Com juro menor, especialista do Santander aposta em renda fixa turbinada e ações de small caps

Conforme esperado pelo mercado e pelo Departamento Econômico do Santander Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) cortou a taxa básica de juros, a Selic, nesta quarta-feira, em 0,50 ponto percentual. 

Diante deste novo patamar dos juros, que passou a Selic de 13,25% para 12,75% ao ano – segunda queda consecutiva -, Arley Junior, estrategista de Investimentos do Santander Brasil, aponta os investimentos que se beneficiam: para quem tem perfil de risco arrojado ou agressivo, ações small caps, de empresas com menor capitalização no mercado, podem ser alternativas interessantes, pois além de serem companhias ligadas à economia doméstica, ainda estão com preços abaixo do potencial. 

Estudo realizado pela Santander Corretora em julho mostrou que historicamente essas ações têm um desempenho melhor que o Ibovespa em momentos de sucessivos cortes de juros.  Em média, o índice small caps subiu 49,5% e 66,5% em 12 e 24 meses, respectivamente. Na mesma base de comparação, o Ibovespa avançou, respectivamente, 26% e 33%.

“Gosto sempre de frisar aos investidores dispostos a correr um pouco mais de risco que o momento é adequado, porém deve ser um investimento de médio e longo prazo e a alocação deve ser combinada com outras estratégias no portfólio”, afirma o especialista.

Para quem busca diversificar a carteira, Junior aponta os fundos multimercados como opções que cumprem bem este papel. “Especialmente os fundos que buscam explorar oportunidades no Brasil e no exterior, e em vários mercados, como os de commodities, ações, taxas de juros e ativos atrelados à inflação”.

Ainda a renda fixa  

Apesar da queda da Selic, a taxa de juros continua num patamar elevado e a renda fixa segue nas recomendações, especialmente para quem é mais conservador ou para ajudar a equilibrar o risco da carteira de investimentos.

Para quem busca rentabilidade, mas topa abrir mão de liquidez, Junior indica Letras de Crédito do Imobiliário (LCI), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e as Letras Imobiliárias Garantidas (LIGs). “Já para os investidores que buscam retornos acima da renda fixa tradicional, as opções são os títulos de créditos privados, como os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e as debêntures incentivadas, ou ainda fundos de renda fixa com gestão ativa”, afirma o estrategista do Santander.

Fortaleza recebe II Simpósio de Nutrição Animal

Evento promovido pela Tratto e Integral Mix reúne especialistas para discutir a importância da alimentação correta de cães, gatos e equinos

Nos dias 29 e 30 de setembro, a cidade de Fortaleza sediará o II Simpósio de Nutrição de Cães, Gatos e Equinos, um evento voltado para profissionais e estudantes das áreas de medicina veterinária e zootecnia, além de entusiastas do mundo pet e da alimentação animal. Promovido pela Tratto Pet, marca cearense de alimentos para animais de estimação, e pela Integral Mix, este simpósio reúne especialistas de renome na área de nutrição animal.

De acordo com a coordenadora de produtos da linha pet food da Tratto Pet, Mayara Corrêa Peixoto, o evento abordará questões relacionadas à nutrição de cães, gatos e equinos, levando em consideração diferentes situações e fases de vida desses animais. “O objetivo é que os profissionais possam aprender sobre as necessidades nutricionais dessas espécies e como usar a alimentação de alta performance para promover a saúde desses animais”. 

Ainda segundo Mayara, o evento é uma oportunidade para todos os interessados em nutrição animal e no bem-estar de cães, gatos e equinos. A organização espera um público engajado e interessado em aprender mais sobre como proporcionar uma vida mais saudável e feliz para os animais de estimação.

Mais detalhes

O II Simpósio de Nutrição de Cães, Gatos e Equinos acontecerá no Hotel Sonata de Iracema, em Fortaleza. No dia 29 de setembro, o evento ocorrerá das 13h às 18h, e no dia 30 de setembro, das 8h às 18h. Os ingressos estão disponíveis no site oficial do evento através do Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/ii-simposio-de-nutricao/2128240

Palestrantes:

  • Mayara Corrêa Peixoto – Coordenadora de Produtos Tratto
  • Prof. Dr. Aulus Cavalieri Carciofi – UNESP
  • Profa. Dra. Luciana Domingues De Oliveira – UNESP
  • Med. Vet. Fernanda Yamamoto – UNESP
  • Prof. Vinicius Pimentel Silva – UFRRJ
  • Dra. Mayara G. Fonseca Vieira (Integral Mix)
  • Prof. Guilherme De C. Ferraz (FCAV – Unesp)
  • Dra. Letícia Pacheco – Pesquisadora na empresa Biorigin
  • Prof. Helio Cordeiro Manso Filho – UFRPE

Para mais informações sobre o evento, acesse o site oficial do II Simpósio de Nutrição de Cães, Gatos e Equinos: https://simposionutricao.com.br/.

Sobre a Tratto

A Tratto é uma marca cearense dedicada à produção de alimentos de alta qualidade para cães, gatos e equinos. Com um compromisso inabalável com a saúde e o bem-estar dos animais de estimação, a Tratto se destaca por seu compromisso com a nutrição animal de excelência.

Marcos André Borges, CEO do grupo VSM Comunicação, celebra aniversário

A comunicação no Ceará teve um motivo especial para celebrar a quinta-feira, 21, data que marca o aniversário de Marcos André Borges, jornalista e CEO do Grupo VSM Comunicação. Pioneiro no campo da assessoria de imprensa cearense, a sua agência tem sido um farol para muitos que seguiram seu caminho na comunicação.

Sua carreira é marcada por inovação e compromisso com os mais altos padrões de excelência em comunicação. Marcos André Borges não apenas construiu uma agência de sucesso, mas também estabeleceu um legado de profissionalismo e integridade que continua a influenciar o universo da comunicação corporativa.

Casado com a também jornalista Carla Matos, pai de duas filhas e torcedor fanático do Fortaleza Esporte Clube, Marcos hoje também lidera a Trends, plataforma multissetorial de negócios e networking que é destaque no Nordeste

Shopping Del Paseo tem funcionamento alterado no Dia do Comerciário

Na próxima segunda-feira, 25, Dia do Comerciário em Fortaleza, o Shopping Del Paseo adotará os seguintes horários de funcionamento para suas lojas e serviços. Confira: 

Lojas e quiosques: fechadas.

SEFIN e SEUMA: fechados.

Confidence Câmbio: fechada.

Via Sorte Loteria: fechada.

Praça de Alimentação: 10h às 22h.

Day Play: 12h às 22h.

Cinema: a partir de 13h. 

Mercadinho São Luiz: 7h às 22h.

Caixa Econômica Federal: 10 às 16h.

Serviço: Shopping Del Paseo. Avenida Santos Dumont, 3131, Aldeota. Informações: (85) 3456.5500 e @delpaseo.

Porteiro supera deficiência e inspira inclusão no mercado de trabalho

No Ceará, mais de 230 mil Pessoas com Deficiência (PcDs) estão inseridos no mercado de trabalho formal, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNDA) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatísticas (IBGE). O porteiro de um condomínio residencial de Fortaleza, Emerson de Sousa, 48 anos, está dentro dessa estatística e afirma que superar obstáculos e nunca se achar incapaz é o caminho para muitas conquistas.

Emerson tem o braço direito mais curto devido um erro médico em seu  nascimento e disse ter desenvolvido novas habilidades devido a sua deficiência. “O encurtamento me limita bastante com relação ao uso do braço direito, mas não sou menos capaz do que outras pessoas que não têm nenhuma deficiência. Tive que me adaptar e, na minha profissão, consigo fazer tudo o que for preciso”, afirma.

Ele diz que usa o braço direito como um apoio e que 99% das coisas que faz no dia a dia é com o esquerdo. “Foi uma habilidade que desenvolvi, pois antes de ser porteiro fui cobrador de ônibus, operador de caixa e auxiliar de depósito”. Oscar Lima, diretor da administradora de condomínios, prestadora de serviço e facilities Metas, incentiva a inclusão com a contratação de PCDs em sua empresa.

“É política da empresa sempre que abrimos vagas, destinamos uma porcentagem para PCDs, mas ela fica sempre aberta pois, independente da condição física, se temos uma pessoa que gosta de trabalhar e se encaixa na vaga, não há motivo de não termos ela em nossa equipe. Ter o Emerson conosco é muito gratificante pois ele é exemplo de superação e de incentivo para todos que se acham incapaz”, destaca Oscar Lima.

Carlito Lira será o próximo presidente da ACOMAC-CE para a gestão 2023/2025

A Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (ACOMAC-CE) terá o empresário Carlito Lira como próximo Presidente, para a gestão 2023/2025. A decisão foi tomada, de forma unânime, pela Diretoria da instituição, em reunião da ACOMAC-CE realizada na última terça-feira, dia 19, em Fortaleza. Carlito lidera a chapa única da eleição, denominada Ceará Unido. Ele é o atual Vice-Presidente da ACOMAC-CE e também da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Materiais de Construção (ANAMACO).

“Nosso objetivo é seguir fortalecendo o segmento em todo o Ceará, valorizando cada vez mais os empresários do setor e ajudando no desenvolvimento da economia do nosso Estado, representando os interesses do segmento perante as instituições estaduais e municipais, seja com a realização de eventos, de premiações e incentivando a capacitação dos empreendedores e seus colaboradores, além de buscar uma integração cada vez maior do empresariado da Região Nordeste. Dessa forma, teremos uma Associação e um setor de materiais de construção cada vez mais fortes”, projeta Carlito Lira.

Otimismo

Na reunião, a Diretoria da ACOMAC-CE analisou o cenário atual do mercado de materiais de construção e as expectativas positivas para a Expoconstruir Nordeste 2023, que acontecerá de 4 a 7 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. A feira, considerada uma das principais do país, vai reunir o PIB da construção do Norte e Nordeste do Brasil.

Os Diretores da ACOMAC-CE também parabenizaram o atual Presidente, Lavanery Wanderley, pela boa gestão à frente da entidade nos últimos quatro anos, cujo mandato se encerrará no dia 28 deste mês. “Para mim foi um período de aprendizado, de integração, união e desenvolvimento pessoal e coletivo”, afirmou Lavanery Wanderley

Legenda da foto: Diretoria da ACOMAC-CE: da esquerda para a direita (em pé): Potiguara (M.A.Frota), Júnior (SV Elétrica), Lafaiete (Lafaiete Tintas), Carlito Lira (Construtop), Gilberto Costa (ACAL Home Center), Nilo Maia (Nilo Maia Distribuidora), Marcos Rogério (Jaguar Tintas), Bruno Maia (Nilo Maia Distribuidora). Sentados: Paulo Ananias (Alconort), Lavanery Wanderley e Camila (Apiguana), Neily Aragão e Nelton (Construpiso).

Mayú apresenta sua nova marca na CasaCor 2023 

O restaurante Mayú, que proporciona ao público o melhor da gastronomia do Senac Ceará, ganhou uma nova marca, a partir de um projeto de reposicionamento. O objetivo é reforçar o papel de restaurante escola e vai aprimorar a experiência do cliente. No dia 20 de setembro, o Sistema Fecomércio reuniu jornalistas e influenciadores para apresentação do projeto, no espaço que está funcionando dentro da Casa Cor Ceará 2023. 

A nova marca e identidade visual são assinadas pelo designer Julião Jr. A inspiração está na origem do nome Mayú, palavra dos povos Tremembé do Ceará, que significa comer. Entendendo o ato de se alimentar como uma experiência sensorial rica em sabores e histórias, o restaurante escola resgata na ancestralidade o elemento da cuia como base para sua nova marca, em seu formato orgânico e leve. A cartela de cores – em que predominam verde, vinho e laranja – remete aos insumos naturais, vinhos e ao processo de cocção. 

O conceito adotado é de um local onde prevalecem a autenticidade e o bom gosto, especializado em cozinha brasileira contemporânea. Como parte do projeto desenvolvido pelo especialista Bosco Couto, o Mayú ganhará uma nova ambientação até 2024, visando tornar o espaço ainda mais acolhedor. Referência em qualidade e sabor em Fortaleza, o restaurante escola se posiciona como uma casa para reunir amigos, profissionais da Gastronomia, pesquisadores, empresários e amantes da culinária brasileira, em geral 

“O projeto de reposicionamento se reflete ainda na elaboração do menu, que valoriza a gastronomia contemporânea brasileira. O restaurante escola alia técnicas internacionais – que nossos alunos aprendem em sala de aula – a referências, sabores e insumos do nosso país e da nossa cultura alimentar”, destaca a diretora Regional do Senac Ceará, Débora Sombra.  

Sine Municipal de Fortaleza promove dia D com oportunidades para pessoas com deficiência

O Sine Municipal de Fortaleza promove, nesta quinta-feira (21/09), das 8h às 17h, o Dia D de atendimento a Pessoas com Deficiência (PCD) e reabilitandos do INSS, oferecendo oportunidades de emprego, orientação profissional e 1.210 vagas para cursos profissionalizantes por meio do Programa Fortaleza + Futuro.

A iniciativa é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e será realizada nas unidades de atendimento do Sine Aldeota, Parquelândia, Otávio Bonfim e Siqueira. A ação é promovida em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O Sine Municipal está disponibilizando 159 vagas de trabalho para Pessoas com Deficiência (PcD) e reabilitandos do INSS.

Confira a lista das principais oportunidades:

  • operador comercial (40)
  • operador de caixa (13)
  • serviços gerais (12)
  • operador de telemarketing (20)
  • auxiliar de produção (07)
  • atendimento (06)
  • auxiliar administrativo (05)
  • repositor de salão (05)
  • repositor de hortifruti (05)
  • promotor de vendas (03)
  • porteiro (03)

Vale ressaltar que todas essas oportunidades de emprego estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento.

Serviço:
Dia D de atendimento para Pessoas Com Deficiência (PCD) e reabilitandos do INSS
Data: quinta-feira (21/09), 8h às 12h e das 13h às 17h
Telefones: (85) 3105-3712 / WhatsApp (85) 9 8513-4385 (não recebe ligações)
Sine Municipal Otávio Bonfim – Avenida Bezerra de Menezes, 459
Sine Municipal Parquelândia – Avenida Jovita Feitosa, 1264
Sine Municipal Siqueira – Avenida Augusto dos Anjos, 2466
Sine Municipal Aldeota – Avenida Santos Dumont, 2500 – loja 17 (esquina com rua Tibúrcio Cavalcante)

Mondubim recebe Feira Movimento Meu Bairro Empreendedor

A Prefeitura de Fortaleza realiza, nesta quinta, sexta e sábado (21, 22 e 23/09), sempre das 17h às 22h, a Feira Movimento Meu Bairro Empreendedor na Praça Hilza Diogo Cals, no bairro Mondubim. A iniciativa é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Sebrae Ceará que, dentro das ações do Programa Fortaleza Capacita, vem realizando seminários, capacitações, consultorias, ações de benchmarking, além de feiras setoriais e grandes encontros para os empreendedores de Fortaleza. A programação é gratuita e aberta aos moradores.

As feiras de pequenos negócios estão sendo realizadas, prioritariamente, em territórios que fazem parte ou já estão sendo beneficiados pelo Projeto Meu Bairro Empreendedor. “A ideia da Prefeitura é levar para o bairro e adjacências ações voltadas para o empreendedorismo sustentável de pequenos negócios. Nós estamos ofertando diversas capacitações, consultorias e, agora, as feiras multissetoriais nos bairros. A ideia é dar suporte para o aprimoramento dos empreendedores locais”, enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

Programa Fortaleza Capacita
O Programa Fortaleza Capacita é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Fortaleza e o Sebrae Ceará e, desde junho de 2021, já foram qualificados mais de 53 mil empreendedores, tornando-se o maior programa de capacitação para empreendedores do Brasil. A iniciativa pretende qualificar mais de 120 mil empreendedores até dezembro de 2024. Os interessados em participar das capacitações podem entrar em contato com a SDE pelo telefone 0800 081 4141, pelo WhatsApp (85) 9 8439.4982 (não recebe ligações) ou pelo site Fortaleza Capacita.

Projeto Meu Bairro Empreendedor
O Projeto Meu Bairro Empreendedor está sendo implantado nos bairros Messejana, Pirambu, Jangurussu, José Walter, Planalto Ayrton Senna e Parque Santana (Mondubim). A iniciativa já beneficiou os bairros Vila Velha, Bom Jardim e Grande Mucuripe (Vicente Pinzon e Serviluz), levando melhores condições viárias aos principais corredores comerciais dessas comunidades. Além do urbanismo e paisagismo diferenciado, o Meu Bairro Empreendedor conta com a implantação de Centros de Referência do Empreendedor (CREs), espaços voltados para empreendedores locais.

Serviço
Feira de Pequenos Negócios Movimento Meu Bairro Empreendedor
Data: quinta-feira a sábado (21 a 23/09)
Horário: 17h às 22h
Local: Rua Waldir Diogo, 785 – Novo Mondubim (em frente à Areninha)

Hospital Unimed celebra 24 anos em ascensão e em pleno processo de modernização  

O Hospital Unimed completa 24 anos nesta quinta-feira, 21, como referência na área de saúde privada no Ceará. Localizado na Avenida Visconde do Rio Branco, em Fortaleza, o equipamento está em fase de modernização e ampliação em 30% da sua capacidade de atendimento adulto. Hoje, destaca-se como o hospital privado com o maior número de leitos em todo o Estado (320 leitos), sendo o maior do Sistema Unimed no Brasil.

De acordo com a diretora de Recursos Próprios da cooperativa, Dra. Fernanda Colares, já foram entregues na reestruturação: a Emergência, que foi completamente revitalizada; a ala sul do 4º andar, anteriormente designada à internação pediátrica e que, agora, oferece espaço para até 18 internações cirúrgicas; ala norte no 9º andar com salas administrativas de apoio assistencial; o novo repouso para médicos, e a nova fachada do Hospital. 

Em meio a um processo de aprimoramento contínuo, o Hospital Unimed mantém uma impressionante média de atendimento, com mais de 13 mil pacientes mensais na emergência, a realização de mais de 2 mil cirurgias por mês e cerca de 400 procedimentos realizados em sua unidade de Hemodinâmica. E conta, diariamente, com aproximadamente 1.800 colaboradores e mais de 600 médicos dedicados ao cuidado dos pacientes. 

“Proporcionar, cada vez mais, uma melhor estrutura aos nossos pacientes, alinhada às melhores práticas assistenciais faz parte do nosso propósito e, com certeza, os 24 anos de história do Hospital Unimed têm como marca principal esse compromisso com a excelência, em ser referência no cuidado. Prova disso são as certificações acumuladas ao longo desses anos e a sua contínua evolução” relata Dra. Fernanda Colares.

Acreditação internacional 

O Hospital Unimed conquistou, em junho deste ano, a recertificação da Acreditação Internacional Canadense pela Quality Global Alliance (QGA), na metodologia Qmentum Internacional, alcançando, pela terceira vez consecutiva, o nível Diamante – o mais alto nível da certificação.

Há mais de 20 anos, o Hospital Unimed passa por uma rigorosa avaliação nos padrões de alta performance em qualidade e segurança, tendo iniciado sua participação no processo de Acreditação Nacional em 2002 e, há 10 anos, passa pelo processo Internacional, com a metodologia Qmentum. A Acreditação Canadense é válida por três anos e tem como foco principal a integralidade do cuidado ao paciente, com rotinas e protocolos rigorosos que garantem medidas seguras, desde a entrada do paciente até a sua alta hospitalar. 

Com a acreditação internacional, o Hospital Unimed segue incluso em um grupo de elite de hospitais melhores avaliados no Brasil e no mundo. De acordo com o presidente da Unimed Fortaleza, Dr. Marcos Aragão, o alcance de excelência destaca a Unimed Fortaleza como referência no setor, posicionando-a entre as instituições de saúde mais qualificadas do país. “A jornada rumo à certificação exigiu o esforço conjunto de toda a nossa equipe. O comprometimento e a dedicação dos nossos profissionais foram fundamentais para implementar as melhores práticas de atendimento e garantir a segurança e o cuidado integral aos pacientes”, acrescentou o Dr. Marcos Aragão.