Pianista Paulo Braga realiza concerto gratuito em Aquiraz

O pianista, compositor e professor Paulo Braga se apresenta no teatro da Tapera das Artes, em Aquiraz, nesta quinta-feira (31), a partir das 19h. Com direção artística e regência do maestro Ênio Antunes, o concerto integra a temporada 2023 do projeto “Encontro Mestre & Aprendiz”, da Tapera das Artes, que está em sua quinta edição intitulada “No Palco & Na Vida”.

O evento conta ainda com as apresentações dos grupos Aquiraz Big Band, Banda de Música Virgílio Coelho, Camerata da UFC, Tapera das Artes Ensemble e Orquestra Popular de Repertório. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente por meio da plataforma Sympla.

A temporada 2023 do “Encontro Mestre & Aprendiz já contou com apresentações de Leila Pinheiro, Jaime Ernest Dias, Alexandre Ritter e dos maestros Márcio Landi e Spok. Ao longo do ano, ainda irão se apresentar, gratuitamente, na Tapera das Artes, os músicos Abel Rocha, Davide Carbone, Nelson Ayres e os maestros Moisés Inácio e Marcelo Corrêa. 

O projeto “Encontro Mestre & Aprendiz” apresenta uma série de encontros entre mestres consagrados e reconhecidos no cenário nacional e internacional da música com aprendizes e arte educadores, por meio de workshops temáticos, finalizando com concertos interativos, a fim de utilizar suas expertises para potencializar novos processos criativos de grupos musicais e fomentar a formação de plateia, beneficiando diretamente 4200 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e seus educadores e o público presente nos concertos interativos.

A quinta edição do “Encontro Mestre & Aprendiz – No Palco & Na Vida” é uma realização da Lei de Incentivo à Cultura, Imaginário e Tapera das Artes; com co-realização Enartes e Prefeitura de Aquiraz; patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, Frezenius Kabi, Petrorecôncavo, Grupo FAN, Marquise Ambiental e Companhia de Gás (Cegás). Agradecimento a Enel.

Sobre Paulo Braga 

Paulo Braga desenvolve intenso trabalho de pesquisa sobre o piano no Jazz e na MPB, bem como suas fusões com a música de vanguarda. Músico requisitado da cena musical, é integrante do QuartaD, do Trio Bonsai, do Trio 3-63 e Duo com o guitarrista Lupa Santiago, e desde 1988, é parceiro de Arrigo Barnabé em diversos projetos.

Paulo é jundiaiense, formado em piano pelo Conservatório de Tatuí e foi o responsável pela criação do Departamento de Música Popular, que coordenou até 1994. Foi professor da UNICAMP e atualmente exerce a função de Coordenador Artístico e Pedagógico na EMESP – Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo). Como professor já participou de festivais em Tatuí, Curitiba e Ourinhos e ministrou workshops na Juilliard School em NYC, se apresentando na programação do Carnegie Hall.

Braga também atua como curador, tendo participado do Prêmio Visa Instrumental, Itaú – Rumos, Jam SESC, Festival Brasil Instrumental, Mostra de Piano na Casa de Francisca, IlhaBela in Jazz, Festival Moacir Santos. Atuou como solista frente algumas importantes orquestras e grupos, dentre eles a Banda Sinfônica e Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, a Royal Philarmonic Concert Orchestra, a Camerata Villa Lobos, a Camerata Antiqua de Curitiba, e a Orquestra Sinfônica e Camerata de Cordas de Tatuí

Tapera das Artes

Completando em 2023 seus 40 anos de existência, a instituição Tapera das Artes é uma escola de vida, trazendo a música como ferramenta de cidadania e empoderamento de crianças e adolescentes. Localizada em Aquiraz, oferece na sua grade curricular pedagógica 12 modalidades de ateliês de música, para um público de 1.500 crianças e adolescentes em um programa prioritariamente voltado para estudantes de escolas públicas, proveniente de famílias de baixa renda.

Fetrans prepara edição de 21 anos do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar e lança edital em setembro

Após sucesso da última edição, que comemorou os 20 anos do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA) e obteve recorde de empresas participantes, a Federação dos Transportes (Fetrans) já concentra esforços na realização da 21ª edição do Prêmio. O edital com as regras e os critérios de participação será lançado e apresentado no dia 05 de setembro, às 8h, num evento que deve reunir representantes de empresas do setor de transporte de todos os modais, atuantes nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão e as comissões organizadoras, na sede da Federação (Rua Dona Leopoldina, 1050 – Centro).

Para participar do evento, as empresas que estejam interessadas em conferir as novidades do edital e, posteriormente, inscrever seus projetos socioambientais para concorrer à premiação devem se inscrever até o dia 04 de setembro, preenchendo formulário disponível no site da Fetrans (fetrans.org.br).

Promovido anualmente pela Fetrans, o Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar – PMQA, trabalha as linhas de ação do Programa Despoluir, com o objetivo de reconhecer e divulgar os resultados das ações dos projetos socioambientais elaborados e executados pelas empresas de transporte, nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

Com 20 anos de existência, a premiação tornou-se uma das mais tradicionais do setor e busca estar cada vez mais próxima das demandas do transporte, contribuindo para o engajamento e a perpetuação das ações para a sustentabilidade que beneficiam não só os trabalhadores e empresas de transporte, como também toda a comunidade. Visando contribuir com a temática ESG (Environmental, Social and Governance), critérios como, aprovação da frota operante em avaliações veiculares ambientais (teste de opacidade), inexistência de multas e submissão de projetos inovadores, são levados em consideração para a premiação, proporcionando dessa forma a contribuição do setor de transporte para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Sobre Despoluir

O Programa Ambiental do Transporte – DESPOLUIR é desenvolvido e promovido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte) e executado regionalmente pela FETRANS, nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Desde 2007, o Despoluir realiza atividades práticas, que visam a solucionar os impactos ambientais advindos do transporte. Ao longo da sua trajetória, foram mais de 4 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.

Dedicação do paciente é primordial para bom resultado de cirurgia bariátrica, afirma especialista

A artista Jojo Todynho passou pelo procedimento no início do mês. A artista recorreu à cirurgia após receber o diagnóstico de esteatose hepática, mais conhecida como gordura no fígado

A notícia sobre a realização de cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia de redução de estômago, pela influenciadora Jojo Todynho despertou curiosidades e questionamentos sobre o assunto. Em entrevistas para a imprensa, a artista destaca a ansiedade pelo emagrecimento, mas o que muitos não sabem é que os resultados não são tão rápidos como parecem e precisam de muito empenho e dedicação do paciente. O endocrinologista do Instituto de Educação Médica (Idomed), Rogério Couras, explica que o pré e o pós-operatório são essenciais para um bom resultado.

“O paciente deve ser orientado a mudar seu estilo de vida antes mesmo do procedimento, com educação alimentar e exercícios físicos regulares. No pós, o acompanhamento multidisciplinar deve ser voltado para a gravidade do caso dos pacientes e pela presença das comorbidades. O acompanhamento com psicólogo e com nutricionista faz toda a diferença. A dieta, inclusive, deve contemplar pequenas porções e ter frequência aumentada visando evitar um quadro de desnutrição”, destaca o especialista. “Pacientes bem conduzidos no pré e no pós têm  complicações evitadas ou tratadas em tempo hábil, caso ocorra”. 

Indicações para a bariátrica

O especialista explica que apesar da conotação estética que algumas pessoas dão ao procedimento bariátrico, a cirurgia precisa ter indicações fortes para ser realizada, como obesidade mórbida ou grave, que não tiveram sucesso com a perda de peso através dos métodos convencionais que incluem dieta e exercícios físicos, como foi o caso da influenciadora Jojo Todynho. 

“O paciente precisa ter, geralmente, um índice de massa corporal (IMC) superior a 40 ou superior a 35 com condições de saúde relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, apneia do sono, dentre outras”. Nesses casos, a cirurgia tem o potencial de reduzir, significativamente, o peso corporal e melhorar as condições de saúde dos pacientes. 

Métodos

Segundo o médico Rogério Couras, existem alguns métodos de procedimento bariátrico. Um deles é o método Sleeve, que é uma forma restritiva onde se reduz o diâmetro interno no estômago. “Também usa-se a técnica disabsortiva, que desvia o trânsito intestinal restringindo a absorção de parte do que é ingerido.  Ainda existem as formas mistas, onde se reduz o tamanho do estômago e se realiza o desvio do trânsito intestinal. Cada médico deve avaliar qual é o método que o paciente mais se encaixa”, explica. 

Riscos e benefícios

Sobre os riscos, o professor do Idomed afirma que eles existem, mas podem ser evitados. “Toda cirurgia envolve riscos e a bariátrica não é exceção. Podem ocorrer complicações como infecções, vazamento de costuras, sangramentos. Por isso exige-se um rigoroso preparo pré-operatório e um um bom acompanhamento no pós-operatório. Nesse sentido, indico a busca de cirurgiões sérios e experientes”, afirma.

A decisão de Jojo Todynho de se submeter à bariátrica foi uma escolha pessoal, mas, como dito antes, destaca a importância de se discutir sobre a obesidade e suas opções de tratamento. Dr. Rogério Couras destaca que “a cirurgia bariátrica é uma ferramenta poderosa no tratamento da obesidade mórbida, mas deve ser avaliada com seriedade devido aos riscos e benefícios individuais, pois é uma jornada que requer compromisso com a saúde para sempre”, finaliza. 

Estilo de vida saudável e controle de fatores de riscos são fundamentais para evitar insuficiência cardíaca

A Doença é a mesma que fez o apresentador Fausto Silva passar por um transplante de coração

A notícia de que o apresentador de Tv Fausto Silva, o Faustão, realizou um transplante de coração por conta de um quadro de insuficiência cardíaca chamou a atenção para a necessidade de cuidados permanentes com o coração. Afinal, o que é a insuficiência cardíaca e quem pode desenvolvê-la?

O médico cardiologista e preceptor do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Vilmar Queiroz de Menezes, explica que a insuficiência cardíaca ocorre quando o coração, que é um músculo, enfraquece e se torna incapaz de bombear sangue para os tecidos do corpo. “Na cardiologia, o maior marcador de prognóstico que temos é o grau de enfraquecimento do coração. Quanto mais grave for a insuficiência cardíaca, maior o risco de morte. A pessoa, por exemplo, tem chances maiores de ter uma arritmia e uma morte súbita”, explica o médico.

Dr. Menezes explica que toda situação que possa lesionar o músculo cardíaco é considerada uma causa da insuficiência cardíaca. Entre os exemplos citados, estão: o infarto, que pode deixar uma sequela em determinada região do coração; uma hipertensão arterial, que leva ao bombeamento de sangue com pressão elevada e, com o tempo, isso leva a mudanças estruturais do músculo cardíaco; e até mesmo doenças nas válvulas do coração.

“O próprio envelhecimento também pode sobrecarregar o coração, bem como a doença de Chagas, em que o parasita se instala no tecido do coração e causa uma lesão”, assegura o médico cardiologista.

Transplante

Apesar da revolução que houve no tratamento da insuficiência cardíaca nas últimas décadas, como classifica o preceptor do IDOMED, em alguns casos, nem mesmo os medicamentos são suficientes para estabilizar a doença ou até mesmo fazê-la regredir.

Segundo o especialista, quando os pacientes já tomam as doses máximas dos medicamentos e a doença avança a ponto de não terem mais qualidade de vida, como a sensação de falta de ar a cada mínimo esforço, o transplante de coração passa a ser indicado.

“A dificuldade para fazer um transplante é enorme. Estamos falando de um procedimento que é realizado apenas em grandes centros. Quando tem um órgão disponível, o paciente receptor tem que estar lá, imediatamente. Ou seja, se a pessoa mora no interior do Brasil, ela precisa se estabelecer em um grande centro, isso tem um custo grande, e o paciente, quando está na fila do transplante, já está bastante debilitado. Além disso, a espera pode durar anos”, exemplifica o médico Vilmar Menezes.

Para evitar todo o transtorno que a insuficiência cardíaca pode causar, o cardiologista é categórico: “é preciso cuidar do coração, zelar com amor e carinho, ter um estilo de vida saudável, controlar fatores de risco para que ele não sofra lesões, enfraqueça e deixe de bombear o sangue”.

Cuidados no pós-colheita preservam a qualidade e a rentabilidade do grão de café

Com o clima seco dos últimos dias, cafeicultores  avançaram na colheita de café, atingindo 95% da área plantada no Brasil

O Brasil avançou na colheita de café do ciclo 2023/24, beneficiado pelo clima seco que predominou nas últimas semanas. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), até o final da semana passada, 95% da produção estimada em 66,5 milhões de sacas de 60 quilos havia sido colhida. A qualidade da safra é um aspecto fundamental para a rentabilidade dos produtores e a preferência dos consumidores, e está diretamente relacionada à umidade dos grãos.

A umidade é a medida da quantidade de água presente nos grãos de café, e influencia os processos metabólicos que ocorrem neles. O teor de umidade no grão deve variar entre 10% e 12%. Grãos com umidade excessiva podem deteriorar-se mais facilmente, comprometendo o aroma, o sabor e o corpo do café. Por isso, é importante monitorar a umidade dos grãos em todas as etapas da cadeia produtiva, desde a colheita até a indústria.

Para isso, os cafeicultores contam com equipamentos que permitem medir a umidade dos grãos com rapidez e precisão. É o caso do produtor Rafael Stefani, que cultiva mais de 1 milhão de pés de café em Ribeirão Corrente, na região de Franca, no interior de São Paulo. Ele utiliza medidores de umidade de grãos da Motomco para garantir que seus cafés estejam dentro do padrão ideal”.

Stefani está prestes a lançar sua própria marca de cafés especiais, chamada “Café no Brasil”, que tem como proposta valorizar a qualidade e a diversidade do café nacional. “Quero mostrar ao público os diferentes tipos e sabores de café que o Brasil produz, e também compartilhar um pouco da minha trajetória como cafeicultor”, afirma Stefani, que mantém uma conta no Instagram onde posta suas experiências e dicas sobre o cultivo do café.

“A qualidade do café depende muito de como você faz o armazenamento e secagem. Se o café ficar exposto à umidade, ele pode ficar esbranquiçado e contaminado por  fungos que comprometem o sabor e o valor do produto. Se estiver muito seco, ele pode quebrar na hora do beneficiamento e perder peso e valor”, diz Stefani.

O armazenamento e a secagem do café são etapas fundamentais para garantir a qualidade e o aroma da bebida, mas também envolvem alguns desafios e cuidados que o produtor rural precisa ter.

Um desses desafios é manter o equilíbrio entre a umidade e a secagem do café, que pode variar de acordo com o clima da região onde ele é cultivado. O produtor rural Stefani, que cultiva café há quase 20 anos, explica que esses fatores influenciam diretamente na qualidade do produto final.

Segundo ele, a forma mais comum de secar o café é usando o sol, que é uma fonte de energia natural e gratuita. Porém, nem todas as regiões têm condições climáticas favoráveis para essa prática, e algumas precisam recorrer ao uso de secadores artificiais, que têm um custo adicional. “Isso eleva os custos para o produtor”, acrescenta.

“A duração do armazenamento do café também depende do clima da região. Em regiões mais secas e quentes, o café pode ser armazenado por mais de dois anos, mas em regiões mais úmidas e frias, esse tempo pode ser menor que um ano.  Por isso, é importante ter um medidor de umidade na propriedade para você realmente conseguir saber o teor de umidade antes de armazená-lo”.

Alguns cuidados devem ser adotados durante a secagem para garantir que os frutos e grãos fiquem uniformes e com o mesmo teor de umidade. Um dos principais cuidados é determinar o ponto certo para encerrar o processo de secagem, definido pelo teor em porcentagem de umidade dos grãos, já que manter esse controle é fundamental para obter um café de alta qualidade e com sabor uniforme.

O engenheiro agrônomo  Roney Smolareck, da Loc Solution, empresa detentora da marca Motomco de medidores de umidade, explica que o medidor de umidade é uma ferramenta a mais que o produtor pode ter em sua propriedade para  conhecer melhor o seu produto.

Assim como os demais grãos, a  medição de umidade  no café deve ser sempre feita mediante o uso de equipamentos específicos. “Recomendamos ao produtor rural nosso aparelho portátil da Motomco, o 999CP, que é o modelo  utilizado nas propriedades. Ele atende todos os processos do monitoramento da qualidade do grão, fornecendo uma porcentagem de umidade muito mais confiável” explica Roney Smolareck.

De acordo com portaria do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), após a secagem o ideal é que a umidade do grão se mantenha entre 10% e 12%, índices que seguem normas do Ministério da Agricultura.
 
Loc Solution:
 A Loc Solution é uma empresa  paranaense com sede em Curitiba, detentora da marca Motomco de medidores de umidade dos grãos, que está neste segmento há quase 30 anos. A empresa fabrica, comercializa e aluga os equipamentos, sendo referência em várias regiões agrícolas do País. De origem canadense, a marca Motomco é líder nacional no segmento de medidores de umidade de grãos. Conheça os medidores de umidade da empresa acessando motomco.com.br.

Foto: Divulgação

“Pix do Bem”: colaboradores do Inec se mobilizam para arrecadar recursos para doações de cestas básicas

Colaboradores do Instituto Nordeste Cidadania (Inec) se mobilizaram numa campanha solidária, dentre os meses de maio a julho, que arrecadou recursos para a compra de mais de 100 cestas básicas, que serão doadas ainda neste mês de agosto, para instituições de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social, nas cidades de Fortaleza (CE), Maranguape (CE), Tianguá (CE), Acaraú (CE), Crateús (CE), Própria (SE), Neópolis (SE), Maragogi (AL), Santana do Ipanema (AL), Brasília de Minas (MG) e Porteirinha (MG). A arrecadação, realizada pelos próprios colaboradores e por suas redes de contatos, fez parte da campanha “Pix do Bem” que, por sua vez, integrou uma ação especial do Programa de Voluntariado do Inec, o Calendário do Bem, em comemoração aos 30 anos do Instituto.

O “Pix do Bem” foi a primeira ação do Calendário do Bem deste ano, e consistiu numa espécie de gincana em que os colaboradores das dezenas de unidades do Instituto distribuídas pela Região Nordeste e no norte de Minas Gerais e Espírito Santo, voluntariamente, conseguiram arrecadar um montante de R$6.025,00, revertidos na compra de alimentos para as famílias carentes.

O Calendário do Bem foi criado em 2014 pelo Inec para estimular a solidariedade e o espírito de cooperação entre os funcionários e ainda impulsionar a doação, arrecadação e distribuição de alimentos com a população mais carente das áreas onde o Instituto atua. Ao longo dos nove anos de existência do programa, o Calendário do Bem realiza, anualmente, duas grandes mobilizações: uma em comemoração ao aniversário do Instituto e outra no final do ano, durante a campanha do Natal Sem Fome, realizada em parceria com a ONG Ação da Cidadania.

Sobre o Inec

Fundado em 1993, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como foco principal o desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste do Brasil. Atua por meio de projetos socioambientais nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos. Saiba mais em www.inec.org.br.

Estudo urodinâmico: entenda mais sobre essa ferramenta que ajuda no diagnóstico e tratamento de problemas urinários

De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), no Brasil, 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos apresentam incontinência urinária. Vários fatores de risco podem estar associados, como diabetes, obesidade, multiparidade e doenças neurológicas. Um dos exames mais eficazes da atualidade que diagnostica a incontinência entre outras doenças relacionadas à bexiga é o Estudo Urodinâmico, que oferece informações valiosas sobre a saúde do sistema urinário de forma simples e objetiva.

“O Exame Urodinâmico é um procedimento ambulatorial, pouco invasivo, que avalia o funcionamento da bexiga e dos músculos associados ao processo de micção. Ele é utilizado para identificar e diagnosticar uma ampla variedade de problemas urinários, como incontinência, dificuldade miccional, bexiga hiperativa e outras condições relacionadas”, explica a médica Andreisa Bilhar, cirurgiã ginecológica e diretora da Clínica Salvata.

Importante aliado no tratamento de pessoas com perda urinária, o exame é realizado em consultório com uso de sondas. “Na Clínica Salvata, que é referência no cuidado com a saúde e qualidade de vida da mulher, o exame é realizado por médicas com toda a atenção e delicadeza que esse momento merece. Contamos com profissionais com expertise de sólida formação em uroginecologia para o correto diagnóstico e manejo em mulheres, representando um avanço significativo no nosso compromisso com a saúde e o bem-estar das nossas pacientes”, afirma Andreisa Bilhar.  

Os dados gerados são precisos e objetivos, auxiliando médicos a compreenderem melhor o funcionamento do sistema urinário de cada paciente. “Com base nos dados obtidos do exame, podemos desenvolver planos de tratamento personalizados para atender às necessidades específicas de cada paciente. Isso pode envolver terapias comportamentais, medicamentosas, fisioterapia, procedimentos minimamente invasivos ou cirurgia, dependendo do diagnóstico”, complementa a médica. “Por meio dessa tecnologia, estamos capacitados a oferecer diagnósticos mais precisos e orientar estratégias terapêuticas ainda mais eficazes”, finaliza Andreisa Bilhar.

Saiba mais sobre a Clínica Salvata

Localizada em Fortaleza, a Clínica Salvata é referência no cuidado com a saúde e qualidade de vida da mulher. Com as médicas Andreisa Bilhar, Kathiane Lustosa e Sara Arcanjo à frente, a clínica é especializada em cuidar da mulher de forma multidisciplinar, contando com profissionais de diversas áreas de atuação e oferecendo consultas médicas e nutricionais, exames de imagem e fisioterapia pélvica. Com um cuidado especial para as mulheres que sofrem com doenças como endometriose, incontinência urinária, prolapsos vaginais e miomas uterinos.

Grupo Gerardo Bastos investe 2 milhões em oficinas de shopping centers e gera mais 100 empregos diretos e indiretos

Uma das principais referências em serviços mecânicos no Nordeste, o Grupo Gerardo Bastos está empenhado em ampliar sua abrangência, visando atender a todas as áreas-chave do Ceará. Como parte dessa missão, a rede está expandindo suas operações para as demais regiões de Fortaleza, proporcionando um alcance mais amplo e acessível, inaugurando sua unidade no Shopping Jóquei, na última sexta-feira (25).

Além desse empreendimento de destaque no Shopping Jóquei, o grupo está com data marcada para a abertura da primeira loja na região metropolitana, situada no Shopping Terrazo, que será em setembro. O investimento total para ambas as iniciativas ultrapassou a marca dos R$ 2 milhões, resultando na criação de mais de 100 empregos diretos e indiretos.

Essa nova localização irá oferecer aos residentes das proximidades todas as inovações tecnológicas e vantagens já presentes nas renomadas lojas do Shopping, localizadas no RioMar Fortaleza e no Riomar Kennedy.

Leonardo Araújo, diretor comercial do Grupo Gerardo Bastos, compartilha os planos ambiciosos: “Nossa visão envolve estabelecer uma presença da Gerardo Bastos em cada local do estado. Na capital, já englobamos praticamente toda a região e estamos traçando expansões para áreas interiores.”

Os empreendimentos se destacam pelo emprego de equipamentos de ponta, visando oferecer serviços de excelência no mercado. As unidades sobressaem-se ao proporcionar um ambiente acolhedor e prático para aqueles em busca de serviços mecânicos, eliminando as longas esperas e disponibilizando horários flexíveis, em sintonia com as necessidades do público.

Ibiapaba Agrotech já tem data definida para o mês de setembro em Guaraciaba do Norte – CE

Entre os dias 14 e 16 de setembro, Guaraciaba do Norte, município da Região da Ibiapaba, será palco do evento Ibiapaba Agrotech. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sebrae/CE, FAEC/SENAR e a Prefeitura de Guaraciaba do Norte. O principal objetivo é evidenciar o avanço significativo da Agricultura e Pecuária no campo da Inovação no estado do Ceará.

A agenda do evento priorizará metas estratégicas, tais como:

Uso eficiente de energia, promovendo práticas mais sustentáveis e economicamente viáveis;

Redução da emissão de carbono, em consonância com os compromissos globais de combate às mudanças climáticas.

A Feira conta com uma imperdível programação, incluindo:

Programações técnicas, durante todo o dia;

Feira de negócios, oportunizando novos contatos e parcerias;

Espaço de alimentação e Atrações musicais, celebrando a rica cultura da região;

Circuito de negócios agro e linhas de crédito;

Máquinas, equipamentos e veículos off-road;

Tour rural

Este ano, com o tema “Agricultura do Futuro”, a Ibiapaba Agrotech se posiciona mais uma vez na vanguarda da inovação. Durante os três dias do evento, haverá uma discussão profunda sobre novas tecnologias, com foco especial em práticas sustentáveis e economicamente viáveis que prometem impulsionar ainda mais o setor agroindustrial.

Vilão dos pulmões e do coração, cigarro também prejudica a saúde óssea, indicam pesquisas

O cigarro é um dos maiores vilões da saúde, associado a uma série de doenças respiratórias e cardiovasculares. No entanto, seus efeitos negativos não se limitam a essas áreas. Uma preocupação crescente dos médicos é a relação maléfica entre o tabagismo e a saúde óssea. De acordo com pesquisas do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), a fumaça é a grande vilã do processo, pois, ao absorvê-la, 15% das células responsáveis pela condução do oxigênio deixam de funcionar adequadamente. Além disso, a inalação da fumaça aumenta em 60% o tempo da cicatrização de fraturas, ou seja, ela diminui a capacidade do organismo em curar lesões e compromete a absorção do cálcio pelos ossos. Assim, mesmo jovens que normalmente não são acometidos por doenças, como a osteoporose, iniciam precocemente uma fragilidade nos ossos.

Conforme a médica ortopedista Christine Muniz, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia – Seção Ceará (SBOT-CE),  muitas pessoas não estão cientes de como o tabagismo afeta diretamente a saúde dos ossos. “Ossos fortes são fundamentais para a qualidade de vida, permitindo a mobilidade e as atividades diárias. No entanto, o tabagismo pode comprometer a densidade mineral óssea, tornando os ossos mais frágeis e suscetíveis a fraturas”, explica a médica.

Para a presidente da SBOT-CE, um dos efeitos mais preocupantes do tabagismo é a redução da densidade mineral óssea. A nicotina e outras substâncias químicas presentes nos cigarros interferem na absorção de cálcio pelo organismo, comprometendo a formação e manutenção de ossos saudáveis. “O resultado é um aumento significativo no risco de desenvolver osteoporose, uma condição em que os ossos se tornam porosos e mais propensos a fraturas”, alerta.

Lesões
Além de afetar a densidade óssea, o tabagismo prejudica a capacidade do corpo de se recuperar após lesões. Christine Muniz destaca que a circulação sanguínea reduzida devido ao tabaco resulta em uma oferta insuficiente de oxigênio e nutrientes aos tecidos, incluindo os ossos. Isso retarda a cicatrização de fraturas e aumenta a probabilidade de complicações pós-cirúrgicas. “Pacientes fumantes têm risco aumentado de dificuldade na consolidação das fraturas, bem como no resultado de várias cirurgias ortopédicas, como por exemplo as artroplastias, cirurgia de substituição articular”, reforça.

Quando se trata de tratamento ortopédico, o tabagismo impõe desafios significativos. A capacidade prejudicada de cicatrização óssea e o aumento do risco de infecções pós-cirúrgicas podem comprometer o sucesso de intervenções cirúrgicas e prolongar a recuperação dos pacientes. 

Apesar dos desafios, há esperança. O abandono do tabagismo é a medida mais eficaz para proteger a saúde óssea e melhorar o prognóstico de doenças musculoesqueléticas. “O corpo tem uma notável capacidade de se recuperar após o abandono do tabagismo. A saúde óssea pode ser restaurada e a qualidade de vida melhorada”, assegura a ortopedista Christine Muniz, presidente da SBOT-CE.