal, com acesso pela entrada B, e vai até o próximo domingo (24).

Neste último final de semana, os horários de funcionamento são das 11h às 19h na sexta-feira (22), das 10h às 19h no sábado (23) e domingo (24) de 10h às 16h. Os clientes têm à disposição uma ampla seleção de carros de várias marcas e modelos, todos cuidadosamente avaliados e selecionados, tanto em termos de mecânica quanto de quilometragem, garantindo a qualidade e a confiabilidade dos veículos.

O destaque fica por conta dos preços competitivos. Todas as marcas com preço de nota fiscal de fábrica ou bônus de até R$ 60 mil, além de seminovos com preços abaixo da Tabela FIP (consulte condições no site www.gruponewland.com.br)

Serviço:

Mega Feirão de Novos e Seminovos Grupo Newland

De 15 a 24/09

Horários: de 2ª a 6ª de 10h às 18h e sábados e domingos, de 09h às 18h

No estacionamento descoberto (em frente à praça de eventos principal, ACESSO B)Terrazo Shopping (Avenida dos Jardins, 864 – Coaçu / Eusébio (CE)

Colégio Darwin marca presença no XX Seminário de Educação

O Colégio Darwin marcou presença no XX Seminário de Educação 2023, que ocorreu  esta semana no Centro de Eventos do Ceará. Além da presença de profissionais da escola, entre eles, Mardônio Paz, Diretor de Marketing da instituição; Marcelo Paz e Renata Paz palestraram no evento. Marcelo é presidente do Fortaleza Esporte Clube e já fez parte da direção da escola. A palestra conduzida por ele abordou Gestão e Crescimento Escolar. Já Renata, Diretora Administrativa do Darwin, participou do painel Gestão de Pessoas x Produtividade Escolar.

“O Colégio Darwin faz questão de participar deste seminário, que, há 20 anos, reúne diretores e mantenedores de todo o Nordeste. Nossa participação mostra a importância do processo continuado de formação para todos que fazem a escola, além da relevância que nosso trabalho vem tendo em Fortaleza”, afirma Mardônio Paz, Diretor de Marketing do Colégio Darwin. 

Em dois dias, o XX Seminário de Educação 2023 reuniu 1.300 participantes, 26 palestrantes e convidados de todo o Brasil. Ao todo, o Colégio levou 13 colaboradores, entre professores e coordenadores, para prestigiar o evento. 

Prefeitura de Fortaleza e FDR oferecem 60 vagas em cursos de idiomas gratuitos

A Prefeitura de Fortaleza está com inscrições abertas para cursos básicos de idiomas destinados aos profissionais da área de turismo da capital. Para o mês de outubro estão sendo ofertadas 60 vagas para cursos de inglês e espanhol (44h/a) em modalidade presencial, nos turnos manhã, tarde e noite, na Embaixada Bilíngue (avenida Padre Antônio Tomás, 610). 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site Mais Futuro (https://maisfuturo.sde.fortaleza.ce.gov.br/) até que sejam preenchidas as vagas.

A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), faz parte dos Programas Fortaleza + Futuro e Fortaleza Bilíngue, e é financiada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A ação tem o objetivo de dar a oportunidade aos fortalezenses de aprender a se comunicar em mais de um idioma.

Os interessados devem apresentar documento oficial com foto (RG), CPF, comprovante de escolaridade e de residência. Os cursos são destinados para moradores de Fortaleza a partir dos 18 anos. Os interessados também podem entrar em contato pelo telefone 0800 222 3656, pelo e-mail maisfuturo@sde.fortaleza.ce.gov.br ou pelo WhatsApp (85) 9 8403.9559 (não atende ligações).

Programa Fortaleza Bilíngue
A Prefeitura de Fortaleza disponibiliza cursos de idiomas para outros públicos, como alunos e professores da rede municipal de ensino e também os profissionais da tecnologia. Caso tenha interesse, você pode fazer sua pré-inscrição acessando o site https://bilingue.fortaleza.ce.gov.br/

Programa Fortaleza + Futuro

A Prefeitura de Fortaleza iniciou as inscrições para os cursos profissionalizantes do Fortaleza + Futuro que serão realizados no mês de outubro. Em parceria com o Senac, com o Senai e com a FDR, estão sendo ofertadas, gratuitamente, 1.210 vagas para cursos com carga horária entre 16h/a e 400h/a. Inscrições no site https://maisfuturo.sde.fortaleza.ce.gov.br/

 Inscrições para o Programa Fortaleza + Futuro seguem abertas com 1.210 oportunidades

A Prefeitura de Fortaleza segue com inscrições abertas para os cursos profissionalizantes ofertados pelo Programa Fortaleza + Futuro. Em parceria com o Senac, com o Senai e com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), estão sendo ofertadas 1.210 vagas para cursos com carga horária entre 16h/a e 400h/a. Os cursos são gratuitos e serão realizados no mês de outubro.

A iniciativa é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) e objetiva fomentar a geração de emprego e renda na cidade. As inscrições poderão ser feitas no site https://maisfuturo.sde.fortaleza.ce.gov.br/ até que sejam preenchidas as vagas de cada modalidade. Os interessados também podem entrar em contato pelo 0800 222 3656, por e-mail maisfuturo@sde.fortaleza.ce.gov.br ou pelo WhatsApp (85) 9 8403-9559.

O Programa deve contar com aulas nas unidades do Senai e do Senac em Fortaleza. Já os cursos básicos de idiomas serão realizados pela FDR, ministrados na Embaixada Bilíngue, no bairro Aldeota. O objetivo do Fortaleza + Futuro é beneficiar até 15 mil pessoas, que têm acesso à qualificação em áreas como moda, gastronomia, saúde, beleza, gestão, tecnologia e idiomas.

As capacitações são realizadas em turmas presenciais. Os interessados devem apresentar documento oficial com foto (RG), CPF, comprovante de escolaridade e de residência. Os cursos são destinados para moradores de Fortaleza a partir dos 16 anos. Além da documentação, é necessário seguir alguns requisitos que mudam de acordo com o curso escolhido.

Benefícios Assistenciais: Inimigo do desenvolvimento econômico brasileiro?

Em uma análise crítica mais profunda, é válido questionar: estariam os benefícios assistenciais prejudicando a economia brasileira? De acordo com a lógica econômica da eficiência e competitividade, a resposta pode ser sim.

São inquestionáveis as histórias de superação e a mitigação da pobreza que programas como Bolsa Família ou o auxílio gás proporcionaram. Contudo, ao adotar um olhar mais crítico, identifica-se que esses programas podem estar obstruindo o desenvolvimento econômico por diversos motivos.

Iniciamos pelo principal: dinheiro de impostos. Todo recurso utilizado pelo governo é dinheiro que o contribuinte pagou. Logo, quando uma parte significativa do orçamento é destinada para programas assistenciais, há uma renúncia de investimento em setores que propulsionariam a economia de forma sustentável, gerando empregos e fomentando a competitividade.

Ainda, não podemos esquecer da alta carga tributária brasileira, conhecida por ser uma das maiores do mundo. Os cidadãos e empresas se veem sobrecarregados por ela, uma vez que precisam bancar um guerrilha de programas assistenciais. Uma diminuição nos gastos nessa área poderia abrir caminho para alívio tributário, aumentando a capacidade competitiva das empresas, estimulando a criação de empregos, e prósperidade econômica.

As críticas não param por aí. Indagamos se esses benefícios assistenciais não estariam desestimulando o trabalho. Afinal, por que um indivíduo optaria por uma carga horária massacrante, seis dias na semana e 220 horas mensais, com descontos e gastos adicionais, sendo que ele pode receber mais de R$600 de Bolsa Família, vale Gás, energia gratuita, cesta básica e aluguel social? Aqui, os programas de assistência social se tornam paradoxais, ao invés de libertar o cidadão da pobreza, acabam por cumpliciar o mesmo em uma existência dependente de auxílios.

Este cenário, longe do ideal, alimenta um ciclo prejudicial de dependência dos benefícios governamentais, o que impacta negativamente a economia e a própria estrutura social brasileira. Precisa-se urgentemente repensar a forma como esses programas funcionam. Ao invés de simples assistencialismo, devem-se incentivar políticas que promovam a autonomia e a independência financeira.

Com essa visão, crítica e instigante, é clamado um repensar da política de benefícios assistenciais brasileira. Há que se encontrar um equilíbrio entre assistência e incentivo ao trabalho, promovendo uma efetiva mudança na realidade dos mais vulneráveis e, por consequência, impulsionando o crescimento econômico do país.

Por Igor Cruz Azevedo – advogado

Unimed Fortaleza leva “Saúde na Cidade” para Maracanaú

O município de Maracanaú, maior centro industrial do Ceará, vai receber, neste sábado (23), o “Saúde na Cidade”. A iniciativa, promovida pela Unimed Fortaleza, será realizada na Praça da Estação, localizada na Avenida Padre José Holanda do Vale, no Centro da cidade. O evento tem como objetivo oferecer saúde e bem-estar à comunidade, por meio da prestação de uma série de atividades e serviços gratuitos.

O evento acontecerá das 16h30 às 19h30 e contará com uma programação diversificada para todas as idades. Entre ações programadas, destacam-se:

– Alongamento e aulão de Fitdance para os participantes se movimentarem e se divertirem com atividades físicas;

– Tenda de Massoterapia: área dedicada ao relaxamento e alívio do estresse, com massagens terapêuticas à disposição do público;

– Tenda com serviços de saúde para a comunidade: profissionais de saúde irão realizar aferição da pressão arterial, medição de glicose e dar orientações sobre cuidados e qualidade de vida. Os serviços serão oferecidos pela Drogasil.

– Distribuição de brindes: os parceiros do evento, Mercadinhos São Luiz e Puro Açaí, vão distribuir brindes e amostras de seus produtos.

Desde abril deste ano, o “Saúde na Cidade” já foi realizado nos bairros Praia de Iracema, Presidente Kennedy, Fátima, Cidade dos Funcionários e Cocó.

Para mais informações, acesse o site https://www.unimedfortaleza.com.br/saude-na-cidade

Serviço:

Saúde na Cidade

Data: 23 de setembro de 2023

Local: Praça da Estação de Maracanaú

Endereço: Av. Padre José Holanda do Vale – Centro – Maracanaú

Horário: das 16h30 às 19h30

Prefeitura de Fortaleza oferta 1.210 vagas para cursos profissionalizantes em outubro

A Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta quinta-feira (21/09), as inscrições para os cursos profissionalizantes do Programa Fortaleza + Futuro que serão realizados no mês de outubro. Em parceria com o Senac, com o Senai e com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), estão sendo ofertadas, gratuitamente, 1.210 vagas para cursos com carga horária entre 16h/a e 400h/a.

Veja o cronograma de outubro (https://www.fortaleza.ce.gov.br/images/0001/21_09_2023_CRONOGRAMA_OUTUBRO.pdf)

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), objetiva fomentar a geração de emprego e renda na cidade. As inscrições poderão ser feitas no site Mais Futuro (https://maisfuturo.sde.fortaleza.ce.gov.br) até que sejam preenchidas as vagas de cada modalidade.

O programa deve contar com aulas nas unidades do Senai e do Senac em Fortaleza. Já os cursos de idiomas, realizados pela FDR, são ministrados na Embaixada Bilíngue, na Aldeota. O objetivo do Fortaleza + Futuro é beneficiar 15 mil pessoas, que têm acesso à qualificação em áreas como moda, gastronomia, saúde, beleza, gestão, tecnologia e idiomas.

As capacitações são realizadas em turmas presenciais. Os interessados devem apresentar documento oficial com foto (RG), CPF, comprovante de escolaridade e de residência. Os cursos são destinados para moradores de Fortaleza a partir dos 16 anos. Além da documentação, é necessário seguir alguns requisitos que mudam de acordo com o curso escolhido.