Mercado Cultural dos Pinhões promove feira de produtos orgânicos 

A partir das 5h30 desta terça-feira (19/09), já inicia uma movimentação maior no entorno da Praça Visconde de Pelotas, no Centro de Fortaleza. São os clientes da tradicional Feira de Produtos Orgânicos no Mercado Cultural dos Pinhões. A feira é realizada pela Associação para o Desenvolvimento da Agropecuária Orgânica (Adao), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor). Com mais de 25 anos de tradição, ela ocorre toda terça-feira, das 6 às 13h.

A feira é organizada pelos próprios produtores no mercado e recebe, além dos produtos de Fortaleza, alimentos vindos de Guaraciaba do Norte, Mulungu e Eusébio. São cerca de 65 itens, incluindo frutas, legumes, folhagens, especiarias e até mel de abelha. Há ainda os fornecedores de outros estados, com artigos ainda sem produção orgânica no Ceará, como maçã, pêra e batata inglesa.

Além de garantir alimentos saudáveis e frescos, a Feira de Orgânicos do Mercado Cultural dos Pinhões, ainda rende um bom café da manhã, serviço oferecido em dois boxes do espaço.

Serviço
Feira de Produtos Orgânicos
Funcionamento: toda terça-feira
Horário: 6h às 13h
Local: Mercado Cultural dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, s/n – Centro)
Acesso Gratuito

Desafio Minalba Brasil vai sortear bikes elétricas e estimular vida mais saudável

Dona do maior e mais diversificado portfólio de água mineral deste mercado, a Minalba Brasil, empresa de alimentos e bebidas do Grupo Edson Queiroz (GEQ), lançou a promoção Desafio Minalba Brasil, que tem como objetivo estimular uma rotina mais saudável entre os consumidores. Serão sorteadas 10 bicicletas elétricas e 1 carro 0km.

A cada produto adquirido, o consumidor receberá um Número da Sorte com o qual concorrerá aos prêmios, que totalizam R$187 mil. A participação vai até o dia 11 de dezembro.

Participam da promoção os produtos das marcas Indaiá, Minalba, São Lourenço, Petrópolis, Nestlé Pureza Vital, Perrier, Acqua Panna e São Pellegrino, assim como os produtos de sua linha de refrigerantes, que conta com Refri e Citrus, além do energético Night Power. 

Como participar

Para concorrer, o consumidor deverá efetuar o seu cadastro no site www.promominalba.com.br

A promoção contará com mídia nacional em TV e Digital e grandes execuções no ponto de venda de forma a ampliar o conhecimento da Minalba Brasil junto a seus consumidores e clientes.

“Estamos muito orgulhosos de ser a principal empresa no setor de águas com capital inteiramente brasileiro, oferecendo o portfólio mais abrangente de produtos nesse mercado. Mas a Minalba Brasil vai além do mercado de águas. Hoje temos a 3ª maior marca de refrigerantes do Nordeste e uma posição de destaque no mercado de bebidas energéticas. Essa promoção visa comunicar todo nosso portfólio que possui produtos para todos os tipos de sede! Este é um momento estratégico para nós, pois estamos entrando na Alta Estação, marcada pelo período de festas e o auge do verão. Nacionalmente, o mercado cresce aproximadamente 20% durante esse período, e a Minalba Brasil está preparada para aproveitar essa oportunidade”, destaca Aélio Silveira, diretor superintendente da Minalba Brasil.  

Mais informações: www.promominalba.com.br

Sobre Minalba Brasil

Minalba Brasil é a divisão de alimentos e bebidas do GEQ, um dos maiores conglomerados empresariais do País, que se faz presente nos mais diversos momentos da vida dos brasileiros por meio de um portfólio diversificado de marcas e produtos de segmentos variados, ideal para todas as ocasiões de consumo. A empresa é líder de água mineral no Brasil e detentora das marcas Indaiá, Minalba, São Lourenço, Petrópolis, Natural do Horizonte, Refri, Citrus e do energético Night Power. Possui ainda o licenciamento das marcas Grapette e Nestlé Pureza Vital, bem como a concessão para a distribuição das marcas globais premium Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna, e para a produção e distribuição do Minotauro Energy Drink. 

Sobre o Grupo Edson Queiroz – Desde 1951, o Grupo Edson Queiroz se faz presente nos mais diversos momentos da vida dos brasileiros por meio de um portfólio diversificado de marcas e produtos de segmentos variados. Ao longo da história, o Grupo consolidou uma cultura de pioneirismo e desenvolvimento de grandes negócios, empregando diretamente mais de 9 mil colaboradores e guiando sempre suas decisões nos princípios éticos que baseiam todas as suas relações. Entre as áreas de atuação e marcas, estão: Energia, com armazenamento, envase e distribuição de GLP com a Nacional Gás; Eletrodomésticos, com a Esmaltec; Alimentos e Bebidas, com a Minalba Brasil; e Comunicação, com o Sistema Verdes Mares.

Mulheres no Agro marca a agendas do terceiro dia de Ibiapaba Agrotech

 A atuação da mulher na gestão e na governança dos agronegócios tem sido tema recorrente de discussão e análise dentro do processo de estímulo à maior imersão feminina, principalmente em posições estratégicas e de liderança no campo. Com o intuito de contribuir para a continuidade do desenvolvimento das mulheres que atuam no segmento do Agronegócio, o Ibiapaba Agrotech reuniu Sebrae, Faec/Senar e Prefeitura de Guaraciaba do Norte para um dia de programação dedicado em ofertar conteúdo de ponta sobre inovação, liderança, governança, economia e motivação, bem como ser uma oportunidade para troca de experiências entre as participantes.

Com o foco em priorizar a relevância feminina para o avanço inovador, rentável, sustentável e ético do agronegócio, mulheres do setor de toda a região se reuniram nesse sábado (16) para troca de ideias e experiências, sempre com foco no papel da Mulher no Agronegócio Ibiapabano.

Esse destaque se dá pois, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres são responsáveis por 30 milhões de hectares com produção de agronegócio, representando aproximadamente 8,5% da área ocupada por sítios e fazendas no país.

Além disso, conforme o censo agropecuário do IBGE de 2017, 947 mil mulheres fazem parte do comando de propriedades rurais no país, e 57% desse número estão na região nordeste.

Ainda, dados da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) mostram que 71% das mulheres ligadas ao agro lidam com diversas tarefas e responsabilidades. Isso se deve ao fato de que as mulheres são frequentemente responsáveis por diversas obrigações relacionadas à gestão e propriedade de empresas, além de lidar com questões pessoais, familiares e domésticas, incluindo a maternidade.

Para Lucivanda Fernandes, CEO da Fazenda Santo Expedito: “O encontro é uma forma de emponderar aquelas mulheres que se dedicam diariamente ao desenvolvimento do agronegócio Ibiapabano.” e completa: “Nossa presença, traz a força que movimenta e incentiva a criação de ambientes mais dinâmicos. Como resultados que impulsionam o crescimento dos negócios dentro e fora do campo”.

O encontro das Mulheres do Agro – Edição Ibiapaba Agrotech teve como anfitriã, a Primeira Dama de Guaraciaba do Norte, Karen Machado e contou com diversas lideranças femininas, além do prefeito Adail Machado, o articulador do Sebrae, Francisco Terceiro Magalhães, o vice-presidente da Faec/Senar, Inácio Parente e o deputado federal Moses Rodrigues.

Para Marcia Caroline, Analista Técnica do Sebrae e responsável pelas ações de Empreendedorismo Feminino na Ibiapaba, “eventos como esse que o Sebrae proporciona junto com seus parceiros, reafirmam a sua missão de Transformar a vida das pessoas por meio do empreendedorismo. Nosso objetivo é proporcionar conhecimento, networking e fazer com que mulheres se inspirem em outras mulheres e se tronem protagonistas de suas empresas e carreiras”

O encontro contou ainda com vivências, palestras e mesas redondas com as presenças de Ângela Andrade – Gerente do Agronegócio do Banco do Brasil no Ceará; Alessandra de Oliveira Sousa, Gerente De Relacionamento da Carteira Agro do Banco do Nordeste  – Agência De São Benedito; Jakeline Diogenes – Gerente de Marketing do Grupo Samaria; Diego Trindade – Diretor Administrativo e Financeiro do Senar; Lucivanda Fernandes – CEO da Fazenda Santo Expedito; a produtora rural Valdete Soares; Betty Lobo – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Croatá; Ana Talita Adeodato Carvalho Pontes – Gerente Agrícola da Nutrilite; Cris Castro do Café da Amélia; Márcia Caroline do Sebrae, a produtora rural Rita Grangeiro; a técnica do Senar, Ivonisa Holanda e homenagens entregues pela Primeira Dama Karen Machado para  a pioneira do agronegócio em Guaraciaba do Norte, a empresária Zadina Camelo; a engenheira agrônoma, Maisa Veras e a agente comunitária e agricultora Olga Rodrigues.

Grupo Aço Cearense participa de evento da AEVO, empresa com foco na gestão de inovações 

No último dia 14 de setembro, o Grupo Aço Cearense participou do evento online de lançamento do “Playbook Boas Práticas de Inovação Aberta”, da AEVO, empresa parceira do Programa Inovar.

Henrique Pereira, Gerente de Inovação do Grupo Aço Cearense, representou a empresa e teve a oportunidade de discutir e compartilhar insights relevantes. O encontro foi composto por três momentos: “Estratégia de Inovação”, onde foram exploradas as estratégias eficazes para integrar a inovação aberta em sua abordagem geral de negócios. O “Relacionamento com Steakholders”, que foi falado sobre a importância das parcerias e colaborações na promoção da inovação. E por último a “Execução e Implementação”, que mostrou as estratégias práticas para executar e implementar projetos de inovação aberta com sucesso.

Henrique comentou que orienta a Inovação Aberta com foco nos princípios de desejabilidade, viabilidade, factibilidade e adaptabilidade das soluções – elementos sempre refletidos no regulamento associado aos desafios. “Para garantir que as empresas interessadas em participar das chamadas abertas do Grupo Aço Cearense tenham amplo entendimento de todas as regras da jornada, alinhadas às áreas de negócio do Grupo, foi criado um canal de comunicação contínuo. Desenvolvemos um regulamento detalhado que delineia as etapas do processo e está facilmente acessível em nossa landing page, site e redes sociais, demonstrando nosso compromisso com a transparência”, destaca o gestor.  

Além de estar sempre aberto para conversar com as empresas que participam dos desafios de Inovação Aberta, o Grupo Aço Cearense mantém estruturas de comunicação disponíveis ao final de cada etapa, seja quando há progresso ou quando a solução não segue para a próxima fase. “Disponibilizamos o contato do time de Inovação para feedbacks mais detalhados a todas as empresas participantes no funil de Conexões. Entendemos que, além dos desafios em andamento, as empresas também podem se tornar nossas parceiras no futuro, mesmo que não haja aderência à solução buscada naquele momento,” pontua Henrique Pereira.

Para saber mais acesse: https://programainovar.grupoacocearense.com.br/ 

Sobre o Grupo Aço Cearense 

Há 43 anos no mercado siderúrgico brasileiro e com uma carteira de 16 mil clientes em todo o país, o Grupo Aço Cearense se destaca pelo seu crescimento e representatividade alcançada no mercado do aço. É líder regional do setor, e ao longo de sua história, expandiu e diversificou suas operações, contando com cinco empresas e um instituto com atuação no Ceará, Pará e Tocantins: Aço Cearense Comercial, Aço Cearense Industrial, Aço Cearense Logística, SINOBRAS e SINOBRAS Florestal.

Artistas discutem seus processos criativos em programação especial da 22ª Unifor Plástica

Com mediação do crítico e curador Lucas Dilacerda, “Conversa com artista” acontece dia 19, no Espaço Cultural Unifor, com presença de Arrudas, Azuhli, Liz Vedras e a dupla Terrorista del Amor

22ª Unifor Plástica é um retrato fiel da arte contemporânea cearense. A curadoria de Denise Mattar reuniu artistas de destaque e ordenou as obras por núcleos a partir de afinidades estéticas e de temática. O público é convidado a ir ainda mais fundo neste mergulho na programação especial “Conversa com Artista”. O evento acontece no dia 19 de setembro, às 19 horas, no Espaço Cultural Unifor – Núcleo Diálogo.

Cinco artistas participam da primeira conversa aberta ao público: Arrudas, Azuhli, Liz Vedras e a dupla Terrorista del Amor. Eles discutirão seus processos criativos e trabalhos que expõem na 22ª Unifor Plástica. A mediação ficará por conta do crítico e curador Lucas Dilacerda. Após o diálogo entre artistas, mediador e público, será realizada uma visita guiada à exposição conduzida pelos participantes da mesa.

“É uma forma de conhecer mais de perto o processo criativo dos artistas que estão expondo na Unifor Plástica. É uma ação de democratização da arte, tornando-a mais acessível. Esse é um dos objetivos do Espaço Cultural Unifor”, explica Adriana Helena, chefe da Divisão de Arte e Cultura da Unifor.

CONHEÇA OS CONVIDADOS

O “Conversa com Artista” do dia 19 é o primeiro de uma série dedicada aos artistas selecionados para a 22ª Unifor Plástica. Para o primeiro encontro, foram convidados artistas que expõem no núcleo Gênero, um dos eixos conceituais desta edição da Unifor Plástica.

“Todos são cearenses ou têm uma relação muito forte com o Ceará. Vê-los falar sobre suas obras é uma oportunidade importante para conhecer mais da produção contemporânea. Dessa forma, aproximamos ainda mais o público desses criadores, desmistificando um pouco as artes”, avalia Adriana Helena. Conheça um pouco dos participantes:

  • Artista plástico autodidata, Arrudas recebeu o Prêmio Chanceler Airton Queiroz na abertura da 22ª Unifor Plástica. Ele tem se destacado com trabalhos de pintura, e seus temas frequentemente incorporam elementos autobiográficos;
  • Azhuli apresenta uma pintura com uma forte conotação cromática, abordando temas que envolvem o corpo, incluindo questões de gênero, com um alto valor poético;
  • Liz Vedras é uma artista-pesquisadora das artes do corpo e travesti. Desenvolve seu trabalho a partir de discussões que denomina como “Micropolítica Ecossomática, Insurgências de Gênero e Enunciação Travesti”;
  • O coletivo Terroristas del Amor é composto por Dhiovana Barroso e Marissa Noana. As artistas exploram diversas linguagens artísticas em diálogo com questões biográficas e as relações com a cidade.
  • Lucas Dilacerda é um crítico e curador de arte com formação em filosofia e artes visuais. Assinou diversas curadorias e ministrou cursos e disciplinas no campo das artes visuais. Além disso, é autor do livro “Pensamento Alienígena: A Fabulação de Novos Mundos Possíveis”.

22ª UNIFOR PLÁSTICA

Uma das mostras de arte contemporânea mais relevantes do Brasil, a Unifor Plástica celebra 50 anos em 2023. Com a curadoria assinada por Denise Mattar, a 22ª Unifor Plástica tem o título “Afinidades Eletivas: estratégias para um mundo mutante”. Mais de 60 obras de 31 artistas plásticos (cearenses, com ligações afetivas ao Ceará ou histórias cruzadas com a Universidade de Fortaleza) estão expostas para visitação gratuita no Espaço Cultural da Unifor.

A 22ª Unifor Plástica é patrocinada pelo Banco Safra, por meio das leis de incentivo à cultura.

SERVIÇO

Conversa com Artista

Com Arrudas, Azuhli, Liz Vedras e Terrorista Del amor; e mediação de Lucas Dilacerda

Dia 19 de setembro de 2023, às 19 horas

Local: Espaço Cultural Unifor | Núcleo Diálogo (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz)

Informações: (85) 3477.3319

Fortaleza celebra os 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI) com vacinação em escolas municipais

Para celebrar os 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), realizará a atualização da caderneta de vacinação dos estudantes de seis escolas da Rede Municipal de Ensino. A ação será nesta segunda-feira (18/09).

A iniciativa contará com a presença do símbolo da imunização no Brasil, o Zé Gotinha. O público-alvo serão os alunos na faixa etária entre quatro e menores de 15 anos de idade.

Nas escolas, os profissionais de saúde irão identificar as vacinas pendentes e atualizar o esquema vacinal das crianças que apresentarem a autorização prévia dos pais, solicitada através dos gestores escolares. Todas as vacinas do PNI para a faixa etária serão ofertadas.

A coordenadora de imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, ressalta a importância do programa. “O PNI enfrentou desafios ao longo dos anos, como a necessidade de atualização constante do calendário vacinal devido às mudanças epidemiológicas e a garantia do acesso igualitário às vacinas em todo o território nacional. Milhões de vidas foram salvas e protegidas graças às vacinas disponibilizadas. A comemoração dos 50 anos do PNI é uma oportunidade não apenas de celebrar os avanços alcançados, mas, também, de refletir sobre os desafios futuros e a importância contínua da imunização para a saúde pública do Brasil”, avalia.

Escolas que participarão da ação

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor José Rebouças Macambira (Jardim Guanabara)

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Sagrado Coração (São João do Tauape)

Escolas de Tempo Integral José Carlos de Oliveira Neto (Antônio Bezerra)

Escola Municipal José Batista de Oliveira (Pan Americano)

Escola Municipal José Ayrton Teixeira (Novo Mondubim)

Centro de Educação Infantil Terezinha Parente (Lagoa Redonda) 

Programa Municipal de Imunização

O Município de Fortaleza realiza diversas ações voltadas às necessidades da população local, com foco na imunização na maior escala possível, como a coordenação e execução das ações de vacinação integrantes do PNI. Dentre as ações, destaque para as estratégias especiais como campanhas de imunização, vacinações de bloqueio voltadas para surtos de doenças e gerência do estoque municipal de vacinas e outros insumos, incluindo o armazenamento e o transporte para seus locais de uso, de acordo com as normas vigentes.

O programa também capacita profissionais de enfermagem que atuam nas salas de vacinas do Município e agentes comunitários de saúde, assim como elabora e atualiza os materiais informativos, conforme orientações do Ministério da Saúde.

Ações de incentivo à vacinação em 2023

Diversas ações são planejadas e executadas durante todo o ano pela equipe de imunização municipal, como treinamentos dos profissionais que participam dos grupos táticos de imunização nas Coordenadorias Regionais de Saúde (Cores) e realização de encontros técnicos, a exemplo do I Fórum sobre Hesitação Vacinal e a assinatura do termo de adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal com o Ministério Público do Ceará (MPCE).

O ano de 2023 também foi marcado por ações importantes como o início da vacinação bivalente contra a covid-19 e a variante ômicron, antecipação da aplicação do imunizante contra influenza nas crianças de 6 meses a 5 anos de idade e a vacinação contra Monkeypox na Rede Nacional de pessoas que vivem com HIV/Aids com primeira e segunda dose.

Neste período também foi ampliada a vacinação antirrábica humana em todas as unidades de saúde de Fortaleza.

Programa Nacional de Imunizações (PNI)

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é uma estratégia do Ministério da Saúde (MS) para garantir a vacinação de toda a população. Criado em 1973, tem como objetivo principal controlar, eliminar e erradicar doenças por meio da imunização. Ele é responsável por definir as vacinas disponíveis, os grupos prioritários e a logística de distribuição baseado em critérios epidemiológicos e científicos, levando em consideração a gravidade das doenças, o risco de transmissão e a eficácia das vacinas disponíveis.

O programa estabelece calendários de vacinação para diversas faixas etárias e grupos específicos, como gestantes, crianças, idosos e profissionais de saúde, e as atividades de imunização no município de Fortaleza são coordenadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria das Redes de Atenção Primária e Psicossocial (CORAPP), contribuindo de forma decisiva para a proteção e promoção da saúde da população fortalezense.

Fórum Clóvis Beviláqua recebe, a partir desta segunda-feira, 18, exposição cultural com quadros de artistas cearenses

A partir desta segunda-feira, 18, no hall de entrada do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), estará aberta ao público que circula pelo prédio do Judiciário cearense, exposição cultural com quadros de artistas cearenses e nordestinos. A amostra seguirá até o próximo dia 28.

O material é do acervo da “Massa Falida” do Banco Comercial Bancesa, que teve falência decretada em fevereiro de 2003. O juiz responsável pela “Massa Falida”, Daniel Carvalho Carneiro, destacou que a iniciativa tem o objetivo de apresentar a cultura dos artistas locais ao público. “Queremos que a população que frequenta o Fórum da Capital tenha acesso à cultura cearense”.

A abertura contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes. A organização dos trabalhos é da Diretoria do FCB.

ENTENDA

“Massa Falida” é o acervo de bens e direitos, que engloba o ativo (bens e créditos) e o passivo (débitos) do falido. O “falido” é a pessoa jurídica, cuja falência tenha sido decretada.

Gestão da umidade do grão faz a diferença na reta final da colheita do milho 

Faltando poucos dias para finalizar a colheita do cereal no Brasil, produtora rural aposta em tecnologia para controle de umidade do grão

A segunda safra de milho no Paraná está caminhando para a reta final da colheita, com pouco mais de 89% da área plantada já colhida, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral). A redução nas precipitações permitiu o avanço na colheita. No cenário mais amplo, a colheita do milho no Brasil atingiu 93% da área prevista para a temporada 2022/23 até a última semana.

Nesta fase da colheita, os desafios enfrentados pelos produtores rurais são grandes. As instabilidades climáticas, como a estiagem e as chuvas, podem ser desafiadoras uma vez que podem afetar a qualidade da safra, pois a umidade da safra de milho é um fator crítico que deve ser monitorada de perto durante a colheita.

O ponto ideal de colheita é quando os  grãos apresentam entre 18% a 25% de umidade. Porém, antes de armazenar o cereal, é preciso fazer uma secagem artificial para evitar problemas de conservação.

A umidade inadequada pode comprometer a qualidade do grão e causar perdas na produção. Por isso, a gestão da umidade é fundamental para garantir qualidade e o sucesso da safra.

A produtora rural Carla Rossato, que tem três propriedades no Norte do Paraná, leva muito a sério o planejamento da colheita  de acordo com as condições climáticas. Assim, ela pode obter o melhor rendimento e a melhor rentabilidade da safra de milho.

Até o momento, ela já conseguiu colher 74% do milho de suas propriedades. Para tomar decisões durante esse processo e saber se o cereal está com  a umidade dentro dos parâmetros preconizados, Carla utiliza medidores de umidade de grãos, uma ferramenta crucial em sua estratégia de colheita.

“Nesta reta final tenho colhido com  umidade entre 17% a 24%, mas em boa parte da colheita consegui uma média de 20% de umidade”, diz Carla, que entende a importância de monitorar de perto esses níveis, pois a umidade excessiva pode prejudicar a qualidade do milho.

A chuva forte ocorrida na semana passada, em algumas regiões do Norte do Estado, não chegou a prejudicar a colheita, segundo ela, porque foi seguida de sol forte e temperaturas adequadas, o que ajudou o  milho secar  rapidamente e a umidade retornou aos níveis desejados.

“Para tomar decisões precisas sobre quais talhões colher em determinado momento, eu confio inteiramente nos medidores de umidade da Motomco. São  fundamentais para garantir a qualidade do milho que estou colhendo”, testemunha Carla Rossato, que não abre mão do modelo 999CP (Motomco), um medidor leve e portátil perfeito para o monitoramento da umidade de qualquer tipo de grãos direto na lavoura.

Segundo a gerente de relacionamento da Loc Solution, empresa paranaense que detém a marca Motomco de medidores de controle de umidade de grãos, Fernanda Rodrigues da Silva, uma das principais razões pelas quais os produtores estão optando por utilizar os medidores de umidade é garantir que seus grãos estejam em conformidade com seus próprios padrões de qualidade.

“Sem um medidor de umidade, não há maneira confiável de ter certeza de que o grão está pronto para a colheita, ou mesmo que ele já tem as qualidades necessárias que garantam maior lucro, permitindo que os agricultores tenham o controle da produção e da qualidade dos grãos que estão colhendo”, afirma Fernanda.

Segundo ela, com o uso do medidor  de umidade o produtor pode saber, em poucos minutos e  com certeza, se o grão está seco o suficiente para comercialização. Isso porque um grão seco na superfície ainda pode conter umidade por dentro. Desta maneira, o aparelho tem capacidade para encontrar a umidade escondida de forma precisa.”, enfatiza

A Consultoria AgRural informou que a colheita de milho está finalizada em Mato Grosso e agora também em Goiás.   Minas Gerais e São Paulo se aproximam do fim, mas as atenções estão sobre o Paraná e Mato Grosso do Sul, que lideraram o atraso ao longo de toda a colheita e agora correm para encerrar a safra de 2023.

Loc Solution: A Loc Solution é uma empresa paranaense com sede em Curitiba, detentora da marca Motomco de medidores de umidade dos grãos, que está neste segmento há quase 30 anos. A empresa fabrica, comercializa e aluga os equipamentos, sendo referência em várias regiões agrícolas do País. De origem canadense, a marca Motomco é líder nacional no segmento de medidores de umidade de grãos. Conheça os medidores de umidade da empresa acessando motomco.com.br.

Fotos: Divulgação

TJCE convoca 16 novos técnicos judiciários  

Dando continuidade às ações voltadas ao incremento da força de trabalho para promover mais agilidade à tramitação dos processos e aprimorar o atendimento ao cidadão, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) convocou mais 16 novos técnicos judiciários. A relação consta no Edital nº 226/2023, publicado no Diário da Justiça desta sexta-feira (15/09).  

Os candidatos convocados foram aprovados no último concurso para Técnico Judiciário, realizado em 2019. Ao todo, 254 pessoas foram chamadas para as áreas Judiciária (224) e Administrativa (30).  

Desde 31 de janeiro deste ano, quando teve início a Gestão 2023-2025, o TJCE já empossou 73 novos servidores, sendo 54 analistas judiciários, 18 oficiais de Justiça e um técnico judiciário. Outros cinco candidatos aprovados e classificados no concurso público de servidores para o cargo de Analista Judiciário foram convocados nessa quarta-feira (13/09), conforme o Edital nº 225/2023.

INCREMENTO  

Por meio de leis, de iniciativa do Tribunal, aprovadas pela Assembleia Legislativa e sancionadas pelo Governo do Estado, ainda foram criados, em fevereiro, 270 cargos de provimento em comissão, sendo 50 para o 2º Grau de jurisdição, com atuação nos gabinetes de desembargadores, e 220 para o 1º Grau, reforçando as equipes das unidades judiciárias.  

Em junho houve a criação de sete cargos de juiz para implantação de novas varas em Fortaleza (4), Caucaia (1), Sobral (1) e Brejo Santo (1), além de 48 servidores, sendo técnicos judiciários (16), analistas judiciários (14), supervisores (4), assistentes (3), conciliador (1) e assistentes de apoio judiciário (10). 

No mês de julho, o Pleno do TJCE aprovou o encaminhamento de Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa que, entre outras mudanças, visa transformar os cargos de provimento em comissão de supervisor de unidade judiciária, criados pela Lei nº 16.208, de 3 de abril de 2017, em cargos de diretor de Secretaria e Gabinete. Desse modo, as unidades judiciais de 1º Grau passarão a ser auxiliadas por um diretor com competência técnica reconhecida. 

Todas as criações de cargos e alterações propostas ocorrem após a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do TJCE realizar estudos técnicos e levantamentos. Nos últimos cinco anos, foi possível perceber um acréscimo contínuo das demandas dirigidas ao Poder Judiciário do Ceará, o que explica a necessidade de reforçar a quantidade de servidores.  

Centec e Senai iniciarão curso para qualificar professores em Sistemas de Energia Solar

O Instituto Centec em parceria com o Senai irá realizar na próxima segunda-feira (18), a aula inaugural do curso em “Montagem de Sistemas Fotovoltaicos”, com alunos egressos das Escolas Profissionalizantes do Ceará. Com carga horária de 160 horas, realizadas no Senai da Barra do Ceará.

O curso tem como objetivo qualificar novos professores em instalação e manutenção de Sistemas de Energia Fotovoltaico de acordo com a legislação vigente, normas de qualidade, saúde, segurança e preservação ambiental.

O presidente-diretor do Instituto Centec, Acrísio Sena, destacou a iniciativa pioneira. “Esta turma inicial é para formar novos formadores, ou seja, qualificar profissionais na área de energia solar para ministrar aulas, para um mercado promissor de novos profissionais aqui no nosso Estado”, destacou.

Para o diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, a maioria dos participantes que conclui o curso é prontamente absorvida pelo mercado de trabalho, enquanto outros optam por empreender no setor de Energias Renováveis, contribuindo para um futuro mais sustentável.