Estética In Nordeste: O maior evento de estética, saúde e bem-estar deve gerar mais de R$ 36 milhões em negócios

A feira acontece entre os dias 11 e 13 de novembro no Centro de Eventos do Ceará e deve reunir 30 mil pessoas.

A terra do sol receberá o maior evento do país que reúne os principais profissionais internacionais e nacionais de dermocosméticos e as tendências e inovações de equipamentos para profissionais da estética, bem-estar, saúde e beleza. O Estética In Nordeste reafirma o crescimento deste mercado, pois reunirá, durante três dias, cerca de 30 mil visitantes em uma área total de 8.000 m². A feira que é referência nas regiões Norte e Nordeste deve gerar cerca de R$ 36 milhões em negócios, movimentando toda a cadeia de turismo, entre eles hotelaria, agências de viagens, transportes, alimentação e categorias de profissionais ligados diretamente ao setor de eventos.

“A feira é a oportunidade para quem quer conhecer o que há de mais inovador em técnicas e equipamentos na área da estética. Estamos vendo um mercado que se movimenta com força e que se preocupa em trazer para os seus clientes o que há de melhor e mais moderno e também continua em ascensão. Neste ano, a nossa expectativa é crescermos 20% na geração de turismo de negócios, em relação a 2022 e ampliaremos em 100% a área do espaço na feira”, salienta Fátima Facuri, diretora do grupo Estética In.

Estética In Nordeste contará com mais de 120 marcas expositoras, mais de 50 workshops, congressos e seminários. Atualmente, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial da Estética, em um mercado que movimenta bilhões, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da China.

Congressos

Estética In Nordeste contará com o maior congresso das Américas, o 5º Congresso Internacional Científico Multidisciplinar em Estética com a Esteticista e Cosmetóloga, Ana Claudia Petkevicius; o 2º Congresso Internacional de Estetas e Harmonizadores, sob a coordenação científica do Farmacêutico Esteta e Cirurgião Dentista, Dr. Rafael Ferreira; o Pré-congresso Cosmobeauty.

Haverá, ainda, o 5º Congresso Científico Internacional de Dermomicropigmentação trazendo a Micropigmentadora e Empresária, Vânia Machado.  Além disso, a feira também terá o 4º Congresso de Lash Artist Brasil, com o Mentor e Palestrante, Alexandre Simas e o 2º Seminário de Remoção de Pigmentos e Reparação da Pele (Remove Ink) com a Empresária e Micropigmentadora, Kathrin Schmidt.

Além da programação de congressos internacionais e nacionais, seminários, workshops, o Estética In Nordeste, contará com eventos paralelos, cursos e no Espaço Café com Letras, os visitantes poderão aproveitar e pedir autógrafos ou fazer fotos ao lado de autores de publicações voltadas ao mercado da beleza, saúde e bem-estar, à venda no local.

Feira

Serão mais de 120 marcas expositoras, tanto de cosméticos como de equipamentos para o tratamento de estética, ocupando uma área de 8000 m2. A expectativa é receber 30 mil visitantes nos três dias de eventos, movimentando toda a cadeia de turismo de negócios, entre eles hotelaria, agências de viagens, transportes, alimentação e categorias de profissionais ligados diretamente ao setor de eventos.

Grupo Estética In

O Grupo Estética In atua em todo o país, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, na região Sul e Nordeste com o objetivo de manter os profissionais da área de estética, beleza, saúde e bem-estar informados e antenados sobre as principais inovações mundiais em técnicas e equipamentos da área.

O Grupo Estética In possibilita espaços para debates, divulgação de pesquisas, técnicas, tendências e protocolos, além de gestão de carreira e marketing pessoal, ferramentas indispensáveis para uma trajetória de sucesso para os profissionais de estética. O Grupo Estética In possui a revista Negócio Estética que aborda assuntos diferenciados e modernos sobre o mercado de estética: saúde, bem-estar, beleza, mundo digital, marketing, negócios, micropigmentação, lançamentos em cosméticos e equipamentos.

SERVIÇO: Estética In Nordeste 2023

Data: 11 a 13 de novembro de 2023 – 10h às 19h

Local: Centro de Eventos do Ceará

Portal: www.esteticainnordeste.com.br/

Instagram: @esteticainnordeste

Facebook: www.facebook.com/esteticainnordeste

BTM 2023 terá a presença de 20 buyers de seis países em Fortaleza

Um dos maiores eventos B2B do turismo brasileiro, o BTM (Brazil Travel Market) terá a participação de 20 buyers na edição 2023, que será realizada nos dias 19 e 20 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Serão operadores da Argentina, Bolívia, EUA, Uruguai, Peru e Paraguai. Na edição anterior, o evento recebeu 21 compradores internacionais. Uma rodada de negócios com os buyers fará parte da programação.

A estimativa dos promotores da 12ª edição do BTM é de que cerca de 5 mil profissionais do turismo passem pelos corredores da feira. O público-alvo são agentes e operadores de viagens que devem chegar à capital cearense de mais de 30 caravanas de todo o Brasil.

BTM 2023

O BTM é uma das principais vitrines do turismo nacional, com estandes de até 100m². A Área Luxury, lançada em 2021, concentra com exclusividade os suppliers do segmento de luxo, que se renova a cada edição. A feira conta também com expositores internacionais, entre eles os órgãos oficiais do Uruguai e Israel. O Brand USA, responsável pela promoção turística dos Estados Unidos, também estará com uma ação exclusiva durante o BTM.

O evento é apoiado pelo Governo do Estado do Ceará. A Azul é a companhia aérea oficial da 12ª edição do BTM, a Guanabara é a companhia rodoviária oficial e o seguro de viagem é o GTA.

Sobre a BBC Eventos

A BBC Eventos iniciou suas atividades em 2011, na cidade de João Pessoa – Paraíba. São especialistas na produção de eventos B2B para o turismo e seus segmentos. Além do Brazil Travel Market, organizam capacitações, feiras, fóruns, rodadas de negócios, workshops e roadshows nacionais e internacionais.

Serviço

Brazil Travel Market – 12ª edição

Data: 19 e 20 de outubro

Local: Centro de Eventos do Ceará

Inscrições: https://www.eventspro.com.br/e/btm-brazil-travel-market-1684264121

Planetário Rubens de Azevedo oferta programações gratuitas e especiais em outubro

Equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o Planetário Rubens de Azevedo traz novidades no mês de outubro.

Para celebrar o Dia das Crianças, uma extensa programação traz sessões promocionais nos turnos manhã, tarde e da noite. Em virtude do Dia dos Professores, o Planetário oferta uma sessão gratuita exclusiva para docentes. Além das novidades, continuam as sessões lúdicas sobre Astronomia e Ciências afins e os programas gratuitos Curso Popular de Astronomia, Noite das Estrelas e Música nas Estrelas.

O Planetário também realizará uma programação especial para observação do belíssimo e majestoso Eclipse Anular do Sol, fenômeno que acontecerá no próximo dia 14 de outubro, visível em boa parte do Brasil, sendo o Norte e o Nordeste as regiões com visibilidade privilegiada, especialmente na região do Cariri. 

Programações gratuitas

Curso Popular de Astronomia

     O Curso Popular de Astronomia segue com aulas gratuitas nos dias 7, 8, 21 e 22 de outubro (sábados e domingos). Com turmas às 14h30 e 15h30, na sede do Planetário, o minicurso é indicado para pessoas com idade a partir de 12 anos. As inscrições são abertas sempre na quarta-feira anterior à aula da semana, a partir das 12h, no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou diretamente na página do Planetário (www.planetariorubensdeazevedo.com.br), com limite de 50 vagas por turma.

     “Eclipses Solares” será o tema das aulas dos dias 7 e 8. Na formação de curta duração, o professor Rubens Marreira, mestre em Ciências Físicas Aplicadas e licenciando em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), falará sobre os conceitos destes fenômenos que despertam a curiosidade do público em geral, bem como serão dadas orientações sobre como observá-los com segurança. 

     Já nos dias 21 e 22, será a vez de aprender sobre “Vida e Morte das Estrelas” com o professor Thiago Henrique, Mestre em Engenharia de Telecomunicações e licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A partir de modernas imagens e vídeos em fulldome, os participantes irão conhecer um pouco sobre as estrelas que observamos diariamente no céu noturno e conceitos sobre o ciclo de vida das estrelas. 

Música nas Estrelas

     Nos dias 15 e 29 (domingos), com sessões às 15h e 16h, tem Música nas Estrelas, atividade que traz sessões especiais que combinam projeções em fulldome com trilhas musicais. Desenvolvidas pela equipe do Planetário Rubens de Azevedo, as sessões conduzem o público a uma viagem imaginária pelo tempo e pelo espaço, entre nebulosas, galáxias, constelações, exoplanetas e muito mais, ao som de encantadoras músicas. O acesso é gratuito, sendo necessário retirar convite uma hora antes, na bilheteria do Planetário, sendo disponibilizados 50 lugares por sessão.  

Noite das Estrelas

    No dia 24 de outubro (terça-feira), noite de Quarto Crescente Lunar, das 19h às 21h, o Planetário realiza mais um Noite das Estrelas, programa gratuito de observação astronômica a partir de um telescópio especial, disponibilizado ao público em geral para a visualização de crateras da lua, planetas, nebulosas, etc. A participação é gratuita e livre, por ordem de chegada. A realização do programa fica condicionada às condições de visibilidade, sendo interrompida se o céu estiver nublado.



Programação Especial Dia das Crianças

     Para a alegria da criançada, no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, o Planetário exibe as sessões infantis “ABC do Sistema Solar” e “Kaluoka’hina” nos turnos manhã, tarde e noite, e o que é melhor: com preço promocional. Excepcionalmente neste dia, “ABC do Sistema Solar” terá sessões às 9h30, 14h30 e 18h e “Kaluoka’hina” será exibida às 10h30, 15h30 e 19h, com ingressos a R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira). Os acessos podem ser adquiridos na bilheteria física do Planetário ou na Sympla Bileto (https://site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar/)

Programação especial Eclipse Anular do Sol


     No próximo dia 14 de outubro, por volta das 16h30, será possível observar um deslumbrante espetáculo: o eclipse anular do sol, fenômeno astronômico que ocorre quando a lua passa entre a Terra e o sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda. O Planetário Rubens de Azevedo alerta, no entanto, para os riscos de olhar diretamente para o fenômeno, sem proteção adequada. Por isso, neste dia, a equipe do Planetário orientará o público que quiser acompanhar o fenômeno da passarela do Dragão, distribuindo, gratuitamente, a partir das 14h, óculos de proteção especiais, ação fruto de parceria com a Charlie Bates Solar Astronomy Project dos EUA e com a organização educacional Farias Brito. O acesso é gratuito e livre.

Programação Especial Dia dos Professores

    No dia 15 de outubro, em celebração ao Dia dos Professores, às 14h, o programa Música nas Estrelas ganha uma edição extra, também gratuita, exclusiva para professores. Basta que os docentes apresentem o comprovante de exercício da atividade, uma hora antes, na Bilheteria do Planetário, para ganhar acesso à sessão, sendo disponibilizados 50 lugares. 



Sessões lúdicas


    O Planetário mantém a oferta de sessões lúdicas sobre Astronomia e Ciências afins de quinta a domingo. Às quintas e sextas são exibidas a infantil “ABC do Sistema Solar“, às 18h, e a juvenil-adulta “Explore – Da Astronomia dos Povos Antigos às Viagens Espaciais“, às 19h. Aos sábados e domingos, a programação começa a partir das 17h, com uma sessão a cada hora: “ABC do Sistema Solar” (infantil), “Kaluoka’hina” (sessão juvenil-adulta) às 18h, “Passaporte para o Universo” (sessão juvenil-adulta) às 19h, e “Explore – Da Astronomia dos Povos Antigos às Viagens Espaciais” (sessão juvenil-adulta) às 20h. Os ingressos para as sessões, que custam R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, podem ser adquiridos no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão.    

As Sessões


ABC do Sistema Solar (sessão infantil) 


     Três crianças estão observando as estrelas quando percebem uma “estrela cadente”, e logo uma delas faz um pedido: fazer uma viagem até a Lua. De repente, as crianças são teletransportadas para uma nave espacial chamada “Observador”. Após superar o medo inicial, elas fazem uma rica viagem pelo Sistema Solar, visitando os planetas. Durante a viagem, elas são teletransportadas para Marte e também Vênus, e passam por dentro dos anéis de Saturno. No final, fazem uma perigosa aproximação do Sol. Dessa vez, no final da sessão, as crianças vão ter novas aventuras. Elas verão novas e impressionantes imagens da Terra vista do espaço, dos planetas e da Via Láctea, todas obtidas pelas sondas espaciais e pelo HST (Telescópio Espacial Hubble). Venham curtir essa nova aventura com a Aninha, o Luizinho e o Marquinhos.


Passaporte para o Universo

    Todos os dias, à medida que novas descobertas científicas revelam respostas aos mistérios cósmicos, nos perguntamos como nos encaixamos nesse vasto universo. Levando o público a uma viagem inesquecível de bilhões de anos-luz, a sessão traz uma jornada incrível do nosso planeta natal até o limite do universo. O público voa sob os anéis de Saturno, no coração da Nebulosa de Órion, onde eles aprendem que são “coisas estelares”, e saem para a vastidão do universo observável, experimentando esses e outros destinos cósmicos impressionantes, como nunca antes possível. Usando a ciência real e a tecnologia de ponta para criar experiências imersivas que educam e inspiram, a sessão Passaporte para o Universo é um tour virtual que leva o público aos limites do universo.

Kaluoka’hina

     A sessão é um entretenimento para toda a família, totalmente produzida para projeção fulldome (em toda a cúpula), com imagens em alta resolução. Unindo uma trama intrigante sobre uma espécie em extinção no recife junto com personagens adoráveis e peculiares, bem como preocupações ambientalistas, a sessão é uma aventura emocionante, repleta de humor e também educativa. “Kaluoka’hina” é o nome do recife encantado cuja magia protege contra os humanos que o encontram. Lá, habitantes coloridos sempre viveram em paz, até que o vulcão entra em erupção e o feitiço é quebrado. Agora, cabe ao jovem peixe-serra Jake e seu amigo paranóico Shorty restaurar a magia de Kaluoka’hina. Sua única pista: a lenda antiga que conta sobre tocar a lua. Mas como é que um peixe toca a lua?

Explore – Da Astronomia dos Povos Antigos às Viagens Espaciais

     Apresenta uma ampla seleção de temas científicos de uma forma moderna e acessível, com uma história que gira em torno da ambição de colonizar Marte. A sessão filme não explica apenas fatos científicos, como o modelo geocêntrico versus o heliocêntrico ou o movimento retrógrado dos planetas. Ao examinar de perto as idéias do genial Johannes Kepler e as suas três leis dos movimentos planetários, a sessão também mostra como as realizações dos indivíduos podem mudar o mundo e o quanto todos nós somos beneficiados. Com imagens em projeção fulldome (em toda a cúpula), em resolução 4K, trilha sonora personalizada e narração profissional, a sessão aprimora a experiência imersiva do público.



PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO

Sessões Lúdicas

Quintas e sextas
18h – Sessão “ABC do Sistema Solar” (sessão infantil)
19h – Sessão “Explore – da Astronomia dos Povos Antigos às Viagens Espaciais” (sessão juvenil-adulta)

Sábados e domingos
17h – Sessão “ABC do Sistema Solar” (sessão infantil)
18h – Sessão “Kaluoka’hina” (sessão juvenil-adulta)
19h – Sessão “Passaporte para o Universo” (sessão juvenil-adulta)
20h – Sessão “Explore – da Astronomia dos Povos Antigos às Viagens Espaciais” (sessão juvenil-adulta)


* Excepcionalmente no dia 12, Dia das Crianças, as sessões “ABC do Sistema Solar” e “Kaluoka’hina” terão exibições sessões nos turnos manhã, tarde e noite, com ingressos promocionais. 
ABC do Sistema Solar – 9h30 / 14h30 / 18h
Kaluoka’hina – 10h30 / 15h30 / 19h


Acesso gratuito

Curso Popular de Astronomia
Sábados e Domingos
Turmas às 14h30 e 15h30
Dias 7 e 8 de outubro – Eclipses Solares 
Dia 21 e 22 de outubro – Vida e Morte das Estrelas


Sessão Música nas Estrelas
Dias 15* e 29 de outubro (domingos) 
Horários: 15h e 16h
* Sessão exclusiva para professores às 14h

Noite das Estrelas
Dia 24 de outubro (terça-feira)
Das 19h às 21h



Serviço: Programação do Planetário Rubens de Azevedo em outubro de 2023
Local: Planetário Rubens de Azevedo (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Curso Popular de Astronomia
Dias 7, 8, 21 e 22 de outubro (sábados e domingos), às 14h30 e 15h30. Acesso gratuito mediante inscrição prévia e formulário disponível no site www.planetariorubensdeazevedo.com.br, sempre na quarta-feira anterior à aula. Duração: 60 min. 50 lugares. Classificação: 12 anos. 

Sessão Música nas Estrelas
Dias 15 e 29 de outubro (sábados e domingos)
Horários: 14h (somente no dia 15, exclusiva para professores), 15h e 16h
Acesso gratuito e livre mediante retirada de convite uma hora antes, na bilheteria do Planetário. Duração: 30 min. 50 lugares

Noite das Estrelas
Dia 24 de outubro (terça-feira), das 19h às 21h, nas imediações do Planetário Rubens de Azevedo 
Programação sujeita à condição do tempo. Acesso gratuito e livre por ordem de chegada.

Sessões Lúdicas
Quintas e sextas às 18h e 19h e sábados e domingos às 17h, 18h, 19h e 20h
Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira) à venda no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão. 60 lugares.
*Excepcionalmente no dia 12, Dia das Crianças (quinta-feira) serão ofertadas sessões extras com valor promocional (R$ 5,00 a meia e R$ 10,00 a inteira)

Karsten coleciona prêmios e certificações do setor têxtil ao celebrar seus 141 anos

Com quatro conquistas em 2023, sexta empresa mais longeva do Brasil demonstra força fabril e responsabilidade sócio-ambiental

Atingindo a incrível marca de 141 anos, completados na última sexta-feira, 29 de setembro, a sexta indústria têxtil mais longeva do Brasil está em ótima forma, levando, somente neste mês, o certificado Lixo Zero, o prêmio Empresa Cidadã ESG, pela ADVB/SC, Melhores e Maiores, da revista Exame, além da certificação e o prêmio de Melhor NPS na categoria Casa e Decoração. A Karsten, genuinamente catarinense, está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, oferecendo produtos feitos com alta tecnologia, e essa sequência de conquistas mostra a força da indústria têxtil no Vale do Itajaí.

A marca vai muito além de itens de cama e banho, traz o que há de mais moderno e com tecnologia de ponta também nas linhas de mesa e tecidos para decoração. Todas as coleções são um convite para criar uma atmosfera de sentidos, reverberar a essência da companhia e estabelecer conexões verdadeiras e duradouras. Cada uma delas traz a celebração de um novo jeito de se relacionar com a casa, além da possibilidade de criar espaços revigorantes e funcionais que transmitam a sensação de tranquilidade, aconchego, conforto e qualidade.

O certificado Lixo Zero deu à empresa o título de primeira indústria têxtil de cama, mesa e banho, do Brasil, a conquistar o selo, pelo Instituto Lixo Zero Brasil. A trajetória rumo à excelência em sustentabilidade foi marcada com a reestruturação do programa de gerenciamento de resíduos, em 2022, seguindo o conceito de Aterro Zero, para alcançar números de reciclagem superiores a 90%, enviando para o aterro sanitário somente aquilo que ainda não possui viabilidade de reaproveitamento. Para isso, foi realizado um estudo profundo de tudo que era gerado, além de uma pesquisa de mercado para encontrar novas tecnologias e novos parceiros.

O prêmio Empresa Cidadã ESG 2023 da ADVB/SC reconhece práticas de responsabilidade social, cultural, ambiental e de governança corporativa das empresas catarinenses. Com o case “Melhoria do Gerenciamento de Resíduos da Empresa Karsten Visando a Redução de Envio de Resíduos para Aterro Sanitário”, a empresa concorreu com outros 43 inscritos.  Já a 50ª edição do ranking de Melhores e Maiores, da revista Exame, onde a companhia ocupou a posição de número 21, avaliou empresas de capital aberto ou com dados públicos, a exemplo das demonstrações contábeis no Diário Oficial dos estados, além de balanços divulgados em fontes fidedignas (B3 e CVM) e veículos de comunicação idôneos de grande circulação.

Completando seus prêmios está o título de de Melhor NPS na categoria Casa e Decoração, onde a Karsten concorreu com outras 29 empresas. Foram 11 finalistas, com grandes marcas e concorrentes diretos ao prêmio de melhor experiência do cliente. O NPS Awards é uma premiação anual que visa reconhecer as empresas com o melhor net promoter score do Brasil em seus segmentos, metodologia que avalia a satisfação de clientes sobre uma determinada marca ou serviços. 

Embora o conceito de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) tenha tomado os escritórios de empresas por todo o mundo, a Karsten já é reconhecida por aplicar essas diretrizes em suas atividades produtivas há muito tempo, com uma gestão responsável de resíduos e reciclagem de destaque. “Temos uma cultura de responsabilidade social muito grande, pois só olhando para dentro da fábrica que podemos entender melhor o nosso papel na sociedade e ter uma visão mais ampla”, conta Armando Hess de Souza, presidente da Karsten, “tivemos esse reconhecimento em 2023 que é fruto de um trabalho de anos, mostrando como podemos sempre melhorar não apenas nossos produtos, mas toda a cadeia produtiva”, completa.

Abrangendo diversas dimensões da sustentabilidade, a empresa desenvolveu uma parceria com o Clube dos Anjos, grupo da comunidade local que transforma doações de retalhos e aviamentos obsoletos em mantas feitas com técnica de patchwork, incluindo o empréstimo das máquinas de costura. Os produtos produzidos são destinados a hospitais, maternidades, casas de repouso e outras instituições, fortalecendo a responsabilidade social e a ligação com a comunidade.

A empresa também trabalha outras iniciativas nesse sentido, como construção de hortas em escolas e creches locais, oferecendo às crianças a oportunidade de aprender sobre o cultivo de alimentos, mutirões de limpeza, semanas do Meio Ambiente, visitas técnicas a centros de reciclagem e diversas atividades que promovem a conscientização ambiental. Os esforços da Karsten representam um compromisso sério com um futuro preocupado com a preservação da natureza, e mostram que a indústria têxtil catarinense segue como referência internacional.

Sobre a Karsten

A Karsten é considerada a sexta empresa mais longeva do Brasil, com 141 anos de história, impulsionada pela renovação, transformação e inovação. A marca traz o que há de mais moderno, com tecnologia de ponta nas linhas de cama, mesa, banho e tecidos para decoração. Solidez e superação são alguns dos valores que regem a companhia sediada em Blumenau, Santa Catarina, onde emprega mais de dois mil colaboradores. Considerada hoje uma das marcas mais conceituadas do setor nacional e internacional, atua em diversos canais, como lojas próprias, especializadas, de departamento e autosserviço. Atualmente está presente em mais de 20 países e aproximadamente 7 mil pontos de venda no Brasil, além de  lojas próprias nas cidades de Blumenau, Porto Belo, Florianópolis, Balneário Camboriú, Curitiba, Maringá, Campo Largo, Londrina, Porto Alegre e São Paulo. Proporcionando tecnologias capazes de elevar o sentimento de aconchego, por meio do sentir e experienciar do toque, a empresa aposta em oferecer sempre uma qualidade superior em seus produtos. É possível conferir todas as novidades da Karsten no site www.karsten.com.br

Estácio Ceará realiza Feira das Profissões gratuita em outubro

Nos dias 03, 04 e 05, será realizada a Feira de Profissões Imersão Estácio, voltada para estudantes do Ensino Médio de escolas da Grande Fortaleza. A ação é gratuita e tem como objetivo proporcionar a experiência do Ensino Superior na prática para os alunos que estão finalizando a educação básica e ajudá-los na escolha da profissão. A programação acontece das 14h às 17h, e as inscrições já estão abertas.

Durante a ação, haverá tour pelo Campus, bate-papo com os coordenadores, oficinas, exposições e atividades relaxantes, envolvendo os cursos oferecidos na Estácio Fortaleza, como Direito, Educação Física, Odontologia, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Nutrição, Engenharias, Gestão, Jornalismo dentre outros.

Também haverá júri simulado, avaliação e educação nutricional, orientações de saúde, oficina de Imposto de Renda Pessoa Física, exposição de práticas de engenharia, alongamentos e exercícios gerais, oficina de elaboração de currículos, jogos e dinâmicas empresariais estarão entre as atividades propostas.Além da Arena Esportiva com dinâmicas práticas de esportes, exposição de materiais odontológicos e demonstrações de procedimentos em manequins, além de dinâmicas em grupo.

 Para participar, é necessário realizar a inscrição gratuita por meio dos links:

 Estácio Campus Parangaba
 Dia 03/10 – 14h às 17h
 Endereço: Av. Senador Fernandes Távora, 137 – Jóquei Clube, Fortaleza – CE, 60510-111
 Inscrições: https://forms.office.com/r/5Yk8FHjVk3

 Estácio Campus Centro
 Dia 04/10 14h às 17h
 Endereço: Av. Duque de Caxias, 101 – Centro, Fortaleza – CE, 60035-111
Inscrições: https://forms.office.com/r/Hjw9j1B48p

 Estácio Campus Via Corpvs
 Dia 05/10 14h às 17h
 Endereço: R. Eliseu Uchôa Beco, 600 – Guararapes, Fortaleza – CE, 60810-270
Inscrições: https://forms.office.com/r/zgqdDsru1r

Assembleia Legislativa do Ceará recebe lançamento da 26ª Conferência da Unale nesta quarta-feira

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebe, nesta quarta-feira, 04, a partir das 9 horas, a cerimônia de lançamento da 26ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O evento acontece no Plenário 13 de maio e conta com a participação da diretoria da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e de parlamentares da Alece.

A 26ª Conferência da Unale será realizada no Centro de Eventos do Ceará nos dias 8, 9 e 10 de novembro e tem como tema nesta edição “As prerrogativas do Parlamento estadual”, reunindo representantes de todos os estados do país para debates e trocas de experiências.

É a segunda vez que o Ceará recebe a Conferência, a primeira foi em 2008. O evento é uma realização da Unale e Alece com apoio do Governo do Estado.

Durante o maior encontro de parlamentares da América Latina serão promovidos debates sobre as principais questões do cenário estadual e nacional envolvendo política, economia, empreendedorismo, sustentabilidade, segurança, turismo, saúde, educação, entre outros temas relevantes.

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), destaca a relevância do Estado do Ceará receber a Conferência da Unale e a oportunidade de a Casa apresentar todos os seus diferenciais e potenciais. “É um momento que promoverá debates enriquecedores para o Parlamento brasileiro e para os estados, pautando assuntos que dizem respeito ao desenvolvimento político, econômico e social. Além disso, um dos motivos para trazermos a Unale foi o exemplo de serviços de governança que temos implementado”, avalia.

O presidente da Unale, deputado estadual Diogo Moraes (PSB-PE) afirma que está sendo preparado um grande evento com a “presença de palestrantes e especialistas nas mais diversas áreas, que promoverão uma intensa imersão trazendo a temática Prerrogativas do Parlamento Estadual como questão central”.

O deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT-CE), secretário da Unale, ressalta a preparação para a Conferência por sete comissões que estão dedicadas à programação e logística do evento. O parlamentar comenta ainda a oportunidade de troca de experiências entre os Legislativos estaduais.

Em setembro, equipes da Unale e da Alece fizeram visita técnica ao Centro de Eventos, local que receberá a Conferência, e realizaram reuniões de planejamento na sede do Parlamento estadual.

Serviço
Lançamento da 26ª Conferência Nacional da Unale
4 de outubro (quarta-feira), às 9 horas
Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Galeria Chico da Silva recebe a Exposição “Livro do Artista” 

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, abre nesta terça-feira (03/10), a partir das 18h, a exposição “Livro do Artista”. Com curadoria de Júlio Silveira, a mostra ocupa a Galeria Chico da Silva, localizada no hall Secultfor, até 3 de novembro. 

Mais do que uma exposição, o “Livro do Artista” é uma janela para coração e mente de 30 artistas de Fortaleza, que escolheram compartilhar memórias afetivas, processos criativos e jornadas artísticas com o público. Dentro das páginas dos livros, o visitante encontrará detalhes dos ateliês, bem como inspirações, e pensamentos de cada artista. Palavras, poemas, formas e obras de arte, tudo cuidadosamente registrado.

Ao longo da exposição, o público terá a oportunidade de mergulhar no universo da arte, compreendendo o passo a passo, o ritmo, o traçado e a essência por trás de cada obra. Por vezes, em preto e branco, outras coloridas, as obras delineiam pensamentos e sonhos que surgem e ressurgem no projeto de cada artista.

Participam da exposição, os seguintes artistas:
Ana Maria Nogueira
Assis Castelo Branco
Cida Fonseca
Cláudia Maia
Cláudia Sampaio
Claudio Viriato
Cristiane Arruda
Edmar Gonçalves
Eduardo Francelino
Eliseu Joca
Fabricio Porto
Fátima Gomes
Gerson Ipirajá
Jeová Siebra
Mr. Jazfo
Jacinta Cavalcante
Júlio Jardim
Júlio Maciel
Júlio Silveira
Lana Guerra
Leny Rose
Oscar de Queiroz
Oswaldo Neto
Ricarto
Silânia Cavalcante
Totonho Laprovitera
Tulio Paracampos
Marcos Oriá
Zé Tarcísio

Sobre a Exposição:
“Livro do Artista” é uma celebração da diversidade criativa. É um convite a explorar o universo da comunidade artística de Fortaleza, revelando a intimidade entre 30 artistas e suas obras de arte.

Sobre a Galeria Chico da Silva:
Inaugurada em maio de 2023, a Galeria Chico da Silva ocupa o hall da Secultfor como ambiente para receber a produção cultural de Fortaleza, prestigiar artistas e promover encontros com as diversas linguagens artísticas.

Serviço
Mostra “Livro do Artista”
Abertura: terça-feira (03/10)
Horário: 18h
Local: Galeria Chico da Silva (Rua Padre Valdevino, 1040 – Joaquim Távora)

Medalha Advogado Padrão Edgar Cavalcante de Arruda:  Rodrigo Jereissati de Araújo recebe honraria da OAB-CE

Em uma cerimônia solene realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), o advogado Rodrigo Jereissati de Araújo, um dos sócios da RA&A Advogados, foi agraciado com a prestigiosa Medalha Advogado Padrão Edgar Cavalcante de Arruda. O rito ocorreu no último dia 27.

Rodrigo expressou sua gratidão pela honraria, afirmando: “É com grande humildade e reconhecimento que recebo a Medalha Advogado Padrão. Este reconhecimento só reforça nosso compromisso contínuo com a ética, a justiça e a excelência no exercício da advocacia”, detalha.

“A Medalha Advogado Padrão é a maior comenda conferida pela OAB-CE e presta homenagem a profissionais com mais de três décadas de destacada atuação no campo jurídico, que mantiveram uma conduta exemplar ao longo de suas carreiras, contribuindo significativamente para a promoção da justiça e dos direitos dos cidadãos”, afirma o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas.

Fortaleza é a 3ª capital que mais gera emprego no Brasil

Fortaleza segue em destaque nacional quando o assunto é geração de emprego com carteira assinada. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados nesta segunda (02/10), a capital cearense é a 3ª do Brasil em geração de empregos formais, ficando atrás apenas de São Paulo (23.777) e do Rio de Janeiro (9.539). Os números são referentes ao mês de agosto de 2023 e mostram que Fortaleza alcançou um saldo de 5.209 postos de trabalho, entre admissões (30.305) e desligamentos (25.096).

Do saldo global de empregos gerados no Ceará (10.932), Fortaleza foi o município que mais gerou (1º lugar) empregos, e respondeu por 47,6% das vagas. Outros municípios cearenses que também se destacaram no quesito saldo positivo de emprego foram os seguintes: Sobral (628), Juazeiro do Norte (525), Limoeiro do Norte (441) e Eusébio (434).

Ainda de acordo com o Caged, Fortaleza segue no 1º lugar em estoque de vagas (682.904) e em 1º lugar no saldo de empregos gerados nas regiões Norte e Nordeste. Salvador (3.724) ficou em segundo e Manaus (3.702) em terceiro. O Estado do Ceará, no saldo de empregos, ficou em 7º lugar dentre os Estados do Brasil, e 3º dentre os Estados do Nordeste.

“Isso demonstra, mais uma vez, que a política pública do prefeito José Sarto, que é de apostar no pequeno empreendedor – que gera sete em cada 10 empregos – e apostar em qualificação profissional e crédito orientado vem dando muito certo. É sempre um orgulho acompanhar o destaque da nossa cidade na geração de emprego e na criação de novas empresas. Por isso Fortaleza é o maior PIB do Nordeste”, pontua o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados consideram os trabalhadores com carteira assinada, isto é, não incluem os informais.

Troféu Fenacce: Feira Nacional de Artesanato e Cultura faz homenagem para personalidades que se destacam no desenvolvimento do setor

Com a proposta de valorizar personalidades e autoridades que atuam em prol do fortalecimento e reconhecimento do artesanato e da cultura no Ceará e no Brasil, a Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) entregou, no último sábado (30), o Troféu Fenacce. A cerimônia, que teve como anfitriões os organizadores do evento, Stella Pavan e André Pavan, aconteceu durante a programação da Feira no Centro de Eventos do Ceará. 

Foram homenageados com o Troféu Fenacce, desenhado pelo designer Ivanildo Nunes: a secretária de Proteção Social do Ceará, Onélia Santana, o presidente do Sistema Fecomércio-CE e deputado federal, Luiz Gastão Bittencourt, o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, representado no ato pela coordenadora Executiva de Relações Institucionais, Valéria Cavalcante, o superintendente do Sebrae Ceará Joaquim Cartaxo e o secretário nacional da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo, Milton Coelho, representado por Samuel Antunes.

Stella Pavan ressaltou a importância dos parceiros para o crescimento da Feira, que acontece desde 2019, e agradeceu aos homenageados que acreditaram no projeto desde a primeira edição. “Olhando para trás eu vejo tudo o que a gente construiu junto, passamos a pandemia e hoje temos um evento com mais de 1.500 artesãos, isso é uma grande realização. A gente perseverou e, em 2022, realmente com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro, a Feira ganhou muita força e tivemos excelentes negócios”, destaca. 

Evidenciando o trabalho dos artesãos cearenses, a Secretária de Proteção Social, Onélia Santana, falou sobre o desafio de realizar um evento como a Fenacce, idealizado pela Stella e André Pavan, e da necessidade de união entre todos os setores para a valorização do artesanato. “Eu acredito que essa força da união de todos vai impulsionar ainda mais o artesanato brasileiro não só no Brasil, mas no mundo. Até o final do ano, cinco obras de artesãos cearenses estarão expostas no Museu do Louvre em Paris, um grande reconhecimento a nossa arte. Eu quero dividir esse prêmio com todos os artesãos, porque sem eles nós não estaríamos aqui”, pontuou.

O presidente da Fecomércio Ceará e deputado federal, Luiz Gastão Bittencourt, enalteceu a importância da Feira para o intercâmbio cultural entre os artesãos de todo o Brasil. “Quero parabenizar a Fenacce por apresentar o que nós temos dentro da nossa arte e dentro da nossa riqueza de pertencimento do povo cearense, do nosso artesanato, dando a oportunidade dos artesãos brilharem não só nesse palco, mas no mundo inteiro. Quero hoje poder somar forças para fazer com que o artesanato ganhe cada vez mais mercado, garantindo a subsistência dessas pessoas e garantir, acima de tudo, que o estado do Ceará seja reconhecido também como um berço de grandes artesãos”, disse.

O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, fez questão de dividir a homenagem com todos os artesãos e artesãos cearenses. “Esse prêmio é dos artesãos e artesãs do Ceará, principalmente daqueles atendidos pelo Sebrae, pois sem eles não conseguiríamos atingir os resultados expressivos que o Sebrae alcança nesta área da Economia Criativa”.

Samuel Antunes agradeceu a homenagem em nome de Milton Coelho e reforçou que o artesanato está em um momento de crescimento. “O Brasil está vivendo um novo momento agora e acho que a gente tem muito a avançar pela frente. Temos trabalhado junto com a sociedade civil, com as universidades, com os governos estaduais em prol do artesanato, e esse é realmente o momento para a gente avançar ainda mais com as políticas públicas”, ressaltou.  

Representando na cerimônia o secretário de Turismo, Alexandre Pereira, Valeria Cavalcante, falou sobre o entusiasmo do secretário em desenvolver o setor que tem relação direta com o turismo em Fortaleza e em todo o Estado. “Quero destacar a sensação de pertencimento e de orgulho dessa Feira que representa tanto para a nossa cidade, que traz novas experiências para as pessoas e atrai também mais gente para conhecer a nossa casa. Ficamos extremamente felizes em fazer parte dessa história, é o mínimo que o setor público pode fazer, estender o apoio para o empresário do turismo de eventos. Muito obrigada pela homenagem ao secretário. Eu digo que é merecido porque ele é um fã deste trabalho”, salientou. 

Destaque especial

Para celebrar o talento e o poder transformador do artesanato, a Fenacce também fez uma homenagem ao designer de moda, Ivanildo Nunes, que desempenha um papel de defensor e embaixador da arte produzida pelas mãos dos artesãos e artesãs cearenses. “Esse troféu na verdade representa todas as mãos que fazem o artesanato do Ceará. Eu fico muito feliz de fazer parte da Feira desde a origem e gostaria, aqui hoje, de iniciar um movimento que represente esse troféu, que é o movimento em prol da renda de bilro. Todo mundo que me conhece sabe da minha luta em relação a essa renda, e eu peço a vocês todos que consigam entender e abraçar essa luta conosco”, disse Ivanildo Nunes.