Pacto pelo Pecém realiza reuniões de engajamento com agentes envolvidos pelas ações do Complexo
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos está integrando, como parceira, a unidade gestora provisória do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), que está revisitando o Pacto pelo Pecém, que foi realizado no período de 2012 a 2014. A coordenação desse trabalho compete à presidência do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Segundo o presidente do CIPP, Hugo Figueiredo, a necessidade de revisitar o Pacto pelo Pecém se dá ante as transformações ocorridas no Complexo do Pecém na última década, dentre elas a implantação da siderúrgica e principalmente em função de dois novos projetos estruturantes fundamentais para a região, o hub do hidrogênio verde, que produzirá hidrogênio e amônia e a Transnordestina, que duplicará a movimentação de cargas no Porto do Pecém.
O Pacto pelo Pecém foi retomado em outubro do ano passado e agora está na fase de reuniões de sensibilização e engajamento das empresas que atuam no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), das comunidades do entorno do CIPP e das prefeituras de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante. No último dia 30 de abril, foi realizada uma reunião, no Palácio da Abolição, com órgãos do Governo do estado e ontem, 07, no auditório da Câmara Municipal de Caucaia, com Secretarias do município de Caucaia que possuem relação com a gestão do Complexo.
Ainda no mês de maio, serão realizadas reuniões de engajamento com as comunidades do entorno do Complexo do Pecém, com a prefeitura de São Gonçalo do Amarante, com as empresas que operam na área do Complexo Industrial e com o legislativo estadual. As próximas fases do pacto serão de construção de uma visão compartilhada do Complexo e dos seus grandes desafios e de elaboração de uma agenda pactuada e estruturação de uma governança compartilhada.