Nosso Lar Mais Cuidado passa a atender plano de saúde Hapvida

Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar da saúde física. Para ampliar o acesso ao tratamento dos transtornos mentais, o Nosso Lar Saúde Mental passa a fazer parte da rede credenciada do plano de saúde Hapvida. O convênio oferece atendimento no Nosso Lar Mais Cuidado, serviço de consultas psiquiátricas com fácil agendamento e estrutura qualificada composta por equipe médica experiente e renomada.

O atendimento ambulatorial é preparado para o acolhimento dos pacientes e oferece estrutura para avaliação inicial, medicação e acompanhamento regular para todos os tipos de transtornos de saúde mental, recebendo desde o público infantojuvenil (de 3 a 16 anos) até adultos e idosos. As consultas são agendadas pelo número (85) 98166-7935, sendo possível o acesso também pelos planos de saúde credenciados: BC Saúde, Cassi, Camed Saúde, Geap Saúde, Fusma e Fusex. Além disso, o Nosso Lar Mais Cuidado realiza serviço particular com valores acessíveis. 

O presidente do Grupo Nosso Lar, Aleks Mesquita, destaca o compromisso da instituição, que tem 55 anos de história no cuidado em saúde mental, com o tratamento humanizado e de atenção integral. “Buscamos, cada vez mais, oferecer todos os tipos de serviços necessários para um amplo atendimento centralizado no paciente, sendo a única unidade do estado do Ceará que tem atenção integral à saúde mental. Dessa forma, o avanço da rede credenciada é um reflexo do novo momento da instituição, que tem a qualidade e trajetória do Nosso Lar Hospital como referência, com a qual a sociedade pode contar, fornecendo um serviço seguro e de fácil acesso para solucionar o problema do paciente”, explica Aleks.

Atualmente, o Grupo Nosso Lar Saúde Mental é composto pelo Nosso Lar Hospital, Amar.elo Saúde Mental, Espaço Terapêutico Nosso Lar, Nosso Lar Mais Cuidado, Nosso Lar Educação. Além disso, conta ainda com a implementação em andamento de serviços como Nosso Lar Home Care, Teleconsulta e o desenvolvimento de um aplicativo exclusivo que integra os sistemas de informação de cada serviço.

Este ano, o Grupo Nosso Lar Saúde Mental completou 55 anos de atuação em serviços integrados e humanizados na área da saúde mental. Desde a inauguração do Nosso Lar Hospital, em 1968, o grupo tem assumido cada vez mais a posição de protagonista no cenário da psiquiatria brasileira com atuação no Ceará, não somente oferecendo os tratamentos mais modernos e humanizados, mas trazendo uma proposta integral de atenção aos pacientes, colocando-os no centro do processo terapêutico e promovendo a quebra de estigmas e preconceitos relacionados aos transtornos mentais. 

A menos de 60 dias para o RD Summit, TALLOS oferece descontos especiais nos ingressos 

A TALLOS, plataforma de atendimento focada em vendas, está oferecendo descontos especiais para os seus clientes e público em geral que tiverem interesse em participar do RD Summit, maior Business Festival da América, que será realizado nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no Expo Center Norte em São Paulo. O evento reunirá profissionais, empreendedores, especialistas e líderes de marketing, vendas e inovação para compartilhar conhecimentos e discutir tendências através de palestras, workshops e tantas outras atividades. 

Para o público em geral, a TALLOS está oferecendo um desconto de 15%, com a utilização do cupom “Tallos”. Os interessados podem comprar o ingresso pelo link: https://www.sympla.com.br/rd-summit-2023__1851283?d=Tallos. Já para os clientes TALLOS, a empresa oferecerá um desconto de 25%. Os interessados devem entrar em contato com a empresa. E para quem deseja aproveitar o RD Summit com amigos ou colegas de trabalho, também há descontos especiais para grupos que são cumulativos. 

O RD Summit, maior evento de marketing, vendas e inovação da América Latina, é conhecido por sua atmosfera inspiradora, palestrantes de destaque e uma programação completa que aborda os desafios e oportunidades do mundo dos negócios atual. É uma oportunidade para aqueles que desejam se manter atualizados, adquirir insights e impulsionar o crescimento de suas empresas no cenário digital em constante evolução.

Sergio Mauricio, CEO da Cimento Apodi, é conferencista no PROENERGIA SUMMIT 2023

“Transformando o futuro através do ESG é o tema que o CEO da Cimento ApodiSergio Mauricio, apresenta nesta quinta-feira, 21/9, durante o Painel ESG no PROENERGIA SUMMIT 2023 – transição energética, no Centro de Eventos do Ceará. Na ocasião, o executivo conversará sobre como a empresa se compromete com o mercado e comunidades onde atua; bem como os pilares da Cimento Apodi ligados às questões econômicas, ambientais e sociais.

O PROENERGIA SUMMIT 2023 – Transição energética, uma realização do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (SINDIENERGIA-CE) em parceria com a FIEC e o SEBRAE, realiza sua quinta edição nos dias 20 e 21 de setembro, com expectativa de público de 5 mil pessoas.

Além de espaços voltados para realização de negócios, o evento colocará em evidência o que há de mais moderno no setor de energia, abordando o hidrogênio verde, ESG, abertura de mercado, energia eólica offshore, geração distribuída, dentre outros temas.

SOBRE A CIMENTO APODI
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia.

Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui duas unidades industriais – sendo um parque industrial de três mil hectares de área em Quixeré/CE, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém/CE. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com quatro centrais de concreto, três laboratórios (sendo um de serviços técnicos e dois de cimento), um centro tecnológico (Apodi Expert) e dez Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

Impactos do resultado da balança comercial

O resultado da balança comercial exerce um papel crucial na economia de qualquer país, sendo capaz de afetar diretamente o dia a dia das pessoas, refletindo diretamente no poder de compra, na geração de empregos e no desenvolvimento da sociedade. O estudo de inteligência comercial “Ceará em Comex”, produzido pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), revelou que no primeiro semestre de 2023, o cenário das exportações e importações cearenses apresentou desafios significativos.

De acordo com os dados apurados, as exportações cearenses totalizaram US$ 1,09 bilhão no primeiro semestre de 2023, demonstrando uma redução acentuada de 18% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já em relação às importações, o Ceará registrou um montante total de US$ 1,63 bilhão, revelando uma expressiva redução de 44,5% em relação ao ano anterior.

O CEO da JM Negócios Internacionais, Augusto Fernandes, ressalta que esse contexto pode ter impactos profundos não apenas na economia do estado, mas também na vida das pessoas. “O equilíbrio da balança comercial é de extrema importância para o desenvolvimento econômico do país. Quando as exportações são robustas, impulsionam a geração de empregos, fortalecem a indústria e aumentam a receita do país. Por outro lado, importações bem gerenciadas garantem o acesso a produtos essenciais e tecnologia, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, explica.

Um aspecto relevante é o aumento da representatividade das exportações cearenses na região Nordeste, que subiu de 8,6% em maio para 9,4% em junho, embora no âmbito nacional, o estado mantenha uma fatia de aproximadamente 0,7%. Quanto às importações, o Ceará responde por cerca de 12% do total adquirido pela região Nordeste e 1,4% do total do país. Em comparação com outros estados brasileiros, o Ceará ocupa a 17ª posição em exportações, mas avançou para a 13ª posição em importações.

Apesar do saldo negativo de US$ 542,33 milhões registrado no acumulado do ano, apontando para um déficit na balança comercial do Ceará, é importante destacar a melhora significativa em relação ao mesmo período do ano anterior, com uma redução de 66,3% nesse déficit.

Para a economia do país, um cenário de balança comercial equilibrada oferece diversos benefícios. O aumento das exportações gera mais empregos e renda, o que se traduz em maior poder de compra para as famílias. Além disso, o saldo positivo na balança ajuda a atrair investimentos estrangeiros, fortalece a competitividade da indústria nacional e promove o crescimento sustentável da economia.

Augusto Fernandes enfatiza a necessidade de ações estratégicas para impulsionar as exportações e reequilibrar a balança comercial. “Investimentos em infraestrutura, logística, promoção comercial e incentivos à inovação e competitividade das empresas podem ser fundamentais para reverter esse cenário e impulsionar o crescimento econômico do estado. A diversificação de mercados e produtos também se apresenta como uma estratégia para enfrentar desafios globais e maximizar oportunidades”, conclui.

Prefeitura lança edital de seleção de 500 alunos da Rede Municipal para o Programa Bolsa Nota Dez

A Prefeitura de Fortaleza divulga a seleção dos alunos que atuarão como monitores do programa Bolsa Nota 10 – Juventude Digital, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME). Nesta etapa, serão selecionados 500 alunos, matriculados do 9º ano do Ensino Fundamental.

Acesse o Edital

Os alunos interessados devem preencher a ficha de inscrição e entregar na sua unidade escolar entre os dias 19 e 21 de setembro. A seleção será organizada por uma comissão formada com representantes da comunidade escolar (representação de professores, funcionários, pais). O resultado com os alunos selecionados será divulgado no próximo dia 26 de setembro.

Para a seleção dos alunos serão observados aspectos como frequência escolar e as notas obtidas nas avaliações diagnósticas e internas. Cada aluno selecionado receberá uma bolsa de R$ 200.

Bolsa Nota Dez

O Programa Bolsa Nota Dez tem o objetivo de potencializar o conhecimento dos alunos, por meio da monitoria de atividades desenvolvidas, voltadas para o fortalecimento das ações pedagógicas e de projetos das unidades escolares.

A monitoria será realizada por meio de atividades de ensino e aprendizagem, que contribuem para a formação integral do estudante e despertam o interesse por uma maior absorção de conhecimento, além de contribuir no desempenho estudantil do aluno monitor e do aluno monitorado, visando ao compartilhamento de conhecimento e colaboração mútua e, ainda, criando um networking entre os próprios alunos.

As atividades de monitoria do Programa Bolsa Nota Dez acontecerão durante as atividades do Programa Juventude Digital.

Juventude Digital

O programa tem como foco a inclusão digital e a geração de emprego e renda. O programa é dividido em três eixos: JD 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltado para alunos da rede municipal; JD Mercado, com cursos de programação e design; e JD Games, com cursos específicos na área de jogos digitais, em parceria com o Sebrae-CE. Todos são gratuitos e realizados nos formatos on-line, presencial e híbrido.

No caso do JD 9º ano e EJA, o atendimento alcança 12 mil alunos. Os conteúdos voltados à tecnologia digital serão aplicados nas próprias escolas, onde já funcionam as Salas de Inovação Educação, em parceria com a Google. O conteúdo digital entra como componente curricular para iniciar antecipadamente a preparação do jovem para o mercado digital.

Ninguém acerta seis dezenas e prêmio da Mega-Sena vai a R$ 35 milhões

As seis dezenas do concurso 2634 foram sorteadas na noite desta terça-feira, 19, no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. Ninguém acertou.

O prêmio acumulou e o valor para o próximo concurso, que será realizado na quinta-feira (21), vai a R$ 35 milhões.

Veja os números sorteados: 08- 27 – 28 – 32- 48 – 56

A quina teve 34 apostas ganhadoras, cada uma vai pagar um prêmio de R$ 57.373,12, Já a quadra registrou 3.001 vencedores; eles vão receber, individualmente, R$ 928,58.

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.

Setembro amarelo: como a arquitetura pode auxiliar no bem estar mental

A criação de espaços seguros e a promoção da conscientização sobre a saúde mental são passos cruciais na valorização da vida

O nono mês do ano é caracterizado pela Campanha do Setembro Amarelo, criada com o intuito de quebrar tabus, reduzir estigmas, estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. E embora muitas pessoas desconheçam, a arquitetura está diretamente ligada a essa campanha, mostrando que a dinâmica do espaço pode fazer diferença, auxiliando na busca pela recuperação da vontade de viver.

A qualidade de vida do ser humano está relacionada ao tipo de espaço que frequenta. Isso inclui os ambientes usados para trabalho, estudo, passeio e, principalmente, a própria residência. “Uma casa não acolhedora, desorganizada e que não propicia momentos de bem estar, pode trazer um desconforto muito grande”, afirma a arquiteta Germana Lara.

Ela ainda ressalta que um projeto de decoração eficaz é aquele que engloba diversos tipos de conforto, do visual ao mental. Dessa maneira, trabalhar com elementos que proporcionam essa sensação é um caminho certeiro para a obtenção de mais qualidade de vida. “Um design de interiores que seja acolhedor e agradável pode criar um ambiente positivo. Cores, texturas e móveis que promovem uma atmosfera aconchegante e relaxante podem ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade”, completa.

Setembro Amarelo e a arquitetura

Em suma, a casa pode desempenhar um papel importante na construção do bem estar mental, proporcionando um ambiente de apoio, conforto e segurança emocional. É importante que as pessoas reconheçam a importância de cuidar do ambiente em que vivem para promover a saúde mental e o bem-estar.

Os sintomas da depressão incluem o isolamento, o choro frequente, a irritação e a perda de prazer nas atividades que antes agradavam. Por essa razão, ter um jardim onde se possa tomar sol pode fazer muita diferença. “Isso porque a iluminação natural e a presença de plantas contribuem para a ativação de hormônios responsáveis pela disposição e motivação”, finaliza a arquiteta.

Além disso, a neuroarquitetura pode auxiliar na diminuição de sintomas e transtornos através da criação de ambientes mais saudáveis, que podem incentivar hábitos e um estilo de vida mais positivo para que as pessoas não tenham intensificações de questões relacionadas a transtornos mentais e comportamentais.

Fonte: Germana Lara é arquiteta, há mais de 15 anos está à frente do escritório Larc Arquitetura em Belo Horizonte. Sua equipe desenvolve projetos residenciais com objetivo de realizar os desejos e sonhos de seus clientes com excelência, além de projetos comerciais focados no público e propósito das empresas. – @larcarquitetura –

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Pelo quarto ano consecutivo, Emilio Ribas é o laboratório mais lembrado pelos cearenses, aponta pesquisa do DataFolha

O Complexo de Saúde Emilio Ribas é o mais lembrado pelos cearenses quando a referência é laboratório de análises clínicas, de acordo com a pesquisa Anuário do Ceará 2023-2024.

Este é o quarto ano consecutivo que a empresa ocupa a primeira colocação da categoria, que ouviu o público geral e o A/B do estado. O Anuário do Ceará é o mais importante parâmetro do mercado entre as marcas. Além das empresas mais lembradas, o Anuário também contempla rankings sobre educação, cultura, futebol, infraestrutura, administração pública, saúde, entre outros.

Segundo Rachel Petrola, diretora médica do Emilio Ribas, a empresa tem compromisso e foco no cliente, além de estar constantemente investindo em tecnologias. “O reconhecimento do Emilio Ribas pelos cearenses está ligado à excelência e à confiabilidade que a marca traz ao longo de mais de quatro décadas. Somados todos os nossos pilares, firmamos nosso compromisso com a busca pelo melhor que a Medicina pode oferecer”.

Outras Operações no mercado:

Fundado em 1979, o Emilio Ribas atualmente possui um núcleo técnico operacional com equipamentos de última geração. São 19 unidades próprias de atendimento, mais três pontos de drive-thru distribuídos em Fortaleza e na Região Metropolitana. Destaque para a unidade localizada no Shopping Iguatemi Bosque referência em diagnóstico por imagem, oferecendo o que há de mais moderno e avançado em Medicina Diagnóstica por imagem.

Além da atuação nas áreas de medicina diagnóstica laboratorial e por imagem, o complexo de saúde Emilio Ribas oferece também os serviços de consultas médicas e vacinação para o público.

SIMEC CEARÁ visita Região do Cariri para promover novas ações no setor eletrometalmecânico

Nos dias 18 e 19 de setembro, o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC), César Barros, acompanhado dos diretores Pedro Mendonça e Ricard Pereira, reuniram-se com a delegada da região do Cariri, Amélia Linard, onde realizaram visitas, reuniões, cumprindo agenda, para aumentar e fortalecer as ações do setor no interior do Estado.

Em julho deste ano, ao assumir a presidência, César Barros afirmou que um de seus objetivos é expandir e consolidar a atuação das ações do SIMEC na região do Cariri, Jaguaribe e Norte – CE.

“Quanto à interiorização, o SIMEC irá investir em ações nas áreas do Cariri, região Norte e Jaguaribe. Esses esforços serão direcionados para promover o fortalecimento das empresas locais, trazendo a capacitação da força de trabalho, o fortalecimento da nossa central de compras, a certificação da qualidade de produtos, o fomento à inovação e a resolução de outras necessidades específicas do setor”, afirma o presidente César Barros.

Com abrangência na capital e Região Metropolitana, o SIMEC atua proporcionando aos associados capacitação em todos os níveis, principalmente na gestão empresarial e garantindo  o máximo de apoio ao desenvolvimento das empresas do setor, através de projetos para melhorar a eficiência operacional das indústrias, com capacitações em gestão da produção, planejamento de mercado, planejamento para sustentabilidade do negócio, inovação, certificação em qualidade, suporte jurídico, trabalhista e tributário, além de ser um acesso aos programas desenvolvidos pelo sistema FIEC às indústrias do segmento.

Atualmente, o SIMEC reúne mais de 200 empresas, que representam 24% do PIB da indústria de transformação do Estado, gerando mais de 66.892 empregos diretos.

SERVIÇO

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC)

Associação Fortaleza Azul busca profissionais voluntários para atenderem famílias atípicas e carentes de Fortaleza

Estima-se que em todo o mundo cerca de 1 em cada 36 crianças tenha autismo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa estimativa representa um valor médio, e a prevalência relatada varia substancialmente. No Brasil, os estudos da condição são escassos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) incluiu uma pergunta sobre autismo no questionário da amostra do Censo Demográfico 2022. No entanto, os resultados ainda não estão disponíveis. Ou seja, as dificuldades são inúmeras, mas a vontade de colaborar com a evolução dos autistas é maior e por isso foi criada a Associação Fortaleza Azul (FAZ), que realiza um trabalho de acolhimento e inclusão junto às pessoas autistas e suas famílias. 

Para atender melhor as famílias atípicas e carentes de Fortaleza, a Associação está recebendo novos voluntários para atuarem nas terapias de pessoas com TEA. Os profissionais são: psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e musicoterapeuta. 

A FAZ realiza parcerias com profissionais de saúde, entidades governamentais e empresas e busca realizar ações que levem informações acerca do TEA para a população geral, para que, a partir do conhecimento, possam se conscientizar e diminuir os estigmas sobre as pessoas que possuem a condição. 

Quer ajudar e não sabe como? 

A Associação Fortaleza Azul (FAZ) está arrecadando doações para a realização da 5a edição do Bazar FAZ BEM. Se você tem em casa itens como roupas, calçados, bolsas, acessórios, brinquedos, utensílios domésticos e objetos de decoração em bom estado de conservação, entre em contato com a FAZ e faça sua doação. 

O objetivo da campanha é juntar itens que serão vendidos no Bazar e os valores dos mesmos ajudarão na manutenção e ampliação dos projetos de inclusão para pessoas com autismo desenvolvidos pela instituição, como ações de inclusão, apoio jurídico, terapias e muito mais.

Para saber mais informações sobre o projeto de voluntariado e Bazar, entre em contato com: (85) 98186-4552 (WhatsApp). 

Sobre a FAZ 

A Associação Fortaleza Azul (FAZ) existe desde 2015 e reúne familiares de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para ações de acolhimento, conscientização, informação e inclusão desse público na sociedade. Atualmente, a instituição conta com cerca de 300 famílias associadas. Para fazer parte dessa grande família os interessados devem acessar o site www.faz.org.br e fazer o cadastro de forma gratuita.