Pelo quinto ano consecutivo, Unifor é a melhor universidade privada do N/NE

A Universidade de Fortaleza – instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz – foi reconhecida, pelo quinto ano consecutivo,  a melhor instituição de ensino superior privada do Norte e Nordeste pelo ranking internacional QS Latin America & The Caribbean 2023. Entre as universidades particulares, a Unifor conquistou a 8ª posição no ranking brasileiro. Elaborado pela entidade britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada na análise de universidades, o ranking, divulgado nesta quarta-feira, 13, é considerado um dos principais indicadores de qualidade de ensino do mundo.

O ranking QS usa como critérios de avaliação impacto e produtividade da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, impacto online e internacionalização. As pontuações são definidas com base na reputação acadêmica da instituição (30% da nota), reputação do empregador (20%), proporção de docentes por aluno (10%), professores com doutorado (10%), rede internacional de pesquisa (10%), citações por artigo (10%), artigos por corpo docente (5%) e impacto na internet (5%). Neste ano, foram avaliadas 430 instituições em 25 países, duas a mais que em 2022, sendo 98 instituições brasileiras.

Na avaliação deste ano, a Unifor subiu no ranking geral, ocupando agora a faixa “151-160”. Além de figurar na primeira colocação geral entre as particulares do Norte e Nordeste, a Unifor lidera regionalmente em todos os oito quesitos avaliados. Segundo o professor Randal Pompeu, Reitor da Universidade de Fortaleza, o desempenho é um reflexo das várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão que a Unifor tem acumulado ao longo dos seus 50 anos de história. 

“Sermos reconhecidos em rankings internacionais como o QS, subindo a cada ano nossa posição na lista, nos mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar trabalhando em busca da excelência. Seguiremos reforçando áreas como a inovação e a internacionalização, bem como nossa missão de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural, por meio da formação de profissionais, da pesquisa e da extensão universitária”, reforça.

Pesquisa Unifor em destaque

No critério citações por artigo, a Universidade de Fortaleza ocupa a primeira colocação entre as instituições de ensino superior, públicas e privadas, do Brasil. Entre as universidades dos países da América Latina e Caribe, a Unifor figura em terceiro lugar, subindo oito posições em comparação ao ranking de 2022. No quesito artigos por corpo docente, a Universidade também subiu posições, tanto na classificação brasileira quanto geral. 

O resultado demonstra o fortalecimento da pesquisa na Unifor, com publicações publicadas nos principais periódicos do mundo. Atualmente, cerca de 220 projetos são realizados nas áreas de Comunicação e Gestão, Direito, Saúde e Tecnologia. As pesquisas mobilizam o trabalho de pesquisadores seniores e iniciantes articulados em 41 grupos vinculados a aproximadamente 100 linhas de investigação que acolhem estudos sobre os diversos e complexos fenômenos que compõem a vida moderna.

“Esse resultado reflete a evolução da pesquisa na Unifor nos últimos anos, com políticas e investimentos que enfocaram a qualidade e o impacto da pesquisa. Esse resultado é também uma grande vitória para nossos professores pesquisadores, que têm produzido em alta qualidade e publicado em revistas de impacto, gerando cada vez mais citações”, afirma Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa da Unifor.

Ranking THE
Neste ano, a Unifor foi reconhecida novamente também como a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE). Além disso, é a única instituição de ensino superior particular do Norte e Nordeste no ranking THE Impact, que avalia as ações voltadas ao desenvolvimento econômico, à industrialização sustentável, ao emprego decente e inovação e ao impacto dos trabalhos desenvolvidos por universidades de todo o mundo para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Agora vai! Estreia de Neymar pelo Al-Hilal marca fim de semana esportivo da Band Ceará

O fim de semana de transmissões esportivas na Band Ceará será agitado e cheio de estrelas em campo. A programação começa na sexta-feira (15), às 14h50, com o campeonato saudita de futebol. O líder do campeonato, Al Hilal, encara em casa o Al Riyadh. A partida marcará a estreia do craque Neymar pelo Al-Hilal. Os brasileiros Michael e Malcom também estarão em campo.

Já no sábado (16), é a vez de Roberto Firmino na tela da Band, que entra em campo às 14h45 pelo Al Ahli Saudi, contra o Al Taawon. O time de Firmino, que também conta com o zagueiro da nossa seleção Ibañez, está em quarto lugar na liga, enquanto os seus adversários, que tem quatro brasileiros no elenco, são os vice-líderes da competição.

Ambas as partidas são exclusivas na TV aberta brasileira e também podem ser assistidas nas demais plataformas da Rede Bandeirantes, Bandplay e band.com.br 

Brasileirão Série B

O fim de semana esportivo da Band continua com a Série B do campeonato brasileiro. No sábado, a emissora transmite, também com exclusividade em TV aberta, o duelo entre Sampaio Correa/MA e Chapecoense/PR, diretamente do Maranhão, a partir das 17h. 

E no domingo tem mais. O líder da competição, Vitória/BA, entra em campo e recebe em casa, na Bahia, o Avaí/PR, a partir das 17h45. Um pouco mais cedo, às 15h30, também com transmissão da emissora, o Guarani/SP encara o Tombense/MG.

Fórmula 1

Confirmando ser o canal do esporte, a Band Ceará também exibe, durante o fim de semana, o GP de Singapura da temporada 2023 da Fórmula 1. A corrida acontece no domingo (17), às 8h30, mas você poderá assistir também ao treino de classificação, que acontece no sábado (17), às 09h30.

Stock Car

Fechando a programação de eventos esportivos do fim de semana, logo após o GP de Singapura de Formula 1, no domingo (17) a Band Ceará transmite, a partir das 12h, mais uma etapa da Stock Car. A etapa dessa semana acontece no Velopark, no Rio Grande do Sul.

Saúde feminina: Vantagens e desvantagens do uso de hormônios

Hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas responsáveis por controlar diversas funções do organismo, como a regulação do sono, crescimento e desejo sexual, entre tantas outras atividades. A insulina, adrenalina e ocitocina, juntamente com outros hormônios, são fundamentais para a saúde física e mental e garantem o equilíbrio do organismo.

Segundo a médica ginecologista e diretora da Clínica Salvata, Sara Arcanjo, o uso de hormônios deve ser avaliado com cautela, e prescrito de forma responsável, pois o uso indiscriminado pode trazer riscos e malefícios à saúde. Alguns sintomas como fadiga, mudanças de humor, estresse, insônia, aumento ou diminuição do peso e queda de cabelo podem ser sinais sugestivos de distúrbios hormonais.
No dia-a-dia, os principais hormônios que precisam ser repostos são os da tireoide e os da menopausa. Os hormônios da tireoide são facilmente dosados no sangue, o que facilita no ajuste da dose da medicação. No caso da menopausa, o uso de hormônios está indicado apenas quando há necessidade, de acordo com os sintomas que a mulher apresentar, principalmente os calores chamados de fogachos.

A profissional lembra que, na maioria dos casos, o primeiro uso de hormônio pelas mulheres ocorre na juventude, com o objetivo de prevenir a gravidez. “Além das famosas pílulas, hoje as mulheres estão optando por implantes, dispositivo intrauterino (DIU), injeção, anel vaginal e adesivo de pele. Todos esses anticoncepcionais contêm algum tipo de hormônios e, além do controle da natalidade, também são importantes para o tratamento de alguns casos de dor pélvica ou sangramento uterino anormal”, explica a profissional.

Mas assim como qualquer outro medicamento, os hormônios podem apresentar riscos à saúde e devem ser utilizados com prescrição médica. Entre os efeitos colaterais mais comuns estão dores de cabeça, sangramento, retenção de líquido, acne e alteração do humor. Alguns também aumentam o risco de trombose, por isso é fundamental que o profissional da saúde avalie os fatores de risco e o histórico médico do paciente para indicar o uso correto de hormônios”, conclui Sara Arcanjo.

Saiba mais sobre a Clínica Salvata
Localizada em Fortaleza, a Clínica Salvata é referência no cuidado com a saúde e qualidade de vida da mulher. Com as médicas Andreisa Bilhar, Kathiane Lustosa e Sara Arcanjo à frente, a clínica é especializada em cuidar da mulher de forma multidisciplinar, contando com profissionais de diversas áreas de atuação e oferecendo consultas médicas e nutricionais, exames de imagem e fisioterapia pélvica. Com um cuidado especial para as mulheres que sofrem com doenças como endometriose, incontinência urinária, prolapsos vaginais e miomas uterinos.

Começa hoje, em Guaraciaba do Norte, a 1ª edição do Ibiapaba Agrotech

Começa nesta quinta-feira, 14, a 1ª edição do Ibiapaba Agrotech. O evento será realizado em Guaraciaba do Norte e vai até o sábado, 16. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sistema Faec/Senar/Sinrural, Sebrae Ceará e a prefeitura do município. Na solenidade de abertura, às 9 horas, será tratado do litígio sobre a divisa entre Ceará e Piauí. 

Com o tema “Agricultura do Futuro”, a programação inclui seis palestras, 12 painéis, três oficinas, programação técnica, dentre outras atividades voltadas a empreendedores, lideranças e autoridades da Região. Entre os temas que serão discutidos estão o cultivo protegido, uso eficiente de energia, redução de emissão de carbono e investimentos em inovação e tecnologia buscando aumento da eficiência no campo. 

“O uso da tecnologia pode ser decisivo para a viabilidade econômica de pequenos produtores e para a sobrevivência de seus negócios”, diz o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira.

Serviço:

Ibiapaba Agrotech

Data: de 14 a 16 de setembro de 2023

Local: Praça da Rodoviária – Guaraciaba do Norte

Instagram: @ibiapabaagrotech

Coomtoce realiza Super Treino Movimento com desafios de 3km e 6km

Movimentar o corpo, com bons exercícios ou com uma caminhada leve é o que todos os médicos recomendam, mas desta vez, são eles que irão comprovar o que mais receitam nos consultórios. Pois, neste sábado,16, a partir das 6h, na Beira Mar, acontecerá a 2ª edição do Super Treino Movimento, promovida pela Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce).

O Super Treino Movimento terá percursos de 3km e 6km e contará com a participação de médicos traumatologistas e ortopedistas presentes no XXV Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Ceará (Cotece), promovido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Seção Ceará (SBOT-CE). Como explica o presidente da Coomtoce, dr. Leonardo Drumond. 

“O ‘Super Treino Movimento’ é uma celebração da saúde e um grande encontro dos médicos traumatologistas e ortopedistas. Sabemos que uma vida ativa é essencial para a prevenção de lesões ortopédicas e para manter um estilo de vida saudável. E por isso, estamos comprometidos com o bem-estar de nossos pacientes, e esse momento é uma extensão desse compromisso, de sempre buscar uma boa saúde”, salienta. 

Super Treino Movimento

Data: 16 de setembro de 2023

Horário: 6h (largada) 

Endereço: Avenida Beira Mar – Estátua de Iracema

Unifor recebe Caminhão do Cidadão para emissão de documentos 

A Universidade de Fortaleza – instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz – recebe, no próximo dia 21 de setembro, o Caminhão do Cidadão, unidade móvel da Secretaria da Proteção Social (SPS/CE). Serão ofertados os serviços de emissão de RG (1ª e 2ª vias), CPF, Carteira de Trabalho Digital, dentre outros documentos. A iniciativa, viabilizada pela coordenação do curso de Direito da Unifor, por meio do Escritório de Prática Jurídica (EPJ), acontecerá no estacionamento lateral do Bloco Z, das 09h às 16h.

O atendimento será realizado por triagem, mediante a distribuição de senhas no dia do evento. O Caminhão do Cidadão agora atende com biometria, assinatura e fotos digitais feitas na hora. Na ocasião, a população poderá emitir ainda Atestado de Antecedentes Criminais e consultar a Declaração de NIS, que serão entregues na hora, bem como o CPF e a CTPS Digital. O RG é entregue no prazo de 30 dias úteis.

Documentação necessária 

1° via de RG:

  • Certidão de nascimento (se solteiro) ou casamento (se casado, divorciado com averbação ou viúvo com averbação de óbito) original e cópia legível e sem rasuras;
  • Menores de 16 anos devem comparecer com responsável (pais, avós, tios de 1º grau ou irmãos maiores de 18 anos munido do seu RG, Carteira de Trabalho ou CNH, original e cópia para cada menor);
  • Para menores assistidos pelo Conselho Tutelar, é indispensável a declaração do órgão.

2° via de RG:

  • Certidão de nascimento (se solteiro) ou casamento (se casado, divorciado com averbação ou viúvo com averbação de óbito) original e cópia legível e sem rasuras;
  • Comprovante de pagamento da taxa da 2° via do RG ou a Declaração de NIS para isenção da taxa;
  • Apresentar RG anterior ou Boletim de Ocorrência (BO) eletrônico, em caso de perda ou roubo).

OBS: para a emissão da 2ª via do RG, é cobrada uma taxa e o pagamento do boleto deve ser realizado em até 24 horas da data do atendimento. O boleto é emitido no site: https://cidadao.sspds.ce.gov.br/DAE/emitirRG. Estão isentas da taxa pessoas inscritas no CadÚnico e que estão recebendo seguro-desemprego. 

CTPS Digital:

  • Documento de identificação original com foto (RG, CNH, Certidão de Nascimento ou Reservista);
  • Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência com CEP (conta de luz, água, telefone, etc);
  • Número de telefone pessoal e e-mail. 

+ Clique aqui e confira mais informações acerca dos documentos necessários para a regular execução dos serviços

Serviço

Caminhão do Cidadão

Data: 21 de setembro de 2023

Horário: 9h às 16h

Local: Estacionamento lateral do Bloco Z, próximo ao EPJ

Atendimentos gratuitos: Clínica de Saúde da Estácio Ceará abre vagas para saúde do adulto e idoso

A Clínica de Saúde da Estácio, localizada na Unidade Via Corpvs, está disponibilizando oportunidades para atendimentos gratuitos à comunidade, com serviços fisioterapêuticos. Os adultos terão a oportunidade de usufruir do atendimento na Saúde e Prevenção da Coluna Vertebral , enquanto os idosos terão à disposição atividades voltadas para a saúde do idoso e hidroterapia. Essas iniciativas fazem parte do Movimento Estácio e podem ser acessadas através do link de inscrição: https://forms.office.com/r/LJaWPLXLkQ.

Os pacientes da Clínica de Saúde agora têm à disposição uma nova alternativa de tratamento fisioterapêutico em formato de grupos. Essas sessões ocorrem durante a semana, nos turnos manhã e tarde e são conduzidas pelo fisioterapeuta preceptor(a) responsável. “Durante esses encontros, são transmitidos conhecimentos teóricos, realizados exercícios de alongamento e fortalecimento específicos, e proporcionado alívio das dores, resultando em melhorias na qualidade de vida. Além disso, o ambiente de grupo favorece a interação social, o que também contribui para o bem-estar emocional dos pacientes,explicou a fisioterapeuta e responsável pela Clínica de Saúde da Estácio Ceará,  Lígia Araújo.

Horários dos atendimentos:

Segunda e quinta-feira: às 13h30 (Saúde do idoso)
Quarta-feira: às 7h30 (Saúde do idoso)
Quarta-feira: às 13h30 (Saúde e prevenção da coluna vertebral)
Sexta-feira: às 7h30 (Saúde do idoso na hidroterapia)

Centec ofertará primeiro curso profissionalizante de Inteligência Artificial do Ceará

O Instituto Centec, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), irá ofertar o primeiro curso profissionalizante de Inteligência Artificial (AI) do Ceará. O curso está sendo articulado para os alunos serem imersos nessa tecnologia, que vem se tornando cada vez mais comum em nosso cotidiano.

A inteligência artificial (AI), conhecida pela sigla em inglês AI,  terá um papel cada vez mais proeminente em nosso cotidiano futuro. E será preciso ter profissionais qualificados para aturarem nesta área, o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), que será ofertado pelo Centec, terá uma carga horária de 80h e será ministrado totalmente online.

No curso, os alunos irão aprender noções básicas da utilização da AI no dia a dia e no mercado de trabalho, como ela vem sendo e será aplicada cada vez mais no nosso cotidiano como assistentes virtuais, na saúde para diagnósticos médicos mais precisos, mobilidade, educação, meio ambiente entre tantas outras áreas, portanto será preciso ter um mercado de trabalho qualificado e competitivo para atuar nesta área.

 “Queremos que a discussão sobre a Inteligência Artificial (AI) saia da bolha e alcance todas as camadas da sociedade, que seja compreensiva para todos. Por isso, nossa ideia é lançar esse primeiro curso, totalmente gratuito, para qualificar um público que, na maioria das vezes, não tem acesso e nem conhecimento sobre uma das tecnologias mais promissoras da atualidade, que está dominando nosso cotidiano futuro, é preciso descentralizar o debate sobre AI para as pessoas entenderem a melhor utilização dessa tecnologia seja no dia a dia ou no trabalho”, pontuou Acrísio Sena.

As inscrições para o curso serão abertas ao público gratuitamente ainda neste mês de setembro, com início das aulas previsto também esse mês. 

Justiça atende pedido da Defensoria e determina que Prefeitura de Pacajus suspenda a restrição do transporte para universitários

Estudantes que residem em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), garantiram na Justiça o direito de utilizar livremente o transporte universitário, após denunciarem diversos episódios de interrupção no dia seguinte a um anúncio da Prefeitura Municipal em que cobrava inscrição em programa de estágio voluntário para usar o serviço gratuito. 

Elaborada pela defensora pública Lara Teles Fernandes,  a Ação Civil Pública (ACP) em favor dos direitos dos universitários foi deferida nesta segunda-feira (11/9) pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).  Na decisão, foi determinada a suspensão da interrupção do transporte universitário para os estudantes de instituições fora da cidade que estejam devidamente cadastrados no sistema municipal para uso do transporte universitário.

“A decisão reafirmou a legitimidade da Defensoria Pública para resolução de demandas coletivas, porque o Município tentou dizer que a instituição estava se ocupando de interesses meramente particulares para atuar em favor dos estudantes. Porém, o magistrado entendeu que o interesse era pela garantia de direitos coletivos já que a ação diz respeito a um serviço de transporte público municipal”, explicou a defensora pública atuante na comarca de Pacajus.

Antes de ajuizar a ação, a Defensoria Pública tentou resolver o imbróglio de forma administrativa com o encaminhamento de ofício para o poder executivo municipal e à Secretaria de Educação de Pacajus, solicitando esclarecimentos sobre a nova condição de acesso ao transporte, junto a cópias dos contratos administrativos com as empresas de transporte e do eventual decreto que regulamenta a decisão do prefeito. Porém, não houve manifestação das partes intimadas e a Ação Civil Pública foi protocolada, frente a ameaça de direitos dos estudantes.

Além de reafirmar o livre acesso aos universitários residentes, o juiz solicitou que a Prefeitura dispense a comprovação da inscrição no programa de trabalho voluntário como condição para a utilização do serviço. Dentro da legislação municipal, no decreto de número 209, há a informação de que os “alunos que participam de programas da Prefeitura de Pacajus ou da Câmara Municipal, em caráter voluntário, de acordo com a área de atuação de seu curso”, são prioridade para o cadastramento. Segundo a defensora, a medida imposta pela Prefeitura é totalmente contrária à própria legislação municipal, pois anula a espontaneidade de prestar um “estágio voluntário”. “Ao interpretar a legislação municipal, o juiz concordou com a Defensoria de que não faz sentido um trabalho que é colocado como voluntário e, ao mesmo tempo, tratado como requisito para se ter acesso a um direito previsto em lei. Ora, se é obrigatório, não é voluntário”, afirma.

Até o momento, não houve manifestação da Prefeitura de Pacajus quanto à decisão. A decisão representou a segurança de que os estudantes terão como ir e vir às universidades sem sofrerem constrangimentos e prejuízos à sua formação. “Independentemente da vontade do gestor público ou de qualquer servidor da Prefeitura de Pacajus, os estudantes têm direito a embarcar desde que devidamente cadastrados no sistema do município”, acrescentou Lara Teles Fernandes.

Prefeitura de Fortaleza entrega 626 certificados do Programa Fortaleza + Futuro em parceria com o Senac

A Prefeitura de Fortaleza realiza, nesta quarta-feira (13/09), a partir das 9h30, a entrega dos 626 certificados aos estudantes concludentes de diversos cursos profissionalizantes gratuitos ofertados pelo Programa Fortaleza + Futuro. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). A cerimônia de certificação será realizada no Teatro Municipal São José.

Ao todo, o Programa conta com 173 turmas em aulas presenciais nas duas unidades do Senac em Fortaleza, nos bairros Aldeota e Centro. O objetivo do Fortaleza + Futuro é beneficiar até 15 mil pessoas, que têm acesso à qualificação profissional em eixos como: moda, ambiente, saúde, gastronomia, desenvolvimento pessoal, gestão, negócios e tecnologia da informação.

Os 24 cursos realizados pelo Senac Ceará são oferecidos para a população de Fortaleza, acima de 16 anos, e possibilitam a formação da mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. As capacitações são gratuitas, com carga horária entre 16h/a e 400h/a, financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O Fortaleza + Futuro começou em março de 2022 e já formou mais de 6 mil profissionais para o mercado de trabalho.

Quem estiver interessado, mas ainda não se matriculou ainda pode garantir uma vaga em um dos cursos com inscrições abertas a partir do dia 20 de setembro, que podem ser feitas no site Mais Futuro (https://maisfuturo.sde.fortaleza.ce.gov.br/)

Serviço:
Certificação do Programa Fortaleza + Futuro com Senac Ceará
Data: quarta-feira (13/09)
Horário: 9h30
Local: Teatro Municipal São José (Rua Rufino de Alencar, 299 – Centro)