Pianista Paulo Rodrigo lança clipe “Guaramiranga” e destaca identidade cearense em projeto audiovisual

O trabalho é uma homenagem à cidade de Guaramiranga, no Maciço de Baturité, e integra a terceira temporada do Projeto “Orgulho de Ser Cearense”.

O cantor, compositor e pianista Paulo Rodrigo vai lançar, no próximo dia 14 de fevereiro, mais uma canção do projeto “Orgulho de Ser Cearense”. Dessa vez, o multiartista cearense subiu o Maciço de Baturité e homenageou a cidade de Guaramiranga, em uma imersão cultural que une arte, paisagem e pertencimento. Chamada de Guaramiranga, a música será lançada no Youtube, no dia 14/02, acompanhada de um clipe especial, gravado integralmente no município. Link: https://www.youtube.com/watch?v=54HGSfkAH-k

O clipe percorre locais que fazem parte da memória afetiva e histórica da cidade. As cenas passam pelo Parque das Trilhas, Igreja Matriz, Convento dos Capuchinhos, Museu EPCAR, Guaramiranga Park, Praça Principal, Estátua de Nossa Senhora de Fátima, Cabanas da Serra, Pico Alto e Mirante 360, compondo um registro visual que evidencia a diversidade cultural, religiosa e natural da região.

O lançamento será celebrado também com um show aberto ao público em um palco 360ª em frente ao Teatro de Guaramiranga , no dia 14/02 reunindo moradores e visitantes em uma apresentação que reforça a ocupação dos espaços públicos por manifestações culturais. A ação dialoga com a proposta do projeto “Orgulho de Ser Cearense”, que busca valorizar a cultura local e promover o reconhecimento das identidades que formam o Estado.

Para Paulo Rodrigo, o trabalho vai além do lançamento de uma nova música. “Guaramiranga é um lugar que inspira pela natureza, pela espiritualidade e pela força cultural. Esse clipe é uma forma de retribuir tudo o que a cidade representa para mim e de mostrar ao público a riqueza que temos no Ceará”, afirma o artista. A canção traduz a relação afetiva com o município, conhecido pelo clima serrano e pela intensa agenda cultural.

Ao integrar a terceira temporada do projeto “Orgulho de Ser Cearense”, o lançamento reafirma o papel da música como ferramenta de valorização do território e fortalecimento da economia criativa, ampliando a visibilidade de Guaramiranga no cenário cultural estadual. O clipe estará disponível nas plataformas digitais de Paulo Rodrigo a partir da data de estreia.

Próxima parada

Após passar por Ocara e Guaramiranga, Paulo Rodrigo desce a serra e desembarca na Região Metropolitana de Fortaleza, na cidade de Horizonte, quando, no início do mês de março, lançará mais uma canção e clipe inédito homenageando o Olho d’Água cearense.

Projeto “Orgulho de Ser Cearense”

Criado em 2021, o projeto “Orgulho de Ser Cearense” está na sua terceira temporada e vem ganhando destaque nacional ao unir música, audiovisual e pertencimento cultural, levando paisagens e histórias do Ceará para o Brasil e também para outros países por meio de uma linguagem artística inovadora.

O projeto conta com o apoio do Banco do Nordeste (BNB), Dunorte e do Governo do Brasil, fortalecendo a cultura local e ampliando o alcance da produção artística cearense.

Amílcar Silveira articula com o Governo ações para enfrentar a estiagem no Sertão Central e Vale do Jaguaribe

Medidas incluem perfuração de poços e compra de grãos a preços mais acessíveis para o rebanhos nas regiões mais afetadas

Após reunião entre o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, e o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Chagas Vieira, na última quarta-feira, 11, no Palácio da Abolição, ficou definido o encaminhamento de medidas emergenciais para garantir a segurança hídrica e alimentar de produtores rurais do Sertão Central e do Vale do Jaguaribe.

As ações incluem a perfuração de poços profundos, a liberação de combustível para a operação de equipamentos das prefeituras e a compra de grãos para enfrentar os efeitos da estiagem.

“Ficou acertado com a SDA (Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará) e a Sohidra (Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará) a perfuração de poços profundos e a disponibilização de combustível para que os equipamentos das prefeituras possam ser utilizados pelos produtores rurais neste momento crítico em algumas cidades”, afirmou Amílcar Silveira.

Além das medidas voltadas ao abastecimento de água, o presidente da Faec anunciou que, a partir de maio, iniciará a compra de grãos para comercialização a preços mais acessíveis aos produtores, incluindo a articulação para aquisição de DDG (Grãos Secos de Destilaria) de outros estados.

Com as definições, o Governo do Estado e a Faec alinham ações para minimizar os impactos da estiagem nas regiões mais afetadas, assegurando tanto o acesso à água quanto à alimentação para os rebanhos. “Vamos enfrentar a falta de chuva, que deve acontecer, e vamos ajudar o produtor rural com a compra de grãos”, disse Amílcar.

“Agradeço ao governador Elmano de Freitas, ao secretário Chagas Vieira (Casa Civil), ao secretário Domingos Filho (Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará) e ao secretário Fernando Santana (Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará). Nosso objetivo é sempre atender os produtores rurais”, completou Amílcar.

Reunião no Palácio da Abolição

A reunião no Palácio da Abolição teve como objetivo alinhar estratégias de contingência hídrica e definir medidas de apoio à produção agropecuária nos municípios diretamente impactados pela irregularidade das chuvas. O encontro contou com a participação de 12 prefeitos e 21 secretários municipais de Agricultura da região, além do secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana, e do secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Carlos.

Após o encontro, Chagas Vieira afirmou que a determinação do governador Elmano de Freitas é garantir “apoio total” às ações voltadas ao enfrentamento da crise hídrica no interior do Estado.