Dia das Crianças: Shopping Iguatemi Bosque realiza promoção de três PlayStations 5 para clientes I’Club

Entrando no clima para o Dia das Crianças, o Shopping Iguatemi Bosque preparou uma promoção especial para os clientes cadastrados no I’Club, o programa de relacionamento do empreendimento. 

Até o dia 22 de outubro, a cada R$ 200 reais em compras, mediante cadastro no I’Club, disponível através do aplicativo, o público poderá concorrer ao sorteio de três PlayStations 5. Para participar, os clientes poderão escolher entre as lojas, quiosques e restaurantes participantes. 

“O Dia das Crianças é uma data que movimenta bastante o comércio varejista e diversas lojas do nosso empreendimento já estão preparadas para receber essa demanda. Além das ofertas, preparamos também essa promoção pensando em presentear as famílias que estão conosco no dia a dia. No total, mais de 300 quiosques, lojas e restaurantes fazem parte desse momento destinado aos clientes do I’Club”, detalha Wellington Oliveira, superintendente do Iguatemi Bosque. 

O sorteio dos PlayStations será realizado no dia 27 de outubro, com resultado divulgado através das redes sociais do Iguatemi. Mais informações em  www.iguatemifortaleza.com.br.  

Governador em exercício e primeira-dama do Estado conhecem cozinha do Ceará Sem Fome na comunidade Santa Filomena

Com 26 cozinha já abertas, em menos de dez dias, o Programa Ceará Sem Fome segue avançando na oferta de novas unidades para distribuição diária de refeições à população em insegurança alimentar. Nesta quarta-feira, 13, às 11h30, o governador em exercício do Ceará, Evandro Leitão, e a primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, visitam a Cozinha Olhando Pra Frente, na comunidade Santa Filomena, em Fortaleza.
Com esse número atingido, já são cerca de 2.600 refeições distribuídas diariamente para essa população. A previsão é que mais 37 sejam abertas nos próximos dias. A meta é chegar a 1.298 unidades em todo o Ceará, com 100 mil refeições diárias.

Serviço
Visita à cozinha Ceará Sem Fome Olhando Pra Frente
Data: 13 de setembro (quarta-feira)
Horário: 11h30
Endereço: Rua B, nº 39, comunidade Santa Filomena – Bairro Jangurussu, Fortaleza-CE)

Programa Fortaleza Capacita oferta 1.150 vagas de cursos para empreendedores locais

A Prefeitura de Fortaleza oferta, por meio do Programa Fortaleza Capacita, 1.150 vagas para capacitações gerenciais em áreas como: marketing digital, vendas, boas práticas na alimentação, gestão financeira, gestão empresarial, precificação e elaboração de propostas de negócios. As inscrições estão abertas a partir desde segunda, 11, com várias turmas sendo ofertadas em todos os territórios de Fortaleza.

Os cursos rápidos são totalmente gratuitos e têm carga horária entre 8h e 12h/a com direito a certificado. As aulas presenciais são realizadas em bairros como Passaré, Barroso, Itaperi, Passaré, Conjunto Ceará, Serviluz, Benfica, Centro e Paupina. As ações são voltadas para pessoas acima de 18 anos, empreendedores ou que desejem montar o seu negócio.

Como se inscrever
Os interessados em participar das capacitações podem entrar em contato com a SDE pelo telefone 0800 081 4141, pelo WhatsApp (85) 9.8439.4982 (não recebe ligações), pelo e-mail fortalezacapacita@sde.fortaleza.ce.gov.br ou pelo site Fortaleza Capacita (https://fortalezacapacita.fortaleza.ce.gov.br/)

Programa Fortaleza Capacita
O Programa Fortaleza Capacita é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Fortaleza e o Sebrae Ceará e, desde junho de 2021, já foram qualificados mais de 52 mil empreendedores, tornando-se o maior programa de capacitação para empreendedores do Brasil. A iniciativa pretende qualificar mais de 120 mil empreendedores até dezembro de 2024.

Serviço
Inscrições para o Programa Fortaleza Capacita
Local: Unidade do Desenvolvimento Econômico (avenida Santos Dumont, 2500 – entrada pela rua Tibúrcio Cavalcante – Aldeota)
Site Fortaleza Capacita (https://fortalezacapacita.fortaleza.ce.gov.br/)
Mais informações: WhatsApp (85) 9.8439.4982 (não recebe ligações) ou pelo 0800 081 4141

Multiverso Educação oferece formação gratuita para profissionais da área com foco no desenvolvimento da gestão escolar

A rede cearense de ensino Multiverso Educação dá início, nos meses de setembro e outubro, à Academia Multiverso de Diretores. A iniciativa tem por objetivo propagar a gestão no mercado educacional, a partir da capacitação dos profissionais da área. Dividida em seis módulos, a formação está ancorada em temas relevantes e atuais, de modo a preparar os inscritos para os desafios futuros do cargo de diretor escolar.

A formação, gratuita, ocorre nos dias 30/09, 07/10 e 21/10, com carga horária total de 21 horas e emissão de certificado. Serão ofertadas 10 vagas. Os selecionados serão avaliados pela equipe da Multiverso, para que possam seguir para a formação. As inscrições seguem até sexta-feira (15/09) e os interessados podem conferir a programação completa no site https://somos.multiversoeducacao.com.br/multi-lp-formacao-de-diretores-2023.

Serviço: Academia Multiverso de Diretores. Dias 30/09, 07/10 e 21/10. Carga horária de 21 horas, com emissão de certificado. 

Inscrições no link https://somos.multiversoeducacao.com.br/multi-lp-formacao-de-diretores-2023.

Sine Municipal oferta 1.490 vagas de trabalho em Fortaleza

O Sine Municipal está disponibilizando 1.490 vagas de trabalho em Fortaleza, incluindo Pessoas com Deficiência (PcD) e reabilitados pelo INSS. Confira a lista das principais oportunidades:

  • Teleoperador (480)
  • Promotor de vendas (62)
  • Servente de obras (62)
  • Consultor de vendas (39)
  • Atendente (37)
  • Cozinheiro (27)
  • Auxiliar de limpeza (24)
  • Garçom (13)
  • Engenheiro civil (10)
  • Fiscal de loja (09)

Vale ressaltar que todas essas oportunidades de emprego estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento.

Atendimento Sine Municipal
A Prefeitura de Fortaleza realiza atendimento presencial em todas as unidades do Sine Municipal, localizadas nos bairros Aldeota, Parquelândia, Otávio Bonfim e Siqueira. Estão sendo disponibilizados os serviços de busca de vagas de emprego e habilitação para o seguro-desemprego. A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico também disponibiliza atendimento remoto pelo e-mail sinemunicipal@sde.fortaleza.ce.gov.br, pelo telefone (85) 3105-3712 e pelo WhatsApp (85) 9 8513-4385 (não recebe ligações).

Por meio dos canais de atendimento é possível ter acesso a todas as informações necessárias sobre os benefícios ofertados pelo Sine Municipal, consultoria para elaboração de currículo, assim como prazos, documentações e formas de acesso aos serviços on-line. O trabalhador poderá conversar diretamente com um atendente, enviar documentação e realizar o cadastro do seguro-desemprego no sistema. Já o empregador pode contactar o Sine de Fortaleza por meio do WhatsApp (85) 9 8970-3532 (não recebe ligações) para ofertar vagas de trabalho.

Atendimento Sine Fácil
Para quem deseja consultar ou se cadastrar nas vagas de trabalho sem sair de casa, o Sistema Nacional do Emprego (Sine), gerido pelo Governo Federal, oferece o aplicativo Sine Fácil (disponível para Android e iOS). No App, o trabalhador encontra informações sobre benefícios, exigências, valor do salário, localidade e tipo de contratação.

Serviço
Sine Municipal de Fortaleza
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
E-mail: sinemunicipal@sde.fortaleza.ce.gov.br
Canal do Desenvolvimento Econômico (https://desenvolvimentoeconomico.fortaleza.ce.gov.br/)

Associação Caatinga capacita e promove saneamento rural para 75 famílias do Ceará e Piauí

A Associação Caatinga (AC) está construindo canteiros biosépticos para 75 famílias moradoras das comunidades do entorno da Reserva Natural Serra das Almas, localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), e gerida pela AC desde 2000. Esse tipo de canteiro promove saneamento rural uma vez que realiza o reaproveitamento da água utilizada no vaso sanitário. “Antes de conhecer a tecnologia, as pessoas achavam que a água do vaso sanitário não serviria mais para nada e chegaram até a duvidar, mas ao longo das capacitações que realizamos elas foram percebendo as inovações do canteiro bioséptico”, explica Gilson Miranda, coordenador de conservação da Associação Caatinga.

canteiro bioséptico funciona da seguinte forma: a água sai do banheiro e das fossas da casa, atravessa o subsolo e vai em direção ao canteiro onde uma estrutura física separa os dejetos do líquido enquanto microorganismos digerem o material orgânico e o utilizam para “adubar” uma área. No canteiro, para absorver a água produzida, deve haver alguma espécie de planta que tenha alto consumo de água, como uma bananeira.  Assim sendo, o canteiro bioséptico promove saúde pública e reduz a propagação de doenças, pois evita o descarte incorreto de dejetos.

“Fiquei encantada como é possível reaproveitar a água da descarga do vaso sanitário e, por meio do acompanhamento dos técnicos, pude compreender melhor o funcionamento do canteiro. E agora posso usar a água dessa tecnologia para cultivar frutas que nem a banana”, destaca Antonia Lúcia da Silva, moradora da comunidade de Queimadas, em Crateús.

A ação é patrocinada pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através do projeto No Clima da Caatinga. Também estão sendo construídos 12 banheiros em residências que não contam com o cômodo, mas que mesmo assim irão receber o canteiro bioséptico, visto que essa tecnologia só pode ser aplicada em casas que já possuem banheiro estruturado e fossa comum. “Além dessas construções, as famílias serão capacitadas no uso e manutenção da tecnologia, com manuais produzidos com linguagem acessível e de fácil compreensão”, complementa Gilson Miranda.

Sobre a Associação Caatinga e o projeto No Clima da Caatinga

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é conservar a Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar as pessoas a cuidar da natureza. O projeto No Clima da Caatinga é uma iniciativa patrocinada pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, que busca a diminuição dos efeitos potencializadores do aquecimento global por meio da conservação do semiárido, a partir do desenvolvimento do Modelo Integrado de Conservação da Caatinga.

Cinthia Cavalcanti, diretora do Grupo Aço Cearense, está entre os 3 finalistas no Prêmio Executivo de TI 2023

A lista do prêmio Executivo de TI 2023 traz 60 executivos finalistas em 20 diferentes categorias e Cinthia Cavalcanti, diretora de desenvolvimento organizacional e TI do Grupo Aço Cearense, está entre os três CIOs finalistas na categoria Siderurgia, Metalurgia e Mineração. O Prêmio reúne as lideranças de TI de todo o Brasil e irá reconhecer as mentes brilhantes por trás dos projetos na área, durante o IT Forum Salvador, que será realizado no dia 13 de setembro, na capital do estado da Bahia. Os premiados receberão da Deloitte um workshop especial que é parte do CIO Program, e que tratará de desafios que impactam a carreira e a gestão do líder de tecnologia nas empresas.

“O Grupo Aço Cearense conta com uma equipe brilhante para a realização dos trabalhos que envolvem tecnologia. Estar entre os três finalistas já é um grande mérito para nós. Esse reconhecimento é fruto dos projetos de tecnologia que estamos desenvolvendo, ou seja, prêmio de todos que fazem parte da equipe e que ressalta o papel fundamental da tecnologia em nossa indústria”, ressalta Cinthia. 

Sobre o Prêmio 

Foram 298 projetos de CIOs inscritos. Todos foram avaliados por uma banca de jurados formada por executivos e jornalistas da IT Mídia, além de ex-CIOs, professores e consultores, empresa parceira da IT Mídia na entrega do prêmio. Todos os envolvidos no julgamento tem experiência e conhecimento do mercado de TICs.

A premiação é realizada pela IT Mídia desde 2001, e neste ano conta com a parceria da Deloitte. O objetivo é reconhecer os C-levels que lideraram os projetos mais inovadores, disruptivos e de melhores resultados para as companhias na área de tecnologia ao longo do último ano. 

Regional 5 recebe quarta edição do “Meu bairro, nossa Câmara”

Com o pensamento de aproximar cada vez mais o Legislativo da população, o projeto “Meu bairro, nossa Câmara” vem percorrendo os territórios da Capital. A quarta edição chega a Regional 5, que concentra uma população estimada em 225 mil habitantes, e acontece no próximo sábado (16), na Praça Santa Cecília (Rua Coronel Virgílio Nogueira, 778), de 8h às 13 horas.

A proposta, como destaca o presidente Gardel Rolim (PDT), é ouvir os moradores da região e com isso pautar as ações da Casa diante das demandas apresentadas junto à Ouvidoria. “Esse é um dos nossos compromissos, percorrer os bairros para ouvir o cidadão e estar mais próximo de suas necessidades”, destaca o presidente. 

O momento conta ainda com a oferta de serviços por meio da Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira e de parcerias firmadas com outras instituições, dentre elas, a Prefeitura de Fortaleza, Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal Regional Eleitoral, Fecomércio, e a Câmara de Dirigentes Lojista. O Projeto leva ainda ações educativas, de saúde, cultura e lazer.

Serviço:

“Meu bairro, nossa Câmara” – Regional 5

Data: Sábado, 16 de setembro

Horário: 8h às 13h;

Local: Praça Santa Cecília – Rua Cel Virgílio Nogueira, 778 – Bom Jardim.

Setembro verde conscientiza para a sensibilização da doação de órgão e tecido  

Setembro também ganha destaque por ser o mês da conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes, conhecido como Setembro Verde. O objetivo da campanha é minimizar os mitos que envolvem o tema. 

Dados de março de 2023 da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) mostram que a fila de espera passou de 50 mil pessoas. Desses, a fila de espera no Ceará, com pacientes ativos, foi de 1.197. Entre os mais esperados, o transplante de rim e de córnea ocupam os dois primeiros lugares. 

Transplante de córnea

Nos últimos cinco anos, a fila de espera para transplante de córnea dobrou no Brasil. De acordo com Giuliano Veras, médico oftalmologista e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o volume de procedimentos ainda não retomou aos níveis pré-pandêmicos. 

Sobre o tempo de espera, o médico explica que, entre os estados, o Ceará é o estado que tem menor tempo de espera para a realização do transplante de córnea no Brasil. “Em média, o paciente deve esperar 1,2 mês para realizar a operação”. Entre 2012 e 2022, o Nordeste aparece como o segundo onde as cirurgias estão concentradas, com 25%, ficando atrás apenas da região Sudeste, com um total de 45%. 

Perfil

Entre o perfil, o volume de transplantes no Brasil é dividido ao meio entre homens e mulheres . Porém, nas regiões geográficas, essa proporcionalidade muda. Os homens são maioria entre os beneficiados no Nordeste. Apenas no Sudeste, a população feminina apresenta percentual ligeiramente maior.

Outro ponto é a faixa etária. As intervenções são mais significativas nas  faixas etárias de 40 a 69 anos (39,2%) e de 20 a 39 anos (27%). Outros grupos também são favorecidos, como idosos com mais de 70 anos e crianças e adolescentes.  

Informação  

Após os anos de pandemia, as famílias ainda resistem em aceitar a doação de órgãos. Durante o período a recusa era de 39% e agora passou para 49%. Alguns fatores que contribuem para isso são: incompreensão do diagnóstico de ME; desconfiança no processo de órgãos; dispenso familiar; problemas no atendimento antes e durante a internação; desconhecimento da vontade do doador e da impossibilidade de conhecer o receptor; questões religiosas assistenciais e logística-estrutural, como por exemplo, o tempo de realização de todo o processo. 

“Por conta de tudo isso, é de suma importância se informar e entender os processos para a elaboração de estratégias para melhorar os processos de trabalho, diminuir as recusas e consequentemente, diminuir a fila de espera por um transplante”, finaliza Veras.

Trauma ortopédico é a temática do XXV COTECE, que contará com a participação de renomados especialistas

Médicos ortopedistas e traumatologistas de todo o Brasil estarão presentes no Congresso, realizado pela SBOT-CE, no Centro de Eventos do Ceará, de 14 a 16 de setembro.

O trauma ortopédico é uma das principais ocorrências no dia a dia dos profissionais de Ortopedia e Traumatologia, desde o atendimento nas emergências nos hospitais e unidades de saúde até as mais variadas formas de tratamento e recuperação. Por isso, a temática foi escolhida como foco do XXV Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará (COTECE), que será realizado entre os dias 14 e 16 de setembro (quinta-feira a sábado), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Com a expectativa de ser o maior COTECE já realizado, o evento vai receber médicos ortopedistas e traumatologistas de todo o Ceará e de outras partes do Brasil. Na programação, que terá a presença de renomados especialistas, os destaques serão o IV Congresso das Ligas Acadêmicas de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará (COLIG), além dos cursos “Técnicas Modernas e Avanços em Cirurgia da Coluna Vertebral” e “Princípios de Anatomia Ultrassonográfica do Sistema Musculoesquelético”.

“Será uma rica oportunidade de capacitação, de atualização profissional, de troca de experiências e confraternização,  com médicos do Ceará e de todo o Brasil”, projeta a médica Christine Muniz, Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Seção Ceará (SBOT-CE) e organizadora do COTECE. “Serão três dias intensos de aprendizado, compartilhando experiências e celebrando a nossa comunidade ortopédica”, projeta.

Programação
Os participantes do COTECE poderão participar de palestras com alguns dos melhores especialistas do país, a exemplo de Aécio Rubens Dias (Universidade Federal de São Paulo), de César Bertonha (neurocirurgião com ênfase em cirurgia minimamente invasiva de coluna) e Gilberto Brandão (membro da junta diretiva da Sociedad Latinoamericana de Ortopedia y Traumatologia Infantil e Diretor Clínico do Instituto Mineiro de Ortopedia e Traumatologia).

Também vão participar do COTECE o neurocirurgião José Augusto Malheiros (Especialista em Cirurgia de Coluna e Mestre e Doutor em cirurgia pela UFMG), Marco Moscatelli (Instrutor Internacional de Cirurgia Endoscopia da Coluna e Vice-Presidente da Sociedade Latino-Americana de Cirurgia Endoscópica da Coluna – LESSS), Alexandre de Bustamante Pallottino (Diretor da Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico – SBTO) e José Octavio Hungria (Presidente da Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico – SBTO).

25º COTECE – 14 a 16 de setembro 

Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza, CE
Inscrições e informações: https://sbot-ce.com.br/cotece/2023/