Museus do Dragão do Mar integram a 21ª Semana Nacional de Museus 

 Anualmente, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) celebra o Dia Internacional dos Museus, efeméride do dia 18 de maio, com a Semana Nacional de Museus, programação educativa que este ano chega à sua 21ª edição, sob o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. O Museu da Cultura Cearense (MCC) e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragão), espaços museológicos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) que integram o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), integram a programação entre os dias 16 e 22 de maio, com uma intensa e diversificada agenda gratuita que discute a importância da sustentabilidade ambiental, social e econômica dos museus, bem como o bem-estar dos visitantes e das comunidades envolvidas. Para o período, os Museus do Dragão trazem ações virtuais e presenciais, a maioria delas acessível em Libras. Além de visitas mediadas, a programação inclui live, oficinas, roda de conversa virtual, exibição de filme e feirinha.

Museu da Cultura Cearense

     A assessora de Museus Valéria Laena revela que, para esta semana, especialmente, o MCC propôs atividades que relacionam conhecimento e fruição para todos os públicos. “Desta forma, fortalecemos nosso campo de atuação, sempre com respeito à troca de experiências”, afirma a gestora.

     A programação do Museu da Cultura Cearense começa na terça-feira (16). Para assegurar participação nas atividades, é indicado efetuar inscrição através do link: bit.ly/semanademuseus1. A partir das 15h, uma live do Museu da Cultura Cearense no Youtube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro) discute a necessidade de reavaliar os recursos de acessibilidade implementados em diferentes espaços culturais, a fim de contribuir para o bem-estar e a saúde das pessoas com deficiência que visitam esses locais. Lara Lima, Igor Girão e Vitória Sâmea, profissionais de núcleos de promoção à acessibilidade, participam do debate virtual, que será mediado por Carlos Viana, jornalista, membro do Projeto Acesso, do MCC, e integrante do GT Cultura do Acesso da Secult Ceará.

     Na quinta-feira (18), das 9h às 11h e das 14h às 17h, o MCC realizará as visitas mediadas “Memória como promoção do bem-estar”, conduzidas pelo Mestre Júlio Santos na exposição Retrato de Mestre. Ao conhecer o estúdio do mestre da fotopintura, o público poderá fazer um passeio por memórias, afetos e subjetividades.

    Na sexta-feira (19) e no sábado (20), das 9h às 11h e das 14h às 17h, no Ateliê dos Museus, o xilografurista Carlos Henrique facilitará a oficina “Xilogravura e Sustentabilidade: da umburana de cambão às práticas sustentáveis de impressão”. Na atividade, os participantes aprenderão como produzir lambes em xilogravura de forma sustentável, utilizando outros materiais que substituem a umburana de cambão, madeira ameaçada de extinção que é tradicionalmente utilizada para formar as matrizes para a impressão em xilogravura. Para participar, os interessados devem ter idade mínima de 15 anos e efetuar inscrição prévia pelo link: bit.ly/semanademuseus1. As inscrições poderão ser feitas até 18 de maio, limitadas a 15 vagas.

    No sábado (20), às 17h, no auditório do Dragão, a museóloga Antônia Kanindé ministrará a palestra formativa “Museus Indígenas, sustentabilidade e território para promoção do bem-estar”. Na ocasião, será enfatizado o papel da museologia social promovida pelos povos indígenas do Ceará e sua importância para a sustentabilidade e manutenção do bem-estar coletivo dentro do território cearense.

    Também no sábado (20), às 18h, na sala 1 do Cinema do Dragão, será exibido o filme “Um outro Francisco”, da produtora, diretora e roteirista Margarita Hernandez. A sessão lança uma reflexão sobre o estado da fotografia como promoção do bem-estar quando inserida dentro de contextos únicos e simbólicos. Na trama, dois fotógrafos italianos viajam à cidade de Canindé, no interior do Ceará, para iniciar um ensaio fotográfico durante uma peregrinação dedicada a São Francisco de Assis. Ao chegar eles se deparam com algo que os surpreende: a fotografia tem uma presença muito forte na pequena cidade. O encontro entre o ponto de vista profissional e o popular põe em xeque o conceito de ”fotografia artística” e também traz revelações entre os fotógrafos locais.

    No domingo (21), às 15h, as educadoras Júlia Moreira e Bárbara Abril conduzem a oficina “Moldura de Mestre: uma oficina de molduras sustentáveis”. Após um passeio pelo Ateliê do Mestre Júlio, na exposição Retrato de Mestre, os participantes seguirão para a varandinha dos museus, onde poderão exercitar sua criatividade na arte de emoldurar com uso de material sustentável. A oficina será iniciada com um processo de contação de histórias sobre a fotografia e a importância do ato de emoldurar. Em seguida, serão apresentados alguns modelos de molduras e formas de criá-las. O acesso é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia, sendo limitado a pessoas com idade a partir de 12 anos ou crianças acompanhadas de adultos.

Museu de Arte Contemporânea do Ceará

     Assim como a Semana de Museus, em maio acontece também a comemoração dos 117 anos do Poço Draga, comunidade centenária situada no entorno do Dragão do Mar, e o MAC-CE, que desde 2020 realiza atividades em parceria com artistas, pesquisadores e moradores do Poço, traz uma programação especial, fruto de parceria com a ONG Velaumar

     No sábado (20), às 16h, no MAC-CE, o Núcleo Educativo do Museu realiza o Leituras Coletivas, programa que propõe criar interlocuções entre as obras das exposições em cartaz com obras que fazem parte do acervo do Museu. Neste dia, os educadores Edu Moreira e Rafael Aires conversam com o público sobre o acervo de fotografias dos artistas Felipe Camilo e Álvaro Graça que versa sobre a comunidade Poço da Draga. 

     No domingo (21), às 14h, na sala experimental do Núcleo Educativo MAC-CE, a artista Ivoneide Gois, liderança da comunidade Poço da Draga, facilita a oficina Educação Ambiental, convidando o público a exercitar a criatividade na confecção de embalagens com o uso de materiais recicláveis. A participação é limitada a 10 vagas por ordem de chegada. 

     Na sequência, a partir das 15h, tem dobradinha das feirinhas Varandinha do MAC e Feirinha do Poço. Os transeuntes que circularem entre o MAC-CE e a Biblioteca Estadual do Ceará (Bece) poderão conferir trabalhos de artistas e empreendedores, a maioria mulheres, que produzem peças que versam sobre sustentabilidade, preservação e resistência. Participam: Fátima Brechó, @mary_brigadeiro_gourmet, Dona Lourdes, @jmflorrs_oficial, @coletivocfc, @lugarartevistas, 
@mundorosa_kids, @marcellaeli, @belrodrigues.art, @oraculosabores e @_martabrecho.

Compartilhe nas redes sociais!