Idec testa aplicativos de bancos e aponta fragilidade contra golpe do acesso remoto

Trabalho teve duração de seis meses após primeira notificação enviada ao Nubank em abril deste ano

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) divulgou nesta segunda-feira, 02, o relatório que trata sobre o golpe do acesso remoto. Intitulado como “Golpe do Celular Invadido: a responsabilidade dos bancos e os direitos dos consumidores”, o documento traz todo o trabalho realizado pelo Instituto nos últimos seis meses.

O Instituto fez um primeiro levantamento de reclamações a respeito do golpe do acesso remoto e viu que o Nubank foi campeão de reclamações em 2022 no site Reclame Aqui em relação a golpes envolvendo a invasão de celular. Embora muitas dessas reclamações fossem sobre celulares roubados, algumas delas tinham a ver com o golpe do acesso remoto, inclusive com relatos espalhados por redes sociais.

O golpe do acesso remoto

O golpe ocorre quando um criminoso finge ser atendente de um banco e entra em contato com a vítima por algum meio: Whatsapp, SMS, email ou ligação telefônica. Ele fala alguns dados da vítima para ganhar confiança dela e conversa de forma bem técnica e educada também com o mesmo objetivo.

O falso atendente avisa que há algum problema com a conta da pessoa e pede para que ela baixe um aplicativo no celular. Após a vítima baixar esse app, que é um programa de acesso remoto, o golpista guia a pessoa até o aplicativo do banco e, quando ela coloca a senha, ele toma o controle do celular, faz transferências, empréstimos, compras e outros tipos de transações.

O trabalho do Idec no caso

Com isso, o Idec decidiu enviar uma notificação ao Nubank no começo do mês de abril deste ano. Com a resposta do banco, o Instituto resolveu partir para uma investigação mais aprofundada acerca do tema. “Fizemos um levantamento para saber como os principais bancos do país agiam em relação ao golpe do acesso remoto e, a partir desses dados, começamos a questioná-los também sobre o tema”, afirma a coordenadora do Programa de Serviços Financeiros do Idec, Ione Amorim.

A nova notificação foi enviada aos três maiores bancos privados do país: Bradesco, Itaú e Santander. As perguntas foram as mesmas enviadas ao Nubank: se eles já tiveram consumidores que sofreram o golpe, qual a atitude que têm tomado para evitá-lo e se estão devolvendo o dinheiro às vítimas.

Um dos bancos respondeu que era possível sim barrar por completo o acesso remoto ao aplicativo dele e isso fez com que o Instituto fosse além e questionasse o motivo de os outros bancos não terem essa tecnologia.

Após mais uma rodada de notificações, os bancos afirmaram que estavam investindo em medidas de seguranças para evitar por completo o golpe do acesso remoto. Com essa última resposta, o Idec decidiu fazer um teste nos aplicativos dos bancos.

Os testes sobre o uso do acesso remoto

O Idec esperou cerca de um mês após a última notificação enviada para iniciar os testes nos aplicativos dos bancos. O objetivo não era ter uma resposta técnica sobre qual era a brecha de segurança, mas saber se qualquer pessoa que não entende de segurança cibernética conseguiria acessar os aplicativos e fazer um PIX por meio de um software de acesso remoto. “Nós fizemos os testes com voluntários que não tinham familiaridade com o programa de acesso remoto. A ideia era essa mesma. Saber se pessoas leigas conseguiriam acessar os aplicativos dos bancos ou se eles barrariam”, confirma o coordenador jurídico do Idec, Christian Printes.

Se um banco barrasse o acesso remoto, para o Idec era um sinal de que todos os outros também deveriam dispor dessa tecnologia. Assim, todos os consumidores teriam a proteção necessária para não ser vítima desse tipo de fraude. E foi isso que aconteceu.

Um dos bancos testados não apenas bloqueou o acesso remoto como também mostrou uma mensagem de suspeita de golpe e o aplicativo ficou sem funcionar por algumas horas. Só abriu após o voluntário deletar o software de acesso remoto do celular dele. “Esse resultado foi considerado paradigmático pela equipe do Idec, ou seja, ele deve ser o modelo utilizado por todos os outros bancos para evitar o golpe”, explica Printes.

Os outros bancos testados não tiveram o mesmo resultado. Foi possível acessar o aplicativo e até realizar a transferência via PIX. O Idec decidiu enviar uma última notificação aos bancos com a descrição dos resultados dos testes.

Reuniões finais e divulgação do relatório

Após o envio dessa última notificação, três bancos responderam e solicitaram reuniões presenciais com o Idec. Um deles enviou um ofício como resposta.

Nas reuniões e no ofício enviado, os bancos mostraram algumas medidas de segurança que estão tomando não apenas para evitar o golpe do acesso remoto, mas também para outros tipos de fraudes. “Ficou claro que os bancos possuem diferentes visões sobre permitir ou bloquear o acesso remoto. Alguns, por exemplo, dizem que permitem o acesso apenas com cadastro prévio, enquanto outros fazem um monitoramento posterior com base na análise do comportamento do consumidor. Todos se comprometeram a aprimorar os mecanismos de segurança”, destaca Ione Amorim.

Para o Idec, essa decisão de não bloquear efetivamente o acesso remoto é um erro. “Por todo o trabalho que o Idec fez, a gente acredita que é essencial o bloqueio efetivo do acesso remoto. Só assim o consumidor fica 100% seguro de não se tornar uma vítima da fraude. Como existe essa tecnologia no mercado, o Idec indica que todos os bancos e instituições financeiras do país utilizem dela para isso”, determina Amorim.

O relatório não apenas traz a conclusão de todo esse trabalho realizado, mas também pode ser utilizado pelas vítimas dos golpes para tentarem reaver o dinheiro perdido com a fraude. “A gente não pode garantir que o uso do relatório vai fazer com que o banco devolva o dinheiro ou que a pessoa vai conseguir vencer a ação na Justiça. Porém, mesmo assim, ele é um instrumento importante para as vítimas utilizarem, já que traz a explicação detalhada de todo o trabalho e de como os bancos devem ser responsabilizados, se decidirem por não bloquear o acesso remoto aos aplicativos deles”, conclui a coordenadora do Programa de Serviços Financeiros do Idec.

O Idec decidiu por preservar os detalhes dos testes realizados para evitar a disseminação de falhas e facilitação de uso indevido do acesso remoto como prática criminosa. Por isso, esses detalhes não estão presentes no relatório divulgado pelo Instituto.

O documento ainda traz o Artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor e a Súmula 479 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) como normas que garantem o direito das vítimas junto às instituições bancárias. “O banco que causar dano devido à falha de segurança comprovada deverá reparar o dano, mesmo em caso fortuitos de fraudes ou de atos praticados por outras pessoas através de operações bancárias, conforme entendimento pacificado pelo STJ”, comenta o advogado do Idec, Anderson Resende

Além do relatório, o Idec também disponibiliza um modelo de petição para quem precisar entrar na Justiça na busca pela reparação ao dano sofrido. “A ação judicial deve ser a última tentativa de solução ao problema. A gente indica que primeiro a vítima entre em contato direto com o banco. Se a resposta for negativa, faça uma denúncia nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon e o site consumidor.gov.br. Se ainda assim o banco se recusar a devolver o dinheiro, aí nós temos esse modelo de petição para que os nossos associados consigam entrar com uma ação nos Juizados Especiais”, completa Resende.

Para acessar o relatório e todas as informações referentes ao trabalho do Idec sobre o golpe do acesso remoto, é só clicar neste link..

Hapvida NotreDame Intermédica realiza Convenção Varejo 2023.2 em Fortaleza

A Hapvida NotreDame Intermédica realizará a Convenção Varejo 2023.2, nos dias 2 e 3 de outubro, no Hotel Gran Mareiro, em Fortaleza. Com o tema “Vida é a Força que nos Move”, o evento será um marco no calendário da empresa, com destaque na área comercial.

O encontro reunirá os principais executivos e representantes que se dedicam às vendas em dois dias de atividades. Durante este período, além da premiação pelas conquistas alcançadas no primeiro semestre, o foco será a troca de conhecimento e fortalecer os relacionamentos entre os participantes.

Nomes como Rafael Andrade, Vice-Presidente Comercial; os Diretores Executivos Comerciais Jadeilson Fonseca e André Rosas; e os Diretores Regionais Rondinelly Moreira e Valfredo Amaro estarão presentes para contribuir com as discussões e perspectivas para o futuro.

Grupo Gerardo Bastos expande atuação e inaugura nova unidade no Eusébio

O Grupo Gerardo Bastos, referência em serviços mecânicos no Nordeste, realizou a inauguração de sua mais nova unidade na última quarta-feira, 27, no Shopping Terrazo, localizado no Eusébio. O espaço, equipado com tecnologia de última geração, abrange uma área exclusiva focada em entregar excelência em pneus, peças e serviços.

Intituladas de ‘Gerardo Bastos Auto Express’, as unidades situadas em shoppings representam uma escolha inteligente para aqueles que desejam realizar serviços mecânicos enquanto aproveitam ao máximo seu tempo livre. “Essas unidades foram projetadas para oferecer comodidade aos clientes, permitindo que desfrutem do ambiente do shopping e também se beneficiem dos nossos serviços mecânicos, pneus e peças, com as melhores condições e qualidade  do mercado de sempre”, afirma Leonardo Araújo, diretor comercial do Grupo Gerardo Bastos.

O Grupo Gerardo Bastos está comprometido com uma expansão estratégica, com o objetivo de atender todas as áreas-chave do Ceará. Recentemente, a empresa inaugurou uma unidade no Shopping Jóquei, somando-se à sua já existente loja no Shopping RioMar Fortaleza.

TJCE instala Núcleo de Justiça 4.0 para processamento e julgamento de execuções de título extrajudicial na Comarca de Fortaleza

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) instalou na últimna sexta-feira, 29, o Núcleo de Justiça 4.0 – Execuções de Título Extrajudicial, que terá competência específica para atuar em apoio aos Juízos da 2ª, 6ª, 9ª e 20ª Varas Cíveis da Comarca de Fortaleza no processamento e julgamento das execuções de título extrajudicial e incidentes correlatos, oficiando, exclusivamente, nos feitos em tramitação, independentemente de fase.

De acordo com a Portaria nº 2217/2023 de instalação do Núcleo, publicada no Diário da Justiça no último dia 27 de setembro, os casos novos continuarão sendo distribuídos para as varas especializadas. Os processos relacionados a execuções de títulos extrajudiciais que abranjam alguns assuntos específicos e que estiverem pendentes de julgamento até esta sexta (29/09), com exceção das cartas precatórias, deverão ser redistribuídos. As ações que serão redistribuídas para o Núcleo são as que tratam de três tipos de assuntos: cédula de crédito bancário, alienação fiduciária e busca e apreensão.

Cerca de 25% do acervo deve ser redistribuído até o dia 31 de outubro, 50% até o dia 30 de novembro e o restante até 19 de dezembro deste ano. Enquanto não houver a redistribuição, o juízo de origem segue competente para garantir o devido impulsionamento e para deliberar sobre tutelas de urgência ou para prover situações em que haja risco de perecimento do direito.

Os embargos à execução, embargos de terceiro cível e incidente de desconsideração de personalidade jurídica que tenham conexão com processos redistribuídos para o Núcleo devem ser direcionados para a nova unidade, através da distribuição por dependência.

COMPOSIÇÃO

Os magistrados Augusto Cézar de Luna Cordeiro Silva, Flávia Maria Aires Freire Allemão, José Ronald Cavalcante Soares Júnior e Renato Belo Vianna Velloso (coordenador) foram removidos para o Núcleo. Na nova unidade, há ainda um diretor de Secretaria e oito assistentes de apoio Judiciário.

CANAIS DE ATENDIMENTO

O Núcleo atuará com o apoio da Secretaria Judiciária (Sejud) de 1º Grau de Fortaleza. Enquanto os canais da nova unidade não são criados, as informações podem ser obtidas por meio da Sejud 1º Grau. O público pode entrar em contato pelo e-mail atendimentosejud1grau@tjce.jus.br e pelo WhatsApp Business: (85) 98190.8586. Também é possível acionar o Balcão Virtual Cível.

Estatuto da Pessoa Idosa faz 20 anos e demanda revisão

Da vida de jovem à terceira idade, foi como um instante. Na adolescência, a mineira Maria de Fátima Lopes sonhava ser professora, mas o pai proibiu. Ele disse à filha que, como mais velha, deveria largar a escola no ensino fundamental para ajudar a cuidar dos seus oito irmãos. Aos 21, pensou em voltar à escola. Dessa vez, a proibição veio do marido. Afinal, para ele, mulher tinha como primeiro dever ficar com os filhos. O primeiro trabalho foi aos 28 como doméstica. Ela nunca mais voltou à escola, a não ser para retirar o lixo dos outros, lavar o chão, limpar a lousa e a parede.

Aos 60 anos de idade, a nova idosa, mulher negra, que se mudou para o Paranoá, uma região periférica do Distrito Federal, ainda tem sonhos. “Fico triste quando me chamam de velha”. Aos finais de semana – os raros dias em que não está trabalhando como auxiliar de limpeza para uma empresa em Brasília –, precisa cuidar dos netos. Durante a semana, ela vive sozinha em casa depois que volta da lida, trabalhando das 6h às 15h. “Tem hora que bate a solidão. Me arrependo em não ter cuidado um pouco mais de mim”.

Aliás, cuidados e direitos são palavras que se repetem no texto do Estatuto da Pessoa Idosa, documento que completa, neste domingo (1º), 20 anos. Quando foi aprovado, a população idosa no Brasil era de aproximadamente 15 milhões. Duas décadas depois, são mais de 33 milhões de pessoas. Os desafios com pessoas em vulnerabilidade ainda são do tamanho de um país diverso como o Brasil, conforme explica a pesquisadora Ana Amélia Camarano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

“A própria Constituição (1988) fala que os pais têm que cuidar dos filhos e os filhos devem cuidar dos pais. Mas, na verdade, o que se tem é que as mulheres são as principais cuidadoras. Mas, depois, não tem quem cuide delas”, afirma.

Essa relação de gênero abrange disparidades e características próprias que expõem machismo e racismo na sociedade. “As mulheres, por exemplo, vivem mais do que os homens. Mas elas passam por um tempo maior de fragilidades físicas, mentais, cognitivas. As mulheres negras estão entre as mais vulneráveis dentro do grupo de idosos”, explica.

Mesmo sendo muito importante como conquista, a pesquisadora defende uma revisão do estatuto em função das profundas mudanças da sociedade brasileira. Uma crítica que ela faz refere-se ao documento considerar a população idosa homogênea. “Diferenças por raça, gênero e classes sociais deveriam ser abordadas no estatuto”.

Outra ponderação feita é que o documento atribui responsabilização criminal para famílias que não cuidam dos idosos, mas que não há a mesma eficácia para o papel do Estado.

Uma década a mais

Para exemplificar a diversidade de realidades, a pesquisadora Ana Amélia Camarano adiantou à Agência Brasil dados de uma pesquisa que ela está concluindo para compor o Atlas da Violência, a ser divulgado neste mês de outubro.

“Com base nos dados de 2021, idosos não negros morrem 6,4 anos mais tarde do que os negros. Agora, se você considera uma mulher não negra, o homem negro vive 10,9 anos a menos. O Estatuto fala que os idosos têm direito à vida, mas o alcance a esse direito é diferenciado”. Ela acrescenta que a mulher negra morre 4,9 anos mais cedo do que a não negra.

Além da população negra, a pesquisadora enfatiza que outros grupos vulnerabilizados precisam ser especialmente protegidos pelo Estado, como é o caso de idosos da comunidade LBGT. “As pessoas trans, por exemplo, precisam ser assistidas. Existe ainda muito preconceito e elas também vão precisar de cuidados. São populações marginalizadas a vida inteira que sofrem violências ao longo da vida”.

Menos oportunidades

O secretário da Pessoa Idosa, Alexandre Silva, concorda que o desafio do Estado está relacionado principalmente ao atendimento dos direitos dos mais vulneráveis. Ele sublinha que esse segmento é o grupo social que mais cresce em nosso país e que mais crescerá nos próximos anos. “O desafio maior é garantir que todos os grupos sociais, incluindo pessoas pretas, pardas, LGBTQIA+, ribeirinhas, quilombolas, ciganas, privadas de liberdade possam ter os mesmos direitos para envelhecer”.

Para ele, o estatuto foi fundamental para garantir as políticas públicas vigentes e os programas de assistência aos idosos. “Falar da pessoa idosa, sem dúvida, é entender que há papéis que cabem aos governos federal, estadual e municipal, à comunidade e à família para atender melhor essa pessoa”. Silva entende que alguns grupos mais vulneráveis têm menos oportunidades de envelhecer com dignidade.

A negação ao envelhecer, inclusive, começa muito antes, até na infância. O secretário também entende que deve ser considerada a possibilidade de uma revisão do Estatuto da Pessoa Idosa. “A gente tem, por exemplo, uma situação bem real do aumento da violência patrimonial e financeira, aumento da longevidade, desafios do campo profissional e necessidade de inclusão digital próprios de nossa época”, afirma Alexandre Silva.

“É preciso avançar”

Autor da lei aprovada em 2003, o senador Paulo Paim (PT-RS), admitiu, em entrevista à Agência Brasil, que é possível haver revisões do estatuto, mas ele crê que os parlamentares têm demonstrado atenção com as atualizações do documento. “Algumas questões foram aprimoradas e hoje entendo que está atualizado. Mas sempre digo que não tem política perfeita. Toda a ideia que venha para proteger o idoso é muito importante”.

Ele cita a necessidade de valorização do salário mínimo, considerando que se trata de uma massa populacional que, em sua maioria, ganha no máximo dois salários.

“É preciso avançar na defesa do estatuto e de todos os direitos que estão ali assegurados. O Brasil teve um aumento de 97% nos registros de violações dos direitos humanos contra a pessoa idosa no primeiro trimestre de 2023”. No entender do senador, isso ocorre pela maior possibilidade de realização de denúncias via ministérios públicos e o serviço do Disque 100.

Para contextualizar, o parlamentar de 73 anos explicou que o Japão é um exemplo em que os direitos dos idosos são tratados intensamente com as crianças na escola. “A política de combate a todo tipo de preconceito em relação ao idoso e de violência tem que ser aprimorada. Eu diria que o estatuto trouxe luz a essa parcela da população que estava esquecida”.

Agência Brasil

Inscrições para compor júri da Comarca de Fortaleza em 2024 se encerram na próxima quarta-feira, dia 4

Até a próxima quarta-feira, 04, os voluntários que desejarem atuar como jurados nas cinco Varas do Júri na Comarca de Fortaleza podem se inscrever através do formulário virtual disponibilizado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O processo de seleção ocorre anualmente e aqueles que forem escolhidos ficarão à disposição do Poder Judiciário durante todo o ano de 2024.

Para estar apto à função, é necessário ser brasileiro, maior de dezoito anos e estar em pleno gozo de seus direitos civis e políticos. Além disso, é preciso possuir idoneidade, isto é, ser uma pessoa correta, compromissada e honesta; não ter condenação penal pela prática de qualquer crime ou contravenção; não ter sido jurado na Comarca de Fortaleza no ano anterior e residir na capital ou em comarca vizinha, desde que tenha comprovadamente vínculo profissional, pessoal, familiar, comunitário, educacional, de moradia ou de outra natureza com Fortaleza.

Para fazer as inscrições, os voluntários devem preencher o cadastro informando dados como nome completo, data de nascimento, CPF, RG, filiação, gênero, profissão, escolaridade, endereço, telefone e e-mail. A relação dos inscritos será publicada no Diário da Justiça até 10 de outubro, iniciando um prazo de 30 dias para impugnações. Os inscritos poderão desistir do processo até 3 de novembro e a relação definitiva deverá ser publicada até 10 do mesmo mês.

Os interessados poderão se inscrever em todas as cinco varas do júri, ou, a seu critério. Na Capital, algumas varas têm Sessão de Julgamento em quatro dias da semana e, nesses momentos, o jurado deverá comparecer ao Fórum Clóvis Beviláqua no horário determinado. Os jurados que comparecem à sessão de julgamento, independentemente de compor o conselho de sentença, estão dispensados do cumprimento do expediente de trabalho na repartição pública, no estabelecimento empresarial ou outro local em que desempenhe a sua atividade laboral, ainda que, por qualquer motivo, a sessão do júri não se realize naquele dia, sendo vedado qualquer desconto em seus vencimentos.

O sorteio dos jurados é público e será realizado em 1º de dezembro, em horário a ser determinado posteriormente. O momento poderá ser assistido presencial ou virtualmente através de link que será disponibilizado.

Os jurados selecionados atuarão no julgamento de acusados de crimes dolosos contra a vida. A função é um serviço público gratuito, não remunerado e sem qualquer espécie de auxílio financeiro. Caso seja sorteado, o cidadão está obrigado a prestar o serviço do júri. A dispensa só ocorre nas situações previstas em lei, desde que seja formalmente requerida e a justificativa apresentada seja devidamente comprovada.

Shopping Parangaba recebe projeto que oferece vagas de emprego para pessoas com deficiência

Iniciativa promove o encontro de empresas que possuem programas de inclusão e profissionais com deficiência

O Shopping Parangaba recebe a partir deste sábado, 30, até o dia 14 de outubro, o Projeto Oportunidades Especiais, que realiza o cadastramento de currículos de pessoas com deficiência que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.

O atendimento será realizado por monitores especializados, é gratuito e ocorre durante o horário de funcionamento do shopping. O stand, localizado no Piso L2 em frente a San Michel, é adaptado para todos os tipos de deficiência e com atendimento realizado por intérprete de libras.

A iniciativa promove o encontro de empresas que possuem Programas de Inclusão e profissionais com deficiência. Este ano participam da ação empresas como Arcos Dorados, Sumitomo Chemical, Sotreq, Solar, Pague Menos. Há vagas em diferentes áreas de atuação e para todos os níveis de escolaridade (ensino médio, técnico e superior).

“Este projeto é uma valiosa iniciativa que visa conectar pessoas com deficiência a oportunidades de emprego em grandes empresas. Estamos comprometidos em ser um espaço inclusivo e acessível para nossa comunidade, e a parceria com o Projeto Oportunidades Especiais reforça esse compromisso”, acredita Cristina Oliveira, gerente de Marketing do Shopping Parangaba.

No site do Oportunidades Especiais é possível encontrar notícias relacionadas ao mundo do trabalho, como dicas de cursos  profissionalizantes para pessoas com deficiência, aposentadoria especial e equipamentos que facilitam a inclusão no ambiente de trabalho.

Serviço:

Projeto Oportunidades Especiais

Local: Shopping Parangaba, Fortaleza, CE, piso L2 em frente a San Michel

(Rua Germano Franck, 300 – Parangaba)

Período: 30 de setembro a 14 outubro de 2023

Horário de funcionamento do shopping.

Segunda a sábado: das 10h às 22h

Domingo: 13h às 21h

Entrada Franca.

Mais informaçõeswww.oportunidadesespeciais.com.br

Dia Nacional do Idoso: Cuidados são essenciais para evitar quedas, que podem ser fatais

Estimativa é que 40% dos idosos com 80 anos ou mais sofrem quedas todos os anos 

No dia 1º de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Idoso. Dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia estimam que, entre idosos com 80 anos ou mais, 40% sofrem quedas todos os anos. A fisioterapeuta Camila Souza explica como alguns cuidados preventivos podem evitar quedas, que podem ser fatais. 

Para evitar quedas de idosos, são necessárias várias medidas preventivas que envolvem ações tanto por parte dos próprios idosos quanto de seus cuidadores e familiares.  

A primeira orientação, conforme a fisioterapeuta, que também é professora do Instituto de Educação Médica (IDOMED), é informar o idoso sobre os riscos de quedas e discutir, em conjunto, maneiras de preveni-las. “A conscientização pode levar a uma abordagem mais cuidadosa e cautelosa em relação às atividades diárias. Lembrando que cada pessoa é única, e as estratégias de prevenção devem ser adaptadas às necessidades individuais do idoso”, destaca. 

A atividade física regular também é fundamental no processo preventivo. Os exercícios fortalecem os músculos, melhoram o equilíbrio e a flexibilidade. Outra aliada são as avaliações médicas, que devem ser feitas regularmente.  

Check-ups

“Check-ups de rotina podem identificar problemas de saúde subjacentes ou medicamentos que possam aumentar o risco de quedas. É uma oportunidade também de verificar, com o médico de confiança, se os medicamentos do idoso podem causar efeitos colaterais que afetem o equilíbrio, a visão ou a cognição. Algumas medicações podem ser ajustadas ou substituídas por alternativas mais seguras”, orienta a fisioterapeuta. 

Se o idoso tiver dificuldade para andar, o uso de bengalas, andadores ou outros dispositivos pode ajudar a aumentar a estabilidade e prevenir quedas. Além disso, é necessário eliminar obstáculos e tapetes soltos, instalar corrimãos em corredores e escadas, melhorar a iluminação, especialmente em áreas de passagem frequente, e evitar móveis com quinas pontiagudas. 

Os calçados usados pelos idosos também são importantes. O ideal é que sejam confortáveis, tenham solas antiderrapantes e se ajustem corretamente aos pés. 

“Se o idoso tiver dificuldades de locomoção ou estiver em maior risco de quedas, considere ter um cuidador ou familiar próximo para ajudar e supervisionar as atividades diárias. Deixar uma luz de presença acesa no quarto e/ou no caminho até o banheiro, para evitar quedas durante a noite”, frisa a professora do IDOMED.

Fraturas

De acordo com Camila Souza, as quedas podem resultar em diversas fraturas, e algumas delas são mais comuns devido à fragilidade óssea característica dessa faixa etária. As principais fraturas que os idosos podem sofrer em consequência de quedas são fratura de quadril, de punho, da coluna vertebral, do fêmur e das costelas  

“A fratura de quadril é uma das lesões mais graves e comuns em idosos após quedas. Pode requerer cirurgia e reabilitação prolongada, além de aumentar a dependência do idoso em atividades diárias. As quedas, ainda, podem causar fraturas nas vértebras da coluna, o que pode levar a dor crônica, redução da estatura e até deformidades”, diz a especialista. 

Além das fraturas, as quedas também podem causar outras lesões, como cortes, contusões, hematomas e lesões na cabeça. Segundo a profissional, é importante que qualquer queda seja levada a sério e que o idoso receba atendimento médico imediato, mesmo que não apresente sintomas graves. “O tratamento adequado e a reabilitação oportuna podem ajudar a minimizar as complicações e melhorar a recuperação do idoso. Prevenir quedas em primeiro lugar, adotando medidas preventivas, é fundamental para proteger a saúde e a segurança dos idosos”, finaliza a fisioterapeuta. 

Dia Mundial do Coração: um alerta de atenção para a saúde

“Eles fizeram quatro pontes no meu coração, uma avenida no meu peito, uma via expressa na perna; só não mexeram na rotatória. E se mexeram, fizeram um serviço muito bem feito: num tá vazando nada”. É assim que Papudim, personagem do humorista Bené Barbosa, conta como foi a experiência de seu alter ego no Hospital Antônio Prudente, há cerca de cinco anos, quando chegou na unidade sofrendo um infarto sem saber.

O dia começou normal. Tinha até ido jogar bola, ocasião em que fez um “gol lindo”. “Também foi o único que fiz na vida”, brinca. Começou a sentir um desconforto por volta das 11h, mas não quis ir ao médico, pois tinha um show beneficente mais tarde. Fez o show, tirou fotos com o público e depois pediu licença para ir ao hospital. Chegando lá, encontrou um cardiologista conhecido, Dr. Rivanildo Alves. Bené contou os sintomas e o médico imediatamente o encaminhou para fazer os exames. “De lá, saí direto pra sala de cirurgia, onde fui operado pelo Dr. Adriano Lima”, lembra.

Atualmente, o Antônio Prudente, da Hapvida NotreDame Intermédica em Fortaleza, é referência em procedimentos cardíacos entre os hospitais privados do Ceará. A unidade realiza em média 35 cirurgias cardíacas por mês e possui material e salas disponíveis para atendimento 24h dos clientes.

“Isso é possível devido a nossa expertise em cirurgias minimamente invasivas, de revascularização e de troca valvar, que estão associadas a um tempo cirúrgico menor e uma cicatrização mais eficiente, aliado à nossa estrutura, que permite a realização de dois procedimentos simultâneos em salas distintas”, explica Mairton Bosford, diretor médico da unidade.

Foi a capacidade do hospital e a agilidade da equipe que conseguiram salvar a vida do humorista, que hoje conta o episódio como forma de piada. Ele conta que sempre teve uma vida saudável: fazia atividade física, se alimentava bem e nunca teve vícios (bebida ou cigarro). Por isso, nunca imaginou viver algo parecido. Então, no Dia Mundial do Coração, sua história de superação é compartilhada para que sirva de lembrete de que a saúde do coração é uma prioridade para todos, independentemente da rotina. 

Infartos no Brasil

De acordo com dados do Ministério da Saúde e de entidades médicas como a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a média de casos de infartos agudos do miocárdio por ano varia de 100 a 150 mil. O cardiologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Josely Figueiredo, reforça a importância de adotar medidas de prevenção, como manter um estilo de vida saudável com atividades físicas – cerca de 150 minutos semanais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) –, alimentação balanceada e a visita regular ao médico para um check up. “Tendo isso em mente, com certeza o seu coração vai agradecer e recompensar você com uma vida mais longa e saudável”, conclui o especialista.

Ensino e prática na saúde serão discutidos em Fortaleza durante o 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica

Com o tema “Integração ensino-serviço-gestão e comunidade para transformar a saúde”, o 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem) será realizado entre os próximos dias 5 e 8 de outubro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Com realização da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), o evento tem como objetivo estimular reflexões para a promoção da educação médica transformadora no Brasil. O 61º Cobem já conta com mais de dois mil inscritos e um número recorde de trabalhos submetidos. Serão mais de 170 palestrantes, debatedores e mediadores, somando aproximadamente 150 atividades durante os quatro dias do congresso.

“O evento coloca em foco as escolas médicas cearenses, com a divulgação de trabalhos produzidos no Estado e possibilidades de conexões com congressistas de todas as partes do Brasil”, afirma Daniela Chiesa, presidente do 61º Cobem e diretora da Regional Nordeste II da Abem. Ao todo, serão 15 espaços para atividades simultâneas, inclusive com três laboratórios de realização de vivências e ambiências (Laboratórios de Ensino, Cuidado e Criação), que darão suporte a 38 atividades. Está programada ainda a realização de 27 oficinas, além de diálogos, mesasredondas e atividades “Como eu faço”, já tradicionais nos eventos da Abem.

Os patrocinadores “diamante” do evento também promoverão workshops que integram a programação. “Nesta edição tratamos de temas que são muito caros à educação médica, especialmente no momento atual do país, em que se discutem a expansão e os critérios de avaliação e de credenciamento de novos cursos de Medicina, os novos modelos de residência médica que desejamos, a violência nas escolas de medicina e nos serviços de saúde”, diz Sandro Schreiber de Oliveira, presidente da Abem.

Os objetivos pedagógicos são voltados para integração, liderança, colaboração, convivência amistosa e cuidado ambiental. E a 2023 conta com uma novidade que contempla o belo cenário da capital cearense: vivência ao ar livre, no mar, através da prática da canoagem.

Serviço

61º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem)

Data: 5 a 8 de outubro de 2023

Local: Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza

Link para inscrição: https://cobem.com.br/2023/