DOC Trattoria & Wine Bar oferece Happy Hour de segunda a quinta-feira

O Doc Trattoria & Wine Bar, restaurante que detém o maior número de rótulos de vinhos do estado, agora mantém em sua programação regular um happy hour de segunda a quinta-feira. O ‘Happy Wine’ acontece das 15h às 19h, com a disposição de 40 rótulos da casa. São vinhos servidos no mais tradicional estilo Wine Bar, e os clientes ainda podem desfrutar de música ao vivo todos os dias e preços com até 10% de desconto.

Além dos descontos, dois dos rótulos oferecidos durante o Happy Wine possuem uma vantagem especial: os clientes que adquirirem um Negroni Time recebem, por conta da casa, uma deliciosa bruschetta Scamorza e Porchetta para harmonizar com o vinho. Quem optar por pedir uma taça do Aperol Spritz ou do Campari Tônica recebe outra igual. 

O conceito de Wine Bar da casa oferece ao cliente a opção de desfrutar de belas taças de vinhos, sem precisar adquirir a garrafa completa. “O DOC possui cinco máquinas italianas especializadas em armazenamento de garrafas que não permite a entrada de oxigênio, até mesmo durante a retirada de vinho, conservando a qualidade da bebida”, explica Lissandro Turatti, sócio-proprietário do restaurante.

Serviço

DOC Trattoria & Wine Bar

Endereço: Rua Ana Bilhar, 1173 – Varjota, Fortaleza

Telefone / Whatsapp: (85) 98104-8800

Instagram: @doctrattoriaewinebar

Site: doctrattoriaewinebar.com.br 

Ana Carolina e Wilton disputam a grande final do “MasterChef Brasil” ao vivo

A 10ª temporada do MasterChef Brasil chega ao último episódio com uma final ao vivo direto dos estúdios da Band em São Paulo. Na próxima terça-feira (12), a partir das 22h30, os finalistas Ana Carolina e Wilton reencontram o elenco e os participantes eliminados para descobrir quem é o melhor cozinheiro amador do país de 2023. Raul Lemos, vice-campeão da segunda temporada do talent show, será o repórter dos bastidores.

Logo no início, Ana Paula Padrão dará as boas-vindas aos convidados na área externa do estúdio, mostrando toda a expectativa para o resultado. “Será uma das finais mais emocionantes, icônicas e emblemáticas que o MasterChef já teve. A Ana Carolina é uma mulher muito guerreira, que cria um filho sozinha, teve uma infância difícil e conquistou uma curva de aprendizado muito notável ao longo dos episódios. Já o Wilton é uma pessoa muito determinada, que tem um lado artístico que voa, que sonha, e tudo isso se une a uma personalidade muito única. Acho que é a primeira vez que trazemos alguém assim no programa”, afirma a apresentadora.

O clima de tensão e suspense toma conta do ambiente durante a exibição da prova entre os dois finalistas, que precisam fazer um cardápio completo, com entrada, prato principal e sobremesa, traduzindo suas trajetórias e visões de gastronomia.  

Em cada passo, será necessário colocar tudo o que eles aprenderam ao longo da competição e que gostariam de contar para o mundo. Mas, depois de tantas finais, é preciso um diferencial para conquistar o paladar dos jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Rodrigo Oliveira. “Vamos avaliar prato a prato e comparar cada um em relação ao aspecto, sabor, técnica e apresentação para descobrir quem cumpriu melhor os requisitos. Foi muito difícil fazer as escolhas”, adianta Helena.

“Eu não esperava ter o Wilton na final, mas ele jogou bem e trabalhou muito para chegar onde chegou. A Ana Carolina também se esforçou bastante. Os dois vão fazer bonito”, garante Jacquin.

Rodrigo Oliveira, que se despede do júri após o 20º episódio, opinou sobre o segredo para ser campeão. “Um dos grandes traços dos vencedores é conseguir manter a calma nos momentos de tensão. Na final, isso vai ser decisivo. É preciso colocar a cabeça no lugar e criar uma boa estratégia de menu, ambiciosa e ao mesmo tempo factível”.  

Além do troféu exclusivo, símbolo máximo do maior cozinheiro amador do país, o vencedor vai levar para casa um prêmio do Pão de Açúcar, mercado oficial do MasterChef, no valor de R$ 300 mil no cartão Pão e 300 mil pontos Stix para trocar por produtos. A Royal Prestige vai presenteá-lo com um conjunto de panelas especial, enquanto a Eisenbahn oferecerá uma viagem a Blumenau para conhecer a fábrica da marca, um curso de sommelier de cerveja e um home bar. A ArcelorMittal, maior produtora de aço do Brasil e líder mundial, vai turbinar a cozinha do autor do melhor menu com utensílios e eletrodomésticos. Já a Le Cordon Bleu dará um curso completo na escola de gastronomia mais renomada do mundo. O segundo colocado também ganha um curso de pâtisserie para aprender com os melhores profissionais da área.

Tapera das Artes promove Aula-Luz “O Olhar como Espetáculo!”, dirigida por Pablo Manyé, artista egresso de Barcelona

A Tapera das Artes, organização social da sociedade civil (OSC) de Aquiraz, que utiliza a música como ferramenta de cidadania e empoderamento de crianças e adolescentes, realizará um curso gratuito com Pablo Manyé, artista egresso de Barcelona com longa experiência em educação artística. A capacitação terá início nesta terça-feira (12), será uma Aula-Luz intitulada “O Olhar como Espetáculo!” e tem como público-alvo os alunos e professores da instituição.

A Aula-Luz foi criada por Pablo Manyé, pós-doutor na área, formado pela Universidade de São Paulo (USP) para uma vivência na luz, nas cores e nos princípios que as regem. Para o artista não se estuda a luz, mergulha-se nela, num ambiente fantástico, onde surgem arco-íris tonalizados, sombras verdes e vermelhas, fulguram cristais iluminados por focos específicos. Os participantes compreendem, de uma maneira lúdica, conceitos como círculo cromático, fragmentação da luz, espectros de cor, intensidade, brilho, contrastes e harmonias, além de terem estimuladas suas sensibilidades estéticas.

Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes, destaca: “Essa é uma oportunidade ímpar que conseguimos para a nossa equipe se capacitar ainda mais e identificar que o que percebemos por meio da luz e da cor não são verdade, como afirma Pablo Manyé. É uma aula premiada que mudará nossa visão de mundo”.

Ao todo serão cinco módulos, com carga horária total de 16h/a. Para saber mais informações, acesse: https://aulaluzcom.wordpress.com/ .

O  curso “Aula Luz” faz parte da programação pedagógica do projeto “A Voz do Olhar”, que possui atividades educativas gratuitas de formação cultural para alunos e educadores de escolas e universidades públicas. O projeto, que tem patrocínio do Ministério da Cultura, Frezenius Kabi, PetroReconcanvo, Grupo Fan, Marquise Ambiental e Grupo Roca, engloba também oficinas de Música Instrumental, Luteria Experimental e Tradicional, Arqueteria, Artes Cênicas, Artes Visuais e Artesanato em Design de Produto.

Sobre o artista

Pablo Manyé é pintor e exerce diversas atividades ligadas a artes plásticas. É fundador e presidente da fundação espanhola Art and Life, primeira ONG inteiramente voltada a promover educação artística para crianças em todo o mundo, a qual conseguiu o apoio de quase 500 artistas em 35 países. Como professor de Bacharelado em Artes Visuais da Universidade de Fortaleza (Unifor), criou a Aula-Luz, para um ensino vivencial de Teoria da Cor. Essa inovadora abordagem pedagógica ganhou versões para crianças divididas por faixa etária e para os engenheiros das Companhias de Energia Elétrica do Brasil. Vencedor de vários prêmios, inclusive o de Investigação e Pesquisa da Unifor Plástica de 1989 e o 1º lugar do Prêmio de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, em 2012, foi curador da XVI Unifor Plástica (2011) e da exposição do grupo Deriva, que ocorreu em novembro de 2011, no Dragão do Mar e de diversas exposições e mostras na Espanha, Portugal, França, Itália, Estados Unidos e Brasil.

Além de ser convidado a proferir palestras e conferências em entidades do porte da Unesco (Barcelona) e Fnac. Tem várias publicações sobre Arte e Cultura. Foi co-fundador da revista Arte al día, em 1982, que circulou em papel na Espanha. Fundou a revista de arte StylusArt, que chegou a ser a segunda revista virtual mais lida em língua espanhola, de 2002 a 2009. Como artista, tem participações individuais e coletivas nacionais e internacionais.

Sobre a Tapera das Artes – Uma Escola da Vida

Completando 40 anos de existência neste ano de 2023, a instituição Tapera das Artes é uma escola de vida, trazendo a música como ferramenta de cidadania e empoderamento de crianças e adolescentes. Localizada em Aquiraz, oferece na sua grade curricular pedagógica 12 modalidades de ateliês de música, para um público de 1.500 crianças e adolescentes em um programa prioritariamente voltado para estudantes de escolas públicas de Aquiraz e também 1000 crianças impactadas no Rio Grande do Norte, proveniente de famílias de baixa renda.

CNJ implantará duplo fator de autenticação no PJe a partir desta segunda-feira

O duplo fator de autenticação, com utilização de e-mail no Processo Judicial Eletrônico (PJe), será incluído a partir desta segunda-feira, dia 11 de setembro, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No último dia 6 de setembro, o CNJ encaminhou a todos os Tribunais de Justiça um ofício-circular nº 18/DTI, informando a mudança no acesso ao sistema PJe 1º e 2º grau. A implementação afetará todos os usuários com e-mails de domínio jus.br e gov.br.

Como funcionará:

Ao tentar acessar o PJe, pela primeira vez, via certificado digital ou CPF e senha, será enviado ao e-mail do usuário cadastrado no sistema uma chave que será solicitada para o acesso definitivo ao sistema. O usuário deverá acessar seu e-mail e de posse da chave inseri-la no campo informado pelo PJe. Após essa ação, o acesso estará liberado. Essa atualização, incluída pelo CNJ, objetiva aumentar as medidas de segurança da informação.

Leonilson é tema de exposição inédita com uso de realidade aumentada no Espaço Cultural Unifor

Parceria entre a Fundação Edson Queiroz e o Projeto Leonilson, a mostra é a primeira em ambiente virtual de um dos maiores nomes da arte contemporânea

Celebrar a grande arte de José Leonilson (1957-1993), nos 30 anos de sua morte precoce, e os 50 anos da Universidade de Fortaleza (Unifor) de uma forma inédita. Essa é a proposta da exposição “Leonilson: Territórios em Travessia – Recorte Virtual”, a primeira individual do artista realizada em ambiente virtual. A exposição é uma parceria com o Projeto Leonilson, responsável pela curadoria da mostra. A abertura acontece no dia 12 de setembro, às 9h30, no Espaço Cultural Unifor – Núcleo Diálogo.

O ambiente virtual é acessado por meio de óculos de realidade virtual, desenvolvido pelo laboratório VORTEX, da Diretoria de Tecnologia (DTec) da Unifor. “Essa abordagem ressalta a contemporaneidade da obra de Leonilson ao aliar arte e tecnologia em uma experiência imersiva e enriquecedora. Ao cruzar as fronteiras entre o virtual e o real, a exposição celebra o legado de Leonilson e demonstra o compromisso contínuo da Fundação Edson Queiroz em inovar e fazer a arte acessível a todos”, detalha a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha.

Com auxílio de óculos especiais de realidade aumentada, o público é convidado a uma imersão na obra de um dos maiores nomes das artes contemporâneas no Brasil. “O uso de óculos de realidade aumentada em ambiente expositivo virtual busca expandir o trabalho de formação de plateia para as artes visuais que o Espaço Cultural Unifor historicamente promove, pois se trata de plataforma bastante atrativa ao público que se interessa por novas tecnologias, sobretudo jovens e adolescentes”, destaca o coordenador da Vice-Reitoria de Extensão, prof. Thiago Braga.

NÚCLEOS

Leonilson: Territórios em Travessia” é composta de quatro núcleos, contemplando os muitos movimentos de uma obra marcadamente autobiográfica e plural. Ao longo de sua curta trajetória, o artista experimentou com diversas linguagens e fez uso de uma gama vasta de materiais. Pinturas, desenhos, bordados e instalações são alguns dos meios de expressão de Leonilson que podem ser vistos na mostra.

Entre as obras expostas, está “Instalação sobre duas figuras” (1993), última criação do artista, que não chegou a vê-la montada. São contempladas ainda experiências com vestuário, os famosos bordados, os mapas do corpo e uma série de desenhos, dos últimos anos de Leonilson.

“Seus desenhos, pinturas, instalações, esculturas e bordados produzidos no decorrer dos anos fizeram dele um dos mais importantes representantes da arte contemporânea brasileira, influenciando novas gerações de artistas, com obras inclusas nas coleções de importantes instituições museológicas e renomadas coleções privadas, no Brasil e no exterior”, apresenta a curadora Ana Lenice Dias, irmã do artista e presidente do Projeto Leonilson.

LEONILSON E A UNIFOR

O Espaço Cultural Unifor e Leonilson têm um histórico em comum. A Fundação Edson Queiroz promoveu duas exposições individuais do artista – “Diário de Bordo: uma viagem com Leonilson”, em 2009, e “Leonilson: arquivo e memória vivos”, em 2017. Duas obras importantes do artista, “Abstrato com pinguim” (1984) e “Durutti Column” (1985), integram a Coleção Fundação Edson Queiroz e já puderam ser vistas em mostras no espaço cultural.

“Uma característica importante da obra do Leonilson é a sua poética, que fala muito da própria existência, dos conflitos e das dúvidas. Essa qualidade de sentimento gera um diálogo que atrai bastante o público, que reflete sobre si a partir das obras do artista”, explica Adriana Helena, chefe da Divisão de Arte e Cultura da Unifor.

Em 2017, a Fundação Edson Queiroz patrocinou o catálogo raisonné de Leonilson. O modelo é fundamental para a documentação do legado de um artista. É uma obra de referência, com 3.400 registros, entre obras, estudos e projetos deixados pelo artista.

Serviço

Leonilson: Territórios em Travessia – Recorte Virtual

Abertura: dia 12 de setembro de 2023, às 9h30

Visitação gratuita: terça a sexta-feira, de 9h às 19h; e sábados e domingos, de 12h às 18h

Local: Espaço Cultural Unifor | Núcleo Diálogo (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz)

Informações: (85) 3477.3319

Cinema do Dragão segue com programação especial de aniversário aos domingos de setembro

   No último domingo (3), o Cinema do Dragão, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) que dispõe de duas salas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, completou 10 anos de funcionamento. Para celebrar essa trajetória marcante no circuito de exibições em Fortaleza, o Cinema do Dragão iniciou a “Rememorações – 10 anos do Cinema do Dragão”, uma agenda especial que seguirá aos domingos do mês de setembro, com sessões gratuitas, oficina, pré-estreias, sessões comentadas e com trilha ao vivo, debates, exibições em película, homenagens e retomada de destacados projetos do Cinema. 

    Segundo o programador e curador do Cinema do Dragão, Fabio Filho, a programação pretende ativar memórias desses 10 anos do Cinema, resgatando projetos como a re-edição do Café com Tapioca, em memória de Franzé Santos, idealizador do programa, e dando continuidade a ações como o programa “Nas Trilhas do Dragão”, que convida artistas a executarem trilhas sonoras ao vivo durante sessões. “O prefixo ‘Re’ no título da programação especial fala, a um só tempo, com o passado e com o futuro, de modo que a programação possa, além de comemorar, construir um lembrar ativo das histórias, pessoas, ações e outros projetos que constituíram essa década no Cinema do Dragão, bem como trazer de volta algumas dessas iniciativas que conquistaram lugar cativo na memória e na afetividade do público do Cinema, ao longo desses anos”, destaca Fabio Filho.  

Sobre a programação

     Iniciada no último domingo (3), data do aniversário de reabertura das salas do Cinema do Dragão, a programação foi aberta com as exibições gratuitas de ‘Pode me chamar de Nadí’, de Déo Cardoso, apresentado em película de 35mm, e de ‘Onde está Mymye Mastroiagnne?’, obra dirigida por biarritzzz que teve pré-estreia neste dia. Aproximando obras de tempos e temas distintos, a sessão ativou dois suportes de exibição (a película e o digital, através de um filme filmado em celular e no metaverso) e contou com presença dos diretores Déo Cardoso e biarritzzz, da diretora de arte Aura do Nascimento e da atriz Mymye, que participaram de bate-papo com o público.

     Em virtude de uma falha técnica temporária, a sessão especial em 35mm do curta ‘Supermemórias’, dirigido por Danilo Carvalho, que deveria ter acontecido neste mesmo dia, foi adiada para outubro, em data a ser confirmada em breve.

      A programação segue neste final de semana, dia 10, a partir das 10h, na sala 2 do Cinema do Dragão, com a oficina gratuita “Introdução à projeção – das películas ao digital”, ministrada pelo coordenador de projeção do Cinema do Dragão, André Matos. Somando mais de 24 anos de experiência em projeção, coordenadoria técnica dos principais festivais de cinema do Ceará e formação de técnicos em projeção digital e película, André Matos também faz parte da história do Cinema do Dragão, trabalhando nas salas desde a construção, à época Espaço Unibanco Dragão do Mar, até a reabertura, em 2013, como Cinema do Dragão. 

     A participação na oficina é gratuita mediante inscrições, que acontecem até 8 de setembro, sendo disponibilizadas 10 vagas para pessoas com idade a partir de 16 anos. As pessoas participantes poderão conhecer um breve panorama da história da projeção, as diferenças entre as películas (8, 16 e 35mm) e as formas de projeção, bem como visitar uma cabine de projeção, ver os diferentes projetores e saber mais sobre a rotina de trabalho de um projecionista.
    Em seguida, às 20h, por meio do programa “Nas Trilhas do Dragão”, acontece mais uma sessão especial com trilha ao vivo. A exibição de ‘Grande Mistério’, de Thaís Campos, contará com performance ao vivo por Thaís de Campos, Clau Aniz, Vivi Rocha e Irene Bandeira. O acesso é gratuito mediante a retirada de convite na bilheteria do Cinema, no dia, a partir das 14h.


Pré-estreias especiais de Karim Aïnouz

     No dia 17, o público poderá conferir duas pré-estreias de Karim Aïnouz com acesso promocional. Com uma relação estreita com o Cinema do Dragão, o cineasta cearense é reconhecido pela sua notória relevância para o cinema mundial. Os longas ‘Nardjes A.’ e ‘Marinheiro das Montanhas’ terão sessões às 17h e 19h. Em fase de finalização das gravações de sua nova ficção no Ceará, Aïnouz participa da programação, em bate-papo com o público após a segunda exibição de ‘Marinheiro das Montanhas’. Os ingressos para as sessões custam R$ 8,00 a meia e R$ 16,00 a inteira, mas quem adquirir o ingresso para a primeira sessão ganhará cortesia para a segunda sessão. As pessoas que anteciparem a compra de acesso à primeira sessão no site Ingresso.Com podem apresentar o comprovante na bilheteria física para receber a cortesia da sessão seguinte. No caso das aquisições realizadas na bilheteria física, a cortesia será entregue no ato da compra. 

     Selecionado para a faixa de Sessões Especiais do Festival de Cannes 2021, ‘Marinheiro das Montanhas’ é um diário de viagem filmado na primeira ida de Karim à Argélia, país em que seu pai nasceu. Passado, presente e futuro se entrelaçam e levam o público a um passeio pela história de amor dos pais e memórias de infância do diretor, bem como por fatos como a Guerra de Independência Argelina e os contrastes entre a Argélia e Fortaleza, cidade natal de Karim e de sua mãe, Iracema, a partir de seus registros da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8.
    Filmado ao longo de um dia com uma câmera de celular, o documentário ‘Nardjes A.’ venceu a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes em 2019 e integrou a seleção do Festival de Berlim, em 2020. O longa acompanha um dia na vida da ativista que batiza o filme, enquanto ela se junta aos milhares de manifestantes que vão às ruas da Argélia contra o presidente Abdelaziz Bouteflika.

     As pré-estreias exclusivas de Ainouz serão seguidas de celebração. Aberta, a Festa do Cinema contará com discotecagem do multiartista Uirá dos Reis. 

Serviço: “Rememorações – 10 anos do Cinema do Dragão”
Dias 03, 10, 17 e 24 de setembro de 2023 (domingos)
Horários: diversos
Local: Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito e promocional

Unifametro recebe empresários do mercado cearense para discutir o papel das lideranças nas corporações

O Centro Universitário Fametro (Unifametro) recebe, nos dias 11, 12 e 14 de setembro, nos campi de Fortaleza, Maracanaú e Cascavel, empresários, CEOs e gestores do mercado cearense para o Adm Day, evento realizado em comemoração ao Dia do Administrador (9 de setembro). Com a temática “Liderança de alta performance”, o evento promoverá conversas e discussões sobre a importância das lideranças nas organizações. Interessados em participar podem realizar inscrição, de forma gratuita, pelo site sympla.com.br/evento/adm-day-dia-do-administrador/2147883

Confira programação completa:

Campus Fortaleza

Dia 11 de setembro, às 19h – Salão Nobre do campus Carneiro da Cunha

Sra. Ana Lúcia Bastos – CEO CERBRAS

Sr. José Airton – CEO ÓTICAS BORIS

Dia 12 de setembro, às 08h – Salão Nobre do campus Carneiro da Cunha

Joselma Oliveira – CEO PARDAL SORVETES

Sasha Reeves – CEO GRUPO AYO FITNESS

Dia 12 de setembro, às 19h – Auditório do campus Carneiro da Cunha

Alana Navarro – Gerente RH 3 CORAÇÕES

Rômulo Rosa – CEO SERH CONSULTORIA E ECO PARK

Paulo Feijó – HRBP AMAZON

Campus Maracanaú

Dia 12 de setembro, às 19h – Auditório 

Arthur Sleiman – Gerente Executivo Grupo J. Sleiman (DAG)

Hallyson Bezerra – Gerente de Atração, Cultura e DE&I da SOLAR BR/COCA-COLA.

Campus Cascavel

Dia 14 de setembro, às 19h – Auditório

Evandro Júnior – Gerente de Produção da Tijuca Alimentos

Serviço

Adm Day

Quando: dias 11, 12 e 14 de setembro

Onde: campus Fortaleza Carneiro da Cunha (Rua Carneiro da Cunha, nº 180 – Jacarecanga), Maracanaú (Rod. CE-065, nº 8885 – Jaçanaú) e Cascavel (Av. João Moreira de Paula, nº 2667 – Centro)

Inscrições: sympla.com.br/evento/adm-day-dia-do-administrador/2147883

TJCE e UFC realizam mutirão de perícias, nesta segunda (11) e terça (12), com 142 processos de comarcas do Jaguaribe e Sertão Central

Nas próximas segunda-feira (11/08) e terça (12), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), promovem mutirão de perícias médicas com 82 processos do Seguro DPVAT (competência Cível) e 60 de curatela (competência de Família), relacionados pela 1ª e 2ª Varas Cíveis de Limoeiro do Norte, 1ª Vara Cível de Quixadá, 2ª Vara Cível de Solonópole, Vara de Alto Santo e Vara de Jaguaretama. A pauta concentrada será no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Município de Jaguaribara, localizado na Av. Melanias Bezerra, S/N, Centro. Consulte a relação de ações do DPVAT e de CURATELA.

O atendimento será das 9h às 14h (nos dias 11 e 12/09/2023), por ordem de chegada. O interessado deve levar documento de identificação com foto e todos os exames, atestados e laudos médicos que possuem, mesmo aqueles que já estão anexados às ações judiciais que fazem parte do mutirão. Caso o processo esteja na relação, compareça, se possível, ao CVT de Jaguaribara, nas datas indicadas.

A atuação do NPDM nesses casos é resultado de parceria entre o TJCE e a UFC. Além da Comarca de Fortaleza, o trabalho foi expandido para o Interior do Estado. A medida permite dar mais agilidade ao andamento dos processos que precisam de perícias médicas: envolvendo acidentes, uso de medicamentos e aposentadoria por invalidez.

Informações sobre procedimentos e agendamentos podem ser obtidas pelo telefone (85) 981165165 e periciaismedicas@tjce.jus.br, disponível todos os dias de expediente regular, das 8h às 17h.

Estácio Ceará conquista nota 5 do MEC, conceito de máximo de qualidade das instituições de ensino

A Estácio Ceará acaba de receber o conceito 5 do Ministério de Educação, pontuação máxima de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) conduzido pelo INEP/MEC. A visita dos avaliadores ocorreu no mês de agosto como parte do processo de recredenciamento.

Segundo critérios do MEC, dentro da pontuação de 1 a 5 no Conceito Institucional (CI), o conceito 5 demonstra o nível de excelência da instituição, servindo como referência para as demais organizações de educação.

Os critérios avaliados foram baseados no instrumento de avaliação institucional externa composta por 50 indicadores distribuídos em cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e Infraestrutura.

“Esse reconhecimento valoroso no ano em que completamos 25 anos vem coroar a trajetória exitosa da Estácio Ceará que ousou sonhar e realizar seu propósito de educar para transformar através de um plano de desenvolvimento institucional alicerçado na busca permanente pelo ensino, pesquisa e extensão de qualidade, acessível, diverso e inclusivo ao maior número de pessoas“, comemorou o reitor da Estácio Ceará, Josue Viana.

Sobre a Estácio Ceará
Atualmente, a Estácio Ceará está consolidada como a maior instituição de ensino superior privado do Estado e contabiliza mais 30 mil profissionais formados em todas as áreas do conhecimento, gerando valor e impulsionando a produtividade por meio do capital humano. Com sede na cidade de Fortaleza formada por três campi – Centro, Via Corpvs e Parangaba – e dois campi fora de sede nas cidades de Quixadá e Iguatu.

O Centro Universitário oferta mais de 30 cursos de graduação, com destaque para os cursos de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Psicologia, Medicina Veterinária, Odontologia, Biomedicina, Direito, Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Estética e Cosmética, Gestão Hospitalar, além dos cursos de Medicina, vinculados ao Instituto de Educação Médica – IDOMED.

Conselho de Arquitetura lança edital de patrocínio de publicação de livros sobre arquitetura

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE) lança o edital de Patrocínio Literário em Arquitetura e Urbanismo. De acordo com o presidente do CAU/CE, Lucas Rozzoline, essa é uma boa oportunidade para que os profissionais da arquitetura que morem no Ceará, com registro ativo no Conselho, publiquem suas obras e contribuam com o enriquecimento e compartilhamento do conhecimento na área e da melhor forma, com apoio financeiro.

Ao todo, o edital destinará R$ 40,5 mil aos selecionados, sendo R$ 13,5 mil para cada categoria. O edital determina que o valor cobrirá todas as etapas necessárias para a publicação, desde a produção até a impressão de, no máximo, 500 exemplares do título selecionado. 

Inscrições

Para realizar a inscrição, as obras (como livros, e-books, edições técnicas e outras publicações e mídias) precisam ser inéditas e se encaixarem nas três categorias: Exercício da Arquitetura e Urbanismo; Formação do Arquiteto e Urbanista; Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo. As inscrições acontecem até o dia 2 de outubro pelo e-mail edital@cauce.gov.br

Mais detalhes sobre documentação necessária para a inscrição, está no edital: 

https://transparencia.cauce.gov.br/wp-content/uploads/EDITAL-001-2023_PATROCINIO-LITERARIO-EM-ARQUITETURA-E-URBANISMO.pdf