Supermercado Pinheiro realiza primeiro encontro e capacitação de influenciadores

No dia 22/8, no seu Centro de Treinamento na BR-116, o Supermercado Pinheiro realizou seu primeiro “Encontro de Influencers do Pin”, com objetivo de integrar e capacitar seus 12 influenciadores externos e internos na divulgação online dos negócios da rede.

Participaram do encontro os influenciadores externos Ary Chacon, Mirele Birck, Morgana Camila, Larisse Lôbo e Bianca Brayner – além dos colaboradores e influenciadores internos Anderson Lemos e Daniele Rodrigues (Pinheiro e Pinheiro Ofertão Quixadá/Quixeramobim), Tuany Lopes (Pinheiro Ofertão Maranguape), Jefferson Natalício (Supermercado Pinheiro Acaraú) e Bruna Costa (Supermercado Pinheiro Aracati, de forma online).

“Este encontro também inicia o projeto interno Influencers do Pin, que busca oportunizar os colaboradores com potencial para serem influenciadores internos das ofertas e novidades na mídia social do Supermercado Pinheiro. Estamos então capacitando os aprovados para essa nova atividade, para que possam crescer na postura, na criação de conteúdos e comunicação”, explica Cynara Paiva, gerente de Marketing do Supermercado Pinheiro.

NOVOS NEGÓCIOS E TREINAMENTO – A programação do encontro iniciou com as boas-vindas da diretoria do Grupo Supermercado Pinheiro, representada pelos diretores Alexandre Pinheiro (Executivo Comercial e Marketing), Xênia Pinheiro (Gestão de Pessoas), além da palavra do CEO Honório Pinheiro e do vice-presidente, Bosco Pinheiro.

O diretor de Logística, Tadeu Pinheiro, apresentou os bastidores e as dependências do Centro de Distribuição e o Instituto Bom Vizinho, que é o abraço social da empresa. Os influenciadores também conheceram mais detalhes da história do grupo e as novidades previstas até o fim do ano do Bom Vizinho – como as inaugurações, em breve, de novas lojas em Tianguá, Fortaleza (no bairro Cambeba) e em Cruz, na Praia do Preá.

“É uma alegria receber os influenciadores neste momento de integração, a fim de reforçar nossa parceria e apresentar todos os novos projetos do Supermercado Pinheiro. Este encontro também contribuirá para que vocês possam ter uma fala mais interativa sobre nossa empresa”, avaliou Honório Pinheiro.

No período da tarde, a programação do encontro prosseguiu com um treinamento dos influenciadores internos e colaboradores do Supermercado Pinheiro, ministrado pela jornalista e social mídia Bia Nogueira, analista de mídias sociais da agência AD2M Comunicação.

Na ocasião, a analista apresentou estratégias para trabalhar melhor em redes sociais e orientações sobre planejamento, conteúdo e vídeo para as redes sociais. “É muito bom aprender e estar aqui, participando desse primeiro encontro e da capacitação. Amo fazer rede social, já o fazia de forma pessoal, e está sendo muito gratificante também ser influencer interna do Supermercado Pinheiro”, diz Tuany Lopes, fiscal de frente de Loja no Pinheiro Ofertão, em Maranguape/CE.

Feira de Carreiras da Unifametro reúne mais de 30 empresas com oportunidades de estágio e emprego

O Centro Universitário Fametro (Unifametro) está com inscrições abertas para a Feira de Carreiras 2023, evento voltado para alunos, egressos e público externo em busca de atualização, ingresso e recolocação no mercado de trabalho. Serão dois dias de atividades, em 29 e 30 de agosto, no campus Carneiro da Cunha. As inscrições são gratuitas por meio do link unifametro.edu.br/1feiracarreiras.

De acordo com Marta Brandão, analista de Carreiras da Unifametro, a feira deve reunir mais de 30 empresas de segmentos diversos e interessadas em atrair talentos para suas organizações. Na ocasião, participantes terão a oportunidade de conversar com profissionais de RH, candidatar-se a vagas de estágios e empregos, além de sanar dúvidas sobre processos seletivos, habilidades técnicas/comportamentais, dicas profissionais, fit cultural, rotinas de trabalho, cultura organizacional e diferenciais de cada organização.

“A Feira de Carreiras tem o propósito de promover o contato desse público com o mundo do trabalho. Nós preparamos um ambiente para geração de oportunidades, networking, conhecimento e muito mais”, explica Marta.

Confirmaram presença as seguintes empresas: AIESEC, Allservice, Beach Park, Carreira Hub, Centro de Capacitação e Estágio, Centro de Estágio, CIEE, Conecta Estágio, Fortes Tecnologia, Greenlife Academias, Grendene, Hospital Prontocárdio, IEL/CE, IEP, IJOVEM, ISBET, J&T EXPRESS, Life DH Consultoria (Ayo Fitness), Link Estágio, Pague Menos, Sampaio Jr. Advogados, SB Consult, Secran Contabilidade, SENAI Centro, SERH Consultoria (Lab Talent Professional), SiMCo, SINE Municipal, SINE/IDT, Stefanini, Sumitomo Chemical, Super Estágio e Wizard.

Para ampliar os conhecimentos, o público também pode se inscrever em palestras, bate-papos e workshops. A programação conta com 10 palestras que abordarão temas como o impacto das tecnologias nas carreiras; habilidades de liderança e gestão; a importância do autoconhecimento para a carreira; como transformar ideias em negócios de sucesso, dentre outros.

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará lança Prêmio de Jornalismo 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará acaba de lançar o I Prêmio de Jornalismo. A premiação se dará no âmbito estadual. Nesta 1ª edição, o prêmio contemplará as melhores produções jornalísticas produzidas em solo cearense que abordem a arquitetura e o urbanismo e a sua contribuição para o bem estar da sociedade no Ceará. Podem concorrer trabalhos publicados em todo o estado cearense no período de 01 de janeiro a 02 de outubro de 2023 produzidos por jornalistas registrados (as) junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. .

Serão contemplados trabalhos publicados nas categorias: Jornalismo impresso (matéria publicada em jornais, revistas ou portais e sites de notícias sediados no Ceará), Radiojornalismo, Telejornalismo e Fotojornalismo. Todas as categorias devem referir-se exclusivamente a produções sobre o exercício da profissão ou da arquitetura e urbanismo no estado do Ceará. 

Premiações e inscrições

A premiação terá um valor total de R$ 50 mil, sendo destinados R$ 8 mil para os primeiros lugares e R$ 4,5 mil para os segundos lugares de cada categoria, respectivamente. Os vencedores também receberão um certificado da premiação. 

As inscrições estão abertas até o dia 3 de outubro de 2023. As inscrições serão on-line e o edital do Prêmio pode ser conferido no link: https://transparencia.cauce.gov.br/?page_id=259

SBQ celebra o Dia do Cirurgião do Quadril: Compromisso com a Saúde e Acessibilidade

No dia 29 de agosto, é comemorado o Dia do Cirurgião do Quadril, uma data importante para reconhecer o compromisso desses profissionais com a saúde e o bem-estar dos pacientes que foram submetidos a intervenções cirúrgicas nessa região do corpo. Nesta ocasião, é essencial destacar o papel fundamental que os cirurgiões do quadril desempenham no sistema de saúde, especialmente no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

O quadril é uma articulação essencial que desempenha um papel na mobilidade e na qualidade de vida das pessoas. Infelizmente, muitos pacientes enfrentam problemas nessa área e cirurgias são necessárias para aliviar a dor e restaurar a funcionalidade.

Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, mais de 8 mil pacientes estão na fila de espera para realizar à cirurgia da artroplastia de quadril, mesma cirurgia pela qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá realizar nos próximos meses, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que demonstra a urgência de ações para enfrentar essa questão de saúde pública. O número de pacientes que aguardam cirurgia pode ser ainda maior, já que somente 16 estados brasileiros informaram os dados ao Ministério da Saúde, são eles: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Tocantins.

A demanda é alta, e os cirurgiões do quadril são fundamentais para atender a essa necessidade e melhorar a vida de milhares de brasileiros. No entanto, também é importante ressaltar os desafios enfrentados pelo sistema, como a escassez de recursos e a espera por cirurgias.

Segundo o médico especialista em cirurgia do quadril e presidente da Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ), Marco Pedroni, os dados do SUS demonstram que o valor médio destinado a uma cirurgia no quadril é de aproximadamente R$ 1.739,48. “Esse montante engloba diversos aspectos, como os custos relacionados à anestesia, os honorários destinados à equipe multiprofissional e um valor adicional de R$ 382,32 destinado ao médico especialista responsável pela intervenção no quadril. No entanto, é importante ressaltar que esse valor médio pode não capturar integralmente a complexidade e a abrangência das cirurgias desse tipo. Isso enfatiza a urgência de investimentos e políticas que assegurem uma remuneração equitativa aos profissionais de saúde envolvidos”, pontuou.

O Dia do Cirurgião do Quadril é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância desses especialistas, além disso, para cobrar investimentos em saúde e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população brasileira. “Nesta data especial, rendemos homenagens a todos os cirurgiões do quadril que, diariamente, dedicam seu conhecimento, habilidades e esforço para melhorar a vida de seus pacientes. É um momento de reflexão sobre como a saúde é fundamental para uma sociedade próspera e justa”, pontua Pedroni.

“A Sociedade Brasileira do Quadril reafirma seu compromisso em apoiar os profissionais de saúde e fortalecer o SUS, a fim de garantir um atendimento de qualidade e acessível a todos os brasileiros”, conclui o presidente da SBQ

Sobre a SBQ
A Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ) é a entidade que zela pelos especialistas em quadril. Constituída por membros médicos, atuantes na especialidade de Ortopedia e Traumatologia, especificamente em Cirurgia de Quadril. A entidade tem como responsabilidade estatutária congregar Ortopedistas que exerçam Cirurgia do Quadril, difundir em todo o território nacional e melhorar a qualidade técnica de seus membros. Além disso, a SBQ promove a cada dois anos o Congresso Brasileiro do Quadril, cuja 20ª edição ocorrerá de 20 a 23 de setembro, em Gramado-RS.

Sobre a data
A data vigora desde o ano passado quando foi aprovada no VIII Fórum de Planejamento Estratégico da Sociedade para homenagear todos os profissionais que se dedicam a essa área de conhecimento. Além disso, é uma homenagem ao Prof. Dr. John Charnley (29 de agosto de 1911 — 5 de agosto de 1982) um dos nomes mais importantes dos profissionais da área da cirurgia do quadril. O britânico era conhecido como o “Pai da Artroplastia moderna” por suas contribuições científicas que mudaram a história da Ortopedia mundial. 

Move CE: Trends apresenta nova fase do projeto à Seplag 

Encontro trouxe à tona avaliação de etapa anterior que visitou as 14 macrorregiões cearenses e projetou próximo passo;  inclusão no PPA é objetivo

O Move Ceará dá mais um passo rumo à aceleração do desenvolvimento do Estado. O projeto, idealizado pela Trends, plataforma que fomenta o ambiente de negócios por meio da análise de tendências, em conjunto com a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), adentra sua segunda fase e foi pauta no encontro que reuniu seus representantes e autoridades na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado na última sexta-feira (25).

Marcos André Borges e Carla Matos, diretores da Trends, detalharam o escopo que compõe a nova etapa e levantaram questões referentes aos dados recolhidos junto às 14 macrorregiões cearenses, identificando desafios e soluções voltados aos setores produtivos do Estado.

“Este é um momento essencial para o Move CE II, por isso estivemos com a secretária de Planejamento e Gestão, Sandra Machado, para apresentar as demandas coletadas nos vários pontos do estado, incluindo a capital e Região Metropolitana. Pretendemos que tais demandas ganhem atenção, tanto do governo quanto do Legislativo”, explicou Carla Matos.

Sequência do projeto

A primeira etapa do Move CE percorreu todo o Estado em um processo direcionado de escuta ativa, dedicando sua atenção a 11 setores econômicos estratégicos, incluindo agricultura, indústria e turismo, dentre outros. A fase inicial foi concluída com sucesso, promovendo a revisão meticulosa de documentos estratégicos voltados para o desenvolvimento econômico do Ceará. Com a missão de maximizar os resultados, nasceu o Move CE II.

“Com o Move CE vamos buscar incluir no Plano Plurianual do Estado (PPA), as demandas recebidas dos setores, já que é no PPA que são ordenados os gastos públicos para os próximos quatro anos”, apontou Luiza Martins, secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece.

Juizados de Violência contra Mulher julgam 782 processos em cinco dias

Os sete Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), localizados nas Comarcas de Juazeiro do Norte, Crato, Caucaia, Maracanaú, Sobral e Fortaleza (com duas unidades), julgaram 782 processos durante a 24ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa. A mobilização, que ocorreu entre os dias 14 a 18 de agosto, contou com a força-tarefa de magistrados e servidores em todo o Estado.

Além das sentenças, as sete unidades judiciárias proferiram 818 despachos, 195 decisões e realizaram 179 audiências. Na Capital, somente nos dois Juizados da Mulher foram prolatadas 380 sentenças, expedidos 390 despachos e realizadas 45 audiências. A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJCE, presidida pela desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra, é a responsável pelos trabalhos.

Desde a primeira edição, em março de 2015, a mobilização tem agilizado audiências e julgamentos de processos de violência doméstica e feminicídios. O mutirão, que envolve todos os 27 Tribunais de Justiça do país, é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ocorre três vezes ao ano: nos meses de março, agosto e novembro.

Na nuvem, longe da mente: três conclusões da lacuna de percepção de armazenamento de dados de segurança e sustentabilidade da Geração Z

Gustavo Leite*

Os líderes de TI passam o dia todo pensando nos dados baseados em nuvem de suas organizações, desde como economizar no armazenamento até se proteger contra ransomware. Por outro lado, a maioria dos consumidores não pensa duas vezes sobre armazenamento e manutenção de dados. Mesmo os consumidores da Geração Z, um grupo demográfico digitalmente nativo mais jovem, não são muito melhores. Muitos deles mantêm contas online não utilizadas e dados associados sem pensar nos riscos de proteção de dados, impacto ambiental e custos financeiros do armazenamento digital.

No início deste ano, uma pesquisa com mais de 13.000 consumidores, incluindo 1.000 no Brasil, examinou alguns de seus hábitos de dados digitais e o que eles sabem sobre as implicações ambientais do armazenamento de dados. Aqui estão três principais conclusões dos dados e como os líderes e consumidores de TI podem tornar a proteção de dados e a sustentabilidade uma prioridade.

À medida que o armazenamento de dados cresce exponencialmente, também aumentam o impacto ambiental e os riscos de segurança

Espera-se que o tamanho dos dados em tempo real na esfera de dados global aumente dez vezes — de cinco zettabytes para 51 zettabytes — entre 2018 e 2025. A maior parte disso são dados corporativos. E quando uma média de 50% dos dados de uma empresa são redundantes, obsoletos ou triviais, e outros 35% são obscuros, ou seja, têm valor desconhecido, as possíveis repercussões de armazenar essa vasta quantidade de dados superam os benefícios.

Além do custo financeiro do armazenamento, os dados têm um grande impacto na pegada de carbono de uma organização. Mais dados significa mais energia usada para armazenamento de dados, levando a mais emissões de CO2. Mais dados e contas de clientes online também significam uma pegada digital maior, o que expõe empresas e indivíduos a maiores riscos de segurança cibernética e conformidade de dados. Existe um risco ainda maior quando se trata de contas não utilizadas, que os consumidores têm em abundância – 60% dos entrevistados da Geração Z têm contas online que não usam mais. Desses, quatro quintos (80%) relatam ter contas de entretenimento e compras que não usam mais e quase três quartos (71%) relatam ter uma conta bancária online que não usam mais. Se um indivíduo ignorar contas inativas que contêm informações financeiras ou outras informações confidenciais e suas senhas forem comprometidas, ele poderá sofrer uma violação de dados e nem saber disso.

A geração Z não percebe o papel que desempenha na poluição do armazenamento de dados

Embora o impacto ambiental do gerenciamento de dados corporativos mais amplo esteja sob constante escrutínio, a pesquisa descobriu que os consumidores da Geração Z não estão cientes de como seus próprios hábitos digitais se relacionam com isso e podem impactar negativamente o meio ambiente. Na verdade, 51% dos consumidores da geração Z falharam em reconhecer que as versões eletrônicas de seus extratos relacionados à conta e outras informações digitais armazenadas desnecessariamente têm um impacto ambiental negativo.

Para o consumidor médio, é fácil esquecer que os data centers são movidos principalmente a combustíveis fósseis e geram aproximadamente a mesma quantidade de CO2 que o setor aéreo. A maioria dos esforços de sustentabilidade concentra-se em conceitos gerais de redução de energia ou na opção por materiais mais sustentáveis para reduzir as pegadas de carbono, portanto, não é de surpreender que muitos consumidores desconheçam as implicações ambientais do armazenamento de dados associados às suas próprias contas online. As organizações devem planejar adequadamente essa lacuna de conhecimento e implementar estratégias de desduplicação para os dados do cliente para minimizar com eficiência os dados redundantes armazenados na nuvem.

Onde está a responsabilidade? Educar os clientes para alinhar as expectativas e transmitir as melhores práticas

Quase metade (44%) dos entrevistados da Geração Z crê ser errado que as empresas desperdicem energia e causem poluição armazenando informações desnecessárias online. Mas, tendo em mente a propensão dos consumidores em manter contas online não utilizadas, a responsabilidade recai sobre os consumidores de excluir suas contas inativas e informações desnecessárias, e as organizações de limpar quaisquer dados de consumo redundantes, obsoletos ou triviais de seus armazenamentos e backups de dados.

Armazenar dados desnecessários na nuvem aumenta as pegadas de carbono e os riscos de proteção de dados para organizações e indivíduos, por isso é importante que todos estejam cientes do papel que desempenham na criação e redução de dados não otimizados na nuvem. Para fazer isso, as organizações devem armar seus clientes com os fatos e delinear as melhores práticas de gerenciamento de dados pessoais em termos simples. O uso de infográficos e recursos visuais pode facilitar a compreensão dessas informações para aqueles com formação e conhecimento técnico limitados. As organizações também devem enviar lembretes aos usuários que não estão ativos há mais de um ano para fechar todas as contas não utilizadas e excluir todos os dados obsoletos, observando a proteção de dados positiva e os impactos ambientais que isso pode ter.

Agora é a hora de abordar as estratégias de gerenciamento de dados

Os consumidores continuarão a examinar de perto as práticas de sustentabilidade das organizações e, com o passar do tempo, tornar-se-ão cada vez mais conscientes da proteção de dados e dos riscos de segurança. Se uma organização não priorizou técnicas para reduzir o armazenamento desnecessário na nuvem e retransmitiu a importância desse assunto para os consumidores, agora é a hora de começar. Com os inúmeros benefícios de simplificar o armazenamento de dados, incluindo custos reduzidos, melhores resultados ambientais e maior preparação para ataques de ransomware, toda a empresa ganhará com uma revisão das práticas inadequadas de gerenciamento de dados.

*Gustavo Leite é vice-presidente para América Latina  da Veritas Technologies

Tribunal de Justiça do Ceará e UVA firmam parceria para instalação do 2º Juizado Especial Cível e Criminal em Sobral

Para agilizar a solução de causas de menor complexidade, de forma simples e menos burocrática, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) Campus Betânia firmaram parceria para instalação do 2º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Sobral. O documento foi assinado pelo presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, e a reitora da UVA, Izabelle Napoleão Albuquerque, na última sexta-feira, 25, no Fórum Clóvis Beviláqua.

“Diante da grande quantidade de novas demandas da população sobralense para ter acesso à Justiça, decidimos, juntos, fazer essa parceria onde todos ganham. Eu acredito muito nesta união interinstitucional. Agora, o próximo passo é trabalhar para marcar a data de instalação da Unidade e darmos início ao funcionamento”, afirmou o desembargador.

A reitora Izabelle Napoleão Albuquerque reconheceu a importância do funcionamento do Juizado dentro das dependências da Universidade. “Agradeço pela decisão do Judiciário em ter esse olhar para os estudantes da UVA, que, em sua maioria, são muito carentes. Sabemos o quanto as oportunidades fazem com que as pessoas possam crescer e se empoderar. É um grande ganho para o Tribunal e a Universidade.”

Presentes à assinatura do ato o juiz auxiliar da Presidência do TJCE, Ricardo Alexandre, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Gúcio Carvalho Coelho; e o coordenador do curso de Direito da UVA, Flávio Maria Leite.

SAIBA MAIS
Os Juizados Especiais, antes conhecidos como Juizados de Pequenas Causas, possuem como característica básica a solução de questões de menor complexidade, sendo orientados pelos critérios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, buscando sempre que possível a conciliação.

Na Comarca de Fortaleza, a população conta com 29 Juizados Especiais, sendo 20 Cíveis, quatro Criminais e cinco da Fazenda Pública, além do Juizado Móvel, que trabalha em casos de acidentes de trânsito. O Interior do Estado conta com 15 unidades.

Relação com crédito bancário varia conforme classe social, diz estudo

Um estudo realizado pelo banco digital will Bank revela como pessoas de classes sociais diferentes se relacionam com os empréstimos bancários. O levantamento traz ainda recortes por gênero e etnia. Segundo os resultados, apenas 9,1% das mulheres pretas e pardas da classe DE já solicitaram empréstimos a um banco. O percentual sobe para 24,1% entre homens brancos da classe AB1.

Segundo Leandro Thot, gerente de Marketing do will Bank, os dados sugerem questões ligadas a acesso e pertencimento. “Muita gente não tem acesso a esses serviços. Mas, mesmo que tenha, não consegue ter fluência, não consegue se sentir parte. Isso porque a maioria dos serviços e o modelo vigente foram desenvolvidos para quem está no topo”, avalia. De acordo com ele, os resultados do estudo reforçam a importância de incluir os mais vulneráveis no sistema financeiro e oferecer produtos e serviços que rompam com o padrão vigente e que sejam adequados a este público.

Intitulado Dismorfia Financeira do Brasil, o estudo foi realizado com base em mais de 2 mil entrevistas com homens e mulheres, entre 18 e 40 anos, de diferentes grupos étnicos, classes sociais e de todas as regiões do país. Com base na renda mensal familiar, as classes sociais foram divididas em cinco categorias: AB1 (acima de R$ 10.361,48), B2 (acima de R$ 5.755,23), C1 (acima de R$ 3.276,76), C2 (acima de R$ 1.965,87) e DE (até R$ 900,60).

De acordo com o estudo, homens brancos da classe AB1 utilizam, em média, 5,8 produtos financeiros. Já entre as mulheres pretas e pardas da classe DE fazem uso de 1,8 produtos em média. “As pessoas das classes mais privilegiadas têm mais fluência, mais pertencimento, mais experiência. E entendem que o crédito é uma ferramenta de evolução”, diz Leandro Thot. Segundo ele, da forma como esses serviços se estruturam, podem gerar experiências traumáticas para quem não está familiarizado.

Leandro Thot destaca ainda aspectos emocionais e psicológicos envolvendo o acesso a serviços financeiros. Esses serviços seriam frequentemente associados com situações de fracasso. Ele avalia que, se utilizado de forma responsável, os empréstimos podem impulsionar o empreendedorismo ou viabilizar um projeto pessoal, como a realização de um curso, o financiamento de um imóvel ou uma obra.

“Não é uma questão puramente relacionada com dinheiro. Obviamente passa por isso, mas não é o único fator. Ao falar de crédito, a pessoa arrepia. Há uma relação distópica onde a pessoa pega algum exemplo do passado, seja uma experiência própria ou de alguém próximo, em que o crédito não foi benéfico. Ele foi concedido em um momento não saudável ou foi usado de uma forma não viável e gerou endividamento. É preciso trabalhar o crédito como propulsor de evolução, mas de uma forma mais próxima da realidade. Pode ser usado sim de forma sustentável para acelerar seu negócio ou para realizar um sonho no âmbito familiar que você consiga viabilizar usando o crédito de forma responsável”, acrescenta.

Preconceito social

A influenciadora digital e especialista em finanças pessoais Nathalia Rodrigues, conhecida como Nath Finanças, defende a necessidade de viabilizar crédito financeiro para as classes mais baixas e avalia que essas pessoas são vítimas de preconceito social. Ela refuta a ideia de que possam necessariamente se complicar com a dívida. “Não é bem assim. Elas nem conseguem ter acesso. Como é que são as mais endividadas?”, questiona.

Nath Finanças elogia o programa Desenrola Brasil, por meio do qual o governo vem desnegativando dívidas bancárias de de até RS 100 reais, permitindo que novamente acesso ao crédito. Mas ela acredita que é preciso disseminar mais conhecimento e oferecer mais suporte para que as pessoas consigam lidar com a administração de seus pequenos empreendimentos. “Infelizmente as mulheres pretas, principalmente negócios de mulheres pretas, não conseguem ter acesso a esse crédito e acaba que, às vezes, a falta desse investimento e a falta de conhecimento fazem com que a situação financeira da empresa acabe virando uma bola de neve.”

O endividamento, segundo Nath Finanças, também tem relação com o comportamento dos bancos. “Infelizmente as pessoas se endividam muito mais por conta do cartão de crédito e devido aos limites altos que o banco coloca, que superam o salário. Imagina uma pessoa que ganha um salário mínimo e oferecem o limite de R$ 3 mil ou R$ 4 mil? Realmente, com a falta de educação financeira e às vezes precisando de dinheiro, essa pessoa pode acabar se endividando”, avalia.

De acordo com o estudo do will Bank, o cartão de crédito costuma servir como porta de entrada para os serviços bancários. Ele é acessado por 26,3% das mulheres pretas e pardas da classe DE. Mas apenas 2% desse grupo fazem investimentos. O índice salta para 49% entre os homens brancos da classe AB1. No recorte apenas por gênero, sem levar em conta a classe social, o estudo aponta que mulheres ficam mais constrangidas ao pedir empréstimo de forma presencial no banco: 37% das entrevistadas revelaram sentir vergonha nessa situação. Entre os homens, o índice foi de 26%.

Perfil do empréstimo

O estudo desenvolvido pelo will Bank revelou ainda que 71,3% das pessoas não usam palavras positivas para descrever sua situação financeira atual. Ainda assim, os números são mais acentuados para mulheres pretas e pardas da classe DE. Nesse grupo, apenas 10,5% referiu-se à sua situação financeira com palavras positivas. Por outro lado, esse percentual é de 58,1% entre homens brancos da classe AB1.

Questionadas sobre a situação financeira em relação aos gastos rotineiros como supermercado, água, luz e moradia, 24,2% das mulheres pretas e pardas da classe DE usaram a palavra “desespero”. Por sua vez, 32,9% dos homens brancos da classe AB1 descreveram sua situação como “tranquila”.

É justamente a tentativa de cobrir buracos deixados por gastos rotineiros que muitas pessoas de baixa renda se complicam com empréstimos. Em maio, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou os resultados de um levantamento que mostra também o peso de fatores conjunturais nessa equação. Eles revelam mudanças no perfil dos empréstimos bancários nos últimos anos. A tendência era de crescimento do saldo de crédito imobiliário até 2016. Desde então, ele se mantém em um patamar constante, em torno de 9% do Produto Interno Bruto (PIB). Por outro lado, as modalidades consignados, empréstimo pessoal e cartão de crédito passaram a crecer a atinge quase 23% do PIB.

“O comprometimento de renda atrelado ao crédito para pessoas físicas para consumo é extremamente elevado, aumentando a fragilidade financeira das famílias, não representando avanços reais na inclusão financeira”, avaliaram os pesquisadores envolvidos no levantamento.

Eles consideram que as mudanças estão alinhadas com a trajetória recente da economia brasileira, que oscilam entre recessão, estagnação e baixo crescimento. Esse cenário gera falta de otimismo na economia e alta dos juros, provocando assim queda na busca por financiamento imobiliário, que é considerado um crédito de maior qualidade porque está associado ao acúmulo de ativos.

De outro lado, ganha espaço as modalidades de crédito de consumo, muito procuradas por quem deseja mitigar ou compensar perdas, mas podem causar comprometimento da renda. Segundo constatou a FGV, as principais modalidades do crédito para pessoa física são financiamento imobiliário (29,2%), consignado (18,5%), cartão de crédito (15,5%) pessoal não consignado (7,9%,) e financiamento para aquisição de veículos (8,1%).

Acesso crescente

O acesso a serviços bancários pela população de baixa renda, embora ainda tenha limitações, aumentou consideravelmente nos últimos anos. No final de 2022, um estudo sobre o assunto foi publicado pela Plano CDE, uma empresa de pesquisa e consultoria de avaliação de impacto especializada nas famílias das classes CDE no Brasil. Foram levantados dados do sistema bancário e entrevistadas 2.370 pessoas.

Somente em 2020, 14 milhões de novos usuários tiveram acesso a contas bancárias. O estudo aponta quatro fatores que influenciam o fenômeno: o crescimento da oferta de opções gratuitas pelos bancos digitais, a digitalização forçada pelo isolamento social durante a pandemia de covid-19, a abertura de contas digitais para o recebimento do Auxílio Emergencial e o lançamento do Pix como meio de pagamento gratuito que impulsionou transações pelo celular.

Ainda assim, conclui-se que a inclusão financeira ainda é um desafio, pois ela não pode ser medida apenas pelo acesso, mas também pela qualidade do uso dos serviços. O estudo indica, por exemplo, que há uma dificuldade de entender regras e condições de empréstimos, o que está relacionada com a forma como o banco se comunica.

Também chama atenção que metade das pessoas entrevistadas afirmaram ter pedido algum empréstimo no último ano. No entanto, familiares ou amigos superam os bancos como fontes que fornecem os recursos. Além disso, a principal razão dos empréstimos foi a compra de comida ou o pagamento de contas essenciais.

IBEVAR – FIA Business School revela as maiores e mais admiradas do varejo nacional

O ranking IBEVAR – FIA Business School 2023 analisa 120 empresas do varejo nacional, que representam quase 30% do consumo de bens no país, desconsiderando veículos. De acordo com o levantamento, que teve como base o balanço divulgado pelas empresas, além de publicações especializadas sobre o segmento, as três maiores varejistas do Brasil são Carrefour, R$108 bi, Assaí, quase R$60 bi, e Magazine Luíza, com mais de R$45 bi.

O estudo também indica as empresas que mais cresceram no período de 2021 a 2022 nos diversos setores, levando em consideração balanços e relatórios publicados pelas varejistas. Entre os destaques estão, Giassi & Cia no segmento de Supermercados, com crescimento de 62%, Lojas CEM em Eletroeletrônicos e Móveis, com aumento de 14%, Grupo Inditex na frente de Moda e Esporte, com mais de 200% de alta nos negócios, O Boticário, que registrou 30% de crescimento, representando Drogarias e Perfumarias e a Cacau Show em Franquias registrando aumento de 93%.

Com uma análise profunda e completa do varejo nacional, o ranking IBEVAR – FIA Business School também considera as dimensões de eficiência conjunta (lojas e funcionários), as mais admiradas por consumidores e colaboradores e aquela com maior retorno sobre o capital investido, esse último restrito apenas às empresas de capital aberto.

A avaliação da categoria eficiência conjunta (lojas e funcionários) foi realizada com aplicação do método de programação matemática, partindo de informações sobre o faturamento e o total de lojas e colaboradores. Em cada segmento foi apontado um grupo de referência de empresas eficientes, a partir do qual foi verificada a eficiência operacional das outras empresas. No setor de supermercados, a empresa que está na última posição é 77% menos eficiente que aquelas mais eficientes.

Para chegar ao ranking das mais admiradas por consumidores e colaboradores, foi utilizada tecnologia de IA (Inteligência Artificial) e NLP (Natural Language Processing) para analisar milhões de manifestações espontâneas, em textos e vídeos, nas redes sociais. Neste caso, são levados em consideração 31 subsegmentos do varejo, com a revelação das mais admiradas em cada um deles. Os destaques ficam para as empresas mais admiradas pelos dois públicos, consumidores e colaboradores: Centauro (Moda e Esporte), Kipling (Bolsas e Malas), Oxxo (Conveniência), Havan (Departamentos), Magazine Luiza (Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Móveis), Leroy Merlin (Material de Construção) e Pets (Petlove).

Na avaliação do retorno sobre o capital investido, a empresa com o melhor índice é a Track & Field, que chegou a 19,6% de retorno.

“O Ranking IBEVAR – FIA vai além das métricas óbvias. Aportamos recursos analíticos sofisticados para identificação e análise das posições. Com isso, são evidenciadas surpresas, como por exemplo, pequenas empresas varejistas muito bem avaliadas pelo público consumidor” afirma Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School.

Sobre o IBEVAR – O IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo) é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo.

Sobre a FIA Business School – Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina. Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público – uma referência no Brasil e no mundo. Porque ensina você a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo – no mundo dos negócios e na sociedade. Sua fundação se deu por professores da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA-USP) com a missão de desenvolver e disseminar o conhecimento e as melhores práticas em Administração. Os MBAs da FIA são credenciados pela AMBA (Association of MBAs), sediada em Londres e, desde 2004, frequenta as publicações internacionais de melhores MBAs, incluindo Financial Times e EuropeanCEO. A graduação em Administração de Empresas foi avaliada pelo ENADE como a melhor em Administração em Negócios na cidade de São Paulo, e alcançou por três vezes consecutivas 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante.