Ensino e prática na saúde serão discutidos em Fortaleza durante o 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica

Com o tema “Integração ensino-serviço-gestão e comunidade para transformar a saúde”, o 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem) será realizado entre os próximos dias 5 e 8 de outubro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Com realização da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), o evento tem como objetivo estimular reflexões para a promoção da educação médica transformadora no Brasil. O 61º Cobem já conta com mais de dois mil inscritos e um número recorde de trabalhos submetidos. Serão mais de 170 palestrantes, debatedores e mediadores, somando aproximadamente 150 atividades durante os quatro dias do congresso.

“O evento coloca em foco as escolas médicas cearenses, com a divulgação de trabalhos produzidos no Estado e possibilidades de conexões com congressistas de todas as partes do Brasil”, afirma Daniela Chiesa, presidente do 61º Cobem e diretora da Regional Nordeste II da Abem. Ao todo, serão 15 espaços para atividades simultâneas, inclusive com três laboratórios de realização de vivências e ambiências (Laboratórios de Ensino, Cuidado e Criação), que darão suporte a 38 atividades. Está programada ainda a realização de 27 oficinas, além de diálogos, mesasredondas e atividades “Como eu faço”, já tradicionais nos eventos da Abem.

Os patrocinadores “diamante” do evento também promoverão workshops que integram a programação. “Nesta edição tratamos de temas que são muito caros à educação médica, especialmente no momento atual do país, em que se discutem a expansão e os critérios de avaliação e de credenciamento de novos cursos de Medicina, os novos modelos de residência médica que desejamos, a violência nas escolas de medicina e nos serviços de saúde”, diz Sandro Schreiber de Oliveira, presidente da Abem.

Os objetivos pedagógicos são voltados para integração, liderança, colaboração, convivência amistosa e cuidado ambiental. E a 2023 conta com uma novidade que contempla o belo cenário da capital cearense: vivência ao ar livre, no mar, através da prática da canoagem.

Serviço

61º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem)

Data: 5 a 8 de outubro de 2023

Local: Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza

Link para inscrição: https://cobem.com.br/2023/

OAB Ceará promove a Tardezinha da Advocacia, no Marina Park

Neste sábado, 30 de setembro, a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE), realizará a Tardezinha da Advocacia. O evento será realizado no Marina Park, a partir das 15h, e será uma celebração em homenagem aos advogados e advogadas, que promete muita animação com os shows de Zé Cantor, Felipão e Forró Moral, e Davi Melo.

A novidade é que a OAB Ceará proporcionará à advocacia adimplente a entrada gratuita, sendo necessário apresentar o documento de identificação da OAB-CE para comprovação do benefício gratuito no momento de acessar o evento. A troca de ingressos será realizada na sede da OAB-CE. (Av. Washington Soares, 800), até às 12h, deste sábado (30).

Para convidados e convidadas que desejam participar do evento, os ingressos estão à venda na sede da OAB-CE ou online no site Sympla.com.br. no valor de R$ 120 (inteira).

O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, destacou que a programação é mais uma iniciativa da Ordem para homenagear seus membros e proporcionar uma tarde memorável em um ambiente agradável. “Fizemos uma série de eventos para homenagear a advocacia e desta vez estamos proporcionando uma tarde de entretenimento de alta qualidade. Convido a todos e a toda a fazerem parte deste evento que promete ser uma verdadeira festa,” disse.

Serviço:
Evento: Tardezinha da Advocacia da OAB-CE
Data: 30 de Setembro (sábado)
Horário: A partir das 15h
Local: Marina Park, Fortaleza
Ingressos: R$ 120 (inteira) – À venda na sede da OAB-CE e online no Sympla.com.br
Entrada gratuita para advogados e advogadas adimplentes da OAB-CE, mediante apresentação do documento de identificação da OAB-CE no local do evento.

Arena Gamer: GT Gamer e ibyte realizam campeonato gratuito neste fim de semana no Iguatemi Bosque

A GT Gamer e ibyte se unem para oferecer nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, no Iguatemi Bosque, a partir das 13h uma programação gratuita para os entusiastas de jogos virtuais, com competições intensas e a oportunidade de conquistar prêmios em produtos Goldentec.

No dia 30 de setembro (sábado), a Arena Gamer da loja ibyte do Shopping Iguatemi Bosque Fortaleza será palco de um Campeonato de X1 de Valorant, onde os competidores poderão mostrar suas habilidades em confrontos individuais. O evento contará com dois computadores de alta performance e transmissão ao vivo para que todos possam acompanhar a ação.
O campeonato irá premiar com R$ 350 em produtos Goldentec os vencedores: R$ 200 para o primeiro lugar, R$ 100 para o segundo e R$ 50 para o terceiro colocado.

Já no dia 01 de outubro (domingo), o público confere o inédito campeonato de Mortal Kombat 1 e Naruto Storm 4: Road to Boruto. Serão dois campeonatos acontecendo ao mesmo tempo em diferentes consoles, com premiação de R$ 700 em produtos Goldentec no total, sendo R$ 350 para o MK1 = 200 (1º colocado), 100 (2º colocado) e 50 (3º colocado ) e R$ 350 para Natuto Storm 4: Road to Boruto (R$ 200 para o primeiro colocado, R$ 100 para o segundo colocado e R$ 50 para o terceiro colocado).

O diretor comercial da ibyte, Marcelo Igreja, explica que a ibyte traz um campeonato inédito de Mortal Kombat como destaque desta edição. “Pela primeira vez, a franquia de luta mais famosa do mundo chega às lojas da iByte, e estamos com uma boa expectativa. Ficamos aguardando pois queríamos fazer uma premier do novo título da franquia, e somado ao intenso pedido do público em jogar Mortal Kombat aqui nas nossas lojas, vimos que agora era a hora perfeita para isso. Estamos bastante animados e ansiosos pelas disputas deste fim de semana”, disse.

Terrazo Shopping promove “Tempo de Fé”

O Terrazo Shopping vai promover a primeira edição do “Tempo de Fé”, um evento dedicado à espiritualidade que acontecerá na próxima sexta-feira (29), a partir das 19h, na praça de alimentação do shopping, piso L2. O público terá a oportunidade de desfrutar de uma noite de louvor, oração e pregação, ministrada pelos Pastores da igreja Tabernáculo Church, Miguel Ângelo e Ruth Rebouças, além de uma apresentação musical da banda Átrios Ministério de Louvor.

De acordo com Mauro Fontes, gerente de marketing do Terrazo Shopping, esta iniciativa integra a programação de eventos do shopping. “O público cristão que frequenta o shopping terá semanalmente um momento de reflexão e gratidão, com nomes importantes da cena gospel e católica. Em breve, iremos divulgar as próximas edições”, destaca.

Sobre o Terrazo Shopping
O Terrazo Shopping é o maior centro comercial da região do Eusébio, localizado na CE 040 com o Anel Viário. Com uma ABL de 32 mil m² em um terreno de 70 mil m², o empreendimento oferece um variado mix de lojas, focado em entretenimento e serviços. Inaugurado em 18 de julho de 2023, o shopping conta com 80 operações ativas e tem previsão de chegar a 135 operações até o final do ano. O Terrazo Shopping é administrado pela Dasart Malls e visa proporcionar uma experiência completa de compras e lazer para toda a família.

Serviço:

“Tempo de Fé” com Ruth Rebouças e Átrios Ministério de Louvor

Data: 29 de setembro (sexta-feira), a partir das 19h

Praça de alimentação, piso L2 do Terrazo Shopping
Endereço: Avenida dos Jardins, 864 – Coaçu / Eusébio (CE)
Facebook/Instagram: @terrazoshopping

Sarto entrega 12º ateliê colaborativo do Projeto Costurando o Futuro no Mondubim

O prefeito Sarto entregou, nesta quarta-feira (27/09), o novo ateliê colaborativo do Projeto Costurando o Futuro, instalado no Cuca Mondubim. Este é o 12º equipamento entregue pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), que disponibiliza máquinas de costura para promover a inclusão produtiva, economia criativa e o desenvolvimento econômico do entorno. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal da Juventude e Rede Juv.

“O Ceará tem uma tradição na indústria têxtil e nós estamos em um bairro que era uma zona de grandes indústrias têxteis. Aproveitando toda essa cultura, temos mulheres que já sabem costurar e que têm potencial. Então nós damos os insumos, a capacitação e agora estamos fazendo um programa de estímulo à cooperação para que elas possam negociar e revender seus produtos. São essas iniciativas que fazem com que Fortaleza lidere a economia do Nordeste”, destacou Sarto.

O Empreendimentos Econômicos Solidários é uma iniciativa na qual mulheres do Projeto Costurando o Futuro e outras interessadas passarão por um processo de consultoria com a Fundação Demócrito Rocha durante o período de um ano. Na formação, elas terão a oportunidade de aprender sobre gestão, marketing e finanças, criando cooperativas de costura para possibilitar uma maior inserção de seus produtos no mercado.

A ideia foi pensada de forma a ampliar o que já era realizado nos ateliês, dando vazão aos produtos feitos pelas costureiras. Os espaços seguem a lógica de coworking, ou seja, são ateliês colaborativos, gratuitos e voltados para as atividades de corte e costura, produzidos por pessoas em situação de vulnerabilidade social. Até o momento, cerca de 20 mil pessoas já foram beneficiadas com o projeto.

“Este é um projeto surpreendente. Várias pessoas mudaram suas vidas e já são mais de 20 mil que passaram pelos nossos ateliês. Nosso planejamento é fechar o ano de 2023 com 15 unidades e, junto com isso, já fizemos parcerias para formar consultorias e cooperativas nos ateliês para que os usuários possam vender seus produtos diretamente para o consumidor final e aumentar seus lucros”, afirma o secretário o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

Fran Rodrigues atualmente é dona de casa, mas já trabalhou em diversas áreas, incluindo a costura. O novo espaço no bairro que reside há mais de 50 anos foi a oportunidade ideal para buscar uma nova fonte de renda e desenvolver mais habilidades em algo que já lhe é familiar.

“A minha expectativa é que tenha muita coisa para fazer, muito serviço, muito aprendizado. Eu estou vivendo uma nova fase da minha vida, então estou muito feliz de participar. Agora posso ter uma renda extra. Eu estava pensando em adquirir uma máquina e agora chegou esse espaço. Sendo dona de casa, chefe de família e ter um grupo como esse, sei que vou me sentir mais apoiada, vou poder melhorar a vida da minha família. É muito enriquecedor, espero que muitas pessoas aproveitem”, conta ela.

O ateliê disponibiliza máquinas profissionais do tipo: reta, overloque, galoneira, bordado e máquina de corte. Em Fortaleza, os equipamentos estão localizados no Bom Jardim, Vila União, Ancuri, Jangurussu, Vila Velha, José Walter, Pirambu, Conjunto Ceará, Barra do Ceará, Vicente Pinzon e Canindezinho. Parte da matéria-prima utilizada no ateliê, como retalhos, vem de doações de empresas.

Durante o mês de setembro, algumas beneficiárias do projeto estão fabricando sutiãs para mulheres que passaram por mastectomias, em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. “Por trabalhar com mulheres e incentivando-as também a fazer o autoexame, nós entendemos que é necessário trabalhar a autoestima. Uma mulher mastectomizada que foi acometida pelo câncer de mama, muitas vezes não tem a condição de ter um sutiã adaptado”, explica Cássia Vasconcelos, gerente do Costurando o Futuro.

Após a confecção, as peças serão doadas. Para as costureiras, esse é um momento importante de ajudar outras mulheres. “Estou fazendo essas peças com muito amor, parei o que eu estava fazendo para me dedicar a isso porque é muito importante. Ninguém sabe o dia de amanhã, então vai ser um presente para quem vai receber e para nós que estamos fazendo”, diz Rosemary Costa, costureira do projeto há dois anos.

Qualificação Profissional
O Projeto faz parte de diversas outras ações da Prefeitura que têm por objetivo capacitar e fomentar o empreendedorismo na cidade. Os Programas Fortaleza Capacita e + Futuro, por exemplo, realizam capacitações em parceria com o Senai, Senac e Sebrae, com as próprias costureiras do ateliê, para que se tornem empreendedoras qualificadas e donas do próprio negócio.

Unifor é a única particular do N/NE a ser pontuada no Ranking THE World 2024

A Universidade de Fortaleza – instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz – é destaque novamente no ranking anual das universidades mundiais do Times Higher Education (THE) World University Rankings (WUR), provedor de dados britânico que sustenta a excelência universitária em todos os continentes do mundo. A Unifor é a única universidade particular do Norte e Nordeste a ser pontuada no Ranking THE World 2024, ficando em 1º lugar no N/NE e 5º lugar no Brasil entre as instituições privadas de ensino superior.

Iniciado em 2004, o Ranking THE World tem como objetivo fornecer a lista das melhores universidades do mundo para ajudar os estudantes a escolher onde estudar. O Ranking é a única tabela de desempenho global que avalia universidades que se dedicam intensamente à pesquisa em todas as suas principais missões. Para isso, a 20ª edição fez uma atualização significativa no método de avaliação. 

A nova metodologia, desenvolvida em 2023, avalia agora as universidades de todo o mundo em cinco áreas-chave: Ensino (ambiente de aprendizagem), Ambiente de Pesquisa (volume, renda e reputação), Qualidade da Pesquisa, Perspectiva Internacional (funcionários, estudantes e pesquisa) e Indústria (transferência de conhecimento). Além disso, foi alterado de 13 para 18 indicadores de desempenho cuidadosamente calibrados para fornecer as comparações mais abrangentes e equilibradas, confiáveis por estudantes, acadêmicos, líderes universitários, indústria e governos.

No critério Perspectiva Internacional, a Unifor conquistou a primeira colocação entre públicas e privadas no Brasil. O resultado reflete os esforços que a instituição tem feito nos últimos anos no processo de internacionalização, principalmente no que concerne ao desenvolvimento de pesquisas  e no suporte à formação de seus professores em centros de excelência internacional. Atualmente, a instituição possui parcerias com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Columbia University, a Harvard University, dentre outros, além de trocar experiências e conhecimento com pesquisadores renomados mundialmente. 

“Esse excelente resultado no Ranking THE World nos deixa imensamente felizes, refletindo o novo momento da nossa instituição, com um olhar ainda mais voltado para a internacionalização, inovação e novas tecnologias. Mais do que nunca, a Unifor acredita que é preciso estar atenta às novas formas de transmissão de conhecimento e interação humana, e, para isso, é fundamental fortalecermos as parcerias com instituições ao redor do mundo do mundo”, afirma o Reitor da Universidade de Fortaleza, Randal Pompeu.

Empresas do transporte se reúnem na Feira de Empregabilidade SEST SENAT, em Fortaleza (CE), voltada à oferta de vagas no setor

Mais de 50 vagas para o setor de transporte serão ofertadas no evento, que também busca oferecer oportunidades de capacitação e ampliação de conhecimentos

As pessoas que buscam oportunidades no setor de transportes têm à disposição mais um serviço oferecido pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Trata-se da Feira de Empregabilidade SEST SENAT, que reúne empregadores da região em busca de contratar profissionais qualificados para ocupar vagas disponíveis. O evento ocorre nesta sexta (29), das 08h às 12h e das 13h30 às 17h, na unidade do SEST SENAT de Fortaleza (CE), e conta com estandes em que empresas participantes cadastram currículos e anunciam vagas abertas no momento.

No evento, será possível encontrar mais de 50 vagas para o setor de transporte, que contemplam os cargos de motoristas de ônibus, zelador, lavador, eletricista de auto, motorista carreteiro cargas especiais, motorista carreteiro Categoria “E”, auxiliar de logística, operador de abastecimento, analista de roteirização, borracheiro, mecânico de caminhões, jovem aprendiz almoxarifado, jovem aprendiz RH, jovem aprendiz tráfego, jovem aprendiz, manutenção, assistente administrativo, analista de câmeras, eletricista veicular, mecânico Veicular e mecânico Diesel.

Os profissionais interessados em participar do evento devem realizar a inscrição prévia, por meio da página https://eventos.sestsenat.org.br/feira-empregabilidade-fortaleza/ .

Recomenda-se também que os profissionais interessados e que buscam uma recolocação no mercado de trabalho cadastrem o currículo na plataforma Emprega Transporte (https://empregatransporte.sestsenat.org.br/). A ferramenta funciona como um espaço virtual para cruzar os currículos inseridos no banco de talentos com as vagas ofertadas pelos empregadores presentes na Feira de Empregabilidade. A ação visa agilizar a busca por oportunidades, direcionando o candidato à empresa que tenha anunciado a vaga que melhor se encaixa no seu perfil profissional.

O evento é também uma oportunidade de capacitação para quem busca entender quais tipos de ocupações o mercado oferece e como se capacitar melhor para concorrer a uma vaga. Quem participar da Feira terá a chance de conhecer também os cursos e as oficinas que o SEST SENAT monta para o preparo dos profissionais que buscam se qualificar, além de ter acesso a matriculas em cursos EAD e agendamento em avaliações de saúde, tudo gratuitamente.

Estão previstas, ainda, rodas de conversas e palestras, inclusive com temas motivacionais, cujo foco é colaborar para a autoestima e a saúde dos trabalhadores. O SEST SENAT atua como mediador nesse processo, reforçando o papel social de contribuir para o desenvolvimento das empresas e para a promoção da empregabilidade.

SERVIÇO:

FEIRA DA EMPREGABILIDADE SEST SENAT – EDIÇÃO: FORTALEZA/CE

Data: 29/09/2023 (sexta-feira)

Horários: Manhã 08h às 12h / tarde 13h30 às 17h

Endereço: Rua Dona Leopoldina 1050 – Centro – Fortaleza/CE.

Feira de Empregabilidade SEST SENAT – Fortaleza (CE)

Campanha de arrecadação de frascos de vidro em condomínios segue até o dia 31 de setembro

A campanha de arrecadação de frascos destinados ao armazenamento de leite materno realizados pela Metas Condomínios e Serviços, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, segue até o dia 31 de setembro. Ao todo, mais de 200 condomínios da capital estão participando. 

“A arrecadação teve início em agosto, durante o Agosto Dourado, que é o mês dedicado ao incentivo à amamentação, mas decidimos estender até setembro com o objetivo de coletar uma maior quantidade de frascos. É muito importante a participação da sociedade, pois o leite materno é mais que alimento: é condição de sobrevivência”, salienta Oscar Lima, diretor da administradora de condomínios.

Os moradores de condomínios podem doar frascos de vidro de alimentos como maioneses e café solúvel, com tampa de plástico ou de metal na portaria ou no setor administrativo de seus condomínios. O arrecadado será destinado aos bancos de leite vinculados ao final da campanha. “Este é o 3ª ano que a Metas participa da parceria. Para nós é gratificante fazer parte de ações sociais desse tipo e colaborar com o incentivo ao aleitamento materno”, finaliza Oscar. 

Curso capacita profissionais para atendimento de transtornos psicóticos e esquizofrenia em parceria com IPq da USP

As transformações no setor de saúde são cada vez mais intensas e velozes. Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do setor de saúde mental no Brasil, o Nosso Lar Educação, em parceria com o Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (IPq-USP), está com inscrições abertas para o curso de “Boas Práticas no Atendimento de Transtornos Psicóticos e Esquizofrenia”. As aulas acontecem nos dias 9 e 10 de outubro, na modalidade Ead ao vivo (on-line), com certificação do IPq-USP.

Os transtornos psicóticos, como a esquizofrenia e outros transtornos relacionados, representam um desafio significativo tanto para os indivíduos que os vivenciam quanto para aqueles que prestam assistência. De acordo com a Profª Draª Cris Buhamra, coordenadora do núcleo de educação do Nosso Lar Saúde Mental, o curso capacita os profissionais de saúde a identificarem transtornos psicóticos e a desenvolverem estratégias de manejo, desenvolvendo competências clínicas na abordagem de pacientes psicóticos e com esquizofrenia.

“A busca por atualização e aprimoramento é essencial para quem almeja o crescimento na carreira profissional, levando em consideração o papel transformador da educação de qualidade. No curso de Boas Práticas, o conteúdo de referência foi elaborado por profissionais com a expertise e experiência em saúde mental, possibilitando ao participante o preparo para entender, tratar e apoiar pessoas com esses transtornos de forma eficaz e compassiva. Além disso, existe a facilidade no acesso ao curso com transmissão on-line e ao vivo”, afirma.

As aulas serão ministradas pelos professores facilitadores: Dr. José Gilberto Prates, enfermeiro atuante na Saúde Mental há mais de 25 anos, Mestre e Doutor em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da USP, Coordenador da Educação Permanente do IPQ do HCFMUSP; Ma. Zulmira Maria Lobato, Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Jundiaí; Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP, Coordenadora e Docente do curso de pós-graduação – Especialização Multiprofissional em Saúde Mental e Psiquiatria do HCFMUSP.

Inscrições Abertas:

As inscrições para o curso “Boas Práticas no Atendimento de Transtornos Psicóticos e Esquizofrenia” já estão abertas e as aulas acontecem nos dias 09 e 10 de outubro. Para mais informações sobre valores e como se inscrever,acesse o site do Nosso Lar. Além das aulas Ead (on-line e ao vivo), os participantes terão acesso a aula bônus exclusiva com visita técnica no Nosso Lar Hospital (em Fortaleza-CE*), favorecendo o aprendizado prático e networking. Os participantes que concluírem o curso irão receber o Certificado IPq-USP e tornar-se especialista no manejo de pacientes psicóticos e com esquizofrenia.

Sobre o IPq – USP

O IPq é um dos 10 institutos que compõem o Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Inaugurado em 1952 e totalmente reformado e reestruturado entre os anos de 2000 e 2006, é considerado o maior e mais bem equipado centro de sua especialidade no Brasil. Está também entre os maiores e melhores hospitais universitários psiquiátricos da América Latina. Durante sua trajetória, vem combinando ciência e sensibilidade para oferecer excelência em três grandes áreas de atividade: Ensino, Pesquisa e Assistência, em conjunto com o Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Sobre o Grupo Nosso Lar

Este ano, o Grupo Nosso Lar Saúde Mental completou 55 anos de atuação em serviços integrados e humanizados na área da saúde mental. Desde a inauguração do Nosso Lar Hospital, em 1968, o grupo tem assumido cada vez mais a posição de protagonista no cenário da psiquiatria brasileira com atuação no Ceará, não somente oferecendo os tratamentos mais modernos e humanizados, mas trazendo uma proposta integral de atenção aos pacientes, colocando-os no centro do processo terapêutico e promovendo a quebra de estigmas e preconceitos relacionados aos transtornos mentais.

Atualmente, o Grupo Nosso Lar Saúde Mental é composto pelo Nosso Lar Hospital, Amarelo Saúde Mental, Espaço Terapêutico Nosso Lar, Nosso Lar Mais Cuidado, Nosso Lar Educação. Além disso, conta ainda com a implementação em andamento de serviços como Nosso Lar Home Care, Teleconsulta e o desenvolvimento de um aplicativo exclusivo que integra os sistemas de informação de cada serviço.

Roberto Cláudio Frota Bezerra, ex-reitor da UFC, é homenageado com copa inédita durante Festival de Cães em Fortaleza

O 3º Festival de Cães de 2023, promovido pelo Kennel Clube do Ceará, prestará uma justa homenagem a Roberto Cláudio Frota Bezerra, um dos maiores nomes da cinofilia do Brasil, que morreu em janeiro deste ano. Ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), ex-presidente do Kennel e pai do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, o professor e pesquisador dará nome a uma copa inédita que reunirá todos os cães finalistas. 

A 1ª Copa Roberto Bezerra acontece no domingo (8/10), durante o festival no Centro de Eventos do Ceará. A competição contará com a apresentação dos cães finalistas das outras edições do festival, que disputarão o título unificado entre todas as raças.

O superintendente do Kennel Ceará, Rafael Moreno, destaca que a copa é uma forma de homenagear um dos maiores influenciadores da cinofilia do País. Além de professor, pesquisador, agrônomo e ex-reitor da UFC, Roberto Bezerra foi um grande cinófilo, ou seja, um criador de cães com objetivo de aperfeiçoamento de raças puras. 

“Roberto Bezerra foi responsável por dar visibilidade para todo o Norte e Nordeste na área da cinofilia. Ele foi uma pessoa muito significativa para a nossa categoria, que sempre apoiou criadores de responsabilidade”, comentou. 

Sobre o evento

O Festival de Cães de 2023 ocorre nos dias 7 e 8 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. Mais de 400 cães, de 70 raças de todos os estados do Brasil, estarão competindo durante o evento. A entrada é gratuita, mas a organização estará no local recebendo doações de ração, remédios e outros itens para destinar a ONGs que cuidam de animais abandonados.