Outubro Rosa: Estácio Ceará realiza desfile com mulheres mastectomizadas
O Centro Universitário Estácio do Ceará realiza nesta terça-feira (11), a partir das 11h, a quarta edição do Desfile das Vitoriosas. No evento, cerca de 20 mulheres que passaram pela cirurgia de retirada parcial ou total da mama por causa do câncer desfilam como forma de reverenciar a vida e inspirar outras mulheres que batalham contra a doença.
A ação faz parte da programação da Semana da Fisioterapia e é uma realização do Programa de Assistência à Mulher Mastectomizada (PROAMMA), em parceria com o curso de Design de Moda e faz parte do Movimento Outubro Rosa, mês de prevenção contra o câncer de mama.
A programação será realizada na Unidade Via Corpvs e oferecerá gratuitamente massagem, maquiagem, além de cuidados com a pele e com o cabelo. A docente da Estácio Ceará e coordenadora do PROAMMA, Cleoneide Oliveira, explica que um dos impactos mais marcantes que acometem as mulheres que enfrentam o câncer de mama é a retirada da mama, por ser perceptível e impacta diretamente na autoestima. “Queremos promover o autocuidado e trabalhar essencialmente o amor próprio de cada uma delas. É um momento muito especial, porque a gente entende que a elevação da autoestima também faz parte do processo de recuperação e nós estamos aqui para apoiá-las”, comenta.
Homenagem aos profissionais da saúde
A abertura do evento será realizada a partir das 8h. Na ocasião, serão homenageados os profissionais da saúde que lutam incansavelmente na prevenção e combate ao câncer de mama. “Eles merecem nosso reconhecimento e respeito, por abraçar e se dedicar diariamente a essa missão”, pontua Cleoneide.
Os profissionais agraciados serão: a coordenadora do Movimento Outubro Rosa, Ana Valéria Mendonça; a coordenadora da Associação Nossa Casa, Daniela Castelo Branço; a fisioterapeuta do Centro Integrado de Oncologia (CRIO), Cândida Otília Braga; o presidente do Comitê Municipal de Controle do Câncer de Mama de Fortaleza, Paulo Henrique Diognes; o cirurgião plástico, Salustiano Gomes; o médico mastologista do ICC, Ercio Ferreira Gomes; o procurador de justiça do Estado do Ceará, Luiz Eduardo dos Santos; a nutricionista e egressa da Estácio Ceará, Vaneide Di Domeniço; a representante do PROAMMA, Neusa Marques; a fisioterapeuta e egressa da Estácio Ceará, Cleane Barros; a presidente da Associação Cearense das Mastectomizadas, Mary Ferreira Dias; a articuladora da área técnica de saúde da mulher da coordenadoria especial de políticas públicas para mulheres da secretaria de direitos humanos e desenvolvimento social da Prefeitura de Fortaleza, Lea Dias Pimentel e a presidente e fundadora do Grupo Amar, Ilná Escóssia (In memoriam).
Outubro Rosa 2022 da Estácio Ceará
Durante todo o mês serão realizadas atividades gratuitas em alusão a prevenção ao câncer de mama. O objetivo é alertar as pessoas sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença. Para isso, professores e alunos da instituição irão promover rodas de conversas, palestras em empresas privadas, audiência pública na Câmara dos Vereadores de Fortaleza e ações gratuitas nos shoppings da cidade.