O Centro de Fortaleza pede socorro!

Desde a década de 1990, na condição de comerciário, bancário, secretário da gestão Luizianne, vereador e mesmo cidadão acompanho os desafios do Centro de Fortaleza. Para nossa tristeza, um espaço marcado pela história, encontra-se em completo estágio de abandono. É fácil perceber essa realidade. Basta alguém visitar o Centro após às 16h, para perceber o deserto que ali reina. Nos finais de semana, se não existisse o lado cultural do Seu Raimundo dos Queijos, o predominante seria apenas a legião de moradores em situação de rua. É difícil assistir e se conformar com tal cenário. Mas, além de desafios, temos também potencialidades: o Centro da cidade é uma das maiores fontes de arrecadação de ICMS do estado e comporta os principais equipamentos culturais da capital, conta com mais de 200 prédios fechados – fundamentais para uma verdadeira reforma habitacional, além de termos um dos maiores shoppings populares ao ar livre do Nordeste. Por tudo isso, faz-se necessário e urgente um movimento SOS Centro, envolvendo comerciários, empresários, artistas, intelectuais e movimentos sociais, além da união do Estado e do Município, visando restaurar e ressignificar essa valiosa região da cidade. É importante que, áquele que deseja se habilitar a ser gestor da capital, apresente ao povo projetos estruturais e democráticos para um centro que pulse comércio, cultura, habitação, segurança, mobilidade e conectividade de forma integrada.

Projeto da Associação Caatinga visa estabelecer parcerias para o cuidado com o meio ambiente

Desde 2006, a Associação Caatinga (AC) desenvolve a campanha “Adote a Reserva Natural Serra das Almas”, em referência à Unidade de Conservação (UC) gerida pela organização e localizada entre as regiões de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). A iniciativa visa estabelecer parcerias e alavancar recursos com o intuito de contribuir com a gestão da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), com área de 6.245 hectares, com a proteção da biodiversidade e com o desenvolvimento local sustentável de comunidades do semiárido.

“A campanha Adote a Reserva Natural Serra das Almas proporciona benefícios mútuos, onde as empresas ratificam seus compromissos em termos de responsabilidade socioambiental e de governança corporativa (ESG) e demonstram alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a AC fortalece sua capacidade de conduzir ações socioambientais”, destaca Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga.

De acordo com a consultoria do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), a cada um real investido nas ações da Associação Caatinga, são gerados R$7,91 em valor socioambiental. Além disso, cada hectare da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA) estoca 266,07 toneladas de carbono equivalente (CO2e). “Quando uma empresa adota a Reserva, ela contribui para a manutenção do estoque de carbono retirado da atmosfera, o que colabora para a regulação climática, melhoria da qualidade do ar e auxilia na mitigação dos efeitos do aquecimento global. Além disso, há a certeza do retorno social do investimento”, complementa Daniel Fernandes.

A M. Dias Branco, em 2023, adotou 1.600 hectares da RNSA. A empresa já havia adotado 50 hectares como projeto piloto em 2019 e, 800 hectares, em 2022. “A agenda da preservação ambiental, mais especificamente do combate às mudanças climáticas, é uma pauta global. E uma das nossas iniciativas que visa contribuir com essa causa é a adoção e preservação de hectares da Caatinga, esse bioma tão importante para a região Nordeste”, declara Thays Garcia, coordenadora de sustentabilidade na M. Dias Branco.

Sobre a Reserva Natural Serra Das Almas
A Reserva Natural Serra das Almas é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). A RNSA é reconhecida, pela Unesco, como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga por abrigar uma representativa área de Caatinga preservada e pela sua interação com as comunidades rurais do seu entorno. A unidade é a maior reserva particular do Ceará, conta com 6.285 hectares de área protegida que resguardam quatro nascentes, espécies ameaçadas de extinção e que contribuem para a manutenção de uma rica biodiversidade e de serviços ecossistêmicos como, por exemplo, estoque de carbono e segurança hídrica para cerca de 4.000 famílias que residem em comunidades do entorno da RNSA.

Sobre a Associação Caatinga
A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.

Conversacional: conexões personalizadas como estratégia para fidelizar clientes e impulsionar negócios

Em um cenário de negócios cada vez mais competitivo, criar conexões significativas e oferecer aos clientes uma experiência personalizada tornou-se indispensável para o sucesso dos negócios. Nesse contexto, o conversacional tem se mostrado uma das principais estratégias para otimizar a comunicação entre empresas e clientes. Com foco em estabelecer relacionamentos sólidos e personalizados, essa abordagem vem conquistando espaço no mercado.

Mas o que é marketing conversacional? Também chamado de conversational marketing, essa é uma estratégia que utiliza conversas automatizadas em tempo real e de forma personalizada para conduzir potenciais clientes por meio da jornada de compra. A TALLOS,  startup cearense de tecnologia criada em 2017, é referência no assunto. 

A TALLOS possui uma plataforma que oferece recursos avançados de chatbot e automação para que as empresas atinjam um novo nível de interação com seus clientes. Além disso, a startup possibilita a gestão de diversos canais de comunicação em uma único lugar, incluindo WhatsApp, Instagram, Messenger e Telegram, garantindo uma experiência consistente e omnichannel. Além disso, a empresa faz também o acompanhamento da equipe de atendimento e de grandes clientes de segmentos diversificados, investindo constantemente em crescimento. 

Para  Arthur Frota, CEO e fundador da TALLOS: “Essa prática cresceu na pandemia, quando grande parte das empresas tiveram que fechar as portas, assim, as pessoas foram para casa e as relações de compra e venda tiveram que migrar para os canais digitais. Com isso, as organizações tiveram que buscar uma saída, então começaram a utilizar os aplicativos de mensagens para apresentar produtos, prestar atendimento, realizar promoções e fechar vendas. Essa é a bola da vez”, afirma.  

Case de sucesso 

Como experiência curricular a TALLOS traz na bagagem a participação na Semana do Marketing Conversacional, evento organizado pelo Mundo do Marketing, o principal portal de conteúdo para os profissionais da área. O evento contou com a presença de renomados especialistas, que compartilharam suas experiências e conhecimentos com os participantes.

Um dos palestrantes convidados foi William Brito, gerente de receitas da TALLOS, que discutiu estratégias de marketing conversacional e o uso do WhatsApp para aumentar a receita. “No Brasil, o WhatsApp é o principal canal de comunicação direta, ágil e com alto poder de conversão. Cerca de 99% dos smartphones brasileiros possuem o WhatsApp e aproximadamente 94% das pessoas o utilizam diariamente. Ele é mais popular do que as redes sociais, como o Instagram, e oferece diversas oportunidades estratégicas para o marketing conversacional. Portanto, é importante considerar o WhatsApp como parte da abordagem conversacional para atrair, captar, converter e se relacionar com os clientes”, ressalta.

Eventos desse porte reforçam a importância do conversacional como uma tendência estratégica para o mercado atual. À medida que os consumidores buscam cada vez mais por experiências personalizadas e rápidas, a abordagem conversacional se destaca como uma estratégia que atende essas necessidades de forma eficaz.

Tríade dos CEM100: Conheça o método que ajuda qualquer empresa a obter melhores resultados

Obter bons resultados na sua empresa pode ser uma tarefa difícil, especialmente após momentos de crise, no entanto, existem métodos que podem facilitar esse processo e fornecer um direcionamento assertivo para a organização. 

O mentor empresarial e especialista em neurolinguística brasileiro Gustavo Medeiros desenvolveu o método Tríade dos CEM100, que integra um estudo em andamento, com o objetivo de ajudar empresas a manterem uma organização e alinhar suas ações para desenvolver um plano de ação focado em resultados.

O que é a Tríade dos CEM100?

A Tríade dos CEM100 é o fruto de anos de observação do comportamento de gestores, das ações tomadas por empresas em momentos de crise, da análise de planos de ação e de todas as estratégias usadas para reestruturá-la e obter melhores resultados” Explica Gustavo Medeiros.

O método consiste em realizar uma anamnese dinâmica da empresa e identificar três pilares, Corpo, Mente e Espírito, o Corpo foca na organização visual do ambiente pois ele influencia fortemente nos resultados dos colaboradores e no clima organizacional, o Espírito analisa grupos dentro da empresa, seja de gestores ou funcionários, para manter uma dinâmica e organização entre eles, já a Mente direciona os diretores, presidentes e gestores, a ‘mente’ da empresa” Explica.

Aplicar a Tríade dos CEM100 na minha empresa é complicado?

O diferencial do método, além de trazer uma abordagem personalizada e ampla nas empresas, é por ser um processo bem estruturado e simples, quando utilizo esses conceitos com meus clientes e a empresa começa a ter resultados muito melhores que antes sempre percebe-se que é um processo que condensa um longo trabalho em passos simples” Afirma Gustavo Medeiros.

Cimed isenta débitos e repõe estoques de farmácias em cidades atingidas por enchentes no Rio Grande do Sul

A Cimed vai cancelar todos os títulos a vencer e vencidos referentes aos contratos firmados e repor os estoques de farmácias das cidades gravemente atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande Sul. Muitas delas foram inundadas, com perda total de produtos e medicamentos.

João Adibe Marques, presidente da Cimed, terceira maior farmacêutica brasileira em volume de vendas, anunciou que irá repor as mercadorias e quitar os títulos futuros de empresários do ramo farmacêutico do Rio Grande do Sul impactados pelas chuvas intensas dos últimos dias. A região do Vale do Taquari foi a mais castigada, chegando a mais de 30 cidades afetadas em todo estado.

“O estado do Rio Grande do Sul vive um momento delicado, já que muitas regiões foram atingidas por enchentes. Sempre estivemos ao lado de nossos parceiros e clientes e agora não será diferente. Peço que os donos de farmácias afetados pelas chuvas procurem os representantes da Cimed em suas regiões para quitar os seus títulos futuros e repor todas as mercadorias perdidas. Estamos juntos hoje e sempre”, afirma João Adibe Marques, presidente da Cimed. 

A mesma ação já foi realizada com farmácias catarinenses, da Bahia, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do litoral norte de São Paulo, quando foram impactadas por fortes temporais.

A Cimed está presente em 90% das farmácias brasileiras e tem em seu portfólio mais de 600 produtos, entre medicamentos, vitaminas, suplementos e produtos de higiene e beleza. 

Shopping Iguatemi Bosque mantém funcionamento normal no feriado da Independência

Comemorado na próxima quinta-feira, 07, o feriado da Independência do Brasil, não altera o funcionamento do Iguatemi Bosque. Na data, lojas, quiosques, restaurantes, supermercados, espaços de lazer e cinema seguirão com fluxo normal de atendimento. Serviços como Detran, Correios, Polícia Federal e Casa do Cidadão não funcionam.

Confira detalhes do funcionamento do Iguatemi Bosque no feriado da Independência do Brasil:

Lojas e quiosques – 10h às 22h
Praças, lojas e quiosques de alimentação e lazer – 10h às 22h
Restaurantes – 11h30 às 23h
Cinema – 13h às 22h
Supermercados – 7h às 22h
Laboratório Emílio Ribas – 7h às 17h
Cactus Sports Park – 06h às 22h
Cobasi – 09h às 21h
CLDO – 08h às 20h
Lotérica – 10h às 18h
Correios – Fechado
Polícia Federal – Fechado
Detran – Fechado
Casa do Cidadão – Fechado

Shopping Del Paseo mantém funcionamento normal para o feriado da Independência do Brasil

Nesta quinta-feira (07), feriado da Independência do Brasil, o Shopping Del Paseo tem funcionamento normal. Apenas as operações de serviço, como Caixa Econômica Federal, SEFIN e SEUMA, fecham. Acompanhe os horários a seguir.

Lojas e quiosques: 10h às 22h.

Praça de Alimentação: 10h às 22h.

Day Play: 10h às 22h.

Lojas Americanas: 10h às 22h.

Mercadinho São Luiz: 7h às 22h

Confidence Câmbio: 10h às 18h.

Via Sorte Loteria: 10h às 18h.

Cinema: a partir de 13h. 

Caixa Econômica Federal: fechada.

SEFIN e SEUMA: fechados.

Serviço: Shopping Del Paseo. Avenida Santos Dumont, 3131, Aldeota. Informações: (85) 3456.5500 e @delpaseo.

Câmara aprova limite para juros no cartão de crédito e Desenrola

A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira, 05, a proposta que remete ao Conselho Monetário Nacional (CMN) a fixação de limites para os juros do cartão de crédito a partir de sugestão do mercado. O texto também contém as regras do programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil.

Os deputados aprovaram o substitutivo do relator, deputado Alencar Santana (PT-SP), para o Projeto de Lei 2.685/22, do deputado Elmar Nascimento (União-BA). Segundo o texto, o CMN deverá aprovar limites para juros e encargos cobrados no parcelamento da fatura nas modalidades rotativo e parcelado do cartão de crédito. 

O texto aprovado prevê a portabilidade da dívida do cartão de crédito e de outros débitos relacionados a ele, mesmo os já parcelados pelo próprio cartão. Assim, o consumidor poderá buscar ofertas de juros menores para equacionar sua dívida.

Também foi incluído no projeto o texto da Medida Provisória 1.176/23, que cria o Programa Desenrola Brasil, a fim de incentivar a renegociação de dívidas, ofertando garantia para aquelas de pequeno valor (até R$ 5 mil).

O Plenário rejeitou todos os destaques e a proposta segue para votação no Senado.  

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

Shopping Parangaba promove programação infantil no feriado da Independência

Atividades lúdicas, contação de história e teatrinho de fantoches compõem festival de atrações do “Parangaba É Show” exclusivo para baixinhos

O feriado de 7 de setembro, que celebra a Independência do Brasil, será diferente no Shopping Parangaba. Com o dia livre, papais e mamães poderão levar a criançada para curtir mais uma edição do “Parangaba É Show”, que será exclusiva e dedicada ao público infantil, repleto de muita diversão, brincadeiras e alegria em uma programação diversificada.

Com entrada gratuita, o evento, que acontecerá na Praça Central (Piso L1), terá momentos especiais voltados para atividades lúdicas e interativas entre os baixinhos, intercalando com contações de histórias, finalizando com uma apresentação teatral de fantoches, onde será remontada a história do Sítio do Pica-Pau Amarelo, trazendo todas as aventuras de Emília, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia, Dona Benta e demais personagens da realidade fantástica criada por Monteiro Lobato.

Horário de funcionamento

Lojas, quiosques, lazer e alimentação funcionam normalmente, de acordo com o horário do Shopping, das 10h às 22h.

Serviço:

Parangaba É Show

Shopping Parangaba – Piso L1

Data: 7 de Setembro

Horário: 16h as 19h

Evento Gratuito

Emoção marca lançamento da Doe de Coração 2023

Na manhã desta terça-feira, 05, a Fundação Edson Queiroz realizou o lançamento da 21ª edição da Doe de Coração, campanha de estímulo à doação de órgãos e tecidos. O evento, realizado no auditório da Biblioteca Central, reuniu gestores da Fundação, professores e alunos da Unifor, transplantados, autoridades da área da saúde do Ceará e representantes das instituições parceiras da campanha, além do público em geral.

Os grupos de arte da Unifor, Camerata, Coral e Bigband, fizeram a apresentação de abertura da cerimônia. Logo em seguida, foi apresentado um vídeo com depoimentos de doadores e transplantados do Ceará. Participaram: André Viana, professor de Odontologia e doador de medula óssea; Celma Prata, egressa de Jornalismo e doadora de medula óssea; Pedro Araújo, transplantado de coração; Jônatas Cabanella, transplantado de coração; e Jailma Leal, transplantada de fígado. 

Após esse momento inicial, foi montada a mesa de abertura, composta pela presidente da Fundação, Lenise Queiroz Rocha, o reitor da Unifor, professor Randal Pompeu Martins, a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da instituição, professora Lia Brasil, o coordenadora da Doe de Coração 2023, professor Jailton Vieira, a Assessora Técnica da Célula de Regulação de Transplantes (CETRA) da Central Estadual de Transplantes do Ceará, enfermeira Mônica Paiva e o artista plástico que assina a nova marca da campanha, Stênio Burgos.

Lenise Queiroz foi a primeira a discursar. Em sua fala, a presidente destacou a trajetória da campanha, que há mais de 20 anos revoluciona o cenário da doação de órgãos no Ceará. “É uma grande emoção participar dessa campanha. Nós iniciamos a Doe de Coração há 21 anos… período no qual não era difundida essa ideia, ainda havia muitos preconceitos sobre o tema. Mesmo assim, abraçamos essa pauta aqui na Unifor”, declarou.


Lenise Queiroz, presidente da Fundação Edson Queiroz, em discurso no lançamento da 21ª edição da Doe de Coração (Foto: Ares Soares)

A presidente também ressaltou que o Ceará se tornou referência nacional em transplantes. O estado está na terceira posição em número de doadores efetivos por milhão da população. Contudo, ela também salientou que os desafios ainda são muitos, principalmente pela necessidade de resgate dos níveis de doação pré-pandemia. 

Em seguida, Jailton Vieira foi convidado a fazer uso da palavra. Ele enfatizou a alegria de poder coordenar a campanha. “Representar uma instituição honrada, como Fundação Edson Queiroz, ainda mais para falar sobre um tema de tamanha importância, me deixa completamente orgulhoso. Seguiremos o nosso objetivo de divulgar, engajar e mobilizar as pessoas sobre a doação de órgãos e tecidos”, disse.  

Além disso, o docente realizou uma apresentação sobre um dos grandes enfoques que terá esta edição da campanha: o transplante de córnea, segmento de destaque no Ceará e que Jailton é tansplantador.


Jailton Vieira, coordenador da 21ª edição da Doe de Coração, em discurso no lançamento da iniciativa (Foto: Ares Soares)

Emoção e orgulho para o Ceará

O lançamento da nova edição da campanha contou com a participação de diversos cearenses transplantados, que acompanharam o evento com bastante emoção. Esse é o caso de Marilac Batista, transplantada de coração há 21 anos. Ela ressalta a gratidão pelo “sim” que a possibilitou uma nova vida. 

“Faço dois aniversários no ano, um do meu nascimento e o outro do meu transplante. Depois que fui transplantada passei a ter uma qualidade de vida incrível. Só tenho a agradecer pela família que me deu um novo coração”, declara. 

Rony Figueiredo também participou do evento. Ele é transplantado de rim há 31 anos e, a partir desse processo, teve sua realidade transformada por paixão pela causa, sendo um dos fundadores da Associação dos Pacientes Renais do Ceará (Asprece). Assim, ele segue na luta por pessoas que possuem deficiência renal. 

“O transplante me deu a oportunidade de seguir a minha vida e construir uma família. Hoje tenho um filho que é estudante de Medicina e que poderá dar continuidade na missão de salvar vidas”, afirma. 

Ações da Doe de Coração 2023

A programação da Doe de Coração 2023 contará com a realização de diversas ações de conscientização e sensibilização, não só no Campus da Unifor como também em instituições de saúde parceiras da campanha, como hospitais e clínicas médicas, além de espaços públicos, como avenida Beira Mar e Parque do Cocó. Haverá também sorteio de camisas da campanha, distribuição de folderes, cartazes e outros materiais informativos para a população.